Autor |
Mensagem |
mateusstarling Veterano |
# dez/12
Meu intuito nessa rápida aula é mostrar algumas possibilidade mais sofisticadas de improviso sobre a música "Nothing else matters" do metallica.
O solo original dessa música já foi intensivamente desvendado e explorado ao longo dos anos, portanto meu intuito aqui é apenas mostrar outras possibilidades sonoras sobre a progressão original da música com a intenção de buscar sonoridades mais sofisticadas e menos convencionais dentro do rock e do metal.
Alguns desses elementos é o uso de sobreposições de tríades, tríades com nona, uso da blue note, respiração e etc.
|
LeandroP Moderador |
# dez/12 · Editado por: LeandroP
· votar
Muito boa a aula mateusstarling. E fechou com muito estilo nos arpejos com nona. Parabéns!
|
renatocaster Moderador
|
# dez/12
· votar
mateusstarling
Muito interessante mesmo! O lance da sobreposição dá um resultado muito bacana. Acho que a coisa mais difícil pros metaleiros que gostam de tocar rápido é usar pausas, rsrsrs.
|
mateusstarling Veterano |
# dez/12
· votar
LeandroP Que legal que curtiu Leandro, obrigado. Esses arpejos com nona adicionado soam bem em qualquer estilo.
renatocaster Obrigado. A pausa desnuda o musico, por isso pega para muitos musicos, requer mais maturidade do que parece.
|
Mr.Guitarlherme Veterano |
# dez/12
· votar
mateusstarling
q firmeza em cara... só uma duvida, que tele é essa q vc está usando?
|
mateusstarling Veterano |
# dez/12
· votar
Mr.Guitarlherme Obrigado. É uma Fender corona, sem alteração.
|
LeandroP Moderador |
# dez/12
· votar
mateusstarling
Esses arpejos com nona, a primeira vista, parecem difíceis de executar por causa da abertura de dedos, com o mindinho aberto. No entanto é muito fácil de executar. Conheci este tipo de acorde quando experimentei harmonizar uma escala maior por 5as sobrepostas, e deu isso:
e------------------7-----3~~- B--------------5------5~~---- G---------------------------- D---------7------------------ A------5--------------------- E---3------------------------
Depois que acabei associando esta forma ao Andy Summers. Gosto de explorar isso com um overdrive e um reverb, aproximando-me da sonoridade do Eric Johnson. Gosto muito deste tipo de acorde e como você disse: soam bem em qualquer estilo.
|
eduardodff Veterano |
# dez/12 · Editado por: eduardodff
· votar
Mateus Starling, beleza?
Ótimas dicas como sempre! E como sempre sofisticando os fraseados!
Seguindo a linha de raciocínio que o a escala é G maior ou E menor eólio, o óbvio seria escala penta m7 de Em ou Em Eólio. Seguindo o campo harmônico, eu poderia usar a penta m7 de Bm tendo em vista que ela seria a relativa do V grau do campo harmônico maior?
|
mateusstarling Veterano |
# dez/12
· votar
LeandroP Isso ai Leandro, so faltou a terça do acorde, não sei se vc omitiu propositadamente. Eu tamb costumo usar misturado com outras tensões.
eduardodff Obrigado. Todas as outras pentas do campo harmonico estariam disponiveis para serem usadas: G Am Bm C D Em
|
LeandroP Moderador |
# dez/12
· votar
mateusstarling
A terça aparece na corda mizinha, e usei ali só pra deixar um empilhamento de quintas autêntico. Mas quando toco sobre esta forma quase sempre uso a terça maior na corda Sol, pra evitar esse salto de corda que dificulta a execução.
|
mateusstarling Veterano |
# dez/12
· votar
LeandroP Sim, eu me referi a vc ter deixado de tocar a terça na corda G o que no meu ver faz com que o arpejo seja mais fácil de executar, mas entendi o que vc quiser dizer.
|
Lelo Mig Membro
|
# dez/12
· votar
mateusstarling
Conheço caras que sabem muito de teoria e as inúmeras possibilidades de desenhos possíveis, mas não me agrada o som que fazem, ainda que respeite.
Conheço caras que usam inúmeras possibilidades, fazem um baita som agradável, mas não tem a miníma ideia do que é uma terça, ou uma quarta aumentada, modo eólio? nunca ouviu falar.
Você une o saber, com uma execução agradável, precisa e musical...
Na qualidade de autodidata, tenho muito respeito e tiro o chapéu para caras como você.
Parabéns!
|
mateusstarling Veterano |
# dez/12
· votar
Lelo Mig Obrigado pelas palavras. Algo que eu sempre prego é: Fujam de professores burocratas, que não fazem musica com outras pessoas, ficam apenas sentados no trono de professor ensinando o que deveria dar certo na pratica. Estudar é sempre importante, se informar tem muito valor, mesmo sabendo que a arte não esta dentro de uma caixa, tem que ter a parte pratica. Teoria sem aplicação é filosofia e não musica.
|
clebergf Veterano
|
# dez/12
· votar
mateusstarling
Excelente. O bom é que com isso a galera q as vezes reluta em usar essas paradas pode começar a gostar ao usar nos sons q curte...
|
LeandroP Moderador |
# dez/12
· votar
Teoria sem aplicação é filosofia e não musica.
heuahe É verdade!
|
ALF is back Veterano
|
# dez/12
· votar
mateusstarling mto legal todas as interpretações! esse conceito fusion certamente é algo q o James não tem...claro, esse estilo cru e até ingenuo em alguns solos fez dele o q o Metallica é hj! Jamais se atrevendo sequer usar uma blues note, ele explora a pegada e o feeling mto melhor q o Kirk, q deveria ser o grande solista da banda...rs
LeandroP sobre os arpejos com nonas, é uma sonoridade incrivel essa...nosso grande MarcSnow disse em alguma video aula dele algo q nunca tinha reparado na teoria, mas sim na pratica: a nona compete o espaço com a tonica e as vezes soa dissonante, mas a sonoridade dela é muito peculiar! aprendi e vicie em sua sonoridade no solo de Metropolis do Dream Theater...apesar de ser iniciante na epoca, me atrevi a tentar tirar pelo menos o começo, uma especie de riffs com nonas q acho animal!
|
LeandroP Moderador |
# dez/12
· votar
ALF is back
Não só a nona como a sétima (uma é inversão da outra). Agora imagine as duas tensões em um arpejo. Uso muito este tipo de arpejo:
e--------------10--------------- B------------8-----8-7-8-------- G---------11-------------9~~---- D-------9----------------------- A----10------------------------- E------------------------------- Gmaj7
|