Autor |
Mensagem |
eduardodff Veterano |
# nov/12
Me bateu uma dúvida sobre pentatônicas bem interessante: vamos supor uma base parada em C e eu quero usar somente pentatônica e eu considero que esse Dó é jonio, e que os três acordes maiores que compõe esse campo harmonico são: Dó, fá e sol! Posso usar as pentas de dó, fá e sol maior e suas respectivas relativas? E se considerasse esse dó lídio e mixo, o raciocínio se manteria? Se C lídio, campo de G, posso usar pentas maiores e relativas de G, C e D. Se C mixo, campo de Fa, pentas maiores e relativas de Fa, Bb e C Ou viajei???
|
ALF is back Veterano
|
# nov/12
· votar
eduardodff cara com ctza vc pode! tudo pode...a questão é se vai ficar legal...o q é bom pra mim pode nao ser bom pra vc...entao nada como vc fazer todas essas bases em loop numa DAW e brincar! abç
|
LeandroP Moderador |
# nov/12 · Editado por: LeandroP
· votar
eduardodff eu considero que esse Dó é jonio, e que os três acordes maiores que compõe esse campo harmonico são: Dó, fá e sol! Posso usar as pentas de dó, fá e sol maior e suas respectivas relativas?
Se são todas as tríades maiores, você pode tocar as respectivas pentatônicas maiores. E desta forma você não está tocando os modos, porque nessas pentatônicas não estão as notas características, que no modo lídio é o intervalo de 4a aumentada e no mixolídio é a 7a menor (forma um trítono com a 3a maior). A pentatônica menor é formada pelos intervalos: T, 2M, 3M, 5J e 6M.
Você pode utilizar as demais intervalos (4as e 7as) em cada pentatônica. Pode até trocar os modos (jônio, lídio e mixolídio). Se vai ficar bom aí é com você. Por que não experimenta?
As relativas menores soam bem nas pentatônicas, pois vendo friamente não passam de inversões das pentatônicas menores, sendo as mesmas notas.
|
mateusstarling Veterano |
# nov/12
· votar
eduardodff Existe algo que se chama sobreposição de pentatônicas, algo que eu inclusive cubro numa das apostilas das minhas video aulas. Você pode usar as pentas do campo harmônico livremente e essas vão gerar novas cores "tensões" sobre a progressão em voga. Muito músicos usam desse artificio de sobreposição de pentas como o Scott Henderson e Robben Ford.
|
PigO Veterano |
# nov/12 · Editado por: PigO
· votar
se eu usar cada penta em cada acorde(C maior uso de C maior, em G maior uso de G maior e assim por diante) entaum so vai criar uma caracteristica diferente por causa dos intervalos, mas ainda continuara sendo um solo [modal ou tonal?]....
|
eduardodff Veterano |
# nov/12
· votar
ALF is back Obrigado! LeandroP mestre! mateusstarling "o cara" Eu fiz a seguinte análise: Se tiver uma base parada em C (tríade), só pra manter o exemplo e imagino C Jônio, tenho as seguintes possibilidades de penta: Penta m7 de Am ou maior de C (notas A, C, D, E e G) Sonoridade clássica
Penta m7 de Dm ou maior de F( notas D, F, G, A e C) Pintou um F que não existia na anterior e que corresponde à 4J em relação à base de C
Penta m7 de Em ou maior de G( notas E, G, A, B e D) Pintou um B que não estava em nenhuma das duas pentas anteriores e que corresponde a 7M da base em questão.
Não consegui perceber a aplicabilidade prática, seria você repousar em determinadas notas para dar uma tensão diferente no acorde base?
|
LeandroP Moderador |
# nov/12
· votar
eduardodff
Vejo as outras pentas da mesma forma como você expôs.
Elas dão um colorido diferente. Uma penta de Em7 sobre uma tríade de C maior deixa "com cara" de C7M(9), o que é até um acorde característico do seu modo. Então, acho que é sem novidades (até então).
É uma pena que no Brasil não tenha tanta literatura a respeito. Acho que o mateusstarling, que estudou fora, pode até dar uma direção ao assunto, pois pelo que sei, lá fora lançam livros e livros somente sobre pentatônicas. Por isso eu acho que devem existir outros aromas, outras cores, que até então, passam batido à nossa percepção.
LeandroP mestre!... do enrolation (rsrsrsrs)
|
thms555 Veterano |
# fev/13
· votar
PigO se eu usar cada penta em cada acorde(C maior uso de C maior, em G maior uso de G maior e assim por diante) entaum so vai criar uma caracteristica diferente por causa dos intervalos, mas ainda continuara sendo um solo [modal ou tonal?]....
Gostaria que alguém respondesse essa pergunta, pq é minha dúvida também.
|
thms555 Veterano |
# fev/13
· votar
up
|
LeandroP Moderador |
# fev/13
· votar
thms555
Continua tonal, porque pertence à tonalidade.
Isso, por exemplo, seria modal: Gm7 - Bbm7
|