Dúvida sobre SX SG Ssgstd Shelter

    Autor Mensagem
    MrMota
    Veterano
    # dez/12


    Olá pessoal!

    Comprei ontem uma SX SG Shelter pelo mercado livre e deve estar chegando no Natal.
    Aqui o link se alguém quiser da uma olhada: clique aqui

    Bom, eu andei pesquisando muito, porém ainda sou leigo em relação a guitarra e como deve ser seu material para ser uma boa guitarra.
    Então, essa guitarra, na descrição diz que o corpo é de Mogno, assim como o braço e a escala é em rosewood.
    Eu vi aqui no fórum mesmo para meio que priorizar as guitarras de mogno e o braço colado, que da mais sustain. Por essa razão escolhi essa de braço colado.

    Perguntei o tipo de mogno, mas não foi especificado. Queria saber de vocês, pela descrição dela, lá no link, se fiz uma boa compra. Não uma compra muito boa, isso seria comprar uma Gibson Les Paul Custom, mas se não desperdicei meu dinheiro com uma guitarra ruim.

    Estarei estudando mais sobre guitarras, para assim que ela chegar, eu fazer um vídeo-review dele, mostrando tudo.

    Obrigado!

    TheRover
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Acho que essa guitarra não é em mogno não. Mas não se preocupe com isso, acho que ela tem um som bacana.

    krixzy
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    MrMota
    Sim, essa guitarra é toda em mogno, corpo e braço, só a escala que é rosewood, e conheço bem essa guitarra amigo, vc com certeza não vai se arrepender, essa guitarra é ótima, tem um som muito bom, ótima pra regular, os captadores são de médio ganho, mas tem um timbre muito bom, se vc não sabe regular leve ela num luthier de confiança e peça pra regular, futuramente tocando os caps dela vc vai ter um guitarrão, marca é só título, o que importa é a madeira e se é bem construída, e no caso essas SX são ótimas.

    MrMota
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    TheRover
    Eu espero que tenha mesmo.

    krixzy
    Obrigado por isso, eu espero que não me arrependa mesmo. Porém continuo com "medo", porque dizem que desde 2004 a shelter parou de fabricar com mogno. E também temos que ver o tipo do mogno, tem tipos ruins também.
    Mas mesmo assim obrigado.

    Ainda vou esperar mais opiniões.

    BJKGUITAR
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    krixzy
    vc com certeza não vai se arrepender, essa guitarra é ótima, tem um som muito bom, ótima pra regular


    MrMota
    Realmente cara, eu tenho uma e recomendo! O melhor beneficio pelo custo. Ei de dizer que ta muito próximo da Gibson SG Standard, só perde pelo peso e pelos captadores. A pegada é super macia, com uma troca de captadores vc vai ficar nos trinques!

    Obs. Digo isso das SX antigas, das novas eu já não sei...

    Junior AJNB
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    BJKGuitar

    Ei de dizer que ta muito próximo da Gibson SG Standard

    Só que não, a SX SG é muito boa, mas próxima de uma Gibson só de visual mesmo

    MrMota

    Cara essa guitarra ta otima pra começar a tocar e ficar por um bom tempo ainda, custo/benefício muito bom

    BJKGUITAR
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Junior AJNB
    Só que não, a SX SG é muito boa, mas próxima de uma Gibson só de visual mesmo

    Já comparei as duas, uma depois a outra, outra depois uma. Claro que a Gibson foi superior, maaaaaaas...

    krixzy
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Já comparei as duas, uma depois a outra, outra depois uma. Claro que a Gibson foi superior, maaaaaaas...

    Se a sx tivesse caps melhores não devia pra gibson certo?

    Cada um tem sua opinião, uns se matam por títulos, gibson, fender, ESP... Eu sou do tipo que procura madeira e qualidade, claro que essas marcas tem qualidade, mas mesmo uma guitarra de uma marca mais humilde sendo bem feita e com boa madeira, que é o caso da SX pq pensar que uma SX não chega ao nível de uma Gibson? Madeira? Por acaso a gibson coloca cordas na arvore pra saber se o som dela é bom antes de fazer a guitarra? Mogno é mogno e cada arvore é cada arvore, por acaso 2 gibson's soam parecido só por conta da madeira que dizem ser selecionada, ou simplesmente pelos seus captadores iguais? Eu acredito que seja pelos captadores e não pela marca ou madeira selecionada, até pq se fossem parar pra escolher madeira a dedo não dariam conta de construir tanta guitarra.

    Dark_Dunha
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Eu adquiri uma recentemente pra deixar na cidade da minha mãe, achei uma guitarra bem honesta pelo preço, paguei 800 com case na Made.
    Ontem troquei um Ts-9 que não estava usando, pois agora estou usando pedaleira, em um par de captadores Gibson 490R e 490T, os mesmos da Gibson SG Special. Vamos ver como vai ficar, a captação original achei bem fraquinha, acredito que com essa nova captação deve ficar bem legal.

    Spect
    Veterano
    # dez/12 · Editado por: Spect
    · votar


    krixzy
    Se a sx tivesse caps melhores não devia pra gibson certo?

    Devia.

    cada arvore é cada arvore

    E a Gibson usa cortes de árvores melhores que a SX. Sem contar em todo o processo de construção, feito de forma mais refinada e cuidadosa. Por fim, ainda tem o controle de qualidade, que evita que instrumentos com algum de feito saiam da fábrica. Ou você realmente acha que a diferença entre uma guitarra de $1.000 e uma de $250 são só os captadores?

    krixzy
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Spect
    Como eu disse, marcas como gibson tem qualidade, e não é surpresa que a construção seja impecável, porém essa historia de cortes de arvores melhores eu não acredito, como disse arvore é arvore, é natureza, não existe uma semente de tal arvore que vai fazer com que ela seja superior a outra, tem arvore que nasce na seca braba, terra ruim, e da melhores frutos que uma arvore em terra boa e fértil, isso é imprevisível, não tem como as arvores da gibson entre outras empresas serem melhores que as outras, gibson tem construção superior a SX, mas se tratando de som, não acho que seja superior a ponto de valer os $ pagos, afinal, acabamento não melhora o timbre, é estética, eu não pago vários $ por uma gibson tendo uma mais barata que vai me dar um som do mesmo nv, o problema é que o preconceito com outras marcas e o fanatismo por títulos como gibson impede as pessoas de enxergarem que há outras coisas muito boas, vejo pessoas falando que LP, Flying V, SG de verdade é gibson, da mesma forma com strato que tem que ser fender, na real tudo isso é ilusão, as marcas famosas com certeza tem instrumentos de qualidade e bom som, mas não são tipo, "deuses" que fazem guitarras infinitamente superiores, são ótimas guitarras, mas há de outras marcas mais baratas com qualidade a nv, se vc testar lado a lado uma sx com uma sg gibson ambas com mesmo captador vc vai ver que gibson não é tão superior como vc pensa.

    Spect
    Veterano
    # dez/12 · Editado por: Spect
    · votar


    krixzy
    essa historia de cortes de arvores melhores eu não acredito

    Idade e tamanho da árvore, tipo de corte, todo o processo de seleção, secagem e tratamento da madeira. Não é só a árvore.

    Não tem como uma guitarra que custa para a fábrica provavelmente menos de 150 dólares ter o mesmo nível de construção de uma Gibson Special/Studio qualquer. Não tô falando que fazem instrumentos supremos, as linhas básicas estão bem longe disso, mas ainda existe um degrau bem grande entre uma Gibson da mais básica que seja e uma SX.

    Se não quer levar em conta o que eu digo, ok. Mas aí você vai também estar falando que estão errados luthiers que escolhem a dedo cada peça de madeira que vai para o estoque deles. Vai estar falando que a própria Gibson não faz a mínima idéia do que tá fazendo, já que segundo o que você diz eles poderiam parar de procurar cortes caros e cada vez mais raros e substituir por qualquer outro de madeira da mesma espécie, já que a diferença não vai ser notada por ninguém.

    krixzy
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Spect
    Idade e tamanho da árvore

    Sobre isso não se acha mais arvores de idade avançada, o próprio bertola já comentou isso, as guitarras de antigamente tinha madeira muito superior, inclusive as gibson's, hoje em dia a historia é outra, basta a arvore crescer já estão cortando, dinheiro fala mais alto, desmatamento ta mais rápido que o reflorestamento, e claro que luthier vai escolher madeira com cuidado, ele não vai comprar madeira podre ou em mal conservada, mofando pra fazer guitarra, esses cuidados qualquer fabrica de guitarra tem, só testando as guitarras na real pra ver como é.

    BJKGUITAR
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Selecionar uma madeira ou outra por ela ter um som superior, sendo ambas do mesmo tipo de madeira, não faz sentido. Seleciona-se a madeira pela facilidade do corte e e outros motivos na hora da cofecção.

    Quanto ao tempo de secagem, espero que minha sx daqui a uns 10 anos seja melhor do que uma gibson nova.

    parar de procurar cortes caros
    Quem disse pra você que eles fazem isso?

    Spect
    Dá uma procurada por gibsons originais feitas de compensado.

    Spect
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Quanto ao tempo de secagem, espero que minha sx daqui a uns 10 anos seja melhor do que uma gibson nova.

    Desisto.

    MrMota
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Ok... Meio flood mas beleza.
    Cabei de ver que o peso é 5kg e uns quebrados. O mesmo de uma guitarra sg em mogno?

    Spect
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    MrMota
    Ok... Meio flood mas beleza.
    Cabei de ver que o peso é 5kg e uns quebrados. O mesmo de uma guitarra sg em mogno?


    Já toquei em duas Gibson SG Special que tinham pesos completamente diferentes. As duas eram exatamente da mesma série e do mesmo ano. Então, não dá para se guiar por isso, pois vários outros fatores determinam o peso de uma peça de madeira além de sua espécie.

    Mas eu provavelmente tô errado, já que os caras ali em cima insistem que madeira é tudo igual.

    rockbluesjazz
    Veterano
    # dez/12 · Editado por: rockbluesjazz
    · votar


    Eu tenho uma SX sg, não é Shelter pessoal, a SX é uma marca independente...Tambem tenho uma Gibson SG Standard....Não tem como comparar....Claro que gosto é gosto, mas não me refiro a marca ou status e sim na construção, na seleção de madeiras, no controle de qualidade, captação, hardware, etc... Tem aquela maxima, "a nossa guitarra é sempre a melhor"...."a minha guitarra dá pau em muita guitarra X, Y, etc..". A verdade é que a guitarra é um produto final e tem muitos processos por traz disso...A SX SG é uma guitarra boa, com uma otima relação custo x beneficio e, com alguns upgrades, pode ficar bem melhor...e por fim, ela não é de mogno, talvez seja de Nato, que chamam de mogno asiatico....Não posso garantir isso nas mais novas, mas ao amigo que comprou essa SX SG, voce fez uma boa compra, curta bem a sua guitarra e, no futuro, se voce achar necessario, invista em captadores novos...Abraço.

    krixzy
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Spect
    Mas eu provavelmente tô errado, já que os caras ali em cima insistem que madeira é tudo igual

    Não foi dito que madeira é tudo igual, resumindo, foi dito que pegando 2 pegaços do mesmo tipo de madeira não tem como saber qual vai ter um som melhor, logo não tem como só as madeiras de certas marcas serem as melhores.

    rockbluesjazz
    na construção, na seleção de madeiras, no controle de qualidade, captação, hardware, etc...

    Sim, na construção a gibson é melhor, mas falando do som das guitarras, me diz ai, sua SX e sua gibson tem os mesmos captadores? quais os captadores delas?

    InsanidadeSC
    Veterano
    # dez/12 · Editado por: InsanidadeSC
    · votar


    Essa linha da SX é muito boa, dê uma atenção para as tarraxas dela se tiver grana troque-as, se não, não é nada de tão ruim.

    Já toquei numa, gostei são captadores melhores do que a maioria que vem com as guitarras.

    Assim que ela chegar mande para um luthier regular, toda guitarra precisa disso na primeira vez, e periodicamente, pode ser uma Rickerbacker ou uma memphis, a regulagem é essencial.

    Bons Som's para você!

    MauricioBahia
    Moderador
    # dez/12 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    MrMota

    Só lembrando que Shelter não é SX!!!

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/260837/p1#7555575

    "E a SX é uma fabrica de guitarras espanhola que pelos mesmos motivos de sempre passou a fazer suas guitarras na coréia / china. Shelter é uma marca da HABRO, que não fabrica nada.

    E mais do que gostar de ser enganado, brasileiro tb gosta de se fazer de vítima. Ninguém obriga ninguém a comprar essas guitarras ridículas que esses caras vendem aqui e se não tivesse demanda, não estariam nesse preço, basta ver onde estão os violões tonante hoje em dia, que já chegaram a ser vendidos em 24X nas casas bahia.

    Alias, o Google é uma ótima fonte de informação MESMO.
    http://www.sxguitarspain.com/

    Abraços."

    Abs

    rockbluesjazz
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    krixzy

    Na minha Gibson SG eu coloquei classic 57´plus na ponte e Classic 57 no braço. Na SX SG eu coloquei emgs 81 e 85, ativos. Não tem como comprarar o som de cada uma, mas a SX melhorou muito, e como....Como o nosso amigo InsanidadeSC disse, merece tambem a troca das tarraxas. Os captadores originais da SX são honestos, mas eu preferi trocar radicalmente. Não tenho como comprar o som da Gibson e a SX...Como disse antes, a SX SG é uma guitarra boa, om boa relação custo x beneficio e pode ficar um bom tempo sem mexer nela. Com o tempo, se voce achar necessario, troque as tarraxas e os captadores, mas aconselho a troca por captadores mais em conta e proporcional o valor da guitarra, como os Malagolis, GFS, Sergio Rosar, etc... Abs.

    GabrielRhoads
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Essa Guitarra é Natowood (Mógno Asíatico) em minha opinião não se parece com mogno, maas, bom é a mesma madeira usada nas epiphones. Sobre essa guitarra, os captadores delas são meio ruins, não cheguei a testar, mas vi falarem aqui no fórum. Sobre as tarraxas também merecem uma troca, o jogo grover é barato, e honesto. Mas fora isso é uma guitarra honesta sim.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre SX SG Ssgstd Shelter