carlcarl Veterano
|
# jul/12 · Editado por: carlcarl
A jam "pergunta sem resposta-acordes" com o objetivo de colocar os acompanhadores em destaque teve a participação de 3 grandes musicos ALF is back,IRON-man e Tom Cykman(ordem alfabética) muito obrigado meus amigos.
nesta jam os comentarios não levarão em conta:qualidade sonora e mixagem.o que interessa é perceber como cada participante teve a sua propria visão harmonica da melodia.
nos guitarristas estamos na maioria do tempo querendo ser veloz,fritar,fazer as frases mais loucas e as vezes esquecemos que a guitarra é um instrumento polifônico e o tratamos como um instrumento monofônico.(claro que gosto não se discute) na area profissional o guitarrista atua 90% como acompanhante e 10% como solista.(não estou falando dos famosos) teremos em seguida os links correspondentes às cifras com os acordes que eu toquei nas duas BTs.
BT1(cifras) http://account.fotolog.com/carlcarl/290000000000011435/#profile_start
BT2(cifras) http://account.fotolog.com/carlcarl/290000000000011436/
teremos o mp3 BT co (tema completo) http://soundcloud.com/carl-11-11/pergunta-sem-resposta-bt-co
pergunta sem resposta BT1(meu violão e loops) http://soundcloud.com/carl-11-11/pergunta-sem-resposta-bt1
pergunta sem resposta BT2(meu violão e loops) http://soundcloud.com/carl-11-11/pergunta-sem-resposta-bt2
ALF is back BT1 http://soundcloud.com/carl-11-11/alf-is-back-bt1
IRON-man http://soundcloud.com/carl-11-11/iron-man-bt1
TomCykman http://soundcloud.com/carl-11-11/tomcykman-bt1
tomei a liberdade de expor os comentarios que eles fizeram sobre a maneira de harmonisar o trecho dado e escolha dos acordes.
ALF is back
Fala cara! seguinte...sei q ta em Em7...mas quis usar a tensão da terça maior com a setima...entao fiquei meio em cima da nota E7(6).. a sequencia de acordes, se bem me lembro foi: E7(6), B7/10b, C7/9, G6, D7+/9, Dº, C7+, C7, D7+, A7, D7+/9, G7+, G6, C7+, F7+, Bb7+, B5+, Eº, Ebº... usei essa sequencia meio de ouvido...até comecei fazendo com Em...mas achei q o E maior daria uma pimenta diferente no som...fui tirando baixo e a melodia pra auxiliar na formação dos acordes, e colocando as notas q meu ouvido pedia, segundo minha interpretação! xxxxxxxxxxxxx
IRON-man
Eu basicamente fui seguindo o baixo (eu acho, hehe)
Acordes: E7sus9 - Como o baixo começou em E, eu fiz o acorde de Em, porém creio q teu solo tenha começado na 9ª de Em, então eu adicionei a 9ª retirando a 3ªm, por isso "sus" e a 7ª foi só pra deixar mais com cara de jazz/mpb, sei lá, pra dá uma incrementada no acorde.
A#m7 - Subindo cromaticamente para o C junto com o baixo (creio eu), com 7ª para dar uma incrementada no acorde, porém essas notas não estão na escala de Em, fui só cromatizando tudo mesmo.
Bm7 - Subindo cromaticamente para o C junto com o baixo (creio eu), com 7ª para dar uma incrementada no acorde.
Cmaj7 - Fiz só um acorde de C com notas da escala, o q me levou a 7ª aumentada.
Am7 - Aqui me senti trocando de marcha (nossa q comparação), não sei ... achei q ficou legal esse acorde aí esperando o próximo, e deixei assim mesmo, hehehe.
G - Aqui acho q vc estava repousou em D e o baixo em F#(eu acho), q são respectivamente a 5ª e a 9ª do acorde, porém não toquei a 9ª.
C - Segui o baixo de novo (creio eu).
D - Aqui segui o baixo e a sua linha melódica q "repousaram" em D (creio eu).
Repete e então:
Gm - Aqui foi mais por ouvindo mesmo, não sei qual era a nota do baixo, e me pareceu legal G com a 3ª menor, então foi assim mesmo.
D7 - Seguindo o baixo de novo, com 7ª pra dar uma incrementada, hehe.
D7add9(acho q é isso) - Aqui foi mais por ouvindo mesmo, não sei qual era a nota do baixo, e me soou legal a "descida" cromatica em uma corda q este acorde e os 2 próximos criaram.
Cm7add4(acho q é isso) - A 4ª e a 3ªm de C (F e D#) não estão na escala de Em, mas me soou legal também e como eu disse acima, a "descida" cromatica em uma corda soou legal então eu deixei assim, e como a sua nota de repouso era C, então fui livre pra por um C qualquer aí, porém "utilizei" ilicitamente a escala de Em Harmônico, q contém a 3ªm de C.
C6add9(acho q é isso) -Esse acorde finaliza a "descida" cromatica na corda B, e como o baixo era C(eu acho), eu fiz o acorde de C, e a 6ª foi pra dar uma incrementada no acorde.
Finalizando:
F#/Bb(acho q é isso) - Seguindo baixo e a melodia novamente, q se eu não me engano fazem um Bb;
B7 - Seguindo o baixo de novo, a 7ª não está na escala de Em, porém "utilizei" ilicitamente a escala de Em Harmônico/Melódico, hehehe. xxxxxxxxxxxx
Tom Cykman
Os acordes foram
Bsus7m/9 C13M Dbº D7m/13M D7m/13m G7M F#m7 Em7 Db º Bsus9/13m
A escollha dos acordes foi bastante no ouvido, mas utilizei teoria algumas horas, como na cadência D7m/13M D7m/13m G7M. Tentei diversificar bastante nos acordes, trabalhando vários tipos de sonoridade. xxxxxxxxxxx
é isso ai rapazidada,me sinto honrado e muito feliz de estar junto com voces no FCC. abç Carl
|