Pesquisa_ O que você acha que é improvisar, como você improvisa? E mais

Autor Mensagem
rhoadsvsvai
Veterano
# nov/12
· votar


mateusstarling
cara , vivo te fazendo perguntas , desculpa a encheção de saco , mas tira mais uma curiosidade?
eu tou certo quanto a imagem que eu tenho sobre a maneira que os jazzistas improvisam?
" "vou partir da triade menor da terça do acorde x ,ir cromaticamente até a tonica do acorde y , dai eu dou um bend de meio tom na setima da escala , e subo em mixolidio até o acorde x finalizando na tonica""

ou tou viajando ? pq comprei umas aulas la que o pessoal indicou naquele topico do jazz blues , ai quando o cara explica oque ele tocou , ele fala tipo assim , mas isso significa que o estudante tem que pensar assim?

Die Kunst der Fuge
Veterano
# nov/12 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


*Oq é improvisar?

É acrescentar, durante a execução de uma música, qualquer arranjo que não tenha sido pensado anteriormente para ser incluído naquele momento da música. Isso pode ser algo que você criou anteriormente (como licks, ou mesmo citações de trechos já compostos) ou algo criado no momento.

*Falem ae como vcs improvisam?

Não improviso.

*Qual seria o ideal de se improvisar bem?

Improvisar em contraponto, e, em último nível, fugas.

Mas em guitarra isso seria complicado =P

*Só sei improvisar num estilo, pq???

Eu não sei em nenhum. Não sei os cacoetes de nenhum estilo, portanto, se eu fosse improvisar seria apenas pensando, genericamente, em notas e nos intervalos que elas formam com o acompanhamento, nada mais que isso.

*Será possível traçar o perfil do guitarrista pelo seu estilo de improvisação?

O perfil de improvisação sim.

*Vc começou imaginando que improvisar era uma coisa e com o passas do tempo mudou completamente o mode de pensar? Foi pela tecnica?

Não lembro direito o que eu pensava sobre improviso, só sei que com o passar do tempo, ao saber o que era improvisado e o que não era, fui passando a não gostar de improvisos e nem do seu resultado.

Hoje em dia eu posso tolerá-los, quando estão em uma boa composição, mas todas as músicas que me cativam e que eu acho geniais têm todos os seus principais elementos* compostos nota por nota, que é como eu acho que deve ser e é como eu acho que se pode chegar a um resultado sonoro em que o improviso jamais chegará.

* A exceção é, por exemplo, em cadenzas de concertos, ou no baixo-contínuo de peças barrocas, mas eu não considero que este seja o "principal elemento" de uma composição e ainda assim ele carrega informações compostas previamente.

rhoadsvsvai
Veterano
# nov/12
· votar


Die Kunst der Fuge
rato de conservatorio !! iudshauidhsaui

Lelo Mig
Membro
# nov/12
· votar


rhoadsvsvai


"desculpa lelo mig hahah"

Pô, o cara vai lá no meu vídeo, elogia meu improviso, agora aqui ele insinua que "eu não gosto de guitarra?"

Sacanagem....kkkkkkk

rhoadsvsvai
Veterano
# nov/12
· votar


Lelo Mig
não , eu te colocaria no grupo dos jazzistaas ,pq és do mpb e talz idhsaiuh.
quando eu falo "desculpa lelo mig hahah" tou falando daquele teu topico sobre os guitarristas de new wave não da tua improvisação , que como ja falei , achei muito foda.

Lelo Mig
Membro
# nov/12
· votar


rhoadsvsvai

hehehe....de boa!

Vou gravar um improviso "Rock ´n´Roll"...hehehe

Mas do meu jeito tosko...ou seja, na bucha!!...não quero nem saber o tom da música antes...rs

Scrutinizer
Veterano
# nov/12
· votar


Oq é improvisar?
Executar algo não decidido previamente.

Falem ae como vcs improvisam?
Eu executo algo não decidido previamente. (basicamente é tudo o que eu faço)

Qual seria o ideal de se improvisar bem?
Saber o som que você quer fazer e conseguir fazê-lo.

Só sei improvisar num estilo, pq???
Ouça outras coisas, depois de MUITO ouvir (sério, amadurecer num estilo até mesmo como ouvinte não é de um dia pra outro) você passa a analisar e estudar (ou faz isso enquanto ouve, sem problemas, mas não é porque você terminou um livro de harmonia de jazz e decorou todas as frases possíveis que você se torna um bom improvisador, músico tem que ouvir música)

Será possível traçar o perfil do guitarrista pelo seu estilo de improvisação?
Como improvisador, sim.

Vc começou imaginando que improvisar era uma coisa e com o passas do tempo mudou completamente o mode de pensar? Foi pela tecnica?
Pra mim era só enfiar licks numa harmonia pré-determinada (época guitarrera minha), depois vi que essas limitações são besteiras.

Scrutinizer
Veterano
# nov/12
· votar


rhoadsvsvai
Cara, pode ser que esse aí pensa assim (eu acho improvável, essas coisas são instintivas, e mesmo que tenham toda essa lógica por trás ele fez isso porque já estava acostumado com isso, mas totalmente possível), mas outros não. Ouvi de alguns que imaginavam a melodia sem se preocupar com essas fórmulas (eles não precisavam mais delas) e depois simplesmente tocavam.

ogner
Veterano
# nov/12
· votar


Só adianto que quem esta somente "respondendo minhas perguntas" esta tirando nota 0 ( ZERO ). Não são perguntas, como eu expliquei no post inicial, são apenas *topicos pra ajudar a formatar as ideias!!! Até pq as "perguntas" não são tãããão boas e centrais assim.

Hehehehe!!!

Humildade parcelada
Veterano
# nov/12
· votar


*Oq é improvisar?
É improvisar, na simplicidade do que essa palavra quer dizer. Tocar algo que não tenha sido escrito ou pensado antes, o que te ocorre na hora, o que está sentindo com a música e consigo mesmo, e expressar isso.

*Falem ae como vcs improvisam?
FRITANDO NOTAS HEHEHEHEHE! Zoeira (ou não), mas eu tento harmonizar de acordo com o que a música pede, se é uma música lenta e com bastante feeling, tento fazer um improviso que se encaixe nisso. Também depende de como me sinto, da adrenalina, do que ocorre na hora...

*Qual seria o ideal de se improvisar bem?
Estar em sintonia com o "ambiente" musical. Não precisar se prender totalmente a algo já estabelecido.

*Só sei improvisar num estilo, pq???
Costume. Acho que tendemos a ter especialidade no estilo que mais gostamos e mais tocamos, porque estudamos mais sobre aquele estilo. Um músico de MPB improvisando em uma música da Dragonforce provavelmente daria muito errado.

*Será possível traçar o perfil do guitarrista pelo seu estilo de
improvisação?

Sim, pelo modo como ele se expressa e coloca de si no que está fazendo.

*Vc começou imaginando que improvisar era uma coisa e com o passas do tempo mudou completamente o mode de pensar? Foi pela tecnica?
Um pouco. Comecei imaginando que improvisar era apenas jogar notas ao vazio de forma que combinasse e que só seria feito pra substituir solos originais. Depois com mais estudo, não exatamente de técnicas, mas sim de ouvir música, os horizontes foram se ampliando.

GuitarristaGuitarreiro
Veterano
# nov/12
· votar


*Falem ae como vcs improvisam? Eu improviso sem pensar em escala e nem em nada , só toco (Guitarra) .

*Só sei improvisar num estilo, pq??? Pq tu é um filho da puta -q , agora sério , por exemplo , tu vive ouvindo Hard Rock e tocando Hard Rock e quando vai improvisar geralmente támbem improvisa em Bt's de Hard Rock , então tu tá mais abituado áo Ritmo do Hard Rock , e quando vai improvisar um Blues por exemplo , não consegue , acho que isso se resolve facilmente dando uma estudada na Bt , e treinando .

Scrutinizer
Veterano
# nov/12
· votar


ogner
Eu posso adicionar uma coisa aqui:

Improviso não é só melodias e harmonia, no sentido mais literal possível, é timbre e ritmo, e, na verdade, qualquer coisa que você queira fazer.
Existem pessoas que improvisam com ruídos, outros com notas aleatórias, tudo é válido.
Exemplos:
http://www.youtube.com/watch?v=Gdi_xeEEEyI
http://www.youtube.com/watch?v=5OpiCUfZyco
http://www.youtube.com/watch?v=YG9qdjTznY4

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pesquisa_ O que você acha que é improvisar, como você improvisa? E mais