Paixão acima da perfeição

    Autor Mensagem
    Iwar
    Veterano
    # jan/13


    Ae galera, eu tava navegando na net por ai e me deparei com um texto simples porém com caráter bem reflexivo, então vou soltar aqui e por os créditos no final (o texto estava em inglês e foi traduzido)

    PAIXÃO ACIMA DA PERFEIÇÃO
    "Já tenho tocado guitarra há alguns anos, também já toquei piano, banjo, baixo, e muitos outros instrumentos, porém menos frequentemente. Eu nunca me vi como um grande músico mas conheço todas as habilidades para escrever uma música e mesmo assim, nada parece funcionar. Eu crio uma boa progressão de acordes, alguns solos, refrão mas não consigo gostar deles de nenhuma maneira.

    Eu estava lendo uma revista de guitarra há pouco tempo e me deparei com uma matéria sobre a banda KISS. Nunca fui um grande fã de KISS porém, próximo à sua foto havia as seguintes palavras: "Quando você procura a perfeição, você deixa a paixão de lado". As palavras tocaram um acorde em mim (desculpe o clichê). Eu lembrei de todas as músicas que fiz e descobri que nunca houve nada de errado com as músicas. Havia algum de errado comigo, eu estava tentando compor músicas como se esta fosse uma arte complexa e não algo que vem do coração.

    Quando Jimmy Page estava mostrando a sua parte na guitarra para o resto da banda, música que viria a tornar-se "Stairway To Heaven", Robert Plant estava sentado no canto escrevendo a letra e ao acaso, levantou-se e começou a cantar a letra que muitos conhecem por coração agora. Jimmy disse que 80% das palavras foram criadas dessa forma. Só uma paixão imensa consegue criar algo deste tipo, não é sorte nem ciência, paixão.

    Eu sei que não é bem uma lição de música mas desde que vi aquelas palavras, minha composição e criatividade brotaram. Nenhuma quantidade de ensinamentos, prática ou sorte vai vencer a paixão.

    Nunca tente ser técnico só para ser técnico

    Se é simples mas soa bem, deixe como está. Lembre-se da música do Pink Floyd "Wish You Were Here". Não é nem um pouco complexa, mas a música se tornou lendária.

    Eu espero que isto tenha ajudado a todos que possuem este problema da mesma forma que me ajudou.

    NUNCA PERCA DE VISTA O PORQUÊ DE VOCÊ TER COMEÇADO A TOCAR."


    Fonte: tirei esse texto de um membro lá do ultimate guitar, procurem depois, o título original é "Passion over Perfection"

    Obs: não estou fazendo propaganda do ultimate guitar logo que o texto vem de um de seus membros e não de sua equipe, que isto fique guardado ;)

    Mas tá na mão ai mais uma reflexão pra vcs ai ! :)

    eo.
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: eo.
    · votar


    Iwar
    Gostei bastante do texto cara! Obrigado por dividir com a gente a reflexão!

    Realmente as vezes nos vemos tender para esse lado da técnica, das regras, tentando de alguma forma alcançar algo que nem ao certo sabemos o quê. Melhorar a cada dia sim, sempre, mas com consciência de que não se chega ao "topo" em 1 dia.

    Analisando o lado musical, uma coisa que me ajudou muito foi começar a participar das jams... Nas primeiras eu ficava pensando, tenso, com medo de não conseguir criar nada apresentável até o prazo... Sorte que rapidamente já tinha mudado isso em mim, e agora como digo por lá, no mínimo 90~95% do solo que faço é improviso! Se por um acaso não sair nada em algumas tentativas, deixo pra outro dia, e se não der paciência! As vezes temos que ser menos "fominha" também!

    Bom, para resumir tudo o que disse (se é que eu consegui dizer alguma coisa), deixo a seguinte frase para complementar as informações e gerar uma reflexão pessoal....

    ANTES FEITO DO QUE PERFEITO!!!

    Pepe Le P
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Iwar
    Legal o texto, embora eu ache que cada um tem seu método de criação peculiar. Tenho certeza que belíssimas obras já foram compostas por caras extremamente meticulosos e perfeccionistas (beirando a neurose talvez), mas acho importante esse lance de se desprender um pouco da autocobrança.

    Eu sou um cara bastante crítico, quando eu participava e comentava as jams eu tinha que me segurar pra não ficar apontando "pontos a serem melhorados" (sempre de maneira construtiva) em solos que estavam simplesmente do caralho, poderia soar até como inveja/recalque mas, pelo menos conscientemente, nem se tratava disso. Por conta disso eu sofria/sofro de um problema parecido com o que o eo. citou...

    Acho que o legal é o cara conseguir se focar na música que está fazendo/executando sem perder "processamento cerebral" com neuroses do tipo "isso aqui não está perfeito" ou "caramba, não posso raspar a palheta novamente na corda sol neste trecho...

    Obs: Acho que a parte do texto que você traduziu como:
    a letra que muitos conhecem por coração agora

    A parte do "por coração" (by heart?) poderia ser traduzida como "de cor".

    Abraço.

    Jm7
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Iwar você me fez lembrar o que é música, pois ultimamente só pensava em escalas, modos, progressões, campo harmônico, etc.......
    Deixando um último conselho:
    FEEL THE MUSIC!!!!!!!!!!!!!!!!

    krixzy
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Iwar

    Isso é bom cara, quando a gente pega a guitarra e sai aleatoriamente passeando pelas escalas procurando um som legal, a gente até acha alguns, mas nada se compara com um som que simplesmente vem na sua cabeça e vc faz na guitarra, uma composição que realmente passa o sentimento que te inspirou no momento.

    Victor Campana
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Iwar

    Isso que a galera esquece hoje em dia ...só qr saber de treinar tecnicas e escalas e ter mais velocidade e esquecem do feeling..

    john Norum
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    cara as vezes agente cria uma musica pensando que não e nada mas vira um grande susseco por que seus ouvidos não gostaram mas os outros sim.

    Iwar
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    john Norum
    Victor Campana
    krixzy
    Jm7
    Pepe Le P
    eo.
    Que bom que gostaram!!!
    Mas então, minha reflexão seria, o mundo está cheio de pessoas que vêem a música como alguma matéria de colégio, algo a ser estudado e que quanto mais vc estuda melhor vc fica. Isso é errado! Vemos muitos guitarristas que nem conhecem muito de teoria e fazem músicas maravilhosas, como seria o exemplo do slash que só conhecia algumas escalas e acordes e fazia solos surpreendentes que ficaram famosos por todo o globo ou o kurt cobain que manjava muito pouco de teoria musical mas quando fazia músicas, elas viraram grandes hits. Essa galera tenho certeza que não foi perfeccionista na hora de criar suas músicas e que fez tudo isso do fundo do coração e lembravam que a música é algo subjetivo, não é que nem a matemática, e dentro desse universo musical, 2+2 pode ser igual a 5 já que tudo tem sua exceção. Quantas vezes estamos estudando campo harmônico e nos deparamos com músicas que possuem progressões que não batem com nenhum tom? Quantas músicas já foram criadas que não seguiam nenhum padrão harmônico ou melódico? Música é arte, não um objeto de estudo

    Obs: não estou mandando galera parar de estudar música auhsuhuas mas tem que se lembrar que vc deve fazer o que seu coração mandar, se soa bem para vc mas está fora do padrão? Use!

    A parte do "por coração" (by heart?) poderiaser traduzida como "de cor"

    Ué, nunca ouviu "falar algo de coração"? Auhsuhsaa de cor vem de decorar. Mas vc n decorou a música, vc já canta por instinto quase auhhauh

    Vlw!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Paixão acima da perfeição