Autor |
Mensagem |
Parangatimuaro Veterano |
# jan/13
Intão gente, eu já procurei por tópicos desse genero, mais todos que eu encontrei dizia " É Só abaixar as cordas pela ponte, ou levar em um Luthier ". Porém meu problema é um pouco mais complicado do que isto.
Eu tenho uma Ibanez Grg250p , e as cordas estão muito altas sabem, chega ao ponto de me encomodar as veses, mais se eu abaixo elas começa a trastejar violentamente na Mizona até a casa 7 , e em algums outros pontos, e quando eu vou dar um bend na 23° casa da Mizinha, O SOM NEM SAI !
O que eu faço ='[, me ajudem , por que tenho que tocar Enter Sandman no ensaio no sábado e tem um bend na 23° casa rsrs
Desde já obrigado
|
Gui Tsuu Veterano |
# jan/13
· votar
Cara,
Primeiro, estranho o fato de estar alta, pelo que eu me lembre as cordas dessa guita é bem macia, mass...
tenho um problema similar com a minha LP, as cordas da minha LP não da pra abaixar muito, o luthier abaixou o máximo possivel, mas quando comprei a guitarra o pessoal aqui no forum, o vendedor, e alguns amigos me avisaram que a pegada da guitarra era mais pesada...o jeito foi me acostumar, hoje em dia eu me acostumei e toco ela numa boa...
E quando cismo de pegar minha strato pra brincar, parece tão macio que até me incomoda tocar XD
...desculpa te desanimar, mas acho q a alternativa é você se acostumar com a sua guitarra ou comprar uma nova
|
brunowebguitar Veterano |
# jan/13
· votar
Parangatimuaro Simples, leva no luthier!! Não vai adiantar você querer mexer nisso em casa, só vai piorar a situação!! Deve ser o braço que está desregulado, e se você não souber o que está fazendo, vai piorar tudo!!
|
Gui Tsuu Veterano |
# jan/13
· votar
brunowebguitar Realmente, se o cara não manja de regulagem e mexe na guitar sem manjar nada, ele acaba com a guitar dele :s
|
Thejapamuri Veterano |
# jan/13
· votar
Cara, as vezes o tensor está desregulado, se você não tem confiança e não sabe mexer, leve no luthier... Não é só a ponte que regula, o tensor também, se você não regular o tensor, ai trasteja mesmo. Ontem eu regulei e deu certo, não ta trastejando nem nada.
|
maurosanches Veterano |
# jan/13
· votar
To tento o mesmo problema com a Strinberg Clg-63 que comprei há uns 2 meses. A guitarra é legal, mas não dá pra abaixar as cordas na ponte, se não trasteja demais. Acho que o problema é no nut, que é alto demais. Alguém tem essa guitarra e sabe me dizer se ela é assim mesmo?
|
AlanPPS Veterano |
# jan/13
· votar
É quase certeza que tem que regular o tensor, pesquise sobre isso e se não se sentir a vontade para regular você mesmo, leve ao luthier pois é a solução mais certa na dúvida .
|
krixzy Veterano |
# jan/13 · Editado por: krixzy
· votar
Parangatimuaro
Faça o seguinte, pegue uma régua e veja a altura da E (Grave) no 12º traste (veja a altura entre o topo do traste e a parte inferior da corda) coloque 2 mm se ficar trastejando, encaixe a chave no tensor corretamente, (não bata com martelo como um cara aqui do forum fez) com a chave no lugar, gire 1/4 de volta para baixo, em direção a corda E (aguda) assim vc folgará um pouco o tensor e o trastejamento deve diminuir, se notar que diminuiu mais ainda ta um um trastejamento que sai no amp, dê mais 1/4 de volta.
Caso depois de da o primeiro 1/4 de volta e não notar diferença melhor levar no "luthier", visto que vc não tem experiencia em regular tensor.
Só lembrando que altura das cordas depende muito da construção da guitarra, algumas são tão mal construídas que tem um braço torcido e não tem como baixar mesmo as cordas, já guitarras mais bem construídas "como a minha he he" vc consegue baixar bastante, com cordas 0.10 consigo 1,2 mm sem trastejamento que saia no amp, ja com cordas mais grossas 0.13 ~ 0.61, as que to usando ultimamente consigo 2 mm.
|
silasamilcar Veterano |
# jan/13
· votar
Eu sei que já foi dito isso aqui, mass. Se você não está afim de correr riscos e perder sua guitarra leve a um luthier para que ele possa regular tua guitarra. Mesmo porque pode ser algo mais sério como trastes, por exemplo. Mas se você quer correr riscos, (sabendo que pode mandar o braço da sua guitar para o espaço), então... 1- Veja se o braço da sua guitarra está empenado. Para isso o modo mais fácil e prático é usar uma régua longa o bastante em cima da escala e observar se há algum vão ou se ela encosta em todos os trastes.
2- Em caso de empenos terá que regular o tirante. https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10200133407765364&set=a.116510 0095100.25440.1455823929&type=1&relevant_count=1&ref=nf Caso o empeno seja como no segundo exemplo acima você deverá apertar o tirante. Caso seja o terceiro exemplo, você terá que folgar o tirante.
3- Troque as cordas e baixe a ação na ponte até uma altura decente, não baixe muito porque senão vai trastejar mesmo.
Não sei se essa escala é abaulada, se for, então quando você der um bend a curvatura da escala poderá matar a vibração da corda. Mas isso em caso de curvaturas muito acentuadas. o que não acredito que seja o caso.
Lembre-se, tudo isso será por sua própria conta e risco, meu conselho é que você procure um luthier experiente para fazer o serviço. Se for fazer você mesmo, então vá devagar, gire um pouco o tensor e experimente para ver se funcionou, não mais que 1/4 de volta por vez. Como falei, vá devagar para não fazer merd... Você entendeu...rsrsrsrs.
Espero ter ajudado!
|
kiki Moderador |
# jan/13
· votar
regra de ouro: quando alguem já escreve o topico dizendo que é diferente, ´[e porque nao é.
Parangatimuaro isso daí pode ser regulagem de tensor ou nivelamento de trastes, como ja disseram.
sem ter isso redondo não adianta nada regular a ponte.
|