Dicas para ver se o vendedor está lhe enganando

    Autor Mensagem
    guilhermelee
    Veterano
    # nov/12


    E aí galera, hoje me deparei com a situação de um vendedor aqui na loja da minha cidade querendo me passar a perna... Ele achava que eu iria levar minha primeira guitarra e que eu não tinha conhecimento nenhum de marcas, madeiras, acabamento, captação etc... Então ele começou a falar das guitarras que ele tinha, (maioria thomaz), quando percebi que ele achava que eu não tinha conhecimento, comecei a me fazer de bobo, como se não tivesse mesmo, e fui levando ele nos papos de vendedor, logo já fui falando, amigo ouvi falar de uma tal de fender, tem por aqui? Ele respondeu: Fender? há, Fender é só nome nunca toquei em nenhuma fender que fosse boa, citando o nome do outro vendedor que concordou com ele, Perguntei também se ele tinha epiphones, me respondeu: Epiphone? Dizem que é a 2° linha da gibson mas é só uma marca chinesa, que é autorizada a fazer les paul pela gibson, assim como falavam que a giannini era uma 2° linha da Fender (viajou) mas não, era só autorizada a fazer stratos... Pois bem, ai fui vendo que todas as marcas boas que ele não tinha na loja, ele colocava pra baixo, e já me jogava as da thomaz, dizendo que seria melhor que uma epiphone..

    1° Ai tem o ponto que você pode usar, se ele começar a falar demais, finja ser um bobo, que não sabe nada do assunto, enquanto ele joga todas as mentiras pra fora..

    2° Outro ponto seria, perguntar sobre marcas grandes, e ver as respostas, se colocar a marca para baixo, e você sabendo que ela é boa, e logo dps lhe jogar uma marca que você nunca viu para você comprar, de um tchau e saia da loja.. Perguntar de marcas que ele não tem na loja.. Um vendedor honesto com já vi muitos na minha cidade lhe falará a verdade, agora o que quer passar a perna não..

    3° Outro ponto, olhe bem a configuração da caixa de som na hora que ele colocar uma guitarra para você testar, e logo depois se ele lhe jogar uma do mesmo modelo e marcas semelhante, só que mais cara, cuide para ver se ele não vai mudar a configuração da caixa, para deixar o som melhor,

    4° Use seu conhecimento, se não tem muito, procure pesquisar sobre os modelos de guitarra que lhe interessam pra na hora de comprar, não ser passado para trás.

    TheWantonSong
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Boas dicas. É sempre bom estar prevenido.

    Thyago_Trajano
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Quando alguém me tenta vender algo usado, e vem com o papo de "essa é das antigas", "das primeiras", ou "tem captador fender tex mex", eu me arrepio como um gato que cruza com cachorro...

    Monkey D. Luffy
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Thyago_Trajano
    Nesse caso você pode até considerar.

    inExperienced
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Ontem entrei em uma loja aqui de minha cidade e tinha uma les paul lá, acho que era Strinberg, olhei ai o cara já veio dizendo que aquela era a melhor guitarra do mundo, ai eu falei com ele que não me interessava pq eu queria uma guitarra de braço colado, ai o cara veio me dizer que não existe guitarra les paul de braço colado. Falei na lata, "lógico que tem, se você quiser apostar a minha guitarra nesta ai eu vou em casa agora buscar ela." O cara ficou com uma cara, todo sem graça, dai pedi pra testar um pedal que tinha lá, ele pegou ligou tudo e saiu fora, me deixou a vontade.
    Acho que devemos sim mostrar que sabemos das coisas e fazer como eu fiz, pq assim estes maus profissionais vão se intimidando e vão pensar antes de falar asneiras.

    Lelo Mig
    Membro
    # nov/12
    · votar


    guilhermelee

    Se eu estou só olhando ou vendo novidades, dispenso o vendedor e faço minha pesquisa.

    Se pretendo comprar ou testar, mostro o que eu sei, até que me coloquem a disposição um profissional que entenda do assunto. Já aprendi muita coisa com bons vendedores, porque quando o cara é sério, ele têm um parâmetro "amplo" de opiniões, conhece e atende desde iniciantes até profissionais de alto gabarito, de Manés à Luthiers.

    Por isso, quando quero comprar evito loja pequena. Não sou o maior especialista, como todo ser humano fico muitas vezes em dúvida e a ajuda de um bom profissional é bem vinda.

    Tem muito enganador... mas com estes não perco tempo, despacho na hora.

    Delson
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Pelo menos, serve pra gente se divertir um pouco, hehe...

    O que mais tem nesse meio é vendedor que não entente NADA do que está vendendo, e que acha que é o Tony McKenzie.

    SidneyOK
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    eu rí quando um vendedor daqui me disse que epiphone tinha mais qualidade que ESP...

    123nove
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Já vi vendedor testando Fender em um Amp Voxstorm ¬¬..

    Ou uma Vogga em um Fender Deluxe..

    TatoPetry
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Thyago_Trajano
    Ai ja é outra historia meu caro, existem diversos instrumentos que começaram com uma série de qualidade e depois foram fabricados na china pra baratear.
    O cara que tem um instrumento desses(eu me encaixo nisso) geralmente pagou o preço de um instrumento de qualidade e quer revender pelo preço de um instrumento de qualidade.
    Eu mesmo desisti de vender minha Epipoca ZW custom(koreana) pq o pessoal quer pagar o preço de chinesa. Engraçado que os caras fazem questão de ter a koreana mas na hora de negociar vem o papinho "mas uma nova na loja custa tanto".

    Paulo Heineken
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Se o cara é iniciante, veja com algum conhecido que tenha mais experiencia para acompanha-lo até a loja.

    Thyago_Trajano
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    TatoPetry
    Pode crer, mas convenhamos que grande parte dos que usam o bordão: "é das antigas", fala isso sem o menor critério! Eu falo por experiência própria...quando eu vou comprar um instrumento, pouco me importa se ele é antigo ou novo, olho para o instrumento e para a qualidade dele!

    Alguns casos, como por exemplo nas Tagimas 635! Eu vejo a galera vendendo as guitarras a peso de ouro, usando a justificativa de que é "das antigas", quando na verdade, todo mundo tá careca de saber que as 635 mais novas, são melhores que as antigas!

    Nem tudo que é antigo, tem que ser necessariamente bom! Outro exemplo; as Gianninis...eu falo porque eu mesmo tenho uma "Fender" Southern Cross de 1991...eu sou proprietário dela, mas não vou tentar tapar o sol com a peneira...qualquer guitarra nova, de hoje em dia, como Shelter, SX, tem qualidade e acabamento superior à minha!

    Mas vejo a galera no ML querer vender Southern Cross a peso de ouro também...

    Não vou entrar no mérito de falar sobre a sua guitarra, pois não a conheço. Mas a verdade é que se cria muitos mitos também, sempre achando que as antigas são melhores! Eu vivi a época em que a galera cuspia nas Eagles Stratos, falando que eram uma porcaria! Hoje em dia, a mesma guitarra daquela época está inflacionada...

    abs

    Gianew
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    legal gente...me tentaram vender uma telecaster memphis,nem testei,essa marca é ruim...

    Thyago_Trajano
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Gianew
    legal gente...me tentaram vender uma telecaster memphis,nem testei,essa marca é ruim...

    Não é uma guitarra ruim, para a faixa de preço dela! Também não adianta entrar em uma loja com R$600,00 no bolso, e esperar uma guitarra top! Isso é ingenuidade...

    Gianew
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    mas na moral,eu nem testei cara,ouvindo falar da memphis e eu com mais dinheiro,ia qualquer uma menos ela...peguei uma condor...

    guilhermelee
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Lelo Mig

    Sim, mas é sempre bom estar previnido :D

    guilhermelee
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: guilhermelee
    · votar


    kkk

    guilhermelee
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Gianew

    Pelo contrário amigo, memphis tomou vergonha na cara e começou a produzir guitarras de qualidade, principalmente LP's, que estão em disputa no mercado com shelter, strinberg etc... Claro nada comparador a uma cort, epiphone, gibson.. Mas você comprando uma LP por exemplo, trocando a captação por uns (Malagoli Custom II na ponte, ou algum do seu gosto xD) e as tarraxas por gotoh, você não dirá que aquele som é de uma memphis, transforma a guitarra :P. Memphis é uma boa marca.

    brunowebguitar
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    guilhermelee
    Olha, eu fui na expomusic, e testei uma tele da Menphis. O braço dela era terrível, tinha a texturade um cabo de vassoura, não tinha acabamento nenhum, horrível. Me passou uma impressão terrível da marca, é uma guitarra que eu nunca compraria.

    Marthin87
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: Marthin87
    · votar


    É bom avaliar o perfil do vendedor que vai te atender. Tem cara que só curte e manja de determinado equipamento, logo só vai fazer sugestões de acordo com o som que ele curte, se nós, clientes, temos preconceitos com algumas marcas, vendedores também estão propensos a ter uma imagem errada sobre determinado equipamento. Vendedor bom é aquele que antes de mostrar qualquer coisa, procura se informar quanto as necessidades do cliente, preferencias, pesquisas, e orçamentos para depois encaminhar os testes, pacientes e conclusivos testes. Não vende arvores de natal mas explica porque um produto é mais caro que o outro sem desmerecer marcas, produtos, lojas, vendedores, estilos e orçamentos.

    guilhermelee
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Marthin87

    É bom avaliar o perfil do vendedor que vai te atender. Tem cara que só curte e manja de determinado equipamento, logo só vai fazer sugestões de acordo com o som que ele curte, se nós, clientes, temos preconceitos com algumas marcas, vendedores também estão propensos a ter uma imagem errada sobre determinado equipamento. Vendedor bom é aquele que antes de mostrar qualquer coisa, procura se informar quanto as necessidades do cliente, preferencias, pesquisas, e orçamentos para depois encaminhar os testes, pacientes e conclusivos testes. Não vende arvores de natal mas explica porque um produto é mais caro que o outro sem desmerecer marcas, produtos, lojas, vendedores, estilos e orçamentos.

    Disse tudo :D

    kiki
    Moderador
    # nov/12
    · votar


    boa dica!

    é uma versão mais avançada de uma que eu já usava:
    - Sempre que o vendedor disser que tem uma guitarra igual a que está te empurrando, desconfie.

    Del-Rei
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Sinceramente, eu fico triste porque grande parte dos vendedores que eu conheci estavam mais preocupados em me empurrar o mais caro, independente de ser algo que me atendesse ou não. Alguns estão completamente despreparados, conhecimento zero de instrumentos...

    Mas também já vi bons vendedores, na Made in Brazil do Barrashopping e na BarraMusic.

    Mas quando fui na Sam Ash percebi uma diferença gritante de atendimento. O camarada me perguntou até quanto eu podia pagar, qual meu estilo.... E me trouxe 4 guitarras.
    Me deixou numa salinha com vários amps pra ficar testando.
    Nada de ficar tentando empurrar instrumento mais caro...

    Achei o cara tão gente boa que até adicionei no Facebook e mantenho contato, haha.

    Um aceno de longe!!!

    Fisherman
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Fui na rua da Carioca procurar uma Squier Classic Vibe. Não tinha em loja nenhuma. Eis que em uma das lojas o vendedor disse que tinha uma Squier "Americana". E nunca ninguém me disse que tenho cara de otário.
    Mas pelo jeito, o vendedor achou que eu era otário.

    Buja
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    So mais umas dicas....

    Neste feriado de fim do ano, cuidado pais que querem comprar guitarra para seus filhos.

    * Limitem um valor maximo que podem dar no equipamento. Trabalhe com uma margem de 90% deste valor, para poder chegar aos 100% caso necessario.
    * Pensem em tudo que é necessario comprar, como amplificador, cabo, bag, e nao so na guitarra em si. O som da guitarra é em grande parte resultado de um bom amplificador, nao precisamente o mais potente e caro.
    O jargão vale: "Guitarra boa em amp ruim = som ruim. Guitarra razoavel em amp bom = som bom". Lembrando que amp bom é aquele que te satisfaz seu ouvido e cabe no seu orçamento.
    (O meu amp por exemplo tem 1w de potencia, so isso, e me satisfaz plenamente para o uso que dou pra ele)

    * Pensem tambem no gosto pessoal do seu filho(a). Nao adianta levar uma strato se ele passa noites acordado se imaginando com uma les paul.

    * Pesquise bastante e nao se deixe levar por papo de vendedor. Ja vi boas guitarras em lojas pequenas de bairro, como tambem ja vi pessimas guitarras em lojas grandes. Pesquise tambem bastante, porque nem sempre loja grande é sinonimo de coisa cara demais, e nem sempre loja pequena é tudo baratinho. Ja vi lojas pequenas com preços absurdos, com até 200 reais de diferenca em itens iguais. Pergunte, pergunte e pergunte. Nao se faça de entendido do assunto. Perguntar nao fere nem mata ninguem. Se for mal atendido ao perguntar ja sabe que alguma coisa na loja nao é boa, como por exemplo o pos-venda. Se é mal atendido na comprar, imagina o tratamento que terá se tiver que trocar o produto por algum defeito.

    * E por ultimo, tire tempo pra entender um pouco do assunto, perguntar a quem conhece de verdade, e nao se deixe levar apenas por marcas. Ao ir a loja, leve alguem que realmente conheça de guitarra, que tem uma pelo menos (nao é quem tem so tem violao e toca musica caipira nao). Leve quem ja realmente conhece de marcas, qualidade e preco, que esteja atualizado do assunto.
    Diga o valor maximo pretendido na compra total dos equipamentos, escute opinioes sinceras, e tome sua decisao, baseada no seu gosto pessoal, no gosto do seu filho, e no seu bolso, é claro.

    * Pechinche: todo vendedor tem uma margem percentual sobre o qual pode dar um desconto a vista. Mas claro, ele so da o desconto se voce falar.

    Acho que isso já é de conhecimento de muita gente, mas é que sempre, sempre, quando entro numa loja de musica tem um desinformado sendo passado a perna. De forma respeitosa eu sempre procuro dar uma opiniao neutra do assunto, e deixar que a pessoa decida. Ja fiz até boas amizades assim.

    krixzy
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    eu faço assim, um vendedor me indicou uma coisa, vou pra casa e pesquiso pra ver se é veridico o que ele falou, se for ai sim, mas se não for já sei que é enrrolação, o negocio é nunca comprar uma coisa que o vendedor indicou sem antes confirmar se ele falou a verdade.

    wilvaz
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Thyago_Trajano
    Não é uma guitarra ruim, para a faixa de preço dela! Também não adianta entrar em uma loja com R$600,00 no bolso, e esperar uma guitarra top! Isso é ingenuidade...
    Eu comprei uma Washburn RX10 com cubo afinador, cabo e bandoleira por R$680,00!!!
    É uma boa guitarra!!!! Braço muito confortável e um som maravilhoso, até meu professor que é chato com guitarra elogiou!!! Se tiver uma oportunidade dê uma verificada....

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dicas para ver se o vendedor está lhe enganando