"Resumo" de técnicas p/ Guitarra/Violão (Com vídeos)

    Autor Mensagem
    Ir0N_M4N
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: Ir0N_M4N


    Bom galera resolvi fazer este tópico para ajudar a todos e a mim mesmo com informações sobre técnicas/truques de guitarra/violão, porém é bem possível que muitos nomes não sejam adequados, então qualquer coisa que vocês saibam e queiram compartilhar/corrigir para deixar o tópico mais rico é bem-vinda. Obrigado e vamos lá!

    Descrições copiados da internet para facilitar o trabalho e uns vídeos (tem alguns em inglês :S) para ajudar.

    Achei este site muito interessante sobre técnicas/truques (está em inglês):

    http://www.guitarchops101.com/guitar-tricks.html

    ---------------------------------------------------------------------- ------------------------

    Índice (Não escolhi uma ordem):

    - Palhetada Alternada
    - Sweep Picking
    - Thumb Picking
    - Palhetada Híbrida
    - Chicken Picking

    - Hammer-On / Pull-Off
    - Trill
    - Palm Mute
    - Ghost Note / Dead Note
    - Vibrato
    - Bend
    - Slide (dedo e bottleneck)
    - Tapping
    - Tap Harmonic
    - Harmônico Artificial
    - Harmônico Natural
    - Harp Harmonics
    - Alavancada
    - Double Stop / Double Stop Bend
    - Salto de Cordas
    - Pedal Point
    - Pick Slide
    - Toggle/Flick the Switch (sei lá o nome, por favor ajudem, hehe)
    - Palm Harmonics / Auto Flanging

    ----------------------------------------------------------------------------------------------

    Tipos de palhetada:

    - Palhetada Alternada (Alternate Picking):
    Para executar esta técnica, basta simplesmente tocar em alguma corda da guitarra usando os dois sentidos do movimento da palheta (para cima e para baixo).

    Palhetada Alternada

    - Sweep Picking (Palhetada Varrida(lol)):
    Sweep picking, Sweeping ou somente Sweep é uma técnica usada na guitarra em que a palheta move-se como uma vassoura (do inglês sweep: varrer); isto, combinado com o movimento correspondente da mão dos trastes produzindo uma série de notas de sonoridade rápida e fluida. É necessário total sincronismo entre as duas mãos para se obter o efeito de forma fluente.

    Sweep Picking

    - Thumb Picking (Palhetada com o Polegar):
    Thumb picking, também chamada de Travis picking, em referência a Merle Travis, é uma técnica de tocar guitarra ou violão utilizando o polegar da mão direita para o baixo ou ritmo (frequentemente com uma dedeira), e os outros dedos para fazer a parte da melodia.

    Thumb Picking

    - Palhetada Híbrida (Hybrid Picking):
    Na técnica da palhetada híbrida – hybrid picking - fazemos uso da palheta e mais os dedos médio, anular e mínimo para auxiliar na busca das notas em outras cordas da guitarra. Esta técnica começou a ser difundida principalmente pelos guitarristas de Country e Blues, estando presente hoje em praticamente todos os estilos musicais.

    Palhetada Híbrida

    - Chicken Picking (Palhetada da Galinha(lol)):
    Esta técnica muito utilizada no Country e consiste em utilizar os dedos da mão direita juntamente com uma palheta para se tocar uma música. Geralmente utilizada junto com uma Telecaster com som limpo, a técnica pode e deve ser feita com o uso de poppings, dando um som mais percussivo ás notas, a palhetada deve ser executada sempre para baixo, e os dedos devem dedilhar para cima (Duh!). Quando for uma frase rápida, o dedo

    médio fará o papel da palhetada para cima.

    Chicken Picking

    ---------------------------------------------------------------------- ------------------------

    Técnicas/Truques:

    - Hammer-On / Pull-Off (Martelar):
    Um hammer-on consiste em martelar com um dedo da mão esquerda uma corda em um traste fazendo soar a nota sem o auxílio da mão direita.
    O pull-off é o contrário: você deixa ambos os trastes pressionados, toca a nota e depois tira o dedo que estava segurando a nota que tocou.

    Hammer-On e Pull-Off


    - Trill (Trilo):
    Em teoria musical um trilo ou trinado é uma repetição rápida e alternada de duas notas musicais vizinhas, uma das quais é real (nota-base para a execução do trinado). Ou seja, é a execução de notas ornamentais no lugar de uma em que se pede para fazer o trilo. [Basicamente Hammer-Ons E Pull-Offs seguidos.]

    Trill

    - Palm Mute (Abafamento):
    Palm mute ou abafamento é uma técnica de guitarra usada para destruir o som das cordas tocadas. Para executá-la, coloca-se levemente a parte lateral interior da mão direita (ou esquerda, no caso de guitarristas canhotos) próxima a ponte do instrumento, em cima das cordas.

    Palm Mute

    - Dead Note (Nota Morta):
    Consiste em abafar a corda (normalmente com a mão esquerda) e em seguida tocá-la normalmente com a direita, o efeito gerado é um som percussivo, morto, utilizado da mesma maneira no slap. [São marcadas como um "X" na Tablatura]


    Dead Note (Bom, o vídeo está com "Ghost Note" no título, porém não é a mesma coisa, basta ver no Guitar Pro (tem essas duas técnincas lá)).

    - Ghost Note (Nota Fantasma):
    [Bom, não achei uma explicação "oficial", mas pelo que deu pra entender é uma nota tocada com uma intensidade fraca. Mostrado com () numa tablatura.]

    - Vibrato:
    A técnica denominada vibrato (expressão de origem italiana, literalmente traduzida como vibrado) consiste na oscilação de uma corda de um instrumento musical, utilizando-se um dedo, produzindo assim um som diferenciado, "vibrante", como sugere o nome.

    Vibratos e Bends

    - Bend:
    Bend é uma técnica utilizada na guitarra/violão na qual levanta-se ou abaixa-se a corda do instrumento para chegar em outra nota. Ao se curvar a corda, a nota que era tocada tem sua afinação mudada, elevada a uma nota mais aguda.

    Bend atrás da pestana

    Vibratos e Bends

    - Slide (Dedos e Bottleneck):
    O slide consiste, basicamente, em tocar uma nota e imediatamente após "escorregar" o dedo(ou um "bottleneck") para outra(s) casa(s)/nota(s).As técnicas de notas e acordes deslizantes conhecidas como "Slide" ou "Bottleneck" são muito usadas no Blues e estilos irmãos.

    Slide (dedo)

    Slide (Bottleneck)

    - Tapping:
    É uma variação do legato, ou técnica de notas ligadas. Consiste em utilizar uma ou as duas mãos para "martelar" (tap) notas na escala do instrumento, ligando-as, adquirindo assim efeito de grande velocidade.

    Tapping

    - Tap Harmonic:
    Tap Harmonic é uma técnica utilizada em instrumentos com trastes e cordas (normalmente a guitarra/violão). É executada utilizando a técnica de Tapping na 8ª (oitava) seguinte a nota palhetada.

    Vídeo sobre Tap Harmonic.

    - Harmônico Artificial:
    Harmónico artificial é uma técnica utilizada em Guitarras Eléctricas, que é feita com o auxílio de uma palheta. Consiste em segurar uma nota qualquer no braço da guitarra e tocá-la junto com a parte lateral do polegar abafando de forma suave o som da nota. A nota deve ser tocada com a palheta e logo depois, o dedo deve raspar na corda lateralmente para que haja o que chamamos de "grito". O Harmónico Artificial está relacionado à distorção utilizada: se houver uma distorção pesada (ou bastante drive), o harmónico ira soar melhor.

    Harmônico Artifical

    - Harmônico Natural:
    Essa técnica, parecida com o harmônico artificial (porém de mais fácil aprendizagem) consiste em tocar uma corda "solta" encostando o dedo levemente em um determinado traste da guitarra.

    Harmônico Natural

    - Harp Harmonics:
    A técnica recebe este nome pelo fato do som produzido se parecer com uma harpa.

    Harp Harmonic

    - Alavancada:
    Alavancada é uma técnica que consiste em pegar a alavanca e "apertá-la" contra a guitarra para fazer vibratos, cuja nota fica tremendo, efeitos conseguidos também com vários bends rápidos. Há também a alavancada com pontes tipo floyd rose, onde pode-se puxar a alavanca para trás (lado contrário às cordas) dando efeito de "grito", é equivalente a um bend.

    Alavancada


    - Double Stop / Double Stop Bend:
    Double stop são duas notas tocadas simultaneamente.

    Double Stops

    Double Stop Bend 1 corda

    Double Stop Bend 2 cordas

    - Salto de Cordas (String Skipping):
    Como o próprio nome já diz, o "String Skipping" consiste em simplesmente saltar cordas uma por uma ou de maneiras variadas.

    Salto de Cordas

    - Pedal Point:
    Um Pedal Point ou (ponto de pedal) é um tom (nota) sustentado, geralmente (mas não necessariamente) no baixo, que permanece constante, enquanto outros elementos com outros (pitch) tons ou notas alteram-se acima ou em torno dele.

    Pedal Point

    - Pick Slide / Pick Scrape:
    Um pick slide ou pick scrape é uma técnica usada geralmente por guitarristar de rock, punk ou metal. A técnica é executada segurando a borda da palheta contra qualquer uma das três cordas primas e movendo ao longo da corda.

    Pick Slide

    - Toggle/Flick the Switch:
    [Não achei uma explicação, mas é basicamente ficar mexendo na Chave Seletor dos Captadores, um captador ficar no vol. 0 e o outro no máximo, então fica trocando rápidamente ... é mais fácil ver o vídeo.]

    Toggle/Pick the Switch

    - Palm Harmonics / Auto Flanging:
    [Harmônicos produzidos do contado da mão da palheta nas cordas enquanto a mão da digitação faz hammer-ons/pull-offs com a corda solta (sei lá).]
    Palm Harmonics / Auto Flanging

    ---------------------------------------------------------------------- ------------------------

    Bom peço desculpas pelos vídeos em inglês, mas não achei nada muito satisfatório em português ... ou não procurei muito, hehehe.

    Ir0N_M4N
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: Ir0N_M4N
    · votar


    Poutz! Esqueci um (de muitos outros com certeza)

    Edit: Opa ... não dava pra atualizar pq eu não tava logado (y)
    Agora tá lá!

    MarcosBorba
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Nossa! Deve ter dado muito trabalho fazer isso. Mais tarde eu assisto com calma os vídeos. Parabéns pelo tópico. Vai ajudar muita gente.

    Volcast
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Belo tópico.

    Denayse
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Belo tópico.

    Ir0N_M4N
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    MarcosBorba
    Volcast
    Denayse
    Vlw! Espero q ajude mesmo, mas tem q ter paciência de dar pelo menos uma lida no índice e ver o q desperta a curiosidade ou o q vc não sabe ...

    Dei uma atualizada ali com duas "técnicas" q eu me lembrei ... as duas últimas, hehe.

    leviribeiro
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Muito bom o tópico, bem esclarecedor!

    Jeff.gomes
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: Jeff.gomes
    · votar


    Ir0N_M4N
    Otimo tópico, parabens... é bom ver um ajudando o outro, quando comecei, foi tri dificil, eu nunca tive professor e aprender as coisas eram tudo por pesquisas, atitudes como estas e entre outras aqui no forum são dignas de musicos verdadeiros... que querem passar o seu sentimento ao instrumento e nao ser melhor que alguem...
    parabens...muitos dos videos eu ja tinha vistos, outros nao, mas são otimos.

    hey
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Muito bom. Devia ser fixo,

    Jeff.gomes
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Muito bom. Devia ser fixo, (2)

    ayrtontorres
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Ir0N_M4N, legal e muito útil esse tópico.

    Salvei pro meu filho, que está iniciando agora na guitarra.

    Um abraço

    Ir0N_M4N
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Nããão, não posso editar o tópico :S
    Lembrei de um truque q está no site lá de cima, mas q faltou aqui.

    - Volume Swell (Aumento do Volume):

    Usando esta técnica, você será capaz de imitar o som de um violino. Gire o controle de volume da guitarra completamente para o "0". Em seguida, posicione seu dedo mindinho da mão direita sobre o controle de volume, permitindo que você use o dedo mindinho para aumentar e abaixar o volume. Palhete qualquer nota, como faria normalmente. Usando o seu dedo mindinho, eleve o nível de volume após a palhetada, em seguida, aumente o volume novamente. Antes de palhetar outra nota, o volume deve ser abaixado completamente. [Sempre palhetando pra baixo, para combinar o com o movimento do mindinho.]

    Volume Swell

    Ir0N_M4N
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: Ir0N_M4N
    · votar


    ayrtontorres
    Jeff.gomes
    hey
    Jeff.gomes
    leviribeiro
    Valeu pessoal! Fico feliz q tenham gostado :D
    Abraço.

    ---------------------------------------------------------------------- --------

    Bom ... ressucitando o tópico novamente, lol, com um truquezinho bem tosco e inútil, mas eu achei engraçado, não custa postar.

    Church Bell (Sino de igreja):
    [Bom, pelo que eu vi é assim:

    - Junte as cordas E e A (com o dedo logicamente);
    - Coloque a palheta entre essas duas cordas e a corda D (perto do traste 12, ou qualquer traste, sei lá), afim de que as 2 últimas cordas fiquem "grudadas";
    - Depois bata de leve na 5ª corda;

    Acho que é isso, mas é melhor ver o vídeo.]

    Church Bell

    ---------------------------------------------------------------------- --------

    Ir0N_M4N
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Só ressuscitando o tópico aí, pq pode vir a ser útil pra alguém xD

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a "Resumo" de técnicas p/ Guitarra/Violão (Com vídeos)