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danielfi Veterano |
# jul/12
Estou entre essas dua guitarras, e o preço é o mesmo, e queria saber se o corpo é melhor em Basswood ou em Solid Alder Usei a busca de tópicos e nenhum me respondeu
Shelter Detroit Gorpo em Basswood Escala em Rosewood Braço em Maple Ponte tune-o-matic preta 2 Humbuckers 2 Botões de volume e um de tom
SX EG3K - Corpo: Solid Alder. - Braço: Maple Parafusado. - Escala: Rosewood. - Marcação: White Dots. - Trastes: 22. - Captação: Passiva. - Captadores: 2 Humbucker. - Ponte: Tune-O-Matic. - Chave Seletora: 3 Posições. - Tarraxas: Die Cast Blindadas e Cromadas. - Controles: 2 Volume, 2 Tone. - Ferragens: Cromadas.
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RuanbestXx Veterano |
# jul/12 · Editado por: RuanbestXx
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Nenhuma é melhor , cada uma tem suas caracteristicas . Por exemplo , o Alder é puxado pros agudos e tem um som bem agudo e cristalino , já o Basswood é puxado pros médios , tem mais graves e os agudos não são tão evidentes assim . Eu toquei nessa Sx e eu não gostei não,muito agudo Sg pra mim tem que ser Mogno . A Shelter eu não conheço . Eu recomendo essa http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-428201228-guitarra-sx-standard- ssgstd-shelter-vintage-vinho-com-bag-_JM
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Night_Rider Veterano |
# jul/12 · Editado por: Night_Rider
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danielfi Cara vai de basswood, sg de alder é nova kkk,ja ouvi falar que essas SXs são de madeira laminada.
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danielfi Veterano |
# jul/12
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Eu recomendo essa http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-428201228-guitarra-sx-standard- ssgstd-shelter-vintage-vinho-com-bag-_JM
Eu tbm queria essa más só posso gastar no maximo 600R$ na guitarra
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RuanbestXx Veterano |
# jul/12
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danielfi Faz um esforço ai cara D; a Sx que eu mostrei dá de 10 a 0 nessas ai juntas , tu já tem alguma guitarra ? .
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danielfi Veterano |
# jul/12
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RuanbestXx
N essa é a primeira
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Meu filho ouvirá Classic Rock Veterano |
# jul/12
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Aprendi uma coisa aqui no fórum: problema de se falar em Basswood é que é um nome genérico demais, pois Basswood engloba uma enorme quantidade de tipos de madeira. Por exemplo: As guitarras baratinhas de iniciante da Memphis by Tagima são feitas de Basswood. Algumas guitarras TOP de linha da Ibanez também são Basswood. Mas é claro, não é o mesmo basswood; são de subníveis de classificação diferente.
Ou seja, Basswood em guitarras baratas é completamente distinto do basswood de guitarras mais caras.
O Baswood dessa guitarra, se for mesmo barata, não deve ser tão legal. O Alder da outra provavelmente não é o Alder Americano, que se usa nas guitarras tops, como as da Fender, por exemplo. Deve ser aquele Alder asiático, que também abrange várias espécies.
Fica difícil falar, mas eu preferiria arriscar na...
que tivesse um som melhor! :P Não acho que madeira tenha taaaaanta influencia em guitarras baratinhas =)
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Meu filho ouvirá Classic Rock Veterano |
# jul/12
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Só não venham me contestar dizendo que "faz sim, porque é só comparar uma guitarra de compensado com uma sólida que você já sente a diferença."
Vai levar cascudo! hahaha
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Electric Eye Veterano |
# jul/12
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Eu não acho que o Basswood não tenha agudos evidentes assim. Minha guitarra é de basswood e se colocar no captador da ponte, o som é uma pancada estridente nos ouvidos.
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Drinho Veterano |
# jul/12
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Qual a diferença sonora do basswood da ibanez cara do basswood da guitarra barata?
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Drinho Veterano |
# jul/12 · Editado por: Drinho
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danielfi
depende da aplicação...
segundo a warmoth custom shop o basswood é uma madeira que tende a valorizar frequencias medias para graves... uma das madeiras mais usadas pelos shreders da decada de 80
e o alder tende a ficar exatamente nas frequências medias puxando um pouquinho até para as altas mas não é considerada madeiramento que valoriza frequencias altas como ash ou maple...
não tem melhor, madeira é um negócio tão instável e a relação dela com o som é tão misteriosa principalmente se trantando de guitarra onde se unem n elementos, como madeira de braço, altura de trastes, tipo de captador, altura de captador, tipo de parte elétrica, cabo, pedal, pedal com buffer, sem buffer estando desligado, marca e calibre de corda, qual amplificador, como está sendo usado esse amplificador, tipo de palheta, altura da corda que o cara tá usando e o principal A MÃO DO CIDADÃO porque se a mão do cara for uma mão de merda o som vai ser um som de merda e ponto final mesmo tendo um setup de 50 mil dolares (palavras de edu ardanuy) então depois de tudo acho que resumir a escolha de um instrumento apenas em madeira é uma inocência sem tamanho, e digo mais muitos especialistas em madeira já tem uma dificuldade tremenda em compreender propriedades de madeira para som de forma exata que dirá nós meros frequentadores de fórum
E como eu perguntei ninguém sabe me especificar qual a diferença de um basswood pra outro só sabem afirmar que o mais caro é melhor, mas na hora de explicar o unico argumento é "é porque o caro foi selecionado" e é bem capaz que na hora de um teste cego se confundam ....
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Meu filho ouvirá Classic Rock Veterano |
# jul/12
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Drinho Qual a diferença sonora do basswood da ibanez cara do basswood da guitarra barata?
São melhores ué.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tilia
Olha ao lado quantas espécies de Basswood existem. Por isso que dá tanta diferença numa "mesma" madeira.
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Drinho Veterano |
# jul/12
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Meu filho ouvirá Classic Rock
melhor como ?
como é um som melhor?
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Meu filho ouvirá Classic Rock Veterano |
# jul/12
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Drinho
Melhor é melhor ué hahaha É a mesma coisa que você colocar lado a lado uma Les Paul de Mogno Epiphone e uma Les Paul de Mogno da Gibson. Só de ouvir você sabe que a Gibson é melhor, e vc sabe pq vc sabe. simples assim =)
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Drinho Veterano |
# jul/12
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Meu filho ouvirá Classic Rock
tudo bem, mas você não respondeu a minha pergunta.
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Meu filho ouvirá Classic Rock Veterano |
# jul/12
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Drinho
Mas essa é a resposta! hahaha Um som melhor é um som melhor, é isso.
Mas enfim, como o basswood engloba várias espécies, a lógica é que as Ibanez tops são feitas com as melhores espécies, e as baratinhas com as piores espécies, que são mais fáceis de serem produzidas e que, por óbvio, geram o menor custo de produção.
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Drinho Veterano |
# jul/12 · Editado por: Drinho
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Meu filho ouvirá Classic Rock
um som melhor é um som melhor é uma resposta um tanto sem sentido uma vez que te perguntei o que faz um som ser melhor que o outro ... mas isso que você falou ilustra bem o que eu acho de 99% dos guitarristas
todo mundo sabe pra caramba... dai chega o fudido de dinheiro e tá pouco se lascando se a guitarra dele foi feita de borracha que estuda pra caramba com uma guitarra de 500 real e engole tudo as guitarra de 5 mil...
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Drinho Veterano |
# jul/12
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Ah e respondendo a pergunta pro rapaz, já tive guitarras de varios madeiramentos diferentes mas basicamente a mesma captação ou o mesmo tipo de captação...
de todas elas a que dava uma resposta que mais me agradava era a de basswood... sem esquecer obviamente das outras 10 mil coisas que eu falei
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inExperienced Veterano |
# jul/12
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Drinho Meu filho ouvirá Classic Rock melhor como ?
como é um som melhor?
Outro dia pesquisando na net achei esta matéria que explica o corte da madeira pra se fazer as partes da guitarra. O que as tornaria caras e diferiam uma Epiphone de uma Gibson (por exemplo não sei se se aplica), pois vejam o aproveitamento da madeira, uma mesma madeira pode ser cortada de varias maneiras e gerar sons diferentes. http://www.pauleiraguitars.com/materias/tipos-de-cortes-de-madeira/#bl oco-conteudo
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atmospherick Veterano |
# jul/12
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Pois é ... há quem diga que as JEM,PGM,JS da ibanez sejam de basswood Ou seja 3 mestres da guitarra usam basswood(não tenho certeza) Eles usam também captadores Di Marzio ou Seymour Duncan, Amps Valvulados, Ferragens Top de Linha, Pedais e/ou Pedaleiras Top de linha e o mais importante: Dedicaram anos da vida treinando pra conseguir um bom resultado...resumindo: Teste as guitarras e vai por mim na hora você vai sentir qual é a guitarra certa, aconteceu comigo, eu fui certo pra comprar uma Cort Viva Gold mas senti algo de estranho nelas então resolvi testar outras como Ibanez RG etc, estavam legais, mas quando peguei a Ibanez S 550 B MINHA NOSSA, eu senti na hora que era aquela que eu apresentaria pra minha mãe.
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Night_Rider Veterano |
# jul/12
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atmospherick As wolfgangs são de basswood tbm.
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atmospherick Veterano |
# jul/12
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atmospherick As wolfgangs são de basswood tbm.
Ai ... mais um Grande mestre (Van Halen)
Mas eu já peguei vários instrumentos de basswood... não gostei de nenhum
Atualmente uso Alder e mogno ...
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Meu filho ouvirá Classic Rock Veterano |
# jul/12
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atmospherick
Ouvi dizer que a JEM do Vai mesmo é de Alder. Mas os outros modelos (a Jr. e aquela que a escala tem flores até a 12ªcasa são basswood).
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renatocaster Moderador
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# jul/12 · Editado por: renatocaster
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Engraçado que o pessoal sempre foca primeiramente na madeira do corpo, sempre quando vai comprar ou escolher uma nova guitarra normalmente usa este critério como "caráter eliminatório"
Considerando que a maior região onde ocorrem as vibrações das cordas e considerando que uma nota musical quando é tocada percorre essa distância toda até chegar ao corpo, não deveria ser dada uma importância maior ao madeiramento do braço e escala?
Por exemplo, eu tenho uma Fender Strat MIJ 1994 que muito provavelmente é de Basswood o corpo, mas tem braço de maple e escala de rosewood. Será que se pegarmos uma mesma guitarra só trocando esse Basswood pelo Alder, ou Ash, a diferença sonora será tão significante assim?
Eu não sei responder. Primeiro que nem todo ouvido humano tem 100% de acuracidade para perceber essas mínimas diferenças. Segundo, que para perceber uma notável diferença, demandaria um tempo considerável de testes e estudos para se chegar a uma conclusão. E por último, eu particularmente não tenho nem tempo e nem saco para fazer uma coisa dessas, hehehe.
Os critérios que eu costumo avaliar sempre que eu vou comprar uma nova guitarra, prioritariamente são:
1 - Tem que ser de canhoto! (esse detalhe é essencial, hehehehe! o/);
2 - Boa construção, de maneira geral, não apenas levando em consideração o madeiramento do corpo;
3 - Hardwares de qualidade. Esse sim é um dos aspectos que eu procuro dar mais atenção. Não adianta ter uma guitarra com o melhor mogno do mundo se vc tem tarraxas, pontes, captadores, pots, jacks, etc, de má qualidade;
4 - Conforto, ergonomia e tocabilidade;. Eu particularmente prefiro guitarras mais leves, e é possível sim encontrar boas guitarras com bom madeiramento e leves, sem precisar ser de compensado, aglomerado, MDF, etc. Tem gente que dá um valor descomunal às guitarras mais pesadas, dizem que o timbre é melhor e tem mais sustain. Aff....
5 - Acabamento. Não falo do aspecto visual, de desenhos e cores, porque esse é pessoal. Falo da qualidade desse acabamento. Falhas na pintura, coisas "tortas", peças em plástico mal acabadas, tarraxas e pontes mal instaladas, etc.
Eu tenho uma outra guitarra feita por luthier que o corpo é de mogno, pura e simplesmente por sugestão do proprio luthier. Se ele tivesse sugerido Ash, iria ser de Ash; Se tivesse sugerido Alder, iria ser de Alder; Cedro, iria ser de Cedro, e assim por diante.
As únicas exigências que eu fiz em relação as madeiras foram que o braço deveria ser de maple e a escala de ébano. Acho essa combinação a mais confortável que tem para se tocar. E também o top de Imbuia, por ser visualmente incrível.
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Mauricio Luiz Bertola Veterano
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# jul/12
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renatocaster Você tem toda a razão quando fala em critérios, e os lista corretamente; mas, por outro lado, desconsiderar ou considerar "menor" o papel do material (tipo e qualidade da madeira) do corpo também não é o ideal. Abç
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renatocaster Moderador
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# jul/12
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Mauricio Luiz Bertola
mas, por outro lado, desconsiderar ou considerar "menor" o papel do material (tipo e qualidade da madeira) do corpo também não é o ideal.
Fala, Mestre!
Então, digamos que eu considero menos esse fator da madeira do corpo com relação a diferença de timbres que existe entre uma madeira e outra. É um aspecto que sinceramente eu não consigo distinguir com tanta facilidade para chegar e dizer: "Olha, a minha guitarra tem que ser de mogno, se não eu não consigo aquele timbre especial".
Entretanto claro que eu dou importância para a madeira do corpo desde que a mesma proporcione uma boa construção na guitarra, que se acople bem a todo o conjunto, juntamente com o braço + escala.
Por um outro lado, se existem madeiras diferentes e elas são aplicadas de diversas maneiras, é porque devem proporcionar timbres diferentes, de uma maneira geral. Mas aí entra a questão da percepção, de vc conseguir distinguir claramente a diferença (sonora) entre uma e outra.
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MusicDan Veterano |
# jul/12
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O único jeito de saber se uma madeira renderia melhor que a outra seria construir dois instrumentos realmente idênticos (ou mais parecido possível) como o mesmo Hardware (ponte, cordas captação, tarrachas, etc.)
Depois disso, ligá-los em um equipamento capaz de analisar o sinal de todas as frequências. Resumindo, um estudo baseado em metodologia e procedimentos padronizados para haver o mínimo de desvio possível.
Quanto análise do sinal, seria fácil encontrar um equipamento que avaliasse a intensidade e qualidade de todas as frequências do sinal, Porém haveria a dúvida, será que existe um aparelho que seja capaz de diferenciar timbres?
É como explicar para um cego de nascença qual a diferença de uma cor verde para uma cor vermelha (ou qualquer outra cor).
Um Timbre você ouve e percebe ou não, diferença em relação a outro. Quem já não se pegou tentando explicar pra um colega (ou namorada) que nada entende m de música, muito menos de guitarra, a sonoridade do timbre de uma STRATO com a chave na posição 2 ou 4 (clássica)?
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renatocaster Moderador
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# jul/12
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MusicDan
Já fizeram um estudo acadêmico sobre isso, foi postado aqui e gerou grandes discussões. Segundo a conclusão do autor, não há diferenças no mínimo significativas entre madeiras diferentes usadas no corpo da guitarra.
Basicamente, o cara montou 8 corpos (de Telecaster) com diferentes madeiras, só que com a mesma configuração de todo o restante (captadores, braço, escala, etc.).
É um assunto meio complicado, como falei, acho que o ouvido humano na grande maioria não consegue captar essas mínimas diferenças com mais clareza.
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Mauricio Luiz Bertola Veterano
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# jul/12
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MusicDan renatocaster
Depois disso, ligá-los em um equipamento capaz de analisar o sinal de todas as frequências. Resumindo, um estudo baseado em metodologia e procedimentos padronizados para haver o mínimo de desvio possível. Discordo, pois equipamento não é o ouvido humano. E é "ele" (e o cérebro) que percebe tais nuances. Aqui em minha oficina eu já fiz esse teste várias vezes, por vários motivos, os instrumentos sempre soam diferentes, de acôrdo com a madeira do corpo e do braço, mesmo utilizando os mesmos capts (e o mesmo amp). Na verdade essa discussão tem um caráter mais econômico do que "luthierístico" Abç
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MusicDan Veterano |
# jul/12 · Editado por: MusicDan
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Mauricio Luiz Bertola Discordo, pois equipamento não é o ouvido humano. E é "ele" (e o cérebro) que percebe tais nuances.
Concordo PLENAMENTE professor... Aliás é por isso que disse: será que existe um aparelho que seja capaz de diferenciar timbres?[...] Um Timbre você ouve e percebe ou não, diferença em relação a outro.
Acho que não deve existir ainda tal aparelho que possa diferenciar o timbre de uma strato em ALDER de outra em ASH (com exatamente a mesma configuração de braço, escala, trastes, caps, cordas e ferragens).
Só alguns seres humanos com bons ouvidos é que perceberão sutis diferenças
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