Paul Kossoff (Guitarrista do Free)

    Autor Mensagem
    Whisky a Go Go
    Veterano
    # out/12 · Editado por: Whisky a Go Go


    Boa noite pessoal. Pode parecer loucura minha, mas não vejo ninguém comentar da banda Free e principalmente o fodastico guitarrista Paul Kossoff.

    Por um acaso alguém conhece essa banda? Já param para ouvir o guitarrista?

    Sou verdadeiro fã dessa banda, e tenho influência desse guitarrista. Sinceramente, ainda não conheci guitarrista com vibrato tão foda quanto o dele.

    Só pra deixar uma curiodade, vejam essa música.


    Comentem!

    buddy guy
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Whisky a Go Go

    Caceta,o vocalista deve ter tido uma baita influência do H. Plant,né?

    Jinkxs
    Veterano
    # out/12 · Editado por: Jinkxs
    · votar


    Whisky a Go Go

    Paul Kossof é um mito. Um dos melhores guitarristas da época, que influenciou e inspirou muita gente.

    Uma curiosidade bacana é a Lespa 1959 que pertencia ao Kossf e hoje pertence ao Joe Bonamassa. Tem um vídeo que ele fala da guitarra e da influência que o Kossof teve no trabalho dele. Bem legal

    Quem quiser assistir... clique aqui.

    Boa lembrança....


    buddy guy

    Caceta,o vocalista deve ter tido uma baita influência do H. Plant,né?

    Dificilmente.... os caras são da mesma época, na verdade o Free é ainda mais antigo que o Led Zeppelin. Mais fácil ser ao contrário.

    O Paul Rodgers é outro mito. Recentemente fez uma turnê com o Queen substituindo ninguém mais ninguém menos do que Fred Mercury....

    Whisky a Go Go
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Paul Kossof é um mito. Um dos melhores guitarristas da época, que influenciou e inspirou muita gente.

    Mas como ninguém pode lembrar de um cara tão foda quanto o Kossoff cara? Parece que ele ensinou Page a tocar guitarra! (e olha que tenho MUITA influência do Jimmy).

    Jinkxs
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Whisky a Go Go

    Mas como ninguém pode lembrar de um cara tão foda quanto o Kossoff cara? Parece que ele ensinou Page a tocar guitarra! (e olha que tenho MUITA influência do Jimmy).

    Ele morreu muito cedo, em 76, e banda durou pouco tempo. Além disso, era uma época pródiga em grandes guitarristas... Page, Blackmore, Hendrix, Clapton, Thousend, Iommy, Santanna, Beck, e grandes bandas, Beatles, Stones, Animals, Kings, Lynyrd Skynyrd, Purpple, Zeppelin, Sabbath, Who, Doors. O Free e o Kossof estão no meio dessa galera toda.... ninguém esqueceu deles não.

    É que a garotada só quer saber de Malmsteen, Slash, Petrucci, Vai etc...

    Victorblues
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Whisky a Go Go

    Cara sou apaixonado pelo Free e claro pelo Bad Co. Mas não sei, posso estar enganado tudo que esses caras fizeram mesmo sendo genial sempre ficou meio lado B ( oq a meu ver é sensacional...pois aumenta ainda mais o mito). As pessoas, qndo muito, apenas conhecem "all right now"' que é foi o maior sucesso dos caras mas muito longe do som visceral que eles faziam. MR.BIG, The hunter, fire and water, walking my shadows, stealer, ride on the pony ,woman..enfim são clássicos maravilhosos... mas posso enumerar várias outras.

    [i]Parece que ele ensinou Page a tocar guitarra![i]

    Quase...rss oq rolava na cena de londres da época era uma grande admiração pelos grandes bends e vibratos do mestre Kossoff. Paul kossoff é um gênio emabsoluto ele tinha oq se chamava DOR TRANSMITIDA PELAS CORDAS, seu fraseado de blues é fortíssimo e rico demais em feeling - influenciou diversos caras.

    Na verdade o som e peso do blues tocado pelo Kossoff e cia, influenciou muito os dois amigos Beck e Page que entraram numa vibe de fazerem um som semelhante. Perceba que o blues pesado do Free é agressivo mas tem uma dinâmica diferente do Cream e Experience (icones do bluesrock) faziam na época, e isso que atraiu os olhares de Beck e Page.
    Beck correu na frente e lançando com sua nova banda o "Truth" com toda a sonoridade hardblues que é a essencia do free de Kossoff e Rogers. Mas logo na sequência Page vêm com seu New Yardbirds

    Até a união voz visceral (paul rodgers) + lespaul crua e ardida (kossoff) que se costuram e completam durante a música nasceu com o Free. Beck+Stewart e Page+Plant , beberam totalmente nessa fonte.
    Perceba também que o contrabaixo marcante, costurando do Andy Fraser é muito presente em trabalhos do Led, beck groups e outras da linha.

    Whisky a Go Go
    Veterano
    # out/12 · Editado por: Whisky a Go Go
    · votar


    Ele morreu muito cedo, em 76, e banda durou pouco tempo. Além disso, era uma época pródiga em grandes guitarristas... Page, Blackmore, Hendrix, Clapton, Thousend, Iommy, Santanna, Beck, e grandes bandas, Beatles, Stones, Animals, Kings, Lynyrd Skynyrd, Purpple, Zeppelin, Sabbath, Who, Doors. O Free e o Kossof estão no meio dessa galera toda.... ninguém esqueceu deles não.

    Exatamente, o Free veio na mesma época, em meados de 69 e foi até 73. Acho que o seu maior auge de carreura foi entre 69 e 72. Tenho alguns bootleg do Free que os shows são fodas, curto bastante de 70.

    É que a garotada só quer saber de Malmsteen, Slash, Petrucci, Vai etc...
    Pois é.. mundo tá perdido cara. Tanto guitarrista bom (não desmerecendo os citados) e ficam escutando esses caras que na minha opnião são guitarristas "normais.".

    Victorblues
    Cara, Free tem muita música boa. The Worm é muito foda, Walk In My Shadow, Moonshine (solo ÉPICO do albm Live!), Songs Of Yesterdays, entre muitas outras!

    Quase...rss oq rolava na cena de londres da época era uma grande admiração pelos grandes bends e vibratos do mestre Kossoff. Paul kossoff é um gênio emabsoluto ele tinha oq se chamava DOR TRANSMITIDA PELAS CORDAS, seu fraseado de blues é fortíssimo e rico demais em feeling - influenciou diversos caras.


    Concordo 100%. O Paul transmitia algo inexplicável, seus bends e vibratos é coisa de outro mundo. Sei tocar algumas músicas do Free, mas é muito difícil por conta disso, o Paul tinha uma pegada totalmente fenomenal.

    buddy guy
    Veterano
    # out/12 · Editado por: buddy guy
    · votar


    Jinkxs
    buddy guy

    Caceta,o vocalista deve ter tido uma baita influência do H. Plant,né?

    Dificilmente.... os caras são da mesma época, na verdade o Free é ainda mais antigo que o Led Zeppelin. Mais fácil ser ao contrário.

    O Paul Rodgers é outro mito. Recentemente fez uma turnê com o Queen substituindo ninguém mais ninguém menos do que Fred Mercury....



    Ow louco,essa eu não sabia.Ou será que ele influenciou Plant? Em fim,sei que eu dei uma fugida ao tema e que o assunto aqui não era este.Mais eu não pude deixar de comentar,esta "semelhança" entre os dois,no jeitão de se expressar no palco etc !!

    Whisky a Go Go
    Veterano
    # out/12 · Editado por: Whisky a Go Go
    · votar


    Ow louco,essa eu não sabia.Ou será que ele influenciou Plant? Em fim,sei que eu dei uma fugida ao tema e que o assunto aqui não era este.Mais eu não pude deixar de comentar,esta "semelhança" entre os dois,no jeitão de se expressar no palco etc !!

    Na verdade, Free é praticamente da mesma época do Led Zeppelin, Deep Purple, etc. Eles começaram mesmo se não me engano de 68 até 73. No ano de 73 Free já estava praticamente acabado devido a Paul Kossoff e seu uso pesado e frequente de drogas. Este ano, o Jimmy Page também estava bem acabado, fazendo merdas atrás de merdas nos palcos por uso excessivo de Heroína e Cocaína, mas ele foi mais esperto e se recuperou, tanto é que em 75, as apresentações do Led Zeppelin foram bem melhores.

    Li hoje que Paul Kossoff afundou-se ainda mais nas drogas devido a morte do seu mestre Hendrix, ficou depressivo, etc. Tenho muitas influências do Page e não posso negar, mas o Paul é um guitarrista fenomenal que na minha opnião, foi bem superior a Page.

    Uma dúvida que tenho: O Paul Kossoff usou Orange, usava ou sempre tocou com o Marshall? Pelo que sei, o Jimmy Page já tocou com Orange, e na turne de 72/73 tocava nesse amp na música Whola Lotta Love, de 200 watts. Isso confirma?

    Victorblues
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Kossoff usava Orange e Marshall, praticamente simultaneamente.
    Qnto ao jimi já não sei sobre essa tour em especifico.

    A história com o Hendrix é real, inclusive o Clapton também entrou em depressão profunda com o falecimento do Jimi. Entretanto conforme o próprio pai do Kossoff e relatos dos integrantes de Free o Kossoff era já uma pessoa depressiva e de comportamento estranho, o que o levou a ser um usuário compulsivo de heroína.

    Se Kossoff foi melhor que Page? não gosto de comparação entre arte, acho que o Page artisticamente tem um trabalho de nível muito superior em composições, produção de albuns texturas etc....coisas inalcansaveis até hj.
    Mas uma coisa é clara: tecnicamente Kossoff ao vivo era muito melhor. ( além de tocar mais ele não babava na lespaul enquanto tocava...rsss)

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/12 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
    · votar


    Free foi uma das maiores bandas de todos os tempos numa época em que isso era comum (bandas excelentes!).
    Paul Kossof foi um grande guitarrista, com timbre e "pegada" únicos, e, sua adicção às drogas um desastre total. Seu pai era um conhecido ator na Inglaterra e ele teve todo o acesso às artes e à música, além de apoio.
    Paul Rodgers é o maior vocalista oriundo da época de ouro do Rock ainda vivo e em atividade, sua voz está intacta, e, na verdade foi Robert Plant que foi buscar nele influências. Depois do Free ele ainda fundou o sensacional Bad Company! O resto... Dispensa comentários...
    O baixista Andy Fraser (uma de minhas influências), tinha apenas 17 anos quando o Free começou e já tinha tocado com John Mayall desde os 15! Está vivo e atuando na música (apesar de ser HIV positivo).

    Led Zé
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Free é monstruoso! E o Kossof idem! Escuto Free quase que diariamente e no meu repertório sempre rola um All Right Now.

    Jeps
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Free é absurdamente bom. Sem dúvida o supra-sumo do blues/rock, pra mim, Paul Rodgers tem a melhor voz da história do rock!

    Sente a pegada da parada



    OOOOH YEAH!!!

    Msess
    Veterano
    # out/12
    · votar


    É que a garotada só quer saber de Malmsteen, Slash, Petrucci, Vai etc...


    Eu não ^^

    Lelo Mig
    Membro
    # out/12
    · votar


    O Free durou pouco, todos eram muito jovens, numa época em que problemas com juventude excessiva, groupies e drogas faziam uma quimíca perigosa nas bandas.

    Kossof era esquisito, quieto e retraído, não era um guitarrista "poser", ficava lá no cantinho direito do palco colado ao ampli e balançado. Era muito querido e influenciou outros guitarristas e músicos, mas morreu desconhecido para a maioria do público.

    Paul Rodger já foi eleito várias vezes como o "timbre" mais bonito do Rock. É outro reverenciado por vários vocalistas.

    Formou o Bad Company junto com o baterista do Free, o Simon Kirk. Baterista esse que não era dado a fírulas mas é um dos maiores "metrônomos" humanos do Rock. Raramente encontra-se um baterista que segura andamento como ele e sua precisão na acentuação "abre/fecha" de chimbal é absurda.

    Junto com o baixista Andy Fraser (que o Bertola já citou) faziam a cozinha dos sonhos para qualquer guitarrista hard/blues.

    Lelo Mig
    Membro
    # out/12 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Aqui um vídeo da banda The Firm, anos 80, com Paul Rodger nos vocais e Jimmy Page na guitarra.



    Whisky a Go Go
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Entretanto conforme o próprio pai do Kossoff e relatos dos integrantes de Free o Kossoff era já uma pessoa depressiva e de comportamento estranho, o que o levou a ser um usuário compulsivo de heroína.

    Disso eu não sabia. Há poucas informações sobre o Free e Paul Kossoff, quando tenho um tempo livre, gosto de pesquisar sobre.

    Kossoff usava Orange e Marshall, praticamente simultaneamente.
    Como tu sabe disso?

    Realmente, Jimmy Page tem suas qualidades, pois ele não é somente um guitarrista, és muito mais que isso. Paul Kossoff sem dúvidas humilhava o Page ao vivo!

    Whisky a Go Go
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Sinceramente, eu fico feliz pois não sou o único que conheço Free e fica arrepiado quando escuta. A banda toda é simplesmente foda, TODOS se destacam e são um ícone do Blues Rock!

    Fico chateado pois eles não são conhecidos como por exemplo o Led Zeppelin, que na verdade acho eles um pouco "estrelinha" do Rock N' Roll (sem desmerecer) sendo que teve bandas melhores (na minha opnião).

    Victorblues
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Whisky a Go Go
    Kossoff usava Orange e Marshall, praticamente simultaneamente.
    Como tu sabe disso?

    Existem registros em video e por fotos de apresentações onde ele usa um ampli ou outro. Em estúdio só fotos de Marshall eu vi.

    Whisky a Go Go
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Victorblues
    Ele tem um timbre um pouco diferenciado. O seu ponto forte são os lindos graves e médios, são surpreendentes!

    E não podemos que a pegada do cara é animal, né? Infelizmente, existe poucas recordações dele e do Free.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Paul Kossoff (Guitarrista do Free)