Problemas com solos virtuosos.

    Autor Mensagem
    douglasrocker21
    Veterano
    # out/12


    Aloha pessoal...
    Bem, estou com um problema em tirar músicas de ouvido...
    eu consigo tirar acordes, riffs e tudo mais, sem grandes problemas...meu problema está na hora dos solos, as partes lentas dos solos eu consigo tirar, mas sempre tenho problemas em tirar as partes rápidas, daí eu vou para sites, pego as tablaturas dessas partes(o que quase sempre não está totalmente certo), daí treino lento...até conseguir pegar...mas o problema é que sempre que tento tocar em sincronia com a música, eu me ferro, até toco, mas sai errado algumas notas e soa "sujo" também...
    então queria que vocês me dessem uma dica de como tocar essas partes virtuosas com perfeição...
    agradeço desde já
    PS: minha última música tirada de ouvido foi Lonely Day do System of a down...e a parte rápida do solo eu até tirei, mas está soando suja...e erro algumas notas...eu sei as casas que devem ser tocadas, mais meus dedos meio q se atrapalha(na parte que utiliza os ligados)

    renatocaster
    Moderador
    # out/12
    · votar


    douglasrocker21

    então queria que vocês me dessem uma dica de como tocar essas partes virtuosas com perfeição...



    caiodorn
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Só tem um jeito... toca devagar e claramente, que com o tempo tu vai começar a tocar mais rápido e com clareza.

    Delson
    Veterano
    # out/12
    · votar


    renatocaster
    Eu vi um desses no eBay... E ainda vinha com uma palheta feita do dente do Hendrix...

    Markrovit
    Veterano
    # out/12
    · votar


    renatocaster
    lol que bagulho doido, cheater D:

    renatocaster
    Moderador
    # out/12
    · votar


    Delson

    Eu vi um desses no eBay... E ainda vinha com uma palheta feita do dente do Hendrix...

    Hauheuhauheuhae. Aí sim, o cara não precisa de mais nada.

    joaormrt
    Veterano
    # out/12
    · votar


    pqp! que q não inventam

    caiodorn
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Agora que eu vi o vídeo... HAUHUAHUAHUA

    Led Zé
    Veterano
    # out/12
    · votar


    HAHAHAHAAH! Caralho! que bagulho louco! A partir de agora, nas Jams do FCC, só acredito em que postar vídeo! KKKKKKKKKKKK

    wilvaz
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Que porra é essa? É para guitarra de playstation?
    Alguém pode explicar?

    Jube
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Que bela bosta esse Phoenix Amateur, isso é a cara da nossa geração fast food, já to com o meu aqui, preparem suas almas

    Drinho
    Veterano
    # out/12
    · votar


    douglasrocker21

    a precisão para executar esse tipo de frase vem do tempo e da prática....

    com a repetição desses movimentos durante muito tempo eles se tornam naturais e acredite, se tornam mesmo.....

    em determinado momento você vai conseguir fazer essas coisas sem fazer força, dando risada enquanto conversa com uma pessoa.... tem que praticar sem pressa....

    douglasrocker21
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Drinho e caiodorn

    agradeço pelas dicas, vejo que pelo menos estou no caminho certo já que ando praticando dessa forma, vou continuar desse jeito então...
    espero de verdade fazer isso algum dia dando risada uehuehuehee
    pq ando me frustando mto por não conseguir ser tão fiel as músicas que venho tirando...

    Led Zé
    Veterano
    # out/12
    · votar


    douglasrocker21
    Eu acho que o maior erro dos iniciantes é querer dar passos maiores que as pernas. O cara tá começando agora e quer tocar Malmsteen, Dream Theater, etc...Antes um música simples bem tocada do que uma difícil toda mastigada e cheia de erros, igual rola direto por aqui.

    caiodorn
    Veterano
    # out/12
    · votar


    douglasrocker21
    Eu acho que o maior erro dos iniciantes é querer dar passos maiores que as pernas. O cara tá começando agora e quer tocar Malmsteen, Dream Theater, etc...Antes um música simples bem tocada do que uma difícil toda mastigada e cheia de erros, igual rola direto por aqui.


    Verdade. Mas não faz mal algum pegar umas tabs desses caras fodões pra ir treinando... eu fiz assim, quando estava começando. Claro que não saía nada direito, mas começa devagar e ouvindo bem cada nota, que a tendência é melhorar.

    caiodorn
    Veterano
    # out/12
    · votar


    O Paul Gilbert é um que diz que o "treino" dele sempre foi tentar tocar músicas de caras/bandas que ele curtia.

    renatocaster
    Moderador
    # out/12 · Editado por: renatocaster
    · votar


    Tocar sujo, comer notas, tocar fora do tempo, embolado, tudo indício de treinamento inadequado (ou a falta dele). É isso mesmo, a maioria quer colocar a carroça na frente dos burros. E também cagam e andam pro metrônomo, aí depois quer tocar com precisão, sem respeitar o tempo e a parte rítmica da música.

    Falar para um iniciante treinar devagar acompanhado do metrônomo é a mesma coisa de vc oferecer pra ele um prato cheio de jiló. Quer tocar bem? Então vai treinar poxa, não existe outra forma. Devagar e sempre.

    Sobre o vídeo que eu postei, é brincadeira. O tal Phoenix Pro não existe não, é trollagem de 01 de abril, hehehehe! o/

    caiodorn
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Bom, cara... sei lá. Nunca usei um metrônomo na vida, acho que isso não é algo necessário. Tem é que ter um bom ouvido e bastante autocrítica, pra tu poder "se ouvir" e saber quando tá uma bosta, quando dá pra acelerar, quando tem que acentuar "tal" nota, etc. E, principalmente, se dedicar.

    caiodorn
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Tocar sujo, comer notas, tocar fora do tempo, embolado, tudo indício de treinamento inadequado (ou a falta dele). É isso mesmo, a maioria quer colocar a carroça na frente dos burros. E também cagam e andam pro metrônomo, aí depois quer tocar com precisão, sem respeitar o tempo e a parte rítmica da música.

    Pra mim, tudo isso que tu citou é consequência do cara não se ouvir e/ou não ser crítico consigo próprio.

    E é claro que não dá pra colocar a carroça na frente dos burros, mas se o cara nunca tentar ir além, tb nunca vai sair do lugar.

    juninholiveira
    Veterano
    # out/12 · Editado por: juninholiveira
    · votar


    caiodorn

    sim sim, concordo plenamente. Não adianta nada vc ficar treinando só 1,2,3,4 e pentatonica sem parar. Na hroa do improviso vai fazer uq? subir e descer essas escalas e exerciocios cromáticos?!?!?!?!

    agora quando vc toca muita coisa dos artistasq ue gosta, na hora de tocar um criação sua, de improvisar, vc mistura tudo dos licks e riffs que gosta, e cria coisas novas, faz coisas legais e tudo mais. Cada um tem um estilo de tocar, e muito desse estilo se pega aprendendo a tocar igual suas bandas favoritas. Se é que me entendem, não deu pra explicar direitinho..

    renatocaster
    Moderador
    # out/12
    · votar


    caiodorn

    Pra mim, tudo isso que tu citou é consequência do cara não se ouvir e/ou não ser crítico consigo próprio.

    É isso aí, e acontece muito. É só ver o que alguns postam por aqui. O cara quer simplesmente gravar qualquer coisa, e posta para ser avaliado, mas nem ele mesmo se auto avaliou. Mas eu acho que não é apenas isso não, tem que ter disciplina no treino também.

    E é claro que não dá pra colocar a carroça na frente dos burros, mas se o cara nunca tentar ir além, tb nunca vai sair do lugar.

    É, isso eu falei no sentido do cara não pular etapas, e não pra ele ficar estagnado em apenas um lugar.

    juninholiveira

    sim sim, concordo plenamente. Não adianta nada vc ficar treinando só 1,2,3,4 e pentatonica sem parar. Na hroa do improviso vai fazer uq? subir e descer essas escalas e exerciocios cromáticos?!?!?!?!

    Realmente não adianta, mas isso são duas coisas distintas. Vc pratica 1234 pra melhorar sua técnica, tocar por todo o braço da guitarra, conhecer as casas, desenvolver e manter a pegada, etc. Isso nada tem a ver com improvisação. Improvisação tem que ser outro estudo, destacado disso.

    Eu também acho que praticar solos, riffs, músicas em geral dos artistas super válido, realmente dá pra desenvolver bem, porque vc adquire um outro senso melódico, e não fica pensando só nos shapes das escalas. Existem várias escalas que vc atribui a vários guitarristas, e é nesse caminho que vc pode ir.

    Aí vc nota que tem um cara que usa mais cordas soltas, o outro usa mais saltos de cordas, o outro usa mais cromatismos, o outro usa mais ligados, aquele outro detona nos bends, o outro nos sweeps...Sempre vai ter um guitarrista como referencial de estudo para cada assunto. Isso eu acho super válido, e recomendo.

    douglasrocker21
    Veterano
    # out/12
    · votar


    caiodorn e juninholiveira

    vocês falaram exatamente o que estou fazendo caras,
    eu não acho que não estou colocando os carros na frente dos bois só quero passar adiante, sacou?
    Estou meio que entediado de ficar treinando só exercicios e subir e descer escalas...e ficar pegando de ouvido músicas mais simples como Californication, Can't Stop, Knocking on heavens door(não sei como se escreve essa sahaushsauhshua)...mesmo pq os exercícios e tals eu até consigo fazer numa velocidade razoavelmente boa...
    eu estou arriscando pegando músicas com solos mais rapidos...e sim, eu uso o metronomo para isso...
    o que acontece é que eu chego até uma determinada velocidade tocando bem...mas eu nunca consigo tocar a música na velocidade que se deve..sacaram?? quando toco a música na velocidade certa...fica um som sujo e não agrada aos meus ouvidos o que estou fazendo...e as vezes engulo algumas notas tbm...mas quando eu toco numa velocidade menor sai legalzinho...mas não fico satisfeito pq a música não está na velocidade igual as originais...logo concluo que não é certo...mas pelo o que eu vi, o que vocês dissetam...eu estou no caminho certo...vou continuar estudando firme até conseguir a velocidade desejada, tirando o som do jeito que deveria ser...
    agradeço a atenção de vocês e renatocaster...ficou óbvio que o video não é real...

    caiodorn
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Se tu tá comendo nota, é hora de reduzir a marcha. Te preocupa em manter clareza e pegada, pra depois acelerar... é muito melhor um cara que toca devagar, mas claramente, do que um Francesco Fareri da vida.

    juninholiveira
    Veterano
    # out/12
    · votar


    douglasrocker21

    vai devagar que tu consegue, com prática.

    e sobre exercícios ou musicas, vc deve equilibrar os dois, faça exercicios, estude as escalas. e talz, mas tb continue pegando as musicas.

    renatocaster

    Foi uq eu quis dizer! Eu disse que tem que equilibrar as coisas. Eu disse que não é só fazendo exercícios que vc vai ficar bom na guitarra, mas tb não disse que deve exclui-los totalmente. Eu me referi ao equilibrio, tocar os exercicios vai melhor sua técnica, seu conhecimento sobre a musica e etc. Ja pegando musicas que gosta, vc mais ter mais idéias, mais criatividade na hora de tocar, vai se expressar melhor usando toda a téncica que aprendeu nos exercícios, mas pegar musica tb aumenta a técnica.

    Led Zé
    Veterano
    # out/12
    · votar


    juninholiveira
    Poxa...interpretação de texto aqui é fueda...Velho não estava me referindo a exercícios 1234 e nem subir e descer escala. Estava me referindo a um cara que mal mal faz um solinho se higway to hell no tempo e querer sair tocando far beyond the sun. É um erro sim. Tudo na vida tem etapas. Escola, trabalho, leitura, escrita, etc...Até andar de bicicleta. Não é porque você aprende a subir nela que vai fazer downhill amanhã, saca? Não estou em nenhum momento dizendo pra não forçar e buscar novos desafios mas para não pular etapas. Os fundamentos são importantes. Senão fica igual aquele monte de solo de crazy train de péssima qualidade que se ver por aqui. E se vai criticar o cara ele ainda fica com raivinha...Cada coisa na hora. E qualquer professor que se preze, vai dar esse conselho. Ninguém vai te ensinar Eruption na primeira semana de aula, a não ser que você já tenha capacidade pra isso.

    Mensonstratosx
    Veterano
    # out/12
    · votar


    uma pergunta, v6 pegam os solos e riffs das bandas q v6 gostam de ouvido ou em tablatura? toco a uns 9 meses e pegar os arpegius de juninho afram de ouvido é missão impossível pra mim...

    Edson Caetano
    Veterano
    # out/12 · Editado por: Edson Caetano
    · votar


    Mensonstratosx
    Toca a 9 meses e quer pegar de ouvido algo de um cara que treina varias horas por dia e toca a muitos anos? Tudo,ao seu tempo, se quiser vai chegar lá...

    renatocaster
    Nem vi o vídeo, mas hoje em dia já é normal em controladores midi, definir a escala antecipadamente, eu não faço uso, mas sei de muitos que usam e abusam do recurso, não é mais trolagem não, realidade

    É algo até muito comum em apps musicais do iOS, você define a escala, aí frita a telinha sem errar uma única nota... Sacanagem ? Sim,... Quem sai perdendo, o trouxa do musico, só ele

    Mensonstratosx
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Edson Caetano
    ...depois dessa vou cuspi e sair nadando, abraços. (brinks, vlw a dica kkkk)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problemas com solos virtuosos.