Vale a pena trocar captadores da Shelter Sg Detroit 300?

    Autor Mensagem
    lucasn4
    Veterano
    # ago/12


    olha como é minha primeira guitarra nunca troquei nada dela pensei em trocar os captadores e queria saber se vale a pena e quanto custa os "tops"? e tem como colocar captadores de grandes marcas tipo Gibson ? Se colocar elá ficará com o som de uma Gibson?

    lucasn4
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    nada ? :c

    L Magalhaes
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Cara som de um Gibson nunca...
    O que o pessoal daqui vai te dizer é que coloque uns malagoli ou cabrera que são muito bons e tem um preço bacana.

    alfacorrea
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Confirmo a mensagem anterior: Som igual a de uma Gibson, nunca, nunca mesmo.

    Agora, dá pra dar uma grande melhorada nela e deixá-la bem bacana. A primeira coisa que vc precisa saber é se as madeiras de sua guitarra são boas. Se o corpo da guitarra e o braço forem feitos com madeiras de qualidade, já é o primeiro caminho andado para ter uma guitarra efetivamente boa.

    A partir daí, vc pode fazer uma planilha com os preços de todas as peças que vc precisa trocar na sua guitarra para deixá-la melhor do que está hoje.

    Algumas coisas que fazem diferença:

    1) Tarrachas (que sejam efetivamente boas, tipo Gotoh, Groover, etc)
    2) Capotraste ou Nut (eu gosto de nut de osso ou grafite)
    3) Verificar a necessidade de troca de trastes
    4) Captadores
    5) Perte elétrica toda (potenciômetros Alpha ou CTS)
    6) Ponte

    Se vc pesquisar o preço destas partes todas, vc deve gastar algo entre R$800,00 a R$1.500,00 para deixar esta tua guitarra bem turbinada.

    O que vc tem que decidir, agora, é se vale a pena gastar essa grana nesta guitarra ou se vale mais a pena vender ela e juntar uma grana para pegar uma guitarra que te agrade mais.

    Minha opinião sobre isso: eu, particularmente, gosto de "brincar" de motar a guitarra. Eu gosto de curtir ir trocando as peças e ir montando a guitarra ao meu gosto. A única coisa que eu não sei fazer é a parte de madeiras e pintura. Eu faço a montagem e os upgrades de todas as minhas guitarras.

    Partindo do princípio que eu considero a Fender Stratocaster uma das melhores guitarras que existem, eu já tive até uma American Standard que fiz algumas alterações a meu gosto. Ou seja, eu mexo em tudo e modifico tudo.

    Assim sendo, minha opinião é: vale a pena pegar uma guiatarra com boas madeiras e vale o investimento de vc ir fazendo upgrades e ir deixando ela ao seu gosto.

    alfacorrea
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Só complementando o que escrevi.

    Só citei a Fender Stratocaster American Standard como sendo uma das guitarras que mais me agrada. Independente do tipo de música, considero a Stratocaster uma das melhores guitarras fabricadas pelo homem. Para meu gosto musical, apelo visual, peso do instrumento e ergonomia, não acho que tenha nada melhor.

    Eu já tive uma Fender Stratocaster American Standard de 2005, que comprei lá nos USA. Era uma excelente guitarra, mas acabei trocando por uma Fender Stratocaster Standard Made in Japan de 1994.

    Analisando isoladamente, seria um absurdo admitir-se que uma USA seria pior que uma Japan, mas a Japonesa me cativou. Estou fazendo um upgrade nela para deixá-la muito forte.

    As tarrachas já coloquei as melhores da Gotoh, que eu considero ter um preço bom e uma qualidade muito boa. O capotraste já veio pra mim legal. Os trastes terão que ser modificados um dia, mas isso dá pra adiar um pouco.

    Já verifiquei que a ponte vem com o "big block", que faz uma certa diferença. Troquei os carrinhos da ponte para os "modern" e estou trocando os captadores para ficar com Fender Tex-Mex (meio e braço) e Sergio Rosar Extreme Hot na ponte.

    Assim, minha "japa" vai ficar muito sinistra.

    alfacorrea
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Complementando mais ainda, pois a vontade de escrever está grande...

    Não sou expert em modelos SG, mas acredito que vc tem que verificar os "pontos de interesse" de uma guitarra modelo SG. Vc deve verificar o que realmente faz diferença no timbre e o que pode ser só "perfumaria".

    Vou citar o que eu acho que vale a pena, pois a lista é grande:

    1) Captadores: pode ser o primeiro passo, mas se eu fosse vc colocaria em 2º lugar na lista de modificações. Por que digo isto? É provável que depois de vc trocar a ponte, a sonoridade da guitarra mude um pouco e vc pode ter novas escolhas de captador para fazer.

    2) Ponte Tune-O-Matic: há controvérsias, minha opinião não é absoluta, mas eu acredito que a primeira mudança que vc deve fazer um uma SG é trocar a ponte e a stop bar. Eu entendo que faz uma diferença ENORME no timbre e esta mudança vai posicionar sua guitarra para o próximo passo. Trocando a ponte, vc já vai começar a saber efetivamente o que pode ser melhorado em termos de timbre. A ponte original da sua guitarra deve ser Sung-Il (muito ruim). Troque por uma original da Gibson ou similar que tenha uma qualidade comprovada. Não economize no valor da ponte, compre o que há de melhor. O investimento não é tão caro assim.

    3) Agora chegou a hora de escolher quais captadores colocar. Com a troca da ponte por uma verdadeiramente boa, vc terá a oportunidade de saber de verdade como é a sonoridade da sua guitarra e vc poderá saber o que deve melhorar ou esconder em termos de timbre. Se a guita tem timbre de madeira muito aberto, escolha captadores com menos agudos. Se a guita tem madeira muito leve e sem "peso" de graves, procure captadores com mais saída ou mais graves. Se falta sustain na medeira, dá até pra colocar captadores ativos EMG 81/85. As opções são praticamente infinitas.

    Abraço e boa sorte.

    du_dutra
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    ba cara me deixou com varias duvidas, eu tenho uma shleter SG detroit e acho o som dela bom,porem queria mais peso e mais sustain , tava pensando no bom e velho seymour duncan humbucker, saira por 325 ja colocado e de quebra,os humbuckers originais da SG iam parar na minha strato, mas agr não sei vale a pena,

    só sei que minha Sg é em basswood ,braço parafusado :/

    L Magalhaes
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Cara tua guitarra ja viu um luthier alguma vez?
    Lembro de uma tagima que eu tive que eu mandei trocar os trastes parafinar os caps, refazer a parte elétrica e ajustar a regulagem para cordas 0.11... Cara ficou outra guitarra e eu ja não vi mais necessidade de trocar os caps
    Leva ela em um bom luthier que sua guitarra vai melhorar e muito.

    alfacorrea
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Bom... Vc sabe mais ou menos o que vc tem e sabe mais ou menos o que quer.

    Começando pela sua guitarra: vc disse que o corpo é de basswood e que o braço é parafusado. Começando por aí, vc tem que repensar muito bem se sua guitarra em algum dia dos próximos 5000 anos vai soar como uma boa SG deve soar.

    Acho que o corpo de basswood não é problema, desde que vc saiba que o basswood tem determinadas características de timbre que são diferentes do mogno (teoricamente as SG seriam de Mogno, Mahogany).

    Para puxar sua SG de basswood para o timbre de uma SG tradicional, talvez vc precise de um captador que tenha uma puxadinha de médios e graves e uma boa saída de ganho. Não sou perito em basswood. Procure um cara mais entendido em timbres.

    O que "mata" a sua guitarra é ter o braço aparafusado. Teoricamente isto seria um "crime" em se tratando de SG, porque toda a SG de qualidade que eu conheço tem o braço colado.

    Acho que este é um "calcanhar de aquiles" da sua guitarra que sempre vai deixar ela com um pouco menos de "peso" e menos "sustain" se comparada com uma SG tradicional.

    Talvez sua solução seja o "famoso" par de captadores EMG 81/85 que vão moldar o timbre da guitarra e vão colocar a guitarra nas características próximas de uma SG.

    Minha opinião: troque de guitarra. SG de braço aparafusado não existe. Vc tem, na verdade, uma stratocaster com formato de SG.

    Abraço.

    renatocaster
    Moderador
    # ago/12
    · votar


    alfacorrea

    Analisando isoladamente, seria um absurdo admitir-se que uma USA seria pior que uma Japan, mas a Japonesa me cativou. Estou fazendo um upgrade nela para deixá-la muito forte.

    Já tá turbinando a Japa? E aí, curtiu ela mesmo? É uma guitarrinha muito bacana :)

    Também tô curtindo a Ibanez "Darth Vader". EMG é o que há, hehehehe.

    Abs

    Mah_Soul_Power
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    eu tenho uma detroit... mandei trocar os trastes.. coloquei trastes jumbos, o luthier deu uma geral nela... ficou muito boa... ja tive varis guitarras, mas o braço desta shelter é muito confortavel... eu colacaria malagoli ou cabrera e trocaria as tarraxas.

    L Magalhaes
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: L Magalhaes
    · votar


    É como o mah_soul_power disse essa guitarra tem um braço bacana mais nunca terá características reais de uma SG se estiver disposto a gastar dinheiro compre uma guitarra nova, tem as SX que vc pode comprar no mercado livre que são bacanas e respondem muito bem a upgrades.
    Caso contrario invista em tarraxas condor regulagem e captadores malagoli que vai virar outro instrumento.

    lucasn4
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Muito Obrigado pessoal por tirar minhas duvidas não vou comprar uma guitarra nem tão cedo (uns 2, 3 anos) como sou novo (15 anos) vou começar a trabalhar e minha proxima guitarra será uma fender eu acho que vai ser a American Standard como nosso amigo alfacorrea citou, fiquei fascinado só pelo oque ele me disse e olha que eu nem vi a guitarra ainda bom obrigados meus amigos :)

    alfacorrea
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    renatocaster,

    fala amigo. Não mudei muita coisa ainda não. Na verdade nem vou mudar tanto.

    Coloqueio mais 2 molas na ponte, agora são 5 (o máximo). Gosto da ponte "colada" no corpo mesmo.

    Troquei os carrinhos por uns que tinha aqui comigo, mas não ficou bom não. Voltei aos carrinhos vintage originais mesmo. O que costumo fazer nas minhas strato é colocar os carrinhos da stratocaster modern, que são grandões e pesadinhos. No meu gosto estes carrinhos "grandes" são muito bons.

    Coloquei na ponte o captador Sergio Rosar Extreme Hot. Na minha opinião é o melhor que há para conseguir timbres agressivos com uma Strato.

    O que vou ter que fazer mesmo é trocar os trastes. Os originais já estão bem "usados" e merecem uma troca. Vou colocar uns médio-jumbo, nem tanto vintagem nem tanto quebra-molas.

    Depois de tudo, vou trocar os potenciômetros para os originais da Fender (250 KOhms CTS) e refazer a parte elétrica com uma boa blindagem.

    Aí sim... Vai ficar do meu jeitinho.

    Vou acabar com 2 stratos, uma bem parecida com a outra. Acaba que a diferença vai ser só os captadores do meio e do braço (DiMarzio Fast Track 2 nas 2 posições da sunburst e Fender Tex-Mex nas 2 posições da neguinha).

    Abraço.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Vale a pena trocar captadores da Shelter Sg Detroit 300?