Meu drama de guitarrista!

    Autor Mensagem
    Caio Bittencourt
    Veterano
    # jul/12


    Olá galera, beleza?
    Gostaria de expor meu "drama" de guitarrista para vocês, porque talvez tenha alguém que entenda e possa até ajudar.
    Aos meus 9 anos de idade ganhei uma guitarra, uma Kashimazinha bem modesta, fiquei com um professor por uns 3 meses, até meus pais me tirarem por falta de interesse da minha parte. Um tempo depois eu peguei o instrumento de novo, mas sem compromisso, e assim fiquei até meus 14 anos de idade(acho que até ai, mesmo sem compromisso, tocando uns 15 minutos quase todo dia, acho que dava pra eu ter evoluído muito, o que não aconteceu).
    Então, num belo dia decidir realmente ter compromisso com a guitarra(acho que isso ocorreu pelo fato de eu ter adquirido uma guitarra nova, uma stratocaster da Giannini), então de dois anos pra cá tenho "levado a serio", pois não gostava(ainda não gosto muito mas faço isso) de ficar fazendo exercícios, porque acho que treinar com músicas terá um efeito melhor. No final de 2011 e começo de 2012 tive aulas com um dos melhoras guitarristas que já conheci, e nesse período evoluí bastante, e "treino" bastante até hoje.
    Até ai tudo ótimo, mas, eu acho que, mesmo com toda essa história, alguém que toca guitarra por 7 anos já deveria conseguir tocar algumas coisinhas legais, algo no nível de um Pink Floyd(é o que eu gosto muito), uns metais mais de boa e alguns Hard Rocks tipo Guns n' Roses, etc..
    Mas é ai que vive o problema! aqui uma lista completa das músicas que eu sei tocar: Another Brick in the Wall pt. 2, Nothing Else Matters(incompleta), parte da base de Master of Puppets e o solo do meio(meio que porcamente), Sultans of Swing(engasgo no ultimo solo) e outras coisinhas que não valem mencionar.
    Alguns podem pensar: "ué, mas tá até bom!", agora vou dizer algumas músicas que eu não consigo tocar, que tecnicamente seriam mais fáceis:
    Stairway to Heaven(não consigo o solo), Comfortably Numb(não consigo o solo), La Grange(solo novamente) entre outras.
    Então, eu acho que eu deveria conseguir.
    Agradeço previamente a qualquer pessoa que tente me ajudar.
    Caio B.

    Alexandre.M
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Caio Bittencourt
    fiquei confuso com o texto. mas é o seguinte:
    começe por musicas mais "clássicas" como wish you here,smoke and watter... essas ai tem video aula no cifraclub, mas não assista o video e tente só uma vez, vai assistindo e pausando, voltando,pausando parte por parte, imprima a tab. se ficar mais comodo pra vc e vai treinando parte por parte todo dia até voçê se considerar bom nesta música, ai vc muda de musica e faça o mesmo, só assim pra poder pegar uma música inteira pra tocar.
    espero ter ajudado.
    E keep rocking

    MateusZepp
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    cada um tem seu tempo,tu q toca a 7 anos,eu q tenho 2 anos... enfim isso varia de cada um...

    agora em relação aos solos,eu acho q vc nao tem q preocupar em fazer exatamente o solo nao,esses ai q vc citou por exemplo eu improviso,claro q pego a melodia dele e talz,mais enfim eu não fico preso neles...

    Caio Bittencourt
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    alexandremilitao1

    Wish you were here eu sei tocar, e Smoke on the Water é o mesmo problema de Stairway to Heaven e Comfortably Numb. E quando eu tento pegar uma música eu foco nela, e fico até conseguir.

    MateusZepp

    Cara, improvisar é bem legal mesmo, mas, como eu tenho pouco conhecimento de teoria eu fico preso só naquela Penta Blues mesmo, e em músicas do calibre de Stairway e Comfortably Numb, eu não gostaria de mexer, elas são perfeitas do jeito que são.

    Lelo Mig
    Membro
    # jul/12
    · votar


    Cara, não são as músicas que você toca ou deixa de tocar que servem para avaliar o seu grau de desenvolvimento, por uma razão muito simples: O quanto se dedicou a realmente tirar algumas canções?

    Se você gosta de uma música, escolha uma que você seja capaz de tocar (sim, porque não adianta tentar o que você ainda não consegue, isso só irá frustra-lo), mas leve até o fim. Muitas músicas, algumas até simples, as vezes têm um trecho ou pequena passagem que exigem treino. Se não ficar em cima até sair, não adianta, vai fazer mal feito.

    Outra coisa, não sei como são seus estudos, treinos e exercícios, continue estudando e treinando, mas isso não é tudo...TIRE músicas, notas por nota, no ouvido!! Vocês hoje em dia têm tudo, tablatura, guitar rig, vídeo YouTube....tudo isso é muito bom, mas tirar de "orelha" e tocar músicas é tudo.

    Acredite, amigo, não é porque o cara faz 1234 a "20 mil BPM", que o cara é guitarrista...sinceridade? Prá mim tá mais prá digitador do que prá músico!

    rasjr1305
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Eu conheço o solo da Stairway to Heaven entao vou comentar sobre ele. Para tirar esse solo é necessário muita técnica, parece um solo fácil de pentatônica, mas só o bend inicial já corta mais da metade dos guitarristas. O nivel desse solo é realmente alto, mesmo que talvez você consiga tirar os metais neoclássicos, vai ter problemas com esse solo, pois ele exige pegada. A dica ?
    Toca ele umas 80 vezes por dia ( nao é brincadeira rs ) que em alguns meses você está tocando haha. Sobre o fato de ser bom ou nao com o tempo, isso nao importa, 1 ano muito bem treinado vale por 5 anos na farra.

    Fandoderos
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    vou aproveitar a situação pra contar meu drama :
    a um tempao eu ganhei um violao (da minha mae) e fui fazer aula (paga por ela também) , meu pai estava todo entusiasmado com isso e contou pra familia inteira que o filho dele tava tocando violao e aquela coisa toda... oque acontece , é que ele toca violao a muito anos , mas nao tem tempo pra praticar e só tira musicas faceis e populares para tocar em alguns lugares com os amigos... ao longo deste tempo em que estava fazendo aulas de violao , meu gosto foi se desenvolvendo e eu reparei que as musicas que eu estava aprendendo e as aulas de violao , nao iriam me satisfazer e eu jah nao via mais graça nenhuma e nao queria ficar só tirando musicas com acordes simples e batidas faceis , que era oque estava acontecendo...
    foi quando eu peguei minha grana economizada , paguei metade da minha guitarra e minha mae cobriu o resto e mais um amp ruinsinho e um pedal só pra faze alguma coisa... logo de cara meu pai disse : nao vai parar com as aulas de violao né filho ? e eu respondi que ia fazer aula de guitarra, pelo meu gosto e tudo mais. ele começou a me dar bronca e sermões compridos toda hora, falando que metal é coisa de idiota , que eu nao posso levar a guitarra pra tocar onde eu for , que quando eu tocar metal as pessoas nao iriam ver nenhuma graça e talz... eu sempre respondia que eu sempre toquei por mim, e nao pelos outros...
    até hj estou fazendo aula de guitarra, mas meu pai sempre fica meio assim, e quando eu estou perto nunca mais fala nada relacionado a musica e violao, que eram coisas que ele falava toda hora. ele sempre foi assim, nao conhece quase nada de musica, mas quer dar uma de sabe tudo, nao apenas em musica mais em tudo.
    (pra esclarecer, meu pai e minha mae sao separados e eu vejo meu pai em alguns fins de semana.)
    fora o maior tempao que eu perdi com as aulas de violao que nao me serviram de quase nada...

    Alexandre.M
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Caio Bittencourt
    e Smoke on the Water é o mesmo problema de Stairway to Heaven e Comfortably Numb
    E quando eu tento pegar uma música eu foco nela, e fico até conseguir.
    algo está erado então

    rasjr1305
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Fandoderos

    Não esqueça do violão, seu pai está certo. O metal é sim o ápice da música técnica e melódica, mas depois você vai passar vergonha com uns acordinhos bestas numa rodinha qualquer.

    guns of rage
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    cara almente o tempo de treinamento!eu treinava 3 horas por dia e nao evoluia muito nao,agora to treinando 6 a 7 horas por dia !e q agora larguei algumas coisas q fazia tenho + tempo pra treinar tenho uns 10 meses e ja toco varias musicas de hard rock e metal

    carlcarl
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: carlcarl
    · votar


    que drama hein?
    agora que voce tem tempo e sabe o que quer,ja toca varias musicas de hard rock e metal. acha que o teu pai não sabe nada,continue treinando.
    raramente os guitarristas que voce tenta copiar começaram estudando a guitarra,pesquise.

    HigorRhian
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Bom ja q vc msm mencionou q nao liga muito pra guitarra , por que não arruma uma banda e seja guitarrista de base ? Pelo menos até vc adquirir vontade , pq eu toco tem 1 anos ja faço shows , e toco solos mais dificeis que esses '-' , mais isso por que sou MUITO MUITO expontaneo com guitarra AMO TOCAR E N FICO MENOS DE 5H POR DIA com a guitar na mão ^^

    Fandoderos
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    carlcarl
    sinceramente, eu sei como a maioria começou , como randy rhoads estudou musica erudita e etc...
    mas oque eu estava querendo dizer é que meu pai quer que eu fique naquelas musicas populares do brasil fazendo uma troca de acordes simples só pra me ver aparecendo e cantando alguma coisa facil... nao é isso que eu quero pra mim =/

    HigorRhian
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Entendi , a fala pro seu pai fica de boa kkk , MEU PAI É FUNKEIRO e fala q gosta de rock é errado KKKKKKKKKKKKKKK ! Só q eu n to nem ai pra ele nessa questão , meu padrasto é baterista ai prefiro acompanhar ele ^^ ! Mais cv c seu pai e fala que ce gosta é de rock n roll '-'

    Fandoderos
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    HigorRhian
    kra, eu jah mandei meu pai ir pasta... kkk
    mas o foda mesmo, é que desde a adolescencia dele até uns anos ai ele curtia mesmo era punk... eu vi umas fotos dele adolescente , ele raspava a cabeça e deixava um moicano bem alto ... mais nesses ultimos anos ele escuta mais essas musicas populares tipo zé ramalho ... ele também tira um pouco de raul e talz...
    o pior de tudo é que ele me levou no show do motorhead aki em curitiba e agora vem fala pra mim nao faze guitarra... sendo que esse show foi um dos principais motivos pra mim querer tocar guitarra... kkk

    elyts
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    po vei, besteira, se empenha e é isso

    Guitar_Rock
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Caio Bittencourt
    Cara, isso de tempo é muito relativo, concentre-se no que você quer e esqueça o resto. No mais é prática e treino.

    rasjr1305
    Concordo muito contigo quando falas do solo de Stairway to heaven, esse solo é mais difícil do que muita gente imagina. É só olhar os covers no youtube...
    E se o primeiro bend mata metade dos guitarristas, aquele de 2 tons no meio da musica, mata mais metade.

    Ir0N_M4N
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: Ir0N_M4N
    · votar


    Olha, não sei bem se vai ajudar ... mas veja outras pessoas tocando essas músicas no Youtube, olhe as mãos, as posições dos dedos, talvez você não tenha algumas manhas, treine:

    - bends utilizando afinador
    - palhetada alternada, preste atenção na sua mão com a palheta
    - vibratos, hammers-on, pull-off ...

    mas o q eu acho mesmo q o q mais ajudar (talvez) são os vídeos do youtube mesmo ... escreve lá: tal música guitar cover ... ou lessons.

    Edit:
    E não tem essa de pegar só metade do solo não, pega tudo q vc aprende muito mais, aí sim no futuro tu tenta umas improv.

    Turok
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Caio Bittencourt, cada pessoa tem seu ritmo e seu tempo. Não adianta vc querer ser igual ou ter o mesmo resultado de seus ídolos ou amigos, pois eles são diferentes de você. Encontre seu tempo. Quando vc parar de amplificar seus defeitos e focar nas suas virtudes e trabalhar em cima delas, você terá bons resultados. Não insista no que vc não consegue. Após algum tempo seu desempenho será melhor e aí sim vc retorna para superar as dificuldades na guitarra. Se ficar focado só nas dificuldades vc acaba desistindo.

    Gianew
    Veterano
    Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
    O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.
    maspn
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    na boa, voce deve ser dependente de cifras e guitar pro da vida.
    o meu irmão toca há uns 10 anos, desde o começo ele fez aula, mas enfim, sempre tocou tentando entender a música, ele não estudou a guitarra e sim a música, um par de coisas chatas, mal sei o nome, tipo variação de acorde, arpejos, escalas, não sei lá mais o que.
    quando ele tira um solo, ele não ve a cifra, simplesmente ele busca algo que ele me explicou, ve a escala, ve o que o cara fez, os arpejos, etc.
    e toca certo.

    te perguntar algo bem básico, se tiver tocando a música por exemplo em Lá e o cantor te pedir pra tocar em SOL, conseguiria tocar?

    eu decoro as coisas e sou péssimo guitarrista.
    o caminho fácil na guitarra não é o melhor, tem cara por aí que toca sem saber uma técnica apurada, mas os que vivem com isso, tocam práticamente o dia todo, acaba tendo uma noção, não sabem na teoria, mas na prática aprende.

    Whisky a Go Go
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Sei bem como é isso. Não sei como eu consegui aprender guitarra e solar sem fazer aulas, foi algo muito mágico para mim, quando assustei, pensei: "Caralho, já estou tocando isso?..", e é mais ou menos por aí.

    Olha, vou te dizer uma coisa. Conheço e já conheci muitos guitarristas que tinha técnica, mas eles realmente não tinham AQUELA PEGADA de um GUITARRISTA, tu consegue ver a diferença?

    Amigo, não adianta você querer ter técnicas demais, se tu não tem a pegada firme e cabulosa de um guitarrista, me refiro a uma pegada que, quando ouve tu para e pensa: "Puta merda, essa cara SIM é um guitarrista", não consigo explicar muito bem esse lance, acho que tu entenderás com bastante treino e com tempo de experiência.

    Você NÃO vai adquirir uma pegada FODA da noite pro dia, e sim ao longo do tempo e SEMPRE treinando MUITO a questão de improvisos.

    No meu caso, eu sempre ouvi e foquei muito no Blues, e isso fez eu melhorar um pouco. Então, o que te posso aconselhar é: foque num determinado estilo por um tempo e treine improviso, pegue instrumentais e fique brincando com as melodias, você no começo vai notar um grande avanço, depois vai estagnar pois vai começae a ficar preso naquilo, essa é a hora de ficar atento e buscar mais aperfeiçoamento.

    Eu AMO Blues, mas começei a tocar mais Funky Music, eu acho a pegada muito cabulosa, linda e deliciosa de tocar. Espero ter te ajudado.

    Night Guitar
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    cara, você podia tocar a 20 anos, sem estudo, sem pegar firme e treinar de forma correta, você vai caminhar extremamente devagar, aconteceu o mesmo comigo, durante uns 3 anos eu só brincava com um violão velho que eu achei, comecei a estudar de verdade faz uns 3 anos no maximo, e já tenho um bom nivel, consigo tirar musicas que eu considero dificeis, mas isso vai do empenho, sem a determinação de treinar *não só tecnica, como teoria tambem, que é muito importante* você não vai longe, o importante da musica é abrir a mente para as possibilidade e ter em mente que você vai ter de treinar sempre, nunca vai chegar num ponto onde não precisa mais praticar ou ja aprendeu tudo que a musica tem a ensinar.

    Na minha opinião, os anos de "brincadeira" não contam, o que conta é o tempo que você decidiu ser guitarrista, ao invez do cara que tem uma guitarra.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Meu drama de guitarrista!