Problema bizarro (pra mim) (ja usei a busca)

    Autor Mensagem
    rafael_paiva_r
    Veterano
    # ago/12


    Bom galera, to com um problema meio estranho.
    Acontece isso com minhas duas guitarras
    É o seguinte: quando a guitarra está na mesa, pra regulagens e afins, ela aceita a afinação normal, mas quando boto no meu colo pra tocar, desafina o.o
    E vice versa, se eu afino ela no colo, ela desafina na mesa.
    Estranho ou normal?
    Ajuda ai galera xD

    renatocaster
    Moderador
    # ago/12 · Editado por: renatocaster
    · votar


    rafael_paiva_r

    Ou as cordas estão sendo mal colocadas ou suas tarraxas estão desreguladas, não estão segurando a afinação. Só por uma simples mudança de local a corda desafina? Estranho mesmo.

    kapusho
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    em 1° lugar, vc já regulou ela pessoalmente alguma vez, tem prática em regulagem básica? se não tiver, leve prum luthier dar uma olhada

    pode ser ponte, tarraxa, tensor, ou até uma combinação de tudo isso

    que guita é, mano?

    rafael_paiva_r
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: rafael_paiva_r
    · votar


    renatocaster
    Cara, e a guitar que principalmente notei isso, ta nova...
    é uma ibanez rg 350
    Será que seria bom eu leva-la num luthier?

    kapusho
    To tentando regular ela a uns dias, tenho uma noção basica de regulagem, a outra guitar, uma tagima 735, eu regulo...

    Blonde Hammet
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    rafael_paiva_r

    Cara, o braço da guitarra na mesa fica apoiado em algum lugar? pq se ficar é isso o problema, o braço apoiado é forçado fazendo a guitarra desafinar. Quando vc usa ela no colo o braço não é forçado pra lugar nenhum. O certo é vc afinar a guitarra no colo mesmo ou em algum lugar que não force o braço...

    Abraços!

    rafael_paiva_r
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Blonde Hammet
    Não cara, so fica o corpo dela na mesa

    Blonde Hammet
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    rafael_paiva_r

    Cara, dá uma olhada nesse video


    Pela sua descrição parece isso mesmo, nem o headstock da guitarra encosta na mesa tb?

    Abraços!

    renatocaster
    Moderador
    # ago/12
    · votar


    rafael_paiva_r

    Será que seria bom eu leva-la num luthier?

    Seria o ideal, se vc não tiver prática com regulagem. A guitarra nova ela sai de fábrica regulada, mas até chegar na sua mão, já cagou essa regulagem toda.

    rafael_paiva_r
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Blonde Hammet
    Interessante o video, nao sabia que existia esse lance da altura dos captadores.
    Mas é isso mesmo o que voce falou, nem o headstock encosta na mesa, so o corpo
    renatocaster
    Vou ver se levo mesmo...

    Blonde Hammet
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    rafael_paiva_r

    Saquei, o cara tb diz que a gravidade na posição da guitarra deitada faz desafinar tb... Se vc afinar a guitarra no colo e continuar tocando com ela no colo fica normal? Se ficar ta tudo certo...

    Abraços!

    rafael_paiva_r
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Blonde Hammet
    Fica normal sim, mas o problema é que fica dificil pra regular as oitavas na floyd rose com ela no colo...
    E eu tambem acho que nenhum luthier regula com ela no colo, entende?
    Por isso acho anormal...

    Drinho
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: Drinho
    · votar


    rafael_paiva_r

    meu jovem, as cordas potem ter sido mal colocadas, sua ponte pode estar desnivelada, a trava pode não ter sido apertada direito, o braço pode nao estar reto como deveria, são muitas variáveis... se você não conhece a anatomia de seu instrumento sugiro que leve ao luthier pra dar um tapa geral afinal se você conhecesse você já teria resolvido o problema....

    Nada contra em você aprender a regular e mexer na sua guitarra inclusive eu apoio isso....

    Mas você tem que saber que há erros que são totalmente reversíveis e erros que podem ser um desastre... pra você evitar esses erros eu sugiro que você não aprenda mexendo, a não ser que você possa se dar o luxo de eventualmente destruir uma guitarra....

    Leia, pesquise, entenda como age um tensor, como um tremolo fica estabilizado, como se nivela captadores, como se ajusta oitava, como se passa pedra e arredonda traste.... depois que você compreender como funciona... tipo se eu proceder dessa forma o resultado vai ser esse e se eu proceder de outra forma o resultado vai ser aquele... ai você poderá mexer no seu instrumento sem problemas e riscos!

    um abraço!

    FiReFhOx
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Gente, é uma RG350, com floyd rose, e se a regulagem de molas estiver muito macia, ao deitar a guita, o peso da ponte puxa as cordas desafinando ela.

    rafael_paiva_r
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Drinho

    Obrigado pelas dicas
    abraço

    FiReFhOx
    Não creio que seja isso, com a tagima 735 acontece isso também...

    sandroguiraldo
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    FiReFhOx

    Gente, é uma RG350, com floyd rose, e se a regulagem de molas estiver muito macia, ao deitar a guita, o peso da ponte puxa as cordas desafinando ela.

    Completamente errado o que você disse. A tensão que as molas exercem na ponte e a ponte exerce nas cordas será a mesma com a guitarra em pé, de ponta cabeça, de lado... enfim.

    Possíveis causas do problema:

    Tarraxas folgadas no headstock
    Erro ao colocar as travas do floy rose
    Cordas mal amarradas/enroladas
    Regulagem errada da ponte flutuante (que tenho quase certeza que é o que está acontecendo).

    rafael_paiva_r

    Gaste uma graninha e leve a um luthier.

    De Ros
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    rafael_paiva_r

    É normal. Regula as oitavas com a guitarra deitada. Depois, afina a guitarra na posição de tocar. Guitarras com o braço mais fino podem ter esse comportamento, não tem nada de errado com ela, pode ficar tranquilo.

    Blonde Hammet
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    rafael_paiva_r

    Pois é cara, como o De Ros disse vc regulando as oitavas com ela deitada com ela em pé ainda vai estar afinada, só afinar a guitarra de novo na posição de tocar...

    Abraços!

    rafael_paiva_r
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    De Ros
    Blonde Hammet
    Valeu galera, regulei as oitavas travei o locknut, afinei e está perfeita.
    Obrigado!

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Problema bizarro (pra mim) (ja usei a busca)