Eu não sei solar?

    Autor Mensagem
    Eu_Quero_Aprender
    Veterano
    # set/12


    Bom galera, já ha um bom tempo que acompanho o fórum do cifraclub com reviews e etc mas nunca havia feito cadastro pois nunca achei que uma resposta minha seria esclarecedora para alguém e também nunca tive nenhuma duvida não encontrada na busca.

    Bom, o titulo do tópico foi meio forçado, mas é isto, eu não sei solar.

    Toco já há uns 5 ou 6 anos. Eu já tenho um bom estudo sobre escalas e campo harmônicos, tenho os shapes decorados, sejam os da pentatonica ou os modos gregos, dentre outros. Consigo com facilidade achar todas notas da escala de tal tom pelo braço da guitarra com os shapes.
    Tenho uma tecnica (acredito que) consideravelmente boa de ligatos, slides, bends com 1, 2 e 3 dedos. Tenho a codenação bem desenvolvida nos 4 dedos. Consigo tocar solos das músicas tirando com a tablatura com facilidade.

    Porem na hora de solar, improvisar e etc. Não sai nada
    Eu sei as notas que posso usar, mas não sei utilizalas, nada que faço fica bom, não fica agradavel sonoramente falando.

    O mais perto de legal ou bom que consigo chegar, são improvisações inteiras em sima dos padrões.


    É um problema que acho que abranja muita coisa seja na tecnica ou na cabeça do músico (A minha no caso).
    Mas alguem sabe o remedio ou o tratamento para isto?

    clebergf
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Eu_Quero_Aprender

    Vc já fez aula com um professor que entenda bem de improviso e/ou composição?

    Migs_LesPaul
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Eu_Quero_Aprender
    Cara, isso vai de cabeça pra cabeça. Tente primeiro improvisos de pentatônica menor simples e depois vai adquirindo experiência. Abraços

    Drinho
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Mas alguem sabe o remedio ou o tratamento para isto?

    o que me parece foi que voce caiu na velha armadilha de sabe um monte mas no fim das contas não sabe nada....

    shapes, escalas, campos harmonicos, técnicas são ferramentas, apenas ferramentas, fazer música é outra coisa totalmente diferente....

    eu sei o remedio pra isso....

    esquece por hora de tudo o que você aprendeu e vá ouvir musica, perceber linguagens, formas de expressão, perceber sensações que uma harmonia passa, isso é muito importante para o desenvolvimento musical e devia estar incluso no estudo de todo mundo... largar o instrumento nem que seja por alguns minutos e prestar atenção em música.... depois de um certo tempo essas coisas vao ficar no seu cérebro de alguma forma e você vai conseguir reproduzir com seus dedos idéias que soem de forma agradável e não exercicio....

    sebber
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Eu_Quero_Aprender, uma coisa que me ocorreu agora é que você pode gravar seu solo ou improviso e escutar depois, anotando as partes que você acha que são "batidas" e "clichês". Já é um ponto de partida para da próxima vez fazer outra coisa ao invés dessas, e por aí vai..

    Vintage02
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Bom, no meu caso eu não sei fazer base direito.

    sebber
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Vintage02, duas possíveis causas:

    - Começou a aprender direto os solos e deixou de lado as bases;
    - Falta praticar em cima de algum som rolando, como a música ou uma backing track.

    Se encaixa em alguma?

    Filippo14
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Isso talvez ajude:





    O lance é se soltar, ouça bastante música, entenda o que os músicos fazem, aprenda algumas frases e desenvolva as suas a partir delas, é muito bom improvisar e ja ter algumas frases na manga, ao invés de pensar apenas nos shapes, pense em todas as notas que vc pode utilizar pelo braço inteiro, pense em duas regiões por exemplo a penta menor de Am começa na casa 5 da corda E, que é onde se localiza o lá. Ela tambem pode começar na casa 12 da corda A. Com isso vc ja consegue improvisar em 2 locais do braço, ideias assim ajudam muito, pense em arpejos que podem ser usadose afins, bom é isso, abração

    Vinibsm
    Veterano
    # set/12 · Editado por: Vinibsm
    · votar


    Olha amigo,não sou o mais indicado para responder,mas o que meu professor diz é que NÃO EXISTE IMPROVISAÇÃO ao pé da letra,vc improvisa em cima de algo que vc já conhece ou que já existe,procure videos de LICKS no youtube, decore o máximo possível quanto souber executar todos ,junte-os em ordem aleatória adicionando escalas e tecnicas que vc conhece,PRONTO vc está improvisando.bom pelo menos foi assim que eu comecei.

    LICKS DE GUITARRA.
    http://www.youtube.com/results?search_query=licks+de+guitarra&oq=licks &gs_l=youtube.3.0.0l10.690.690.0.2467.1.1.0.0.0.0.210.210.2-1.1.0...0. 0...1ac.LTLsDKr0YZA

    Filippo14
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Vinibsm
    Concordo que tudo que nós aprendemos vem de algo, mas decorar e tocar exatamente igual ao original não é uito legal, fica muito comum, vale muito mais a pena desenvolver esse lick para a sua forma de tocar, tirando e adicionando notas, tecnicas e maneiras de aplicar determinada ideia,e tambem fundi-las gerando algo novo. Claro essa é a minha opinião, lógico que no começo é legal saber mesmo alguns licks gerais e tal, mas ficar pra sempre neles não. Falando sobre licks ainda, algo que muda bastante um lick é o tempo, mesmo com as nptas iguais, mudar o tempo entre elas, ou o conjunto em sí muda muito a ideia do lick, alterando a oitava tambem, certas aplicações simples assim costumam funcionar muito bem.

    Abraço

    sebber
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Filippo14, gostei do vídeo, é bem prático e facilita muito para pessoas que como eu não conhecem profundamente teoria.

    Percebi que algumas coisas que ele sugere eu já faço instintivamente, mas foi depois de muito tempo tocando de ouvido.

    Muito bom, quero rever depois com a guitarra na mão.

    Vintage02
    Veterano
    # set/12 · Editado por: Vintage02
    · votar


    sebber
    Sim, eu não praticava as bases direito, mas agora eu estou treinando mais as bases. xD

    Vinibsm
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Filippo14
    Concordo com você FILL mas como o cara falou que não "sai" nada,é bom ele começar com o básico, o modelo,e com o tempo ele mesmo vai acabar colocando a cara dele nos solos.Pra começar a improvisar ele tem que ter algum conteúdo né? Afinal sempre se começa de algum lugar.

    ROo
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Eu_Quero_Aprender
    Saber a teoria é importantíssimo, no papel e tal, mas tente saber sonoramente como são os modos, as escalas, cada um tem sua característica, sua peculiaridade, sabendo isso, aliado ao conhecimento de campo harmônio e etc, vai te ajudar bastante. Apenas saber que tal escala é aplicada em determinada base, pode tornar seu solo muito mecânico e "normal", saber a sonoridade da escala é um passo importante.
    Tente também cantar em cima de uma base após aprender a sonoridade das diversas escalas e aí tente passar isso para o instrumento.
    Outra coisa, sugiro que você olhe os licks, mas não fique preso nisso, leia e veja onde ele é aplicado, de onde ele vem, porque pode ser usado, mas desenvolva seu fraseado.
    Pegue um guitarrista, ou qualquer músico que você goste, melhor se for um bom improvisador e analise a partitura, para entender o desenvolvimento das ideias de diferentes músicos e estilos.

    Eu_Quero_Aprender
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Bom, primeiramente obrigado todo mundo ai pelas respostas e pela intensão de ajudar,
    Vou respondendo linearmente o que o pessoal foi comentando, como talvez uma responda outra, talvez não responda especificamente para todos que comentaram, mas de qualquer geito as respostas são genericas para todos os comentarios


    clebergf
    Vc já fez aula com um professor que entenda bem de improviso e/ou composição?

    Eu tive aulas com alguns professores sim, não sei se muito bons, mas nunca teve nenhum que soube passar bem esta parte de improvisio, todos ficavam em exercicios de escala, trocas de modos e etc.. Por isto acabei largando as aulas.


    Drinho
    o que me parece foi que voce caiu na velha armadilha de sabe um monte mas no fim das contas não sabe nada...

    Exatamente, eu acho iuihiuuihuihui

    sebber
    uma coisa que me ocorreu agora é que você pode gravar seu solo ou improviso e escutar depois, anotando as partes que você acha que são "batidas" e "clichês". Já é um ponto de partida para da próxima vez fazer outra coisa ao invés dessas, e por aí vai..

    Interessante sugestão, vou tentar quando chegar em casa.

    Filippo14 e Vinibsm
    E ae Filippo14, acho que você mandou um video ou uma foto, como estou usando a internet da empresa não aparece aqui pra mim, mas vou conferir quando chegar em casa, vlw
    Vinibsm, confiro o link do youtube quando chegar em casa também hehe

    ROo
    Realmente, pra mim os shapes são só uma sequencia de notas decoradas, com os comentarios do pessoa acabo por perceber que mal sei diferenciar um do otro.
    Vou tentar ouvilos melhor

    Vlw todo mundo ai pelas dicas

    kami_hiey_bakura
    Veterano
    # set/12
    · votar


    acho que o improviso de um solo cara tem todo uma questão de criatividade...tem que saber se "expressar" com seu instrumento, independente se você sabe muito ou se você não sabe nada se você não sabe improvisar um solo melódico abuse das pentatonicas em forma de shrreds(tocando rápido).

    não é que você não tenha talento e que você precisa saber se expressar ouça algumas musicas do blues buddy guy,chuck berry etc...

    Filippo14
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Vinibsm
    Entendi seu ponto de vista mano, então estamos de acordo hahahah

    Filippo14
    Veterano
    # set/12
    · votar


    sebber
    Tava olhando o youtube e vi esse video, é interessante realmente tem muitas coisas que acabam sendo feitas instintivamente e para quem cta realmente começando vale a pena dar uma boa olhada pq isso clareia a mente. Outra coisa que ele não disse (pelo que eu lembro) é de tocar no grave e no agudo, abusar do braço inteiro da guitarra, usar as 4 oitavas que ela proporciona, pq ficar sempre na mesma localidade pelo menos na vertical cansa muito, então creio que abusar disso tambem é muito bom. Ele comenta de pensar em um começo meio e fim, concordo mas é dificil pensar assim quando se tem um loop, pelo menos para mim, uma forma que eu penso é encaixar as ideias e formar o todo, sem tocar tudo aleatório, não digo em pensar em uma estória, mas conseguir juntar as ideias, criar um caminho no qual vc sai de uma frase mais marcante e emotiva para "fritar" de uma forma consciente que te leve para algum outro lugar. Bom esses são pontos que eu acho bom ressaltar mesmo. O que o ROo falou tambem é importantissimo, pelo menos na minha opinião, teoria é essencial, mas saiba tira-la do papel, diferencie o som de cada modo, um grande exemplo é o Steve Vai. Aquele cara exala lídio, tanto que o "Lick Library" quando fez um "Quick Licks "dele o cara logo avisava que estava em E lídio, pois ele usa muito essa sonoridade. É importante saber aplicar e conhecer essas escalas, sério, se foque em parte nisso, seu leque de ideias ira aumentar muito, tente usar essas escalas de forma que soem bem e do seu jeito.

    sebber
    Veterano
    # set/12 · Editado por: sebber
    · votar


    O que mais gostei mesmo nos vídeos é que ele fala numa linguagem que qualquer um pode entender, mesmo se não tiver conhecimento profundo em teoria.

    Ele dá dicas muito práticas e pontuais.

    Recomendo assistirem a parte dois também:



    Bundos
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Filippo14
    Muito bom o video!

    Eu tbm to com o mesmo problema... não consigo solar bem...
    O q eu to começando a fazer é pegar umas backtracking no youtube e solar em cima. Isso ajuda um pouco a treinar... Solar em cima daquelas musicas de consultorio médico é facil, o foda é solar em outros ritimos. Particularmente eu acho metal dificil de solar em cima.

    Uma pergunta... se por exemplo a base tiver em Em, eu so posso solar na escala de E menor ou eu posso usar uma pentatonica, misturar as duas ?
    Eu tento misturar, mas nao fica muito legal.

    Tomaz.
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Acho que tu deve te preocupar mais com a música do que com o solo. Escuta a música... escuta o que a base tá fazendo e pedindo.

    Cada base pede um tipo de solo diferente, certas nuances. Presta atenção, seja mais intuitivo e menos mecânico. De nada adianta saber todos os formatos de escalas, se tu não souber tocar as notas compreendidas entre a casa X e Y.

    Muitas vezes a harmonia da música vai te dar várias e várias ideias melódicas, e aí tu trabalha em cima disso.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Eu não sei solar?