Gostaria da opinião de vocês quanto a minha técnica

    Autor Mensagem
    victorg3
    Veterano
    # nov/12


    Bem sou iniciante ainda, toco há 1 ano e 5 meses, e queria saber se vocês acham que minha velocidade está boa, porque acredito que minha palhetada esteja me limitando....

    Tipo eu sempre palhetei com o dedo, e só comecei a prestar atenção nisso agora, já que meu professor nunca tinha comentado (sempre fiz aula). E acontece que to meio preocupado com isso, não sei se a velocidade que eu to é boa/normal pro meu tempo de treino ou se realmente tá meio atrasada.

    Por exemplo descer e subir uma escala maior, eu consigo no máximo 125/130 com quatro batidas por minuto, mas percebo que sinto dificuldade na mizinha (onde eu acho que me limita tb) e que quando desço uma escala (do agudo pro grave) é muito mais confortável do que subir, fazendo palhetada alternada. Prova disso é que um lick (que só desce) do malmsteen que peguei faz pouco tempo (do far beyond the sun) eu conseguo fazer a 125 também.

    Outro exemplo é um exercicio do paul gilbert, que ele toca uma nota numa corda inferior e outras seis na superior desta, indo e voltando, por exemplo:
    G------12-----------------------------12-- E assim por diante
    D----------15--13--12---13---15------15
    Esse eu aprendi hoje mesmo e consegui fazer em tercina (tres notas por batida) a 180 com certa dificuldade, mas sem errar. A propósito tirei faz um mes a musica do Judas Beyond The Realms of Death e consigo tocar de boa ela (o solo inclusive, obviamente), só pra ter um parâmetro...

    Minha palhetada parece com a desse cara, mase ele sobe escala la pelos 160 a 4npb http://www.youtube.com/watch?v=s6N8G7lTI2M

    Então é isso, só quero completar dizendo que eu não ligo só pra técnica, só estou preocupado com a minha palhetada que acho que pode me limitar, mas como falam que demora mesmo pra aumentar a velocidade, quero a opinião de quem tiver alguma experiencia parecida.

    krixzy
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: krixzy
    · votar


    victorg3

    Ta lento cara, você tem que tocar numa velocidade tipo a desse cara do vídeo:



    uahsuahs ta parei....

    Você ta indo bem sim mano, sua velocidade ta boa, só não fica muito obcecado com isso, se preocupe em manter uma velocidade boa confortavelmente, porque pra tocar com uma velocidade acima da média tem que praticar muito todos os dias, e ao meu ver vc não precisa ser o the flash, certamente vai ter velocidade pra tocar qualquer música, é muito raro encontrar um solo tão rápido que vc não consiga fazer, a não ser que vc queira tomar o recorde do Tiago Della Vega uahsuahs...

    Ah, e palhetas mais grosas tipo 2mm ou 3mm e cordas mais rígidas ajuda, pelo menos pra mim é melhor.

    Denis Guitar
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    krixzy
    Tem esse também, hehehe:



    Markrovit
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Denis Guitar

    Afinal de contas quem é o mais rapido do mundo atualmente ? toda hora muda essa bagaça kkkk

    victorg3
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    uahsuahs ta parei....

    Você ta indo bem sim mano, sua velocidade ta boa, só não fica muito obcecado com isso, se preocupe em manter uma velocidade boa confortavelmente, porque pra tocar com uma velocidade acima da média tem que praticar muito todos os dias, e ao meu ver vc não precisa ser o the flash, certamente vai ter velocidade pra tocar qualquer música, é muito raro encontrar um solo tão rápido que vc não consiga fazer, a não ser que vc queira tomar o recorde do Tiago Della Vega uahsuahs...

    Ah, e palhetas mais grosas tipo 2mm ou 3mm e cordas mais rígidas ajuda, pelo menos pra mim é melhor.

    Então eu uso palheta de 1mm, se for mais grossa não consigo tocar na velocidade q eu to, pq o dedo tem menos força e tal.

    Mas não to obcecado não, é que como eu disse, fico meio precoupado porque quase ninguém palheta com o dedo, e como to tendo dificuldade não sei se é por causa disso ou se é normal... Quanto aos solos eu realmente queria tocar na velocidade do Malmsteen, que é o meu parâmetro de muito rápido, acima disso não tenho interesse, mas a palhetada dele é monstro de qualquer forma. Michael Angelo e Della Vega são doentes, mas nem curto nessa velocidade, ai o entendimento é zero.
    Quanto ao treino to mantendo 3-4 horas diarias, espero que seja suficiente... e fim de semana as vezes treino, só quando não tenho nada pra fazer.

    Valeu pela resposta!

    victorg3
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Afinal de contas quem é o mais rapido do mundo atualmente ? toda hora muda essa bagaça kkkk
    Pode cre, toda hora aparece alguém, mas aquele video do Della Vega é meio estranho, ele conseguiu fazer muito mais rapido do que quando bateu o recorde no guinnes book sendo que não foi tanto tempo atras da publicação do vídeo...

    cafe_com_leite
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    victorg3
    Pode ser que pra bater o recorde ele não precisava usar toda sua velocidade, mas nunca se sabe né...

    krixzy
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    victorg3
    fico meio precoupado porque quase ninguém palheta com o dedo

    não entendi o que vc quis dizer...

    Quanto ao treino to mantendo 3-4 horas diarias, espero que seja suficiente...
    Sim é suficiente, o importante é manter o treino e não ter presa, e sempre usar metrônomo, e ir aumentando a velocidade gradativamente, é importante vc sentir a vontade tocando rápido, as vezes se esfossando vc sabe que pode ser mais rápido, mas se já torna desconfortável então é melhor esperar um pouco mais antes de aumentar a velocidade, pra não correr o risco de tocar embolando tudo, e quanto mais aquecido vc tiver mais fácil fica.

    victorg3
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: victorg3
    · votar


    não entendi o que vc quis dizer...

    É que quase ninguém palheta usando movimento do dedo... geralmente é punho ou braço, dai fica a dúvida se pode ser rápida também e se devo mudar o tipo de palhetada pro que todo mundo usa

    Sim é suficiente, o importante é manter o treino e não ter presa, e sempre usar metrônomo, e ir aumentando a velocidade gradativamente, é importante vc sentir a vontade tocando rápido, as vezes se esfossando vc sabe que pode ser mais rápido, mas se já torna desconfortável então é melhor esperar um pouco mais antes de aumentar a velocidade, pra não correr o risco de tocar embolando tudo, e quanto mais aquecido vc tiver mais fácil fica.

    Sim, aquecer é o ideal, geralmente começo com cromatismo a 160, depois escala maior e penta em 170 e vo aumentando de 10 em 10, fazendo tercina ,sextina também e alguns outros padrões de coordenação. Engraçado que sinto isso mesmo, como se desse pra ir mais rápido, mas não vai... de qualquer forma to tentando relaxar mais quando mais rápido pra ver se fica mais fácil. O mais estranho é que se comparado quando eu comecei, eu senti muita evolução, mas agora parece que estagnou e não vai mais... mas to ligado que é questão de treino.

    victorg3
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Pode ser que pra bater o recorde ele não precisava usar toda sua velocidade, mas nunca se sabe né...
    Sei la cara, o recorde já era um absurdo.... mas também não da pra duvidar desses caras, já era inesperada uma velocidade daquelas...

    sr. das caravelas
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Della Vega lixo, rs.

    E não se preocupe com isso, como disseram, toque na velocidade que for necessária e confortável para você.

    victorg3
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Della Vega lixo, rs.

    E não se preocupe com isso, como disseram, toque na velocidade que for necessária e confortável para você.


    Meio lixo mesmo, uma vez vi uma improvisação dele com um tal de paulo pacheco, que horrivel mano, errava os bends e só fazia pose... triste

    krixzy
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    victorg3
    É que quase ninguém palheta usando movimento do dedo... geralmente é punho ou braço, dai fica a dúvida se pode ser rápida também e se devo mudar o tipo de palhetada pro que todo mundo usa

    Agora entendi, mas também não importa, cada um tem um jeito próprio de palhetar, se a forma que vc toca ta confortável e bom pra vc vai em frente, só tem 2 regras pra palhetar:

    1ª Procure sempre a forma mais confortável.
    2ª Faça o mínimo de movimento possível, quanto menos afastar a palheta e os dedos das cordas mais rápido vc toca nelas de novo.

    Whisky a Go Go
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: Whisky a Go Go
    · votar


    Só pense no seguinte: David Gilmour não faz nenhum solo rápido, mas na minha opnião, é o guitarrista que possui um feeling extretamente forte, e aí? A velocidade ganhou? Obvio que não!

    O que estou tentando dizer é: não adianta você ter velocidade, se não consegue transmitir emoção, feeling, entendeu? A música é uma arte, preocupa-se em passar sentimentos na música, este eu te garanto que é o "pulo do gato". Obvio que, não vai menosprezar técnicas, né? Elas são necessárias, sem isso tu não faz nada também.

    krixzy
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: krixzy
    · votar


    Whisky a Go Go
    David Gilmour não faz nenhum solo rápido, mas na minha opnião, é o guitarrista que possui um feeling extretamente forte, e aí? A velocidade ganhou? Obvio que não!

    Concordo com você velocidade não significa ser bom, mas é necessária, principalmente pra quem toca de rock a metal...

    No fim da contas, praticar velocidade faz você um músico ainda mais completo.

    sr. das caravelas
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    "Meio lixo mesmo, uma vez vi uma improvisação dele com um tal de paulo pacheco, que horrivel mano, errava os bends e só fazia pose... triste"

    Kkkkkkkk, pode crer, estou vendo o vídeo em questão e me arrependi já, quiáquiáquiá quanto lixo junto. E é preconceito mesmo, não suporto esses caras, que """improvisos""" toscos, rs.

    Whisky a Go Go
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    krixzy
    mas é necessária, principalmente pra quem toca de rock a metal...

    No fim da contas, praticar velocidade faz você um músico ainda mais completo.


    Concordo cara, acho que não me expressei muito bem. Velocidade que me refiro são esses guitarristas que parecem fazer compeonato de notas por segundo, aquela coisa chata de ouvir.

    Uma velocide moderada é bem aceita. No meu gosto musical, o guitarrista que pra mim a velocidade está no limite é o Ritchie Blackmore.

    Denis Guitar
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Markrovit
    Não sei, hehehe. Logo vão ficar tão rápidos que não será mais possível registrar em video. Taí o show do cara... opa, acabou já! E tocou 50 músicas!!!

    Acho legal, mas temos que entender que é uma atração, tipo o cara que pendura botijão de gás no bigode, ou o cara que come vidro, ou aquele que tem a lista telefônica decorada. É muito investimento para pouca coisa.

    Tem que ter velocidade? Claro, pois com o aperfeiçoamento técnico ganhamos a liberdade na expressão musical, mas tudo tem limite. Do que adianta tocar rápido um monte de notas erradas, que não se enquandram no contexto, que dizem muito pouco? A velocidade tem que ser um atributo técnico trabalhado de forma sólida como muitos outros como a interpretação, a articulação, a riqueza no fraseado, o vínculo melódico, a estruturação musical, o sentimento, a harmonia.

    E quando começarem a estudar todo esse resto vão ver que não sobra tempo pra ser tão rápido.

    victorg3
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Concordo cara, acho que não me expressei muito bem. Velocidade que me refiro são esses guitarristas que parecem fazer compeonato de notas por segundo, aquela coisa chata de ouvir.

    Uma velocide moderada é bem aceita. No meu gosto musical, o guitarrista que pra mim a velocidade está no limite é o Ritchie Blackmore.


    Pode deixar cara, não sou obcecado pela velocidade, só quero ser um guitarrista completo em todos os sentidos, e técnica exige muito esforço e dedicação, por isso não quero fazer algo de errado que desperdice tempo.

    De qualquer modo gostaria de ouvir sua opinião a respeito do que ja disse sobre o meu desenvolvimento... acha que está bom, ou atrasado, qualquer coisa que possa ajudar nesse sentido?

    Valeu!

    victorg3
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: victorg3
    · votar


    Não sei, hehehe. Logo vão ficar tão rápidos que não será mais possível registrar em video. Taí o show do cara... opa, acabou já! E tocou 50 músicas!!!

    Acho legal, mas temos que entender que é uma atração, tipo o cara que pendura botijão de gás no bigode, ou o cara que come vidro, ou aquele que tem a lista telefônica decorada. É muito investimento para pouca coisa.

    Tem que ter velocidade? Claro, pois com o aperfeiçoamento técnico ganhamos a liberdade na expressão musical, mas tudo tem limite. Do que adianta tocar rápido um monte de notas erradas, que não se enquandram no contexto, que dizem muito pouco? A velocidade tem que ser um atributo técnico trabalhado de forma sólida como muitos outros como a interpretação, a articulação, a riqueza no fraseado, o vínculo melódico, a estruturação musical, o sentimento, a harmonia.

    E quando começarem a estudar todo esse resto vão ver que não sobra tempo pra ser tão rápido.


    Justamente, acredito que todo o esforço se compense no final... seria de imensa realização não só executar obras primas como For The Love of God, Tumenis Notes e Evil Eye, mas também poder aplicar as ideias na minha própria música, da minha maneira de expressar; tudo isso vem com a experiencia a final...

    Mas como disse ao Whisky gostaria de conhecer sua opinião sobre o tema original do tópico, sei que sempre desvia um pouco (e não me leve a mal) mas criei o tópico com esse intuito, saber as opiniões...

    Valeu pelas respostas!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gostaria da opinião de vocês quanto a minha técnica