Chave Allen para guitarra Fender !

    Autor Mensagem
    sandro1909
    Veterano
    # jan/13


    E ae pessoal, comprei uma guita, modelo Fender American Special ano passado, mas não veio nenhuma chave de regulagem. Preciso mexer no tensor da guitarra e nos carrinhos da ponte e as chaves allen da Fender são diferentes dos padrões universais. A diferença é pouca, mas, o suficiente para não encaixar perfeitamente. Ouvi falar tbm que cada Fender ( seja ela Japonesa, Mexicana, Custon , Standard e Deluxe ) possui uma diferença nessa chaves allen , isso procede ? Já vi no site da Fender (seção acessórios ) para comprar e não achei. Alguém sabe como posso conseguir essas chaves ?

    Vlw.

    john Norum
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    sandro1909

    olha cara acho que o unico jeito e vc levando ao luthier que la ele tem varias chaves allen e testa a que se encaixa na sua guitarra.

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/13
    · votar


    sandro1909

    Cara, não é uma "Allen" especial da Fender não. É que existem chaves Allens em milímetros e em polegadas e há uma pequena diferença entre elas.

    Por exemplo: Allen de 1,5 mm é equivalente a Allen 1/16, que na verdade dá 1,58 mm. Esta pequena diferença pode estragar o parafuso.

    MMJr
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: MMJr
    · votar


    Ouvi falar tbm que cada Fender ( seja ela Japonesa, Mexicana, Custon , Standard e Deluxe ) possui uma diferença nessa chaves allen , isso procede ?

    Nao, nao procede....


    O Lelo Mig matou a charada...


    Se a chave que voce tem e um pouquinho menor que o buraco do parafuso, tente enrolar um papel aluminio na chave para diminuir a diferenca....2 ou 3 voltas de papel aluminio ja faz a diferenca....

    Obs. Levando em consideracao que voce saiba perfeitamente como o tensor funciona.. Caso contrario procure quem entenda.


    Valeu...

    sandro1909
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    john Norum

    Já levei ela no meu luthier e ele falou que a chave, tanto do tensor e carrinho são diferente das medidas. E olha que ele tem td tipo de chave e nenhuma serviu. Ele me falou que no site da Fender tem, mas não achei para comprar.

    Abs

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/13 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    sandro1909

    Cara, de boa, não gosto de falar esse tipo de coisa, porque só vendo a guitarra em pessoa, porque talvez trate-se de uma exceção.

    Mas em "regra geral" um Luthier que não têm chaves para regular uma Strato? sei não....

    sandro1909
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Lelo Mig

    Sim sim, entendi, mas meu luthier, que tem tds as medidas de chaves possíveis , testou e não conseguiu mexer no tensor. Tem que ser essa da Fender mesmo. Dizem que só os modelos, Custon, Deluxe, Signature e Standard vem com essa tal chave. Por isso que preciso de ajuda de alguém que sabe. Parece que as Gibson tbm têm essa frescura de chaves exclusivas...
    Se alguém souber , me avisem por favor.

    Valeu.

    sandro1909
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Lelo Mig

    Te entendo sim, mas meu luthier é de confiança tem " bagagem ", ele não iria me falar coisa que não sabe. Eu tbm não sabia que as Fender possuem outras medidas para uma regulagem.

    Vlw.

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/13
    · votar


    sandro1909


    Bom, a única coisa que posso dizer, na tentativa de ajudar, é que minha Strato veio com as chaves e a do tensor é uma Allen (sextavada) de 1/8 de polegada.

    sandro1909
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Lelo Mig

    Blz pel dica. Sua Strato é uma fender tbm ? Qual o modelo ?

    Bereta
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    sandro1909

    Cara, eu tenho um conhecido aqui que tem uma Fender American Special, mas não sei de que ano. Esses dias ele usou uma Sextavada que eu tenho aqui num kitzinho e funfou perfeitamente. Estranho isso aí, hein? Não sabia dessa!

    Abç e boa sorte aí.

    sandro1909
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Bereta

    Pois é, vou tentar essa chave que vc falou, eu tbm não sabia dessa de chave especial. Vou continuar na procura. Se alguém souber me avisem.

    Vlw.

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/13
    · votar


    sandro1909

    Sim...é uma Fender Contemporay Strat - MIJ - 1986

    Nefelibata
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    sandro1909

    A minha é uma Deluxe Lonestar e veio com uma allen normal, sextavada... agora tou no trabalho e não sei a medida de cabeça.

    Estranho isso aí.

    É aquele tensor que mexe por um orifício no baseplate?

    Bigtransa
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Tem que usar a chave de 1/8... o problema é que esses jogos mais comuns vêm com as chaves de 4 e 4.5mm (a que vc precisa tem a medida entre essas duas). Procure um jogo mais completo com as medidas em polegadas como este aqui:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-453975293-jogo-chave-allen-crom o-vanadio-30-pc-estojo-mm-e-pol--_JM

    sandro1909
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Nefelibata

    Pois é, nem me fala..., é o tensor do braço !

    Abs.

    MMJr
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Fender geralmente usa 2 tipos de tensor...

    Com ajuste no headstock que usa uma chave ellen 1/8 - como ja foi dito. e com ajuste no braco onde se junta com o corpo da guitarra , que neste caso pode ser chave ellen de 1/8 ou chave de fenda normal ou philips...

    http://fingerlakesguitarrepair.com/media/repair%20descriptions/refret/ jazzmaster/jazzmaster%201/1.7%20refret%20fender%20jazzmaster%20adjusti ng%20truss%20rod.jpg


    http://3.bp.blogspot.com/-Hp2nWBhiqIw/TW34pP5bnEI/AAAAAAAAAlw/Ysa6hSOq CZc/s1600/P2260138.JPG


    Valeu...

    sandro1909
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    MMJr

    Seria nesta posição http://3.bp.blogspot.com/-Hp2nWBhiqIw/TW34pP5bnEI/AAAAAAAAAlw/Ysa6hSOq CZc/s1600/P2260138.JPG

    Esta chave deve ser 1/8 sextavada, ok ?

    Vlw, abs !

    sandro1909
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Alguém sabe me dizer como é a entrada do tensor e do saddles da Fender ? É abaulada, hexagonal ou sextavada ?

    Me ajudem .
    Vlw.

    LuizLaiho
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Lelo Mig
    Bom, a única coisa que posso dizer, na tentativa de ajudar, é que minha Strato veio com as chaves e a do tensor é uma Allen (sextavada) de 1/8 de polegada.

    Bigtransa
    Tem que usar a chave de 1/8...

    Desculpem reativar a discussão, mas cai aqui hoje e fui correndo comprar uma 1/8... muito dificil de achar. A galera tem só as em "mm" ... Mas achei... e não deu! rs

    Tenho jogo dessas em "mm" e nenhuma server. Estou começando a achar que nem allen sextavada é, mas mal dá pra ver a entrada do tensor.

    Seria semelhante a esta (http://3.bp.blogspot.com/-Hp2nWBhiqIw/TW34pP5bnEI/AAAAAAAAAlw/Ysa6hSO qCZc/s1600/P2260138.JPG) da foto...

    A minha é uma Standard Mexicana de 2006 ou 2007...

    alguém tem idéia da medida? Não quero pagar pra um luthier fazer isso... faço normalmente nas minhas outras. A minha Gibson Traditional realmente é bem diferente, mas veio com sua própria chave.

    LeandroP
    Moderador
    # jul/13
    · votar


    Essas chaves não se encontram em qualquer lugar. Em lojas de ferramentas é mais fácil. São ferramentas utilizadas por ferramenteiros e mecânicos em geral. E o que o Lelo Mig disse faz todo sentido.

    Quando fiz os carrinhos da ponte da minha guitarra optei por parafusos de rosca métrica, porque acho mais fácil encontrar uma chave allen de 1,5mm do que uma chave de 1/16". E também porque não entendo o porquê de existir ainda essa unidade de medida, a "mardita "polegada.

    Usar a chave com medida errada estraga o parafuso. Isso porque a aparentemente pequena diferença que existe nas chaves em milímetros e nas chaves em polegadas é o suficiente pra espanar o sextavado interno do parafuso. Esses 0,0875mm de diferença (parece pequena, mas é uma diferença enorme) faz com que a chave fique com uma folga, onde ao girar, o vértice da chave vai forçando o sextavado interno do parafuso até desgastar por completo, transformando o sextavado em uma circunferência. Em furo redondo a chave não gira mais nada (rsrsrs). Se a chave for ruim, estraga também. E aí é sem conserto, e por que não, sem concerto também?!

    Marcellusf
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Nao entendo muito disso aí não, mas tive que me levantar da cama pra tirar essa dúvida. Eu pensei que seria fácil achar uma allen dessas. Tenho uma original (fender am std 2010) e é essa abaixo nas fotos. Lamento pela qualidade das fotos (iP4) mas é só pra ter uma idéia. A régua mostrada é em 1/64th e a allen está marcando 1/8 que na tabela consta como 3,175mm.

    Foto da Allen orignal fender

    Foto mostrando a medida em inches (1/8)

    Tabela de Inches para mm

    É isso aí. Espero que encontre uma amigo.

    \m/

    Abixibarraba
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    ja aconteceu isso comigo, peguei uma chave dessas comuns ching ling que se aproximava mais com a entrada do tensor, e peguei uma lima e fui "fazendo" e ficou 100%......mas deu um trabalho infernal, passei umas 2h fazendo isso.

    LeandroP
    Moderador
    # jul/13
    · votar


    Abixibarraba

    kkkkkkk desculpe, mas não tem como não rir... a gente se submete a cada coisa por causa da guitarrra... trampinho chato limar a chave allen kkkkk

    LeandroP
    Moderador
    # jul/13
    · votar


    Marcellusf

    Não é muito confiável medir a chave com uma escala simples. Pra garantir uma precisão boa é necessário um paquímetro (com precisão na ordem de décimos de milímetro) ou um micrômetro (com precisão na ordem de centésimos de milímetro). Com uma escala como essa não tem como saber se a chave é de 1/16" ou de 1,5mm, porque a diferença no visual é muito pequena.

    LeandroP
    Moderador
    # jul/13
    · votar


    Marcellusf
    A régua mostrada é em 1/64th e a allen está marcando 1/8 que na tabela consta como 3,175mm.

    É porque a chave de 1/16" é utilizada em parafuso allen de 1/8".

    A medida de 1/8" é referente ao diâmetro externo do parafuso, à rosca. Já a chave tem uma dimensão menor, porque o parafuso é sem cabeça, e o sextavado obviamente é menor que o diâmetro do parafuso.

    Por exemplo, na minha guitarra, o parafuso é rosca M3 (rosca métrica, diâmetro de 3,0mm). E a chave é de 1,5mm.

    Entendeu?

    Marcellusf
    Veterano
    # jul/13 · Editado por: Marcellusf
    · votar


    A régua mostrada é em 1/64th e a allen está marcando 1/8 que na tabela consta como 3,175mm.

    É porque a chave de 1/16" é utilizada em parafuso allen de 1/8".

    A medida de 1/8" é referente ao diâmetro externo do parafuso, à rosca. Já a chave tem uma dimensão menor, porque o parafuso é sem cabeça, e o sextavado obviamente é menor que o diâmetro do parafuso.

    Por exemplo, na minha guitarra, o parafuso é rosca M3 (rosca métrica, diâmetro de 3,0mm). E a chave é de 1,5mm.

    Entendeu?


    LeandroP

    Cara digamos que eu compreendi rs. Pois é, como disse, esse assunto não era minha praia :)
    Mas vc foi bem claro na sua explicação, eu entendi sim. Medir com uma régua dessas realmente não tem uma precisão tão exata. Era só pra ter uma idéia. Mas a medida que me referi foi da chave msm independente da medida da rosca, lógico que levando em conta que estamos falando de fenders strat e parafuso de truss rod.

    Para as fenders mais "modernas".
    Used with American Deluxe, American Standard, American Special, and Highway One™ Series guitars (US)[/u]. Also used with basses and guitars using a "Bullet" style truss rod nut.

    Para Fenders "Vintages"
    Used on Deluxe Player Strat®, Toronado®, Cyclone, '72 Tele® Custom, '70s Classic Series Strat/Jazz Bass®, Road Worn® Player Strat®/Tele®, Pawn Shop Series, Standard Series (Mexico)[u]
    , and Lone Star Strat® model guitars.

    Edit: adicionado info sobre allen específica para guitarras US e MEXICO.

    \m/

    sandro1909
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Depois de muito pesquisar, achei e comprei estas chaves. Realmente as medidas da Fender são bem menores que as outras marcas.... Ae vai pra quem precisar.

    Chave do Tensor: Allen 1/8 ;

    Chave do carrinho: Allen 0,05mm

    Espero ter ajudado.

    Abç

    Dr.Dexter
    Veterano
    # dez/19
    · votar


    Fala galera!
    Sei que o tópico é antigo, mas....
    Estava com o mesmo pronlema. A minha é uma Squier com padrão americano e a chave que deu certo no tensor é a 3/16.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Chave Allen para guitarra Fender !