Duvida Instalação de potenciômetros em strato

    Autor Mensagem
    rodrigolopesjr
    Veterano
    # set/12


    Bom dia galera do forum, bom deixe-me explicar a situação, a muito tempo ganhei uma strato S-S-S Menphis by Tagima. Já tocava violão a bastante tempo, e sempre curtir faser um rock mais acustico, agora resolvi "entrar" de cabeça no mundo das guitarras, bom eu tenho um conhecimento bacana de eletrônica, então apos ler bastante o forum e consultar amigos que tocam em banda resolvir comprar 1 single kent armstrong para colocar no braço e um humbucker tamanho single ducan perfomace, para ponte, instalei eles e funcionou beleza, pórem axei que o som estava um pouco "abafado" pro estilo de rock que vou tocar com meus amigos (grunge e indie), entao comprei potenciometros de 500k e instalei 2 no tone, entretanto, apos a instalação o volume só esta regulando o humbucker e os dois single estão no volume no talo, a mesma coisa para os tone, eles não regulam mais o humbucker e regulam quase on/off os outros single. então oque voces me sugerem? voltar com os pots de 250k? eu queria ligar em serie ou paralelo o humbucker? queria um som mais pesado com agudos bacanas, alguem pode me ajudar? abraços!

    rodrigolopesjr
    Veterano
    # set/12
    · votar


    qual destes esquemas seria melhor para o meu estilo? alguma indicação
    http://www.seymourduncan.com/support/wiring-diagrams/schematics.php?sc hematic=1h_2s_1v_2t_5w
    http://www.seymourduncan.com/support/wiring-diagrams/schematics.php?sc hematic=1h_2s_1v_2t_5w_as
    http://www.seymourduncan.com/support/wiring-diagrams/schematics.php?sc hematic=1h_2s_1v_2t_5w_split
    http://www.seymourduncan.com/support/wiring-diagrams/schematics.php?sc hematic=1h_2s_1v_2t_5w_as

    AndreMagoo
    Veterano
    # set/12
    · votar


    A ligação normal é o primeiro esquema. Agora as cores dos fios do captador tipo Humbucker single pode mudar de acordo com o fabricante por tanto muita atenção quanto a isso!

    Os outros esquemas são pra ter a opção de usar somente uma bobina do humbucker fazendo ele soar mais magro tipo um single. Eu pessoalmente prefiro ligar as bobinas em paralelo pra essa finalidade...

    rodrigolopesjr
    Veterano
    # set/12
    · votar


    e com relaçao aos potenciometros? volto com os de 250k? ou compro mais um para por no volume de 500k? abraços

    AndreMagoo
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Na minha guitarra uso os de 250k mesmo. Esse Humbucker que você usa não chega na impedância de um de verdade, logo o pot de 250k vai funfar legal.

    AndreMagoo
    Veterano
    # set/12 · Editado por: AndreMagoo
    · votar


    O que você poderia fazer seria um treble bleed:

    http://www.seymourduncan.com/support/wiring-diagrams/schematics.php?sc hematic=treble_bleed

    Ajuda na hora que você reduzir o volume na guitarra a manter os agudos. Pra mim é um mod obrigatório. :-)

    Penta_Blues
    Moderador
    # set/12 · Editado por: Penta_Blues
    · votar


    Bom dia!!!

    AndreMagoo
    Esse Humbucker que você usa não chega na impedância de um de verdade, logo o pot de 250k vai funfar legal.
    Cara, eu discordo de vc. Como sempre diz um luthier amigo meu: "P90 ainda é single, stack ainda é humbucker"

    rodrigolopesjr
    Ficaria muito mais fácil ver o esquema de ligação que vc fez, mas vou tentar falar genericamente:
    pórem axei que o som estava um pouco "abafado"
    Como eu já mencionei, para um humbucker vc precisa de um pot de 500k.

    entretanto, apos a instalação o volume só esta regulando o humbucker e os dois single estão no volume no talo, a mesma coisa para os tone, eles não regulam mais o humbucker
    Voltar o pot de 250 não vai alterar o equema de ligação. Seria preciso realmente ver como vc soldou os condutores dos caps.

    e regulam quase on/off os outros single.
    Isso tem a ver com o tipo de pot que vc instalou; se linear ou logaritmico.

    eu queria ligar em serie ou paralelo o humbucker? queria um som mais pesado com agudos bacanas,
    A ligação em série é a que deixa o cap mais "forte" se é que isso poderia ser equiparado a mais "peso" e outra coisa que influencia nos agudos além do valor do pot é o valor do capacitor que vc instalar no pot de tone. Para humbucker o ideal são os de 0,022KpF.

    Claro que sempre é uma questão de gosto, mas de maneira geral a dica é:
    Humbucker - potenciometro alto / capacitor baixo
    Single - potenciometro baixo / capacitor alto
    Pot Linear para volume
    Pot Logaritmico para tone ou também para volume.

    Valeu!!!

    rodrigolopesjr
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Penta_Blues
    broder olha so oq eu fiz, segui o esquema da ligação do primeiro link q eu mandei, colokei pots de 250k e cap de 0,022 mF, apos isso fis um treble bleed e a guitarra ficou show de bola! dps vo mandar fotos da instalação para voces verem como ficou, mas de verdade, o som q to tirando esta muito bacana, estou muito satisfeito =] vlws ai galera!

    AndreMagoo
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Penta_Blues

    Cara o próprio Érico me recomendou utilizar pots de 250k com o humbucker/single... E funcionou muito bem como o rodrigolopesjr disse. Mas opinião é coisa de cada um. Por exemplo eu ADORO treble bleed já um colega meu detesta... :-)

    Penta_Blues
    Moderador
    # set/12
    · votar


    Bom dia!!!

    AndreMagoo
    E funcionou muito bem como o rodrigolopesjr disse. Mas opinião é coisa de cada um.
    Por isso que eu disse que discordo e não que estava errado. Como tb digo que concordo que o treble bleed é muito legal pra strato.
    Existe uma explicação técnica sobre valores de pots e caps para singles e humbuckers pois trabalham com frequências diferentes mas, no final, sempre deve prevalecer aquilo que o músico busca e, se for pra alterar o que se considera comum, que assim seja, pois é assim que descobrimos o caminho para novos timbres.

    Valeu!!!

    rodrigolopesjr
    Veterano
    # set/12
    · votar


    galera na boa, treble bleed é quase que fundamental!, de verdade, axo q principalmente pra quem usa amps ruins, oque acontece muitas vezes quando voce chega para tocar em uma casa com aqueles ampzinhos multi-uso, o agudo realmente não some depois que voce faz a equalizaçao, muito show!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvida Instalação de potenciômetros em strato