Dicas e Sugestões - Captador para Ponte - Cort M600

    Autor Mensagem
    alfacorrea
    Veterano
    # dez/12


    Olá a todos. Agradeço antecipadamente a quem puder ajudar.

    Estou viajando para o USA em janeiro de 2013 e estive pesquisando muito algum captador para colocar na posição da ponte (bridge) da minha guitarra.

    Eu tenho uma Cort M600 e gosto muito do timbre dela. Na verdade mesmo, confesso que a captação original da guitarra me agrada muito, principalmente quanto ao captador da ponte, que é um EMG HZ (passivo).

    Minha questão é: já que eu gosto da guitarra pra caramba e tenho a oportunidade de viajar e fazer um super upgrade, gastando muito pouco, porque não incrementar mais a minha guita?

    O timbre que me cativa é o som de uma Les Paul ou PRS plugadas em um Mesa Boogie Rectifier. Distorção pesada, com graves, para tocar power-chords pesadões, tipo Linkin Park, Alguma coisa da Pitty, Alguma coisa mais EMO tipo NXZero, etc. Gosto muito de Iron Maiden, Metallica, Skid Row (poser), Warrant (poser), mas com um timbre um pouco menos Marshall e mais Mesa Boogie. Minhas equalizações são sempre com os médios mais escavados.

    Fiz uma pesquisa e gostaria de saber a opinião de vc's sobre estes captadores. Aceito novas dica e links.

    Antes de mais nada, tenho o Seymour Duncan JB como referência, mas acho que ele é um pouquinho agudo pro meu gosto.

    Queria um captador pra ponte que fosse um pouquinho mais "fechado" do que o JB, como se o controle de agudos estivesse no 10 e passasse para o 8, sacou?! E, de quebra, se fosse possível, um pentelho a mais de ganho do que o JB, como se o JB estivesse no volume 7 e eu quisesse ir para o 8 ou 9.

    Estou pesquisando estes:

    Seymour Duncan SH-5 Duncan Custom - 14,1KOhms e EQ: 7-6-9
    Seymour Duncan SH-14 Custom Five - 14,4 KOhms e EQ: 6-3-8
    Seymour Duncan SH-13 Dimebucker - 16,25 KOhms e EQ: 6-5-8
    Seymour Duncan SH-3 Stag Mag - 16,2 KOhms e EQ: 4-3-6
    DiMarzio Super Distortion DP100 - output 425 e EQ: 8-7,5-5,5
    DiMarzio Dual Sound DP101 - output 425 e EQ: 8-7,5-5,5
    DiMarzio The Tone Zone DP155 - output 375 e EQ: 8,5-8,5-5

    Agradeço a quem puder dar dicas, experiências ou links.

    Abraço.

    krixzy
    Veterano
    # dez/12 · Editado por: krixzy
    · votar


    alfacorrea
    Na sua guitarra que é de mogno se não me engano, o JB não devia ficar muito agudo, ou vc gosta mesmo de sons bem fechados, se vc gosta de um som pesado bem sujo imâ de ceramica são mais sujos e agresivos, mas se quer som pesado e limpo, melhor pra solos, os alnico tem fama de ser melhor, mais suave. (Michael Amott só usa caps de alnico, passou a maior parte da carreira no arch enemy usando JB).

    Jeff.gomes
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    alfacorrea
    Eu também não gosto do JB, alem de ser agudo não mantem o timbre da guitarra/madeira...

    Para o que você toca, acredito que o "Seymour Duncan SH-5 Duncan Custom" seria o mais legal, é o mais proximo da sua também... outro com mais saida é o Seymour Duncan SH-14 Custom Five (é bem mais saida apesa de em kohns ser pouco).

    Procura algumas coisa na net, a dupla sh5 e sh1 (59' braço) seria muito bom para você, e bem versatil.

    alfacorrea
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Como eu disse, eu tenho o JB como uma referência. Já li muita coisa sobre ele, tanto aqui no forum quanto em outroas sites gringos. Já li até que algumas pessoas que compram as Les Pauls da Gibson fazem upgrades colocando o kit JB/59 na guitarra.

    No momento em que eu peguei o JB como referência, comecei a ler tudo o que pude sobre este captador e inclusive que as novas Cort M600 estão sendo fabricadas com o Duncan Designed HB102 que é uma tentative de réplica barata da própria Seymour Duncan para reproduzir o timbre da dupla JB/59. Inclusive já li também em algum lugar que os próprios captadores EMG HZ antigos são também baseados na dupla JB/59.

    É certo que esta configuração de captadores está bem relacionada com este tipo de guitarra: 2 captadores duplos, corpo sólido de mahogany, escala de rosewood, braço colado, etc, etc, etc, todas as características das guitarras com o timbre mais bacana na minha opinião: Les Paul e PRS.

    Com isto em mente é que passei para a segunda parte da minha análise: tem como melhorar o que já me satisfaz quase completamente? É preciso melhorar?

    Quando à necessidade/obrigatoriedade de fazer este upgrade, prefiro não discutir isso agora, pois alguns aspectos pessoais e irracionais entram em cena: vale a pena gastar essa grana em uma Cort M600? Não sei ao certo, mas é fato que vou investir e pronto!

    Quanto à real mudança de timbre, também não sei se vai mudar muita coisa, mas acredito que: se com captadores OEM o som já fica bom, imagina com os verdadeiros captadores que estes EMG ou os Duncan Design efetivamente copiam (JB/59)???

    A última questão que respondi e me decidiu foi esta, qual seria o próximo passo depois de resolver pela troca dos captadores e resolver pelos pontos que me desagradam no JB?

    Nesse ponto que concordo com o Jeff.gomes: além de ser agudo (...)

    Eu queria um captador que fosse juntamente uma espécie de irmão mais velho do JB. Uma pontinha a mais de volume/ganho e uma pontinha a menos de agudos.

    Passando dos aspectos teóricos para os valores, digamos que o JB seria assim:

    Resistência: 16,4 KOhms
    Pico de ressonância: 5,5 Khz
    Equalização: graves em 5, médios em 6 e agudos em 8

    Digamos que meu captador "teoricamente ideal" seria:

    Resistência: 16,5 KOhms
    Pico de ressonancia: 5,4 KHz
    Equalização: graves em 6 ou 7, médios em 5 e agudos em 5 ou 6

    A partir destes valores "teóricos" que podem representar tudo e nada ao mesmo tempo é que selecionei alguns modelos com uma boa saída em termos de volume e uma curva de equalização no famoso formato de sorriso, com médios escavados e agudos menos forte que os graves.

    Dos captadores com agudos mais reduzidos, eu já tive um DiMarzio Super Distortion e não achei este captador nada demais. Nem achei os agudos tão reduzidos assim, como mostra a curva de equalização do site (8-7,5-5,5). Eu sou contrário a esta classificação do site da DiMarzio (ousadia!!!) e digo que, pra mim, o Super Distortion é bem mais (8-7-7) do que (8-7-5).

    Por enquanto estou entre estes 2 mesmo: SH-5 (Duncan Custom) e o SH-14 (Custom Five).

    Sendo que o SH-5 seria um captador cerâmico e o SH-14 tem os ímãs de Alnico 5. Teoricamente ambos seriam semelhantes, mas a troca do ímã deixa o captador com Alnico 5 mais nervoso do que o captador com ímã cerâmico, embora a maioria dos cerâmicos seja normalmente mais nervoso.

    krixzy
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    alfacorrea
    Cara de acordo com o que vc citou, o captador que vc procura é o 500T da gibson ou 600T Malagoli.

    É mais forte que o JB, e a equalização é graves 7, medios 5,5, e agudos 6.

    Segue uns vídeos do som dele, ele é bem hard hock.

    https://www.youtube.com/watch?v=b5IWjMCpVvw

    https://www.youtube.com/watch?v=JupFZrogDII

    renatocaster
    Moderador
    # dez/12
    · votar


    alfacorrea

    Fala velho!

    Pelo o que vi, vc está procurando um captador com a saída relativamente alta. Eu sugiro o Bill Lawrence L500XL, tenho um desse na minha N4. Pelo menos nela ele funciona que é uma beleza, som rasgadão, bem agressivo.

    Para maiores informações: http://www.harmonycentral.com/products/109353

    alfacorrea
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Então vamos lá:

    dando uma resumida nas opiniões e aproveitando para "upar" o tópico (hehehe)

    krixzy: JB (frisou a escolha inicial) e 500T (depois das minhas considerações)

    Jeff.gomes: JB (confirmou ser muito agudo), indicou o SH-5 (mais exato) e SH-15 (com mais saída)

    renatocaster: Bill Laurence L500XL

    Mais alguém...

    dou-lhe uma...

    Jeff.gomes
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    alfacorrea
    Gibson 500t e sh-5 são até que parecidos, soando na realidade..
    Bill Laurence L500XL - não conheço.

    Acho sensato usar um caps de saida alta, mas sem extremo e meter ganho do pedal/amp, do que usar um Sh15 ou até um par te emg ativo.

    iria de sh5, pq gibson é mais caro.

    alfacorrea
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Mas...

    Tá...

    Imagine o seguinte: captadores Gibson, Seymour e DiMarzio com o mesmo preço, exatamente iguais no valor.

    Veja se vc consegue fazer uma comparação para me ajudar:

    Gibson 500T + 496R vs. Seymour SH-5 + SH-1 ('59 model)

    Jeff.gomes
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    alfacorrea
    Seymour SH-5 + SH-1 ('59 model): Por ser mais facil de achar, e mais barato e mesma qualidade que Gibson.

    Para tocar metalica, um par de Emg ativo (81/85) seria melhor, com sh5 e sh1 toca tudo o que você citou acima, inclusive metalica, mas tem que ver pedal e amp, para combinar, não esqueça.

    mr.jackson
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Jeff.gomes

    Então quer dizer que com captadores EMG 81 e 85 ativos, pedal e amplificador não são necessários pra se tocar Metallica ?

    Jeff.gomes
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    mr.jackson
    Então quer dizer que com captadores EMG 81 e 85 ativos, pedal e amplificador não são necessários pra se tocar Metallica ?
    Não precisa de caps ativos para tocar metalica.
    ;e sobre amp e pedal, me pareceu ironico, mas tem que ver que pedal e amp esta usando, ou pode apesar usar uma pedaleira/rack em linha,

    krixzy
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Jeff.gomes
    iria de sh5, pq gibson é mais caro.

    Se for por preço tem os malagoli, que não acho que seja de menos qualidade, a galera tem que por o pé no chão e ver que caps SD e EMG não vem com varinha de cristal nem segredo... é só um captador que qualquer bom profissional em eletrônica pode faze-lo.

    E concordo com vc, não precisa de caps ativos pra tocar rock ou metal, até acho melhor os passivos, tem uns vídeos na net de um cara usando Duncan Distortion e tem um timbre monstruoso, e com passivo seu timbre ainda vai soar mais orgânico, e tem a vantagem de limpar mais o som quando quiser algo mais tranquilo.

    alfacorrea
    Como o Jeff.gomes disse, aproveita pra testar bastante amp e pedais pq acho que eles é que vão fazer realmente o up no seu som, talvez se vc testar com sua guitarra com os caps que ela tá vc até nem ache necessário troca-los.

    krixzy
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    alfacorrea
    Aproveitando que vc conhece os sh4 JB, o som agudo que vc fala é tipo o que esse cara tira nesse vídeo?

    https://www.youtube.com/watch?v=gz_rLIosODg

    Eu to querendo um timbre assim, curto death metal, mas gosto ainda mais de solos, por isso estou querendo um alnico de alto ganho, esse JB parece muito bom pra solos, timbre bem limpo.

    Jeff.gomes
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    krixzy
    Desculpe, mas não malagoli fique no mesmo nivel de Seymour, Dirmazio, Gibson e Emg. "Talvez" um sergio rosar que fez um belo trabalho e já fica gringo metendo caps dele em gibson std e etc...

    Para uma LP de mogno, o JB até que não ficaria tão agudo, mas para um Prs, acredito que o Sh5 fazendo par com o 59' no braço seria muito legal.
    Mas se for pensar em tocar metal, mas metal mesmo, na ponte o custom custom seria melhor.

    krixzy
    Veterano
    # dez/12 · Editado por: krixzy
    · votar


    Jeff.gomes
    "Talvez" um sergio rosar que fez um belo trabalho e já fica gringo metendo caps dele em gibson std e etc...

    Vc não ta achando que um sergio rosar seja bom só pq tem gringo usando né?

    Eu não duvido que os malagoli sejam do mesmo nível que SD pq já vi algumas pessoas, inclusive aqui no forum, que já testou caps SD e seu semelhante malagoli e confirmou que não perde em nada pros SD, inclusive um carinha que já tocou num duncan distortion e no malagoli distortion. E também não posso confirmar que os malagoli estão no nível dos SD pq não tive oportunidade de comparar os 2 pessoalmente, mas acredito sim que é possível que estejam no nível muito semelhante.

    Calime
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Jeff.gomes

    Custom Custom na minha opinião é o pior captador de "renome" (grande marca) que existe (ao menos dentro os que já testei/tive e/ou usei). Embolado e sem definição ao extremo.

    renatocaster
    Moderador
    # dez/12
    · votar


    Eu poderia ter colocado a "dupla casada" JB + '59 na minha guitarra, mas optei pelo Bill Lawrence na ponte. A vantagem dele em relação ao JB é que apesar dele ter a saída mais alta do que a do JB, ele não é tão agudo quanto. Isso resulta numa gama de harmônicos incrível, pra tocar hard rock é excelente.

    Confesso que o clean dele "puro" não é dos melhores, mas na minha N4 tem a chave pra defasar. Problema resolvido, maior gama de timbres e versatilidade total.

    Sobre mais sugestões, sei lá, não sou muito chegado aos humbuckers da Seymour Duncan. Curto o '59 pro braço, mas pra ponte eu já usei dois que não me agradou muito: JB e Invader. Eu daria uma olhada nos Di Marzios, o Evolution é um captador bem equilibrado, por exemplo. O Super Distortion é mais puxado para os graves, o Fred e o Norton são mais puxado pros médios.

    Dá uma olhada no site, é bem informativo. Especifica a eq. de cada captador e o seu nível de saída.

    http://www.dimarzio.com/pickups/humbuckers?view=grid

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dicas e Sugestões - Captador para Ponte - Cort M600