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Mensagem |
brunoandrad Veterano |
# dez/12
Fala galera.
Dei uma pesquisada e não achei algo que sanasse minha duvida sobre a importância de conhecer e associar os modos gregos com as escalas.
Tava vendo este video do Rick Furlani
Ele fala: O conjunto dos acordes forma uma base mí dórico.. Poxa, mas não era mais fácil falar: O conjunto dos acordes forma uma base Ré maior?
Se alguém falar para mim, faz a escala de Sol maior, eu consigo fazer na hora em qualquer região do braço. Entretanto se alguém falar: Faz a escala de Dó Lídio, eu vou levar alguns segundos até associar o Dó Lídio com a escala de Sol Maior.
1° Qual o motivo de 99% dos guitarristas falarem em modos ao invés de falar a escala em si?
2° Associar os modos a escala rapidamente é questão apenas de padrão ou existe alguma vantagem musical?
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cafe_com_leite Veterano |
# dez/12
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brunoandrad Posso estar errado, mas se você começar da nota G na escala de C, vai dar uma sequência diferente eu acho. Me corrijam se estiver errado, to aprendendo isso também
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brunoandrad Veterano |
# dez/12
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cafe_com_leite Então, a sequencia vai ser diferente, mas as notas serão as mesmas da escala de Dó maior(jônico), ficaria: Sol - Lá - Si - Dó - Ré - Mi - Fá - Sol
Mas continuaria sendo a escala natural de Dó...
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brunoepronto Melhor participante de jam Prêmio FCC violão 2008 |
# dez/12
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brunoandrad 1° - usamos esse termo pra ajudar no entendimento da mesma:se vc começar a escala maior por cada um dos seus graus vc terá cada um dos 7 modos gregos, por isso se falam mais em modos do q na escala em si, ajuda mais a entender a sonoridade q se quer obter.
2° - a vantagem no lado musical é q vc terá mais facilidade pra olhar o acorde e saber q modo se encaixa naquela qualidade de acorde, e vai fazer com q vc se expresse de forma mais adequada ao q pretende passar pro ouvinte.
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brunoandrad Veterano |
# dez/12
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brunoepronto Acho que entendi... se usam os nomes dos modos para manter a identificação do Tom da música?
E é importante saber como soa cada modo em cima de cada acorde? Ex: Frigio tem sonoridade flamenca, etc?
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fabioche Veterano |
# dez/12
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o mais importante nos modos é q, apesar de terem as mesmas notas, a distribuição dos intervalos é diferente para cada grau, o q tem como consequência sonoridades próprias... isso te dá o recurso de tocar com intenções diferentes, dependendo do q vc quer!
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LeandroP Moderador |
# dez/12
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brunoandrad
Os modos são separados pela tonalidade de cada um. Tonalidade é maior e menor.
Separe os modos maiores dos menores:
maiores: jônio, lídio e mixolídio
menores: dórico, frígio, eólio e lócrio
Se ele diz que é um "Mi dórico", naturalmente você sabe que é um Mi menor, e o dórico você já sabe que é uma "escala menor com sexta maior", o que dá origem aos acordes Dm6, além do tradicional Dm7.
Essa informação é transmitida naturalmente quando se fala em qualquer acorde/escala/modo "dórico".
Você pode até pensar na escala de Ré maior pra considerar "as notas", já que são as mesmas (o Mi dórico é uma inversão do Ré jônio). Entretanto, os intervalos são classificados a partir da nota Mi, que é a tônica, e não a nota Ré, que passa a ser a 7a menor em relação ao Mi.
Experimente tocar o modo Mi dórico sobre os acordes "Em7 - A7" (toque os acordes em loop). Note que a escala de Mi menor natural não funciona tão bem quanto funciona o Mi dórico. E que se não fosse apenas pelas notas serem iguais, nem daria pra pensar em Ré maior, porque o acorde Ré maior nem aparece.
Em resumo, é exatamente o que foi postado pelo fabioche.
Sobre associar os modos com escalas é muito simples: modos são escalas, com características próprias (intervalos característicos). -----------------------------------------------------------
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