Autor |
Mensagem |
aensid Veterano |
# jan/13 · Editado por: aensid
Minha guitarra é uma Esp Ltd mh 401, eu mandei ela pro luthier, e ele falou que teve dificuldades para mecher no tensor, pois ele estava gasto...
Quando a guitarra chegou, ela veio trastejando muito, ai eu falei com o luthier, e ele disse para eu dar uma mechida no tensor no sentido horário no tensor.
Eu dei uma afloxada na corda 3 e 4, tirei a capinha do tensor, e tentei mecher com uma chave que tenho aqui, mas a chave girava, e o tensor não... Peguei uma chave maior, a proxima da sequencia, so que era muito grande. Como aqui em casa está em obras, um pedreiro me ajudou a afinar está chave... mas nada... Ai veio a idéia de pegar uma chave de fenda, e fazer um cone na ponta dela... Fizemos isso e colocamos no tensor e começamos a bater com um martelo na chave, a chave até pegou firmeza, mas mesmo assim, não conseguimos mecher o tensor, e quando eu olho, apos as batidas, o tensor afundou !!! Minha guita é de braço colado.
Já liguei pro luthier, mas ele não me atendeu ainda...
O que há de fazer ? O tensor afundou aproximadamente 0,4cm e o encaixe dele está praticamente "redondo".
|
Delson Veterano |
# jan/13
· votar
É... Ferrou.
|
brunowebguitar Veterano |
# jan/13
· votar
aensid Parabéns!!! Você acaba de estragar sua guitarra!!! Vai ter que levar no luthier, ele vai ter que tirar a escala da sua guitarra, trocar o tensor ( já que você estragou ele) e depois colocar a escala novamente. Prepare o bolso!!! O que deu na sua cabeça MARTELAR uma chave de fenda na ponta do tensor?? Você pensou um pouco antes de fazer isso?? Você realmente achou que isso daria certo??? PELO AMOR DE DEUS!!!!
|
Jm7 Veterano |
# jan/13
· votar
aensid se você quiser dar ela pra mim de presente eu aceito.......
|
aensid Veterano |
# jan/13 · Editado por: aensid
· votar
Qual o custo médio para um luthier trocar o tensor da guitarra ? ( Com o tensor novo incluído )
|
juninholiveira Veterano |
# jan/13
· votar
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk mastelar uma chave no tensor já é demais néh! tem gente que tem medo até de encostar no tensor, agora tem outros que vou te falar viu, tem cada idéia! Se fosse braço parafusado ainda, mas colado cara.....
E que guitarrão heim! uma pena vc ter feito isso...
|
# jan/13
· votar
Quanto ao custo cara, ixi vai ser caro viu..... e num vai ser qualquer luthier que faça isso não, acho que vai ter que tirar a escala que nem o Bruno falou aí em cima, e fazer sei lá o que pra arrumar, SE tiver como arrumar, mas não faço idéia do que fazer. Mas vai preparando o bolso, que vai ser caro.
|
Pepe Le P Veterano |
# jan/13
· votar
aensid O luthier que você mandou sua guitarra é uma pessoa de confiança?
|
aensid Veterano |
# jan/13
· votar
Pepe Le P Sim, a maioria dos guitarristas aqui e das cidades vizinhas são clientes dele.
|
JJJ Veterano
|
# jan/13
· votar
Tensor gasto? Quantos anos tem essa guitarra, amigo?
|
krixzy Veterano |
# jan/13
· votar
Cara, vc assasinou um guitarrão...
Mas calma, leva pro luthier dar uma olhada, pode ser que não tenha sido fatal, e dê pra salvar o braço da guitarra.
E da proxima vez, se a chave não der, não improvise, procure uma que sirva, e nunca bata, ou force nada na sua guitarra, ela agradece.
|
kiki Moderador |
# jan/13
· votar
leve no luthier.
as vezes dá pra trocar só a cabeça do tensor, tem que ver se não danificou demais a madeira em volta e a ponta onde rosqueia.
se não der, tem que arrancar a escala inteira e por outro tensor, é um serviço bastante complicado. preço, só consultando diretamente seu luthier.
se nao tivesse martelado, talvez daria pra simplesmente desrosquear essa cabeça e por uma nova.
|
aensid Veterano |
# jan/13
· votar
Cara, não tem 6 meses. Eu ja tinha mechido no tensor antes do luthier, e a chave ja tinha girado sem pegar o tensor, ai eu tinha dado uma ageitada e tinha conseguido.
Depois que a guitarra voltou, com a mesma chave, de jeito nenhum, a chave girava com quase nenhuma resistencia, até cortei a ponta da chave para chave ficar "nova", e nada.
|
# jan/13
· votar
JJJ A guitarra deve ser nova, mas ele conseguiu gastar a ponta da bala, onde entra a chave, pois colocou uma chave de tamanho errado e ficou forçando pra tentar regular. A chave "comeu" o encaixe...
|
aensid Veterano |
# jan/13
· votar
brunowebguitar A chave não éra de tamanho errado, só se a "ponta da bala" era de um tamanho especial, fora do padrão, pois a chave que usei era a mesma que uso pra minha strato, e é a que mais se aproximava das chaves, no meu jogo de chaves.
|
kiki Moderador |
# jan/13
· votar
aensid A chave não éra de tamanho errado, só se a "ponta da bala" era de um tamanho especial, fora do padrão, pois a chave que usei era a mesma que uso pra minha strato, e é a que mais se aproximava das chaves, no meu jogo de chaves.
pode ser que sua strato tenha a chave de tamanho diferente sim.
e pode ser que a sua chave, apesar de ser a que melhor se encaixou no tensor do seu kit de chaves, nao fosse a correta. infelizmente existem chaves com padrão métrico (mm) e chaves com padrão ingles (polegadas, ou inches). e isso dá uma diferença pequena, mas se mal usado pode espanar os encaixes.
|
krixzy Veterano |
# jan/13
· votar
aensid a chave que usei era a mesma que uso pra minha strato
E quem disse a vc que todos os tensores usam a mesma chave? Tenho duas guitarras, as duas vieram com chave, mas a chave de uma não da na outra, vc usou a chave errada amigo.
Agora me diz uma coisa, essa guitarra vc comprou usada? Porque quando vem nova essas chaves vem junto.
|
# jan/13
· votar
aensid Cara, depende da chave. Esse tipo de chave varia bastante de tamanho, depende do padrão que a fábrica usa. Muitas vezes as chaves parecem iguais, mas tem uma pequena diferença de tamanho, e essa diferença acaba estragando as cavidades dos parafusos. O ideal é utilizar a chave que vem na sua guitarra, assim evita esses problemas!!
|
aensid Veterano |
# jan/13
· votar
Falei com o luthier , ele diz pra não mecher mais na guitarra e mandar pra la, que ele vai ver se consegue fazer uma chave, e se fudeu o tensor...
|
MarcosMalmsteen Veterano |
# jan/13
· votar
Vixxx eu se fosse vc... levaria num cara de mais confiança... pq se o cara ja tentou te dar migué... ai eh foda...
|
Iwar Veterano |
# jan/13
· votar
O que vc queria fazer quando martelou uma chave de fenda no tensor????
|
aensid Veterano |
# jan/13
· votar
Iwar
Firmar a chave para ajustar o tensor.
|
Thejapamuri Veterano |
# jan/13
· votar
aensid
Cara, procure dicas com o Luthier para conservar o tensor, para que não faça estragos e tenha que trocar ele a ponto de tirar a escala... E tentar martelar já é exagerar.
|
john Norum Veterano |
# jan/13 · Editado por: john Norum
· votar
cara martelar uma chave de fenda no tensor de um guitarrão desses se tivesse uma dessa tocaria ela com luvas. Mas cara se o tensir tiver mesmo com problema vai ter que ser o pior como disseram ai acima descolar a escala e trocar por um tensor novo isso e um seviço trabalhoso mas torça para que não seja isso.
|
aensid Veterano |
# jan/13
· votar
Beleza, obrigado a todos, não sei o que tive na cabeça para fazer tal façanha, a ideia foi do pedreiro, que não o culpo, pois a experiência dele é trabalhar com coisas não delicadas como uma guitarra.
|
aensid Veterano |
# jan/13
· votar
MarcosMalmsteen
O luthier é experiente e de confiança, trabalha há anos, e alem de regulagens ele faz guitarra/baixo/violão por encomenda.
|
JJJ Veterano
|
# jan/13
· votar
Eu só acho que se o luthier já tinha dito que estava complicado de mexer no tensor é porque já estava bem ruim antes da chave de fenda martelada...
|
aensid Veterano |
# jan/13
· votar
Aqui segue uma foto, para vocês terem uma noção do tanto que afundou...
http://img4.imageshack.us/img4/9846/foto0001xix.jpg
OBS: A parte sem tinta é onde estava a "boca" do tensor.
|
Victor Campana Veterano |
# jan/13
· votar
se vc consiguiu empurar deve ter como puxar de volta..
|
# jan/13
· votar
Cara, tem umas ferramentas de luthier pra isso, tenho duas revistas aki da Stewart MacDonald que tem essas ferramentas a venda, mas achoq ue só serve pra quando a ponta do Tensor quebra, não me recordo como funciona, mas acho que a ferramenta vai cavando em volta do tensor até o ponto em questão, aí tira a parte quebrada e prega outra ponta no lugar.
mas acho que isso não vai servir no seu caso, pq se afundou o tensor, então em toda a extensão o tensor ta coprometido. A não ser que o luthier consiga puxar o tensor de volta, e se ele não sofreu nenhum dano, ajustar ele novamente. Mas não sei se isso daria certo.
|