Algumas Queixas sobre Estudo

    Autor Mensagem
    charvelsocal
    Veterano
    # dez/12


    Galera, preciso de ajuda urgente de vcs no que se refere ao meu estudo diário.

    Tem dias em que estou tocando relativamente bem. Toco musicas novas e antigas que tirei com boa facilidade e consigo treinar exercicios de técnica (palhetada alternada, sweep) tranquilamente (dentro do tempo do metrônomo, limpo e sem erros). No entanto, nos dias seguintes, eu fico uma merda. Erro coisas básicas nessas mesmas músicas (dedos escorregam ou pegam mal na corda em bends, slides esbarram nos trastes...) e não consigo fazer os já mencionados exercicios (fora do tempo, sujo e cheio de erros), além de ser afligido por uma série de desconfortos que me impedem de realizá-los (lentidão e fadiga nos dedos na digitação, tensão desnecessária nos ombros e punhos, "perda" de coordenação motora...). Como consequencia, eu fico, por exemplo, preso na faixa dos 120-130 bpm em quartas na palhetada alternada ou na faixa dos 90-100 bpm em sextinas no sweep e não consigo ir além disso, pois esses tormentos começam a se manifestar a partir daí. Em resumo, fico "pior que ontem", e isso prejudica minha evolução.

    É por esses e outros motivos que, nesses dias, quando esses problemas me enchem o saco, fico desmotivado e paro de tocar, mas fico com sensação de culpa logo depois, do tipo "eu devia continuar praticando, mesmo com esses problemas", sendo que simplesmente não dá pra continuar. Meu professor até me disse que isso pode ser "psicológico", mas não acredito nessa explicação.

    Diante disso, minhas perguntas são: O que há de errado comigo ou o que estou fazendo de errado pra minha evolução estar estagnada por esses problemas já mencionados? É normal não estar tocando bem um dia? O que causa isso e como consertar?

    Aprecio respostas

    Obrigado

    P.S. - Talvez já deva ter um tópico sobre isso, mas, por onde e como devo começar a estudar fritação e quais exercicios treinar? Estou perdido.

    ThiagoGuitar
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    charvelsocal

    A prática leva à perfeição.
    Continue praticando, isso é normal.

    Lelo Mig
    Membro
    # dez/12 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    charvelsocal

    Esqueça a velocidade do metrônomo cara, essa busca por velocidade é uma escravidão quase paranóica.

    Execute com perfeição, clareza, limpo, e sem erros....não importa se estiver em 50 bpm.

    Só aumente para 55 bpm, quando em 50 bpm estiver perfeito. Sem pressa, sem stress.

    Você esta "fatigando" suas articulações, por buscar perfeição em velocidades onde ainda não esta pronto... relaxa! Tira o pé do acelerador.

    Nunca vai "fritar" se não souber "cozinhar" bem... pense nisso.

    Vai desafiar o Malmsteen a semana que vêm?

    Marthin87
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    De que adianta falar rápido e ninguém te entender? Fluência é o essencial.

    TatoPetry
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    charvelsocal
    Cara tente caprichar mais nos alongamentos antes dos treinos, isso pode ajudar bastante e ouça o conselho dos colegas, respeite seus limites!

    charvelsocal
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Aí estão dúvidas que tenho que estão até relacionadas: Qual é o meu limite? Como vou saber que estou progredindo nesse sentido (velocidade e precisão)? Como paro de ser imediatista?

    charvelsocal
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Obrigado. Algum moderador poderia, por favor, fechar este tópico?

    sidguitar1
    Veterano
    # ago/13 · Editado por: sidguitar1
    · votar


    antes do topico fechar... na minha opiniao vc tem q ter metas na guitarra, estas metas na grande maioria sao a longo prazo, tem q decidir quais sao suas prioridades, se vc almeja tocar malmsteen, vc tem q dedicar mais tempo a tecnica de sweep, escalas e padroes 3 notas por corda, m.harmonica, etc, se teu sonho e na onda do E.V.H vc tem q se dedicar nos tappings e ligados(nao q estes guitarristas sejam limitados a isto, mas vc tem q ir eliminando as suas dificuldades e vendo q estilo quer seguir, pq cada estilo tem suas caracteristicas tecnicas)acho q se vc tentar estudar tudo vc fica frustrado, cada meta q vc deve cumprir leva anos(ou decadas), negocio e colocar na cabeça tambem q velocidade sem qualidade nao e nada, pegada , afinaçao em bends ,vibrato, expressao na hora de improvisar na minha opiniao e sempre a prioridade acima de qualquer tecnica,abraço

    eduardodff
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Meus mestres aconselhavam aumentar 1 bpm por dia estudado e diminuir 2 por dia não estudado!
    Se hj você faz a 90, amanhã 91, se não treinou 88!
    Vai com calma!

    Filippo14
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    charvelsocal
    Mano, isso é normal, tem dia que a gente toca bem, tem dia que a gente toca mal. A questão é que essa velocidade ainda não é natural pra você. Tem dia que ela sai e tem dia que não, abaixe um pouco a velocidade e cpntinue treinando, jaja você acostuma. Pensa que se velocidade fosse simples de ganhar assim ja teria uma caralhada maior ainda de fritadores.

    eduardodff
    Isso aí é Roger Franco não é não? Hahaha

    Abraço

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Algumas Queixas sobre Estudo