A real sobre ser autodidata

    Autor Mensagem
    mateusstarling
    Veterano
    # dez/12


    Eu tinha um amigo que me ensinava umas introduções e riffs do metallica. Foi assim que eu comecei no violão tonante do meu avô aos 12 anos de idade.

    Apaixonei-me e ficava tocando guitarra todo horário vago que
    eu tinha e, em menos de 1 ano, já tocava melhor que meu amigo.

    Minha mãe logo me deu uma guitarra Terminator, que vinha com um autofalante acoplado, só precisava de colocar bateria de 9 volts e eu já tinha o meu som com drive e tudo mais.

    Como sou do interior, era muito difícil encontrar professor na cidade, portanto, eu não tinha outra escolha a não ser ouvir musica e ver as vídeo aulas em VHS.

    Estudei um tempo com um cara que era um dos poucos professores da região que tinha feito um curso de harmonia no Rio de Janeiro, isso era o que tinha de mais top em formação musical na cidade.

    Mas eu posso dizer que, até os meus 24 anos de idade, 90% do que eu aprendi foi sozinho, através de discos e vídeo aulas.
    Mas chega uma hora na vida do autodidata que ele tem poucas opções e algumas delas seriam:

    Estar cercado de músicos excepcionais que vão ter fornecer a experiência musical deles e você vai aprendendo na observação e na comunhão musical. O que não é garantia que você vai tocar como eles, mas é uma oportunidade e tanto e nesse momento seria interessante não estragar essa oportunidade.

    Essa opção acima não era uma realidade para mim naquela época porque eu sempre era o mais dedicado nas bandas que eu passava. E também o fato de você estar ao lado de grandes músicos não vai afastar a necessidade contínua de estudar.

    A opção mais plausível para mim era de estudar numa escola ou pagar por um professor sério que pudesse me ensinar dentro de uma cronologia, porque até aquele momento, o que havia acontecido comigo é que eu estudava com músicos que também eram autodidatas e que me ensinavam da maneira que eles entendiam ser a melhor.

    Naquela época não existia um material didático em vídeo que você pudesse seguir cronologicamente, as vídeo aulas eram basicamente para promover os músicos, também não existia curso online. Existiam apenas livros, alguns muito bons, mas muito pouca coisa sequencial.

    Então, com 24 anos ingressei numa escola de musica que, basicamente, copiava a metodologia da Berklee. Estudei harmonia, percepção e improvisação.

    No ano seguinte tive meu grande rompimento indo para a Berklee.

    Hoje tenho o privilégio de tocar com grandes músicos e o que eu observo é que, independente da formação musical, seja ela formal ou não, ter uma cronologia é o mais querente para a formação do musico.

    O que acontece é que, a maioria das pessoas no Brasil aprende na raça, o que vier é lucro,eu aprendi assim, mas eu vejo como foi importante parar por um momento e ter uma cronologia a seguir.

    Eu achava que sabia bem coisas como escalas, arpejos, conceitos e etc, mas quando fui obrigado a voltar e a estudar tudo do começo, as lacunas foram acertadas e, então, eu tinha uma base mais forte para erguer um prédio mais alto.

    Quando a base não esta boa, os conceitos mais complexos chegam de forma obscura e não conseguimos, verdadeiramente, assimilar, porque esta faltando alguma coisa que deveria ter sido reparada lá atrás.

    E os conceitos e as ferramentas dentro dessa cronologia também precisam ser estudadas com profundidade. Algumas vezes me estresso com alunos que não querem começar o cronograma da aula de pentatônicas porque acham que já dominam a mesma.

    Conhecer pentatônica de forma sólida é tocar em qualquer tonalidade, em qualquer região do instrumento, em qualquer corda. Saber sobrepor pentatônicas de outros graus, saber aplicar as pentatônicas sobre outros acordes e por fim conseguir desenvolver motivos e ideias querentes com a mesma.
    Nem estou falando de tocar a pentatônica fora da tonalidade, que é algo que eu já introduzo nas primeiras aulas como efeito.

    Ai sempre vem um cara para dizer que BB King conseguiu ser a lenda, ser rico e famoso apenas com uma simples penta. É verdade, se o seu alvo final é tocar como BB King eu posso ser sincero contigo que você não precisa estudar cronologia nem nada, mas se você almeja outros caminhos talvez seja necessário voltar para as bases e rever conceitos.

    No meu site eu disponibilizo a ordem cronológica que eu proponho para meus alunos:

    http://www.mateusstarling.com.br/pt/blog/133-guitarra-o-que-estudar-pr imeiro

    Fiquem com Deus.
    Mateus Starling.

    _______________________________________

    [EDITADO PELA MODERAÇÃO]

    Por favor, leia as regras do Fórum http://forum.cifraclub.com.br/?action=regras

    1. Criação de tópicos

    "1.3. Antes de criar um tópico, use a busca e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Caso não encontre a resposta exata, UTILIZE UM DOS TÓPICOS EXISTENTES. Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário."

    http://forum.cifraclub.com.br/?q=autodidata&sa=Buscar&domains=forum.ci fraclub.com.br&sitesearch=forum.cifraclub.com.br&cx=partner-pub-728469 8113143250%3A7103296851&forid=1&action=buscagoogle&ie=UTF-8&oe=UTF-8&c of=FORID%3A11&hl=pt

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a A real sobre ser autodidata