[Review] Tagima 635 Brasil (modelo novo) + fotos + áudio

    Autor Mensagem
    Thyago_Trajano
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: Thyago_Trajano


    Olá pessoal,

    Primeiramente desejo a todos um feliz 2013...

    Há algum tempo eu estava atrás de uma stratocaster, de escala clara, e de todas as alternativas que cabia em meu bolso, a Tagima 635 era de longe a preferida, então decidi comprar e já algum tempo ela vem me proporcionando muita diversão.

    Nesse Review eu vou tentar ser o mais imparcial possível nas minhas impressões a respeito desse modelo.

    Corpo: O material utilizado é o marupá! No começo eu achei estranho o peso, pois eu estava acostumado com minha 735 e Southern Cross, ambas com corpo em Cedro, porém hoje isso me agrada bastante quando toco em pé, e tirei da cabeça esse papo de que guitarra para ser boa, precisa ser pesada. Em comparação com a Southern Cross, que é em Cedro, a 635 possui um som muito mais brilhante e cristalino.

    O shape do corpo, é diferente do padrão Fender, principalmente na junção com o braço, onde possui um rebaixo, que pelo menos a mim, agrada muito, pois facilita o acesso às ultimas casas.

    Captadores: Possuem um som legal, mas nada de muito extraordinário. O captador da ponte é magro, como geralmente sempre é mesmo! Com o captador do braço é que a festa começa! Com um drive de leve é um tesão...mas a festa só vai até ai...um drive de leve, para médio...muito ganho não combina com ela, porém não vejo isso como um problema, e sim como uma característica do modelo mesmo.

    Já vi pessoas instalarem Fender Noiseless nela, porém não me agrada muito! Para mim, stratocaster tem que soar como stratocaster! O ruído é o charme dela...isso na minha percepção de louco...rs

    Escudo/knobs: Ponto positivo para a Tagima nesse quesito! Eu achei lindo a combinação Mint Green com os knobs amarelados, que se mostram bem firmes!

    Uma coisa que me incomoda, mas que é característica mesmo das stratocasters é a posição do knob de volume! Volta e meia eu esbarro e o volume abaixa! Fazer um simples Palm Mute também não é muito confortável...

    Pintura: Vejo o pessoal elogiando muito a pintura, o que me faz crer que eu não devo ter tido sorte, pois possui um pequeno escorrido na parte da frente, como pode ser visto na foto logo abaixo, de resto, perfeita!

    Nut: O nut é de osso e desempenha bem o papel dele, só acho que poderia ser mais justo, pois dá pra colocar um cartão de crédito entre ele e o espaço da parede da cavidade...

    Tarrachas e ponte: Não utilizo a alavanca, e utilizo 5 molas na guitarra pra aguentar a corda 0.11 e não desafinar! As tarrachas pode se dizer que são medianas! Não desafinam a cada bend, nem a cada música, mas de tempo em tempo eu preciso dar uma afinadinha, principalmente nas cordas E, B e G, que são as que mais dous bends.

    Braço: Feito em uma peça de Marfim é confortável de se tocar, os trastes são altos, e possuem um ótimo acabamento! Sem rebarbas...só acho que poderiam melhorar no acabamento do braço, que é acetinado...questão de gosto, prefereria que fosse envernizado!

    Headstock: Feio que dói até os testículos...mas "melhorei" um pouco, pedindo para que um luthier remodelasse o mesmo!

    O acabamento traseiro, por onde entra o tensor, está com uma leve protuberância, e já percebi que isso é um pouco comum nas Tagimas.

    Considerações finais: É uma boa guitarra para a faixa de preço, e acredito eu que valha a pena fazer alguns UPs nela, e em outros casos, terminar o que a Tagima não terminou...como no caso do acabamento do braço!

    Fotos:
    Foto 1
    Foto 2
    Foto 3
    Foto 4
    Foto 5
    Foto 6
    foto 7

    Áudio:
    Soundcloud
    PS.: Reparem só no som...ehhehehe

    Abraços pessoal, e comentem...

    Flavio Jr.
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Muito legal Cara
    eu gostei e gosto muito destas tagimas
    gostei dos captadores originais
    tem um bom timbre pelo seu som
    qualquer coisa é só apelar para os texmex ou malagoli mesmo

    obs, Gostei também do banco do lado da cama

    Lord Mustaine
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    oh bacana fera!

    nao toquei ainda nesse modelo de guitarra , mas é assim mesmo, conhecendo cada lado da guitarra.

    trastes baixo ajuda muito na hora dos slides e no conforto.

    obs.fiquei curioso nesse modelo .

    eu testei algumas da tagima , a que mais me encantou foi a K2 sem querer pagar pau pra artista, esse modelo do kiko loureiro é veneno
    sustain fera, floyd confortavel , e os captadores nem se fala .

    ogner
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Thyago_Trajano
    No minimo acertaram mesmo na combinação do azul/escudos/knobs! Muito bacana!

    nao entendi a foto 6!? tem um tréco preto no braço?!

    longlivetheking
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    ogner
    nao entendi a foto 6!? tem um tréco preto no braço?!

    Tbem reparei isso, acho que é aquele filete que tapa o tensor, não sei o nome, se for ta alto eim, essa tagima tem problemas de acabamento, ja toquei em uma e o acabamento era bom

    Thyago_Trajano
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Flavio Jr.
    Pretendo trocar de captador, mas bem mais pra frente..pq a SOuthern já tem Tex Mex, tava pensando em algum da Malagoli...

    obs, Gostei também do banco do lado da cama
    eu mantenho um barzinho como cabeceira...mas eu nao bebo antes do meio dia nao...ahahaha


    ogner
    longlivetheking
    Sim...é o acabamento do filete da cavidade do tensor...só de passar a mao e relar, com o tempo, está ficando alto...

    Eu gosto muito do som dessa Tagima, mas em relação ao acabamento, de uma nota de 0 a 10, eu daria 5 ou 6...

    abs

    Thyago_Trajano
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Lord Mustaine
    Eu possuo uma Tagima 735, que possue as mesmas ferragens e captadores da K2...são da marca WSC...são até bons, mas nada de demais...

    agora, a K1 é Top...

    abs

    ogner
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Thyago_Trajano
    Saquei, mas isso me parece controle de qualidade ( a falta dele ) nao acredito que todas sejam assim. Comprou pela internet?

    Thyago_Trajano
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    ogner
    Não...peguei de segunda mão aqui em minha cidade! Eu vi isso quando comprei, mas n me importei muito...ela possui algumas modificações de elétrica, como push pull, pra poder ligar ponte+braço ou os 3 juntos...paguei R$600,00.

    Sendo que aqui em João Pessoa instrumento dessa faixa de preço é sempre de 20 a 30% mais caro que Rio/São Paulo! Uma dessa nova aqui, não se acha por menos de R$900...

    Então eu comprei ela, mesmo assim...ainda mais que foi parcelada na camaradagem...hehehe

    ogner
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Thyago_Trajano
    Bacana!! Entendi

    Thyago_Trajano
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    UP com...

    Gravação de "You Shook Me All Night Long" do AC/DC, utilizando o GuitarRig...

    https://soundcloud.com/thyago-trajano/ac-dc-you-shook-me-all-night

    PigO
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: PigO
    · votar


    tenho uma dessa, minha primeira guitar, é d+ pra tocar, muito macia. ^^

    edit: e na minha, aquela parte atras do braço, madeira mais escura, não está saltada, é lisinha, nem da de perceber, e ainda da um charme legal rsrs

    Bloody_Rage
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    aproveitando o tópico,se colocasse um hot rail na ponte daria pra tirar um som legal pra heavy metal? aquela distorção bem agressiva msm

    Thyago_Trajano
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Bloody_Rage
    aproveitando o tópico,se colocasse um hot rail na ponte daria pra tirar um som legal pra heavy metal? aquela distorção bem agressiva msm

    Com certeza, não vejo motivo para não rolar! Só acho que perde um pouco a vibe de strato...mas se a intenção é essa mesmo, é uma boa pedida! A guitarra tem uma pegada legal...mesmo com esses singles, consigo tirar um som pesado, o problema é o HUM...

    kiki
    Moderador
    # jan/13
    · votar


    ogner
    Thyago_Trajano
    é o acabamento do filete da cavidade do tensor...
    a famosa "skunk stripe", tira de gambá.
    como a madeira escura é mais dura, tem que tomar o cuidado de gastar por igual.

    a minha guitarra tem o mesmo problema (mas a minha foi grosseria minha, não foi algo profissional!)

    o escorrimento na pintura é chato, mas pelo tamanho acho que nem se nota de longe. faz parte do instrumento ser mais economico, assim como a faixa do braço.
    se a construção é legal, afina, e é confortável, tá valendo. depois dá um up em tarraxas e caps se quiser, e manda bala.

    Headstock: Feio que dói até os testículos...mas "melhorei" um pouco, pedindo para que um luthier remodelasse o mesmo!
    nao entendi. ela tinha aquele headstock de cabide tradicional da tagima?
    voce mandou o luthier refazer o headstock?!?!?!

    as t-635 antigas tem aquele headstock grandão antigo da fender, acho bem mais bonito.

    O shape do corpo, é diferente do padrão Fender, principalmente na junção com o braço, onde possui um rebaixo, que pelo menos a mim, agrada muito, pois facilita o acesso às ultimas casas.
    faltou uma foto disso aí, fiquei curioso!

    e tirei da cabeça esse papo de que guitarra para ser boa, precisa ser pesada. Em comparação com a Southern Cross, que é em Cedro, a 635 possui um som muito mais brilhante e cristalino.
    pra acabar com esse mimimi de que madeira x é boa e madeira y é ruim.
    tem muito mais coisa além disso no som.

    como disseram recentemente e eu assino embaixo, se preocupar com madeira é coisa de iniciante.

    no mais, belo review, bem legal.

    Bloody_Rage
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Thyago_Trajano

    sim seria pra perder o timbre caracteristico,e numa sx sst 57 teria um resultado parecido? ñ ficaria mto agudo msm com humbucker na ponte?

    Thyago_Trajano
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    kiki
    nao entendi. ela tinha aquele headstock de cabide tradicional da tagima?
    voce mandou o luthier refazer o headstock?!?!?!

    Antes o headstock era desse modelo..levei em um luthier e ele mudou o shape...

    faltou uma foto disso aí, fiquei curioso!
    Se trata disso...os mais puristas não gostam! Mas não me incomoda o desenho diferente em relação às Fenders! Até acho que isso de certa forma é uma característica das Tagimas...

    abraços

    Bloody_Rage
    sim seria pra perder o timbre caracteristico,e numa sx sst 57 teria um resultado parecido? ñ ficaria mto agudo msm com humbucker na ponte?
    Sinceramente eu não sou um expert no assunto, e nunca toquei em uma sx sst 57! Infelizmente não poderei te ajudar, não sei como se comportaria um captador desse numa SX! Mas possuo uma 735 com HB e ela soa pesado, e sem agudos muito acentuados, porém ela é de Cedro...

    abraços

    Nefelibata
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Thyago_Trajano

    Nossa cara! adorei o som da sua guita! cacete! Muito bom os timbres!

    vc gravou como aqueles sons do início do tópico? e utilizou q equipamento?

    abraço

    ps.: apesar do som dela ser um tesão, achei mancada da tagima as falhas graves no acabamento.

    Thyago_Trajano
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: Thyago_Trajano
    · votar


    Nefelibata
    rsrsrs...os sons que gravei, do início do tópico, usei nessa ordem: Behringer TO800 >> Marshall Guvnor >> Amplificador Meteoro Nitrous Drive, captado pelo meu celular...rsrsrs

    Nessa aqui eu utilizei GuitarRig...

    abraços

    EDIT: ps.: apesar do som dela ser um tesão, achei mancada da tagima as falhas graves no acabamento.
    Pior que é mesmo...em relação ao corte do escudo, firmeza dos pots, está tudo 100%! Engraçado que a minha 735, que é da época que saia com "Hand Made Brazil" possui falhas de corte no escudo, sendo o perímetro deste meio "torto" em alguns pontos! Parece que realmente foi cortado à mão...rs

    O acabamento da 635 realmente é meio brabo! Vejo até o pessoal elogiando, mas já vi até guitarra mais barata, com acabamento melhor, por outro lado, no quesito "som" ela se redime!

    Ela não desafina muito, mesmo eu tentando tocar o solo da "Another Brick in the Wall", com seus bends de 2 tons, várias vezes seguidas! A tarracha não é nenhuma Planet Waves 18:1, então as vezes pra chegar na afinação certa tem que ir com calma, ou então ela sobe muito ou desce muito...acho que merece uns ups

    kiki
    Moderador
    # fev/13
    · votar


    Thyago_Trajano
    Antes o headstock era desse modelo
    ah, nem é tão feio. o padrão antes era assim
    esse é o famoso cabide!

    nem foi proposital, mas fiquei feliz de ter feito meu irmao comprar uma t635 usada ao inves da nova t735, que vem com esse cabide aí!
    a 635 antiga vinha com aquele head grandão estilo fender antigo (acho que ainda não tinham tido problemas de direito autoral).

    faltou uma foto disso aí, fiquei curioso!
    Se trata disso...os mais puristas não gostam! Mas não me

    ah, fica atrás, ninguem ve!
    se fica melhor pra tocar, tá valendo!

    Thyago_Trajano
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    kiki
    Eu tenha uma T735 que usa esse tipo de Headstock! Como é invertido, eu até acho bonito, mas eu prefereria que minha 635 tivesse esse Head...era só arredondar o biquinho, e ficaria bem parecido com o Head antigo..isso se tratando desse que vc postou na foto!

    Que é o modelo mais gordinho...eu chamo de bico de papagaio! Os das novas 635 são acanhados...

    Nefelibata
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Thyago_Trajano

    afinação certa tem que ir com calma, ou então ela sobe muito ou desce muito...acho que merece uns ups

    Muitas vzs isso acontece pq o nut fica mordendo ou predendo a corda. Aí qdo solta, vai de uma vez. Um bom nut bem lubrificado a corda corre normal e ela afina perfeitamente conforme vc gira a tarraxa.

    Também podem ser tarraxas ruins ou mesmo jeito errado de enrolar/prender a corda nelas.

    Thyago_Trajano
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Nefelibata
    Eu pensei nisso também, porém já está até grafitado! Parece mais ser a tarracha mesmo...é meio vagabunda!

    Até hoje não sei o jeito certo de enrolar....aahahaha

    Eu passo a corda e dou uma voltinha, de modo que na primeira volta da tarracha, a corda passe por cima, como se fosse um "x"...

    Nefelibata
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Thyago_Trajano

    Duro é q grafite só as vzs não resolve.

    Sobre enrolar a corda: Dá uma olhada no youtube que tem bastante luthier explicando.

    Thyago_Trajano
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Nefelibata
    Eu vou dar uma sacada depois no Youtube...

    abração

    Arimoxinga
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    ogner
    Saquei, mas isso me parece controle de qualidade ( a falta dele ) nao acredito que todas sejam assim. Comprou pela internet?

    só um relato rápido aqui! a uns mêses atrás eu comprei um baixo Tagima TBM4, fui direto na loja som muito bom e tocabilidade confortavel. olhei bem o que estava dependurado lá e pedi outro para o vendedor ele me trouxe um branco(que na verdade era o que eu queria) estava perfeito cheirinho de novo até. passando o tempo a tinta do baixo começou a... tipo sumir de alguns lugares(onde ficam as quinas) sendo que o verniz está intacto e a cor por baixo foi sumindo está dando para ver quase a madeira! coisa estranha hahahaha legal mas, o baixo continua com excelente som aos meus ouvidos... mas o acabamento deu uma "bixada"

    Filipeffv
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Gostei do seu som,muito maneiro,mas n sou chegado a esse tipo de guitarra n,mas o som ta mass d+

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a [Review] Tagima 635 Brasil (modelo novo) + fotos + áudio