Gibson Lespaul tribute 50 ou 60 - qual diferença entre elas?

    Autor Mensagem
    andao
    Veterano
    # ago/12


    boa tarde galera,

    Qual a diferença entre as gibson lespaul tribute 50 e a tribute 60, sempre vejo ambas, mais nao sei qual a diferenca... seria madeira? Captador? elas tem hambucker?
    Aguardo

    Spect
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    A Tribute 50s usa captadores P-90.

    renatocaster
    Moderador
    # ago/12
    · votar


    andao

    Depende. A Tribute 50's tem duas versões: Com captadores P-90 e com humbuckers.

    Entre as tributes 50's e 60's com captadores P-90 a diferença é o braço, que da 60's é mais fino (Slim Taper). Já as tributes 50's com humbuckers a diferença está obviamente nos captadores.

    andao
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Sabem em dizer sobre a tribute 70? Vi que tambem existe a tribute 70...

    Led Zé
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    andao
    Sabem em dizer sobre a tribute 70? Vi que tambem existe a tribute 70...

    Estas possuem mini humbuckers .

    andao
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Praticamente a tribute 70 é melhor que a 50 e a 60 entao... me corrijam caso esteja errado .... vejo muita gente dizendo que nao gosta dos cap.. p-90

    Bog
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    andao
    me corrijam caso esteja errado .... vejo muita gente dizendo que nao gosta dos cap.. p-90

    E você vai se guiar pela opinião de terceiros? Se P-90 é pior que humbucker, por que continua sendo usado por tanta gente, e mesmo em guitarras de alto nível?

    P-90 é diferente de humbucker, não pior.

    Led Zé
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    andao
    E além disso que o Bog falou, existem 50's com humbucker se quiser...

    andao
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Agora pintou a dúvida.... como não vou poder testar porque estou trazendo de fora... nao sei se pego a tribute 50, 60 ou 70....

    Led Zé
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    andao
    Fácil. Todas são Gibsons e têm ótima qualidade. A construção é similar. Corpo e braço em mogno, tampo em maple, escala em baked maple (as novas).
    Gosta de p90 e braço mais fino? Vai de 60's tribute
    Gosta de p90 e braço mais gordinho? Vai de 50's tribute.
    Quer humbucker? Vai de de 50's tribute com humbucker.
    Quer mini humbucker? Vai de 70's tribute.

    Bog
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Led Zé

    Hehehehe, acho que isso é o tipo de coisa que dá nó na cabeça do sujeito. Vai ver, tudo o que ele queria era uma "Gibson Les Paul". Talvez nem imaginasse que este tipo de diferença existe, então ele só quer saber qual é "a melhor".

    Fico imaginando uma analogia com o sujeito que vai num restaurante que todo mundo diz ser o melhor da cidade. Aí ele senta lá e vê no cardápio um monte de nomes estranhos, e pergunta para o garçom: "qual desses risotos é o melhor?"

    Led Zé
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Bog
    Hehehe.Analisando por este lado , você está certo. Eu parto do princípio que o cara que procura uma Gibson ele já tem pelo menos um conhecimento básico. Pelo menos sabe diferenciar um single de um humbucker.

    Vou facilitar pra ele:

    Vai de 50's Tribute com Humbuckers. É a mais "convencional", tradicional dentre as 4.. Tem tudo que uma Les Paul tem que ter. Pronto. Essa é a pedida.

    renatocaster
    Moderador
    # ago/12
    · votar


    Led Zé

    Vai de 50's Tribute com Humbuckers. É a mais "convencional", tradicional dentre as 4.. Tem tudo que uma Les Paul tem que ter. Pronto. Essa é a pedida.

    Concordo. Para quem tá com um enorme ponto de interrogação na cabeça, acho que essa acaba sendo a melhor pedida mesmo pra ele.

    Slash Hammett
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    A grande diferença entre a 50 e a 60 é o braço. Basicamente o da 60 é mais fino e o da 50 é mais grosso.
    Há Tributes 50 com p90 assim como também existem na versão com Humbuckers (490r e 498t). Nenhuma é melhor ou pior que a outra, são dois grandes instrumentos, cada um com suas peculiaridades. Tenho uma Tribute 50 com humbuckers inclusive, aqui vão algumas fotos dela:

    http://postimage.org/gallery/o6584cs/cdb89e20/

    mvtguns
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Slash Hammett

    A propósito, que beleeeza de guitarras hein manin?
    hehehehe
    Parabéns!

    Slash Hammett
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    mvtguns

    Opa, valeu!!!
    :D

    mvtguns
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Slash Hammett
    Eu tava olhando a Tribute 50 pra pegar uma tbm.....porém achei uma Studio de 97....to negociando com o cara...vamos ver no que dá!
    Abrç.

    Slash Hammett
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    mvtguns


    Com qualquer uma das duas acredito que você estará bem servido. São duas putas guitarras!!! Só fique atento nos detalhes com a Studio 97 que você tá de olho, afinal o antigo dono pode ter sido desleixado e etc.

    mvtguns
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: mvtguns
    · votar


    Slash Hammett
    Isso é verdade man.... Esse fds vou ver se faço uma visita até ele e testar a guitarra. Até pq tá num preço camarada. Se pá e eu ficar com ela, vou deixar um review.... mas vou lá primeiro. Nem é bom contar com o ovo no $%@# da galinha...rsrrs

    Abraço !.

    Slash Hammett
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    mvtguns

    Boa sorte lá cara!!!

    mvtguns
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Slash Hammett
    Vlw!! Abrs.

    andao
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Pessoal muito obrigado! Mais é exatamente isso.... queria apenas uma Gibson lespaul mesmo, rsrs, mais obrigado... adquiri muita informação... e vou optar pela 50 mesmo, rs, meu unico problema agora é achar uma dessas, já que SOU CANHOTO, buáaááá, abraços

    renatocaster
    Moderador
    # ago/12
    · votar


    andao

    e vou optar pela 50 mesmo, rs, meu unico problema agora é achar uma dessas, já que SOU CANHOTO

    Eu ACHO que não tem a Tribute 50's com humbuckers para canhoto. Só a com P-90's. Também sou canhoto e tive uma Tribute 60's com P-90.

    andao
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Ta otimo, se eu achar qualquer Tribute 50 para canhoto aqui no Brasil vou comprar, obrigado pessoal

    Jinkxs
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    andao

    Êêê vida de canhoto não é mole né não renatocaster????

    Pois é amigo.... prepare-se para pesquisar bastante. Mesmo as tribute 60' são difícieis de achar na versão canhota.... mas lá fora você acha sim.

    Olha.... os P-90 são captadores single coil, ou seja possuem apena uma bobina, por isso possuem aquele barulho conhecido como hum, principalmente quando usa com bastante ganho (distorção). Mas possuem características de timbre bastante diferentes dos single coil comuns (de strato).

    São captadores bem peculiares, que tem um som próprio. Muitos amam, mas não são unanimidade, pois o timbre clássico das Lps é o dos humbuckers.

    Use a busca e você vai encontrar bastante material falando sobre eles.

    maspn
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    a gibson 50' vem com p-90 ou classic 57' (que seria uma imitação dos paf...)
    já a gibson 60' vem com p-90 ou burstbucker...

    se nao me engano, as 2 nao tem o mesmo humbucker.

    renatocaster
    Moderador
    # ago/12
    · votar


    Jinkxs

    Êêê vida de canhoto não é mole né não renatocaster????

    É um saco isso, hehehe.

    Pois é amigo.... prepare-se para pesquisar bastante. Mesmo as tribute 60' são difícieis de achar na versão canhota.... mas lá fora você acha sim.

    Quando eu comprei a minha Tribute 60's o meu pensamento era igual ao do nosso amigo aí. Eu simplesmente queria uma Gibson LP, sem se importar muito com modelos, hehehe. Eu queria uma Studio normal, mas meu orçamento na época não permitiu.

    Confesso que de cara eu não curti muito os P-90's. Como vc falou, é um captador com um som bem peculiar e que pode acabar não agradando muito. Como eu já estava acostumado com a pegada de singles e humbuckers, eu estranhei no começo.

    Quis até trocar por um par de mini humbuckers (cheguei a comprá-los), mas desisti. Parei pra pensar, se estou com a guitarra com esse tipo captador, vou mais é testar e ver as possibilidades que ele pode oferecer, vou aproveitar o momento para fazer isso. O resultado é que hoje eu sou um amante dos P-90's e não vejo a hora de poder ter uma outra guitarra equipada com eles, hehehe.

    Mas se eu fosse comprar uma tribute hoje, eu partiria para uma 70's com mini-humbuckers. Mais pelo fato também de sentir e testar para ver como se comporta os minis, já que nunca toquei com guitarra nenhuma que tivesse esses captadores. Sem contar que o preço lá fora dessas tributes 70's está bem atraente. Está em torno de 900 dólares, o modelo pra canhoto. Quando comprei a tribute 60's tava 1049 dólares na época.

    Jinkxs
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    renatocaster

    Cara.... os P-90 são um mistério pra mim até hoje!!!! Já ví altos timbres com eles, de babar mesmo, principalmente no braço..... com um bom amplificador e a pegada certa..... nooosssaaa!!!!

    Mas eu nunca consegui tirar um timbre satisfatório com eles.... Nunca tive uma guitarra com os P-90, mas já toquei com eles em algumas jams e ensaios (guita emprestada), e por isso, nunca tive muito tempo de timbrar legal, nem tempo de testar as nuançes, como o ataque da paletada, etc...

    Tenho pra mim que é o tipo de captador pra ser usado com um valvulado da hora, talvez um Marshall..... com gain perto da metade, limpando um pouco no knob e tirando o drive da paletada mesmo. Bom.... só vou saber quanto experimentar mesmo.

    Então, não posso dizer se gosto ou não deles.... tipo, gosto e não gosto ao mesmo tempo... hehehehe....

    Está em torno de 900 dólares, o modelo pra canhoto.

    Cara, trazendo pra cá deve ficar com frete, imposto e tudo mais, uns R$3.000,00??? Tá bom o preço mesmo. Como será o timbre desse mini-hums (outro mistério pra mim)???

    renatocaster
    Moderador
    # ago/12
    · votar


    Jinkxs

    Mas eu nunca consegui tirar um timbre satisfatório com eles.... Nunca tive uma guitarra com os P-90, mas já toquei com eles em algumas jams e ensaios (guita emprestada), e por isso, nunca tive muito tempo de timbrar legal, nem tempo de testar as nuançes, como o ataque da paletada, etc...

    É bem legal, acho que quando vc puder testar os P-90's "à vera" vc vai gostar.

    Cara, trazendo pra cá deve ficar com frete, imposto e tudo mais, uns R$3.000,00??? Tá bom o preço mesmo. Como será o timbre desse mini-hums (outro mistério pra mim)???

    Não sei, o dólar deu uma aumentada boa. Mas de qualquer forma não deve ser muito longe disso, o preço realmente está muito bom.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gibson Lespaul tribute 50 ou 60 - qual diferença entre elas?