Real book - O livro do jazz? Por Mateus Starling

    Autor Mensagem
    mateusstarling
    Veterano
    # jul/12


    Se você quer aprender jazz você precisa aprender alguns temas (isso inclui a melodia e a harmonia da música).

    E para isso temos o REAL BOOK, que não é um livro didático, é apenas um livro que reúne os temas mais populares do jazz, chamados de standard.

    Standard traduzindo significa padrão, ou seja, são músicas que se tornaram um padrão de comunicação entre os jazzistas.

    Se você quer chegar numa gig de jazz e quer tocar com outros músicos que você não conhece, é de se esperar que vocês toquem algum tema do REAL BOOK.

    O REAL BOOK já deve ter, creio eu, uns 40 anos de idade pelo menos. Digo isso do momento em que ele se tornou um livro comercial, porém as composições datam dos anos 30 até os anos 70. Há várias publicações (original, fake, latin, blues, etc), mas tem o REAL BOOK padrão que possui os temas mais conhecidos como So What, Stella by Starlight, All the things you are, Blue Bossa e etc.

    Eu possuo a sixth edition do Hal Leonard que comprei na livraria da Berklee a uns 8 anos atrás e que é o padrão que vem sendo normalmente usado pelos estudantes.

    Algo interessante do real book é que um dos autores com mais música nesse livro é o nosso Tom Jobim.

    Existia uma época em que tudo o que Frank Sinatra e Miles Davis tocavam virava standard. Sinatra gravou varias músicas do Tom ao longo de sua carreira e até fizeram um disco em parceria.

    No real book você encontra basicamente músicas em 4/4, algumas outras em ¾ e outras poucas 6/8 e derivações e acredito que somente uma em 5/4 (Take five).

    Na parte superior esquerda da folha aparece o andamento popular que são:

    (Med) Que quer dizer swing médio de jazz, algo em torno de 150 bpm.
    (Ballad) Balada
    (Med. Slow) Médio devagar. Algo em torno de 100 a 140
    (Up) ou (Fast) Significa que é bem rápido. Acima de 220 bpm como, por exemplo, as músicas do Coltrane “impressions” e “giant steps”.
    (Swing) Quer dizer swing de jazz sem estabelecer um tempo.
    (Bop) Significa Bebop, período popularizado por Charlie Parker onde as músicas tem bastante variação harmônica e velocidade.
    (Bossa) Bossa Nova.
    (latin) Muitos gringos quando veem latin escrito querem tocar samba, mas na verdade esse latin é exatamente para diferenciar samba da música latina como a salsa.
    (Waltz) Estilo valsa 3/4

    Existem muitas outras variações tipo (med. Afro), (Even 8th), (bright jazz) e etc. Também é possível ver o tempo escrito em algumas músicas (120 bpm), enfim, não existe uma organização no real book nesse sentido, até porque não foi um livro feito com o objetivo de ser didático.

    A maioria das harmônicas e melodias foi tirada das gravações antigas e mais populares das músicas. A notação de acordes é a americana tipo:

    Acordes maiores com sétima Maior = X7maj7
    Acordes menores com sétima menor = X-7
    Acordes dominantes = X7
    Acordes meio diminutos = Xm7b5

    De resto o que vemos nas partituras é basicamente casa 1 e casa 2, coda e sinal de repetição.

    Para quem sabe ler partitura o real book não apresenta grandes desafios e na verdade o maior legado do real book é realmente ter democratizado o acesso à música numa época onde não existiam downloads.

    Algo que sempre falo para os meus alunos é. Quer aprender uma música do real book primeiro vá lá ao youtube e ouça umas 3 ou 4 versões antigas sem muita modificação da melodia. Aprenda primeiro a música de ouvido para depois passar para o processo visual. Quando aprender o tema se esforce em memoriza-los

    Fiquem com Deus.
    Mateus Starling

    fonte: http://www.mateusstarling.com.br/pt/blog/150-real-book-o-livro-do-jazz

    Broderick
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Seus tópicos são sempre muito bons. Tenho o real book pra Band in a Box, mas nunca parei pra estudar. Vou seguir seu conselho de ouvir as versões antigas e tentar ler as partituras.

    mateusstarling
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Broderick Obrigado. Eu ja tive essa versão dos standard no band in a box e é bacana. O conselho que te dou é não ficar olhando os acordes mudar no band in a box mas olhe para a folha ou memorize, o band in a box é um mimo ruim nesse sentido de que se vc se perder vai olhar para a tela do pc e ele vai te dizer onde esta.

    Vinnas
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Mateus, tem cifra errada no RB? Ou dá pra fechar os olhos e seguir cegamente?

    mateusstarling
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Vinnas A sexta edição é revisada, mas tem alguns temas que o pessoal reclama de uma parte ou outra, mas acho que esse é um problema pequeno se comparado com a obra no geral.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    eu tou querendo dar uma sonoridade mais cromatica aos meus solos de rock (aquele estilo mais classico ,meio country ,pentatonica maior , estilo lynyrd skynyrd) . sera que o conteudo jazz desse livro me traria ,um maior vocabulario jazzistico?

    mateusstarling
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    rhoadsvsvai Como eu escrevi no texto: "não é um livro didático, é apenas um livro que reúne os temas mais populares do jazz, chamados de standard."
    Se voê que estudar cromatico o caminho é um estudo conceitual.

    LeandroP
    Moderador
    # jul/12
    · votar


    mateusstarling

    Eu tenho uma pasta com músicas do Real Book pro Band-In-A-Box. Bem legais as músicas. Pensei que não conhecia, mas muitas eu conhecia sem saber. Tom Jobim domina!!!

    andrecoelho
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Achei esse site aqui

    http://www.realbook.us/

    Tem algo a ver? (Desculpem a ignorância sonora....0

    Abs!

    mateusstarling
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    LeandroP Jobim, Miles Davis e Wayne Shorter são os mais cotados do real book.

    andrecoelho NÃo, o real book tem a melodia e harmonia das musicas.

    LeandroP
    Moderador
    # jul/12
    · votar


    mateusstarling

    Não conheço Wayne Shorter. Só o nome. É legal?

    Curly
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    mateusstarling

    Nunca entendi bem a diferença entre o real book e o fake book, vc saberia explicar ?

    LeandroP

    Não conheço Wayne Shorter. Só o nome. É legal?


    Nunca ouviu o Weather Report ?

    LeandroP
    Moderador
    # jul/12
    · votar


    Curly

    Acho que sim, mas não me lembro agora de nenhuma música.

    mateusstarling
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    LeandroP Wayne Shorter se consagrou por ter tocado com o Miles Davis. É um dos musicos mais importantes para o jazz, tanto como compositor quanto improvisador. Da uma ouvida no cd: Speak no Evil com Herbie Hancock piano.

    Curly Acho que essa diferença existe porque apesar do real book contem muitas musicas o pessoal continuou lançando outras copilações com musicas importantes mas que ficaram de fora do real book tradicional.

    LeandroP
    Moderador
    # jul/12
    · votar


    mateusstarling
    Speak no Evil com Herbie Hancock

    Tá anotado. Valeu a dica!!!
    [a gente ouve falar, vê os nomes e tal, mas pra "ouvir mesmo" tem que ter tempo, e ouvir "daquele jeito" que você até disse num outro tópico]

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Real book - O livro do jazz? Por Mateus Starling