| Autor | Mensagem | 
| lukasmatoss Veterano
 | # nov/12 
 
 levei a um luthier hoje. pedi para trocar as cordas de 0.9 para 0.10 após feito
 chegando em casa. fui afinar. chegando na corda RÉ . comecei apertar chegou uma hora que ficou impossível de apertar minha guitarra é SX SST 62 e não tem parafuso para afrouxar intao devo passar grafite ??
 
 OBS : Tópicos Existentes não resolveram meu problema
 
 
 | 
| LeandroP Moderador
 | # nov/12 · votar
 
 lukasmatoss
 
 A tarraxa não deve travar. Ela pode ter sido danificada. Deve ter aumentado a folga que existe na tarraxa, fazendo com que o eixo se incline, travando com a engrenagem. O eixo deve estar perpendicular com a engrenagem. Provavelmente só a substituição da peça pra resolver.
 
 
 | 
| lukasmatoss Veterano
 | # nov/12 · Editado por: lukasmatoss · votar
 
 LeandroP
 
 
 Nao ha como eu eu abri-la para realinhar. eu consigo desafinar so nao consigo afinar o instrumento. parece que algo impede
 
 eu percebi que como a tarraxa e vintage. a parte de tras deu uma forçada, um pequena abertura
 
 
 | 
| LeandroP Moderador
 | # nov/12 · votar
 
 lukasmatoss
 
 Se tentar alinhar, vai voltar novamente porque provavelmente existe uma folga na base do eixo. Você pode até tentar, mas já vou recomendando a troca da peça.
 
 
 | 
| lukasmatoss Veterano
 | # nov/12 · votar
 
 LeandroP
 
 Vlw cara !
 
 Isso iria acontecer de uma hora para outra ?
 
 Ou pode ter sido culpa do Luthier ???
 
 Apenas uma tarraxa é caro ??
 
 
 | 
| LeandroP Moderador
 | # nov/12 · votar
 
 lukasmatoss
 
 Se for uma tarraxa comum, não custa caro, e dá pra comprar por unidade. Isso pode acontecer naturalmente, devido a baixa qualidade do material empregado na construção das tarraxas. O luthier ou você mesmo pode ter causado isso também, através de um descuido, batendo a tarraxa em algum lugar.
 
 Considere a troca por um jogo completo, com trava por exemplo. Veja o valor unitário e o valor de um jogo.
 
 
 |