Filippo14 Veterano |
# out/12
· votar
gava_vitor Imagina que você está no tom de sol maior. As notas seriam:
G-A-B-C-D-E-F# certo? Pense nas tríades/ tétrades ou adicione notas nos arpejos como 9/11/13 e afins.
Isso se encaixa em tudo, até em música modal, atonal e pá. Outro lance legal é você usa-los como arpejos cromáticos. Por exemplo, arpejos maiores de F#-G-G#-A-A#-B-C. Você faria isso para chegar em alguma nota saca? tipo você gostaria de chegar em uma nota Mi que seria a terça maior do Dó e você está perto de um arpejo de F# no tom de B, ou seja, F# sendo o V grau (dominante, maior com sétima). Vai indo seguindo essa sequencia de arpejos e mata na casa 12 da mizinha, que seria a terça do arpejo de dó que você acabaria. ideias assim são legais, como usar no tom mesmo, que é super legal. Colocar 9 fica bacana, como uma 13 em um arpejo de dórico, 11# de um lídio e por aí vai,
Espero ter ajudado, abraço
|