Duvida: Associar Modos Gregos com as escalas

    Autor Mensagem
    brunoandrad
    Veterano
    # dez/12


    Fala galera.

    Dei uma pesquisada e não achei algo que sanasse minha duvida sobre a importância de conhecer e associar os modos gregos com as escalas.

    Tava vendo este video do Rick Furlani


    Ele fala: O conjunto dos acordes forma uma base mí dórico..
    Poxa, mas não era mais fácil falar: O conjunto dos acordes forma uma base Ré maior?

    Se alguém falar para mim, faz a escala de Sol maior, eu consigo fazer na hora em qualquer região do braço. Entretanto se alguém falar: Faz a escala de Dó Lídio, eu vou levar alguns segundos até associar o Dó Lídio com a escala de Sol Maior.

    1° Qual o motivo de 99% dos guitarristas falarem em modos ao invés de falar a escala em si?

    2° Associar os modos a escala rapidamente é questão apenas de padrão ou existe alguma vantagem musical?

    cafe_com_leite
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    brunoandrad
    Posso estar errado, mas se você começar da nota G na escala de C, vai dar uma sequência diferente eu acho.
    Me corrijam se estiver errado, to aprendendo isso também

    brunoandrad
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    cafe_com_leite
    Então, a sequencia vai ser diferente, mas as notas serão as mesmas da escala de Dó maior(jônico), ficaria:
    Sol - Lá - Si - Dó - Ré - Mi - Fá - Sol

    Mas continuaria sendo a escala natural de Dó...

    brunoepronto
    Melhor participante de jam
    Prêmio FCC violão 2008
    # dez/12
    · votar


    brunoandrad
    1° - usamos esse termo pra ajudar no entendimento da mesma:se vc começar a escala maior por cada um dos seus graus vc terá cada um dos 7 modos gregos, por isso se falam mais em modos do q na escala em si, ajuda mais a entender a sonoridade q se quer obter.

    2° - a vantagem no lado musical é q vc terá mais facilidade pra olhar o acorde e saber q modo se encaixa naquela qualidade de acorde, e vai fazer com q vc se expresse de forma mais adequada ao q pretende passar pro ouvinte.

    brunoandrad
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    brunoepronto
    Acho que entendi... se usam os nomes dos modos para manter a identificação do Tom da música?

    E é importante saber como soa cada modo em cima de cada acorde?
    Ex: Frigio tem sonoridade flamenca, etc?

    fabioche
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    o mais importante nos modos é q, apesar de terem as mesmas notas, a distribuição dos intervalos é diferente para cada grau, o q tem como consequência sonoridades próprias... isso te dá o recurso de tocar com intenções diferentes, dependendo do q vc quer!

    LeandroP
    Moderador
    # dez/12
    · votar


    brunoandrad

    Os modos são separados pela tonalidade de cada um. Tonalidade é maior e menor.

    Separe os modos maiores dos menores:

    maiores: jônio, lídio e mixolídio

    menores: dórico, frígio, eólio e lócrio

    Se ele diz que é um "Mi dórico", naturalmente você sabe que é um Mi menor, e o dórico você já sabe que é uma "escala menor com sexta maior", o que dá origem aos acordes Dm6, além do tradicional Dm7.

    Essa informação é transmitida naturalmente quando se fala em qualquer acorde/escala/modo "dórico".

    Você pode até pensar na escala de Ré maior pra considerar "as notas", já que são as mesmas (o Mi dórico é uma inversão do Ré jônio). Entretanto, os intervalos são classificados a partir da nota Mi, que é a tônica, e não a nota Ré, que passa a ser a 7a menor em relação ao Mi.

    Experimente tocar o modo Mi dórico sobre os acordes "Em7 - A7" (toque os acordes em loop). Note que a escala de Mi menor natural não funciona tão bem quanto funciona o Mi dórico. E que se não fosse apenas pelas notas serem iguais, nem daria pra pensar em Ré maior, porque o acorde Ré maior nem aparece.

    Em resumo, é exatamente o que foi postado pelo fabioche.

    Sobre associar os modos com escalas é muito simples: modos são escalas, com características próprias (intervalos característicos).
    -----------------------------------------------------------

    Use a busca do fórum. Temos diversos tópicos que abordam o assunto. Continue o assunto em um desses tópicos.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Duvida: Associar Modos Gregos com as escalas