Festival, vai tocar num? - Dicas para iniciantes

Autor Mensagem
Lelo Mig
Membro
# jun/12


Galera,para nossa sorte têm muito guitarrista, estudado, profissa, endorse e etc aqui.

Com seu profissionalismo e conhecimento estes caras nos dão muitas boas dicas, ajudas e esclarecem muitas dúvidas complexas. Caras que conhecem o assunto de verdade, com estudo e propriedade.

Mas vejo que têm muito hobbista, iniciantes, guitarristas de final
de semana e a pior raça (da qual eu pertenço), que são os auto didatas,
cheios de vícios,que aprenderam inclusive teoria estudando sózinho.

Tenho 50 anos, sou de um tempo em que equipo de qualidade era coisa do Pink Floyd. Até bandas como o Terço e Casa das Máquinas gravaram seus álbuns com guitarras Gianninis, aplificadores Sound e bateria Pinguim. (hoje vocês dão risada né "molecada"??)

Tocando em condições que vocês nem imaginam, desde um Ginásio do Ibirapuera lotado, até em puteiro, aprendi alguns macetes.

Minha dica é para os poucos experientes iniciando em algumas situações
comuns, como barzinhos, pequenos shows e a pior situação, que são
os festivais.

Festivais, geralmente são uma correria, sai uma banda entra outra.
O operador da mesa de som, geralmente é o auxiliar do sub carimbador reserva, que a equipe de som escalou para a mesa, ou seja, é muito ruim e além de ser ruim, não tá nem aí para as bandas que vão se apresentar.

Se algo puder dar errado, com certeza dará! Então se precaveja com alguns cuidados:

Antes de subir ao palco:

1- Teste seus cabos com um multimetro, se algo não funcionar, você já
eliminou a possibilidade dos cabos.

2- Longe da multidão, arraste a banda e obrigue todos afinarem seus instrumentos com muita calma e precisão.

3- Repasse se esta tudo ok: palhetas no bolso, pedais na pré regulagem
(você ensaiou né? sabe que música vai tocar, então deve imaginar como
serão seus efeito...certo?), etc.

4- Desaconselho qualquer tipo de partitura, cifra, anotações e etc, nestas situações será apenas um problema a mais. É uma música só, se você não consegue decorar uma música...tá com sérios problemas.

5- Evite se impressionar com guitarristas que se apresentem antes da sua banda, põe uma coisa na cabeça desde já, onde quer que toque sempre haverá alguém melhor que você, e isso não significa que a banda dele vai ganhar o festival.

Subindo ao palco:

1- Fique perto de seu instrumento e equipo, não coloque sua guita encostada num ampli e etc, porque sempre tem um estabanado pra fazer merda.

2- Se um "rodie" pingando suor for por a mão na sua guita, de uma de fresco e não deixe... abata-o a tiros se necessário for.

3- Não ponha o volume da guita no talo, apesar do "técnico de som" mandar você fazer isso, porque na hora da apresentação ele vai abaixar o teu som e você vai ficar sem regulagem.

4- Esteja pronto, para sacar possíveis regulagens de forma rápida, esqueça a "passagem de som", porque nestas ocasiões eles sempre dizem que vai ter passagem de som, mas nunca têm, ou tem uma de 3 segundos. E mesmo que tiver uma razoável o técnico não vai anotar as regulagens para cada banda, então, no fundo é só "embromation".

5- Tenha uma extensão....os caras fazem festivais e nunca têm pontos de força suficientes, ou em locais apropriados. Corre o risco de ter que ficar atras do baterista para poder ligar seus pedais.

6- Tenha um "T" (alguns conhecem como Benjamin). É errado ligar com "T"? É!......Aumenta a chance de ruídos e tiks? Sim!......Mas é melhor que não ligar, então, nesta situação, foda-se!

Tocando:

1- Respire fundo, relaxa, esquece qualquer tensão que tenha passado antes.

2- A maioria dos problemas técnicos são "culpa da banda" nessa hora, então relaxa, e tenta fazer o melhor possível. Brigar com o técnico de som a esta altura, aumenta em muito a chance dele te ferrar na hora da apresentação...como tirar o volume na hora do seu solo...kkk

3- Tá ensaiado? relaxa...suar frio é normal, presta atenção na entrada, se entrar certo e tocar direito nos 30 segundos iniciais...o resto vai ser mole.

4- Batera errou? ou Baixista errou? ou Vocalista desafinou? Relaxa mano, os caras são teus brothers ou não? Olhar com essa cara de quem quer matá-los vai ajudar no que? Dê um sorriso, uma piscada, o cara tá inseguro, precisa de uma força não de uma condenação.

5- Relaxa, tenta tocar solto, se movimente, mexa o corpo, mas não precisa dar uma de "David Lee Roth" e fazer acrobacias...é apenas um festival, sua música é o importante.

6- Tá vendo aquela loirinha ali na segunda fila? De olho em você? fecha os olhos, toca prá ela, amigo, você pode se dar bem......ela vale à pena ou não?


Espero ter dado alguma contribuição........Boa Sorte!!

The_Hands
Veterano
# jun/12
· votar


Excelente tópico.

Acrescentando: focando menos na parte técnica, vamos falar do psicológico (essa é para os iniciantes msm)

Quem nunca se apresentou em público, pode travar. Então, o aconselhável é: está 100% ensaiado e focado ???? Está ? Entào esteja 200%

Por experiência própria, primeira apresentaçao em público (principalmente publico grande) é tenso. ainda mais se for uma apresentação solo.

200% , sempre.

mjcmello
Veterano
# jun/12 · Editado por: mjcmello
· votar


Antes de subir ao palco:

2 - Sobre afinar o intrumento, tinha um carinha na guitarra que se recusou a fazer isso antes de subir ao palco alegando que quando chegasse o momento de tocar já estaria com a guita desafinada. Resumo da estória, não deu tempo de afinar e ficou aquela m....

[edit] Esqueci de falar que participei como baixista [/edit]

4 - Decidi levar a partitura achando que isso me daria mais segurança. Na hora apagaram as luzes e eu fiquei nervosão. Ainda bem que eu tinha decorado mesmo.

5 - Ver o pessoal das outras bandas arrebentando relamente foi um chute no meu ego. Fiquei com aquela impressão de que eu tinha que "fazer algo mais". Mas aí numa situação de tensão vc pode colocar tudo a perder. Decidi fazer o que já estava ensaiado mesmo.

Lelo Mig
Membro
# jun/12
· votar


The_Hands

Obrigado pelos elogios, amigo, só quis tocar em questões simples, que as vezes são desconsideradas.

mjcmello

Acontece com todo mundo, por isso citei no post.....problemas comuns e rotineiros que podemos eliminar, se soubermos que festivais são iguais, ou seja o próximo haverão os mesmos imprevistos.

nocturnohell
Veterano
# jun/12
· votar


Lelo Mig
Gostei do post.
E também tem outra coisa: "Nada de encher a cara antes de subir no palco"! Fica de boa e beba depois do show.
Valeu colega!

Lelo Mig
Membro
# jun/12
· votar


nocturnohell


kkkk...bem lembrado...já ví muita merda por conta disso! Valeu!

Figonzalez
Veterano
# jun/12
· votar


Uma vez eu vi um cover do nirvana que era o melhor cover de todos os tempos. Era tão parecido que os caras estavam chapados iguais e o vocalista nem conseguia cantar direito hahahahaha

Lelo Mig
Membro
# jun/12
· votar


Figonzalez

A coisa mais Punk que ví na minha vida, não foi punk, nem trash, nem black, nem nada......

Foi o Raul Seixas, que na metade da segunda música, vomitou no palco, melou todo microfone, ficou todo sujo de vômito.....kkkkk

O Raul era foda....kkkk......... perto dele Marylin Mason é a Xuxa!

Del-Rei
Veterano
# jun/12
· votar


Lelo Mig
Interessante o tópico.

Acho que isso serve pra qualquer apresentação de iniciantes, não só em festivais. Eu hoje não toco mais em festivais, acho muita trabalheira pra pouco resultado...

Um aceno de longe!!!

Lelo Mig
Membro
# jun/12
· votar


Del-Rei

Valeu!!!...não toco há muito tempo em festivais também, mas sabemos que é um espaço bem constante (pelo menos era) em nossos primeiros passos, bandas com camaradas da escola e etc. E o friozão na barriga de iniciante é um tesão inesquecível...rs

Del-Rei
Veterano
# jun/12
· votar


Lelo Mig
em nossos primeiros passos, bandas com camaradas da escola e etc. E o friozão na barriga de iniciante é um tesão inesquecível

Cara, tenho vídeos (filmados em VHS) de algumas apresentações antigas, quando comecei a tocar. Realmente é muito bacana assistir e lembrar... E o bom é que percebemos a evolução, em todos os sentidos.
\o/

Um aceno de longe!!!

sandroguiraldo
Veterano
# jun/12
· votar


Eu tenho também uma dica aprendida a duras penas:

Leve o menos possível de equipamento. Se for guitarrista, leve a guitarra, palheta, uma zoom G2 e um pedal de distorção.

Se for preciso, leve o ampli.

Quanto mais simples o set, menos chance de dar algo errado. A zoom G2 te dá um afinador com mute, muito prático, além de modulações. Nesses casos, afinadores de "mão" não são muito práticos e você acaba perdendo ele (achei um Korg muito fera num festival há uns anos atrás).

Eu acho besteira levar 42 guitarras, 178 pedais, 12 amplificadores, para tocar no máximo 3 músicas... muita chance de dar pau, muita chance de perder algo, muita chance de se estressar além da conta.

Lelo Mig
Membro
# jun/12
· votar


sandroguiraldo

Sandro, voce é jovem camarada, no meu tempo a molecada iniciante não tinha tanto equipamento assim não. Comecei com uma Giannini Supersonic (me arrependo até hoje de tê-la vendido) e um Fuzz que meu falecido pai fez. O resto era cara e coragem...e uma pilha de discos de Vinil, os meus mestres, na minha casa.

Josa_neto
Veterano
# jun/12
· votar


Excelente tópico, nada além da verdade, os "mesários" são o que mais tiram minha paciência, e o meu retorno também, o que me lasca é aquele flash intermitente dos estrobos que me deixam tonto,.

LemyLebeau
Veterano
# jun/12
· votar


Cara,realmente um tópico muito bom e que ajuda muito iniciantes nesses festivais ai da vida hehe.

sou de um tempo em que equipo de qualidade era coisa do Pink Floyd.
Bons tempos...

Lelo Mig
Membro
# jun/12
· votar


Josa_neto

Obrigado.....gosto de olhar para trás e me lembrar das roubadas...engraçado como o que me deixou puto há alguns anos, me faz rir hoje.

LemyLebeau

Festival é o melhor mico de todos! Uma merda, mas quem não participou de um, vai ter uma lacuna como músico...rs

Del-Rei
Veterano
# jun/12
· votar


Lelo Mig
Festival é o melhor mico de todos! Uma merda, mas quem não participou de um, vai ter uma lacuna como músico...rs

Caraca... Nos festivais você passa mais tempo arrumando/desarrumando o equipamento do que tocando, hehe. E depois de tocar se acha O Rock Star, haha.

Um aceno de longe!!!

Slowhandsmith
Veterano
# jun/12
· votar


Maravilha de tópico! Já toquei em muitos festivais e bateu saudosismo só de ler...

O negócio do alcóol nem sempre vale, uma vez toquei com minha banda toda chapada (exceto eu), e os caras tavam tocando melhor que quando sóbrios... hahahah
Teve um festival estilo concurso que a gente tocou que nosso vocalista pulou do palco e quase botou os jurados pra correr...

Uma dica que eu acho válida é quanto à música, se for própria, o negócio é fazer algo redondinho, só com os solos que a música pede... Nada de fritação sem sentido, além de perder em musicalidade, vc pode errar e colocar tudo a perder...

E como já falaram, simplicidade nos equipamentos tbm ajuda... primeiro festival que eu participei levei uma daquelas zoom horríveis dos anos 90 (2020? 4040? sei lá!), gastei horas regulando o timbre da distorção, na hora que liguei ficou uma merda... liguei direto no amp e ficou muito melhor...
No último só levei meu amp e um drive que usei como boost e foi muito melhor...

Lelo Mig
Membro
# jun/12
· votar


Slowhandsmith

Antigamente só haviam pedais, depois surgiram os hacks de efeitos e depois sets de efeitos pequenos, que viraram moda no início dos 90.

Comprei um Zoom 9000 (tenho até hj socado em algum canto), efeitinhos legais, fácil de usar, uma beleza!...até você sair de casa ou do estúdio com ele. Aprendi dá pior forma possível...varei uma madrugada ajustando uns "puta efeitos" e programando....no meu quarto "lindo"....tudo presetado...simbora!...quando cheguei ao local, um clube grande de uma academia de militares, o som totalmente diferente, ou seja, outro ambiente, minhas regulagens foram todas pro saco...e prá mexer nestes presets na "hora do vamô vê?".

Desde então...hack ou set de efeitos...só em estúdio ou ensaio.

Ao vivão é PEDAL....o som não tá como quero? abaixo meto a mão nos botões e fica bala!!

Marthin87
Veterano
# jun/12
· votar


Um causo aqui da minha terra foi que prometeram Marshal e na hora do pau não tinha nada. Nada! Levei um overdrive leve contando com o JCM800 e toquei num Meteoro RX, saca? O cara da outra banda é fodão? Tem um PRS? Faz aula com o Ardanuy? E dai? Ele não tem charme,...rah! Sobe lá e arregaça!

vintagentleman
Veterano
# jun/12
· votar


Lelo Mig,

"Tocando em condições que vocês nem imaginam, desde um Ginásio do Ibirapuera lotado, até em puteiro, aprendi alguns macetes."

E quem nunca aprendeu algum macete em puteiro? rsrsrsrsrs

Lelo Mig
Membro
# jun/12
· votar


vintagentleman

Pois é amigo, o problema é esse, tem uns caras que nem passam mais pela garagem e já vão direto pro Faustão...quanto mais tocar em puteiro?

RuanbestXx
Veterano
# jun/12 · Editado por: RuanbestXx
· votar


Lelo Mig
nem passam mais pela garagem e já vão direto pro Faustão...

Aqui temos um exemplo .
Qual é a daquela calça ? ta parecendo a leging da minha mãe, o sangue nem deve ta circulando na perna do garoto lámentavel hehe nem vo comentar da voz tirem suas proprias conclusoes .

ALF is back
Veterano
# jun/12
· votar


Lelo Mig
mto bom cara! dei umas risadas aqui por ja me ter visto em algumas situações citadas!
inclusive, ja vivi uma situação q acho legal acrescentar...








iniciantes, saibam que VC VAI PRECISAR OBRIGATORIAMENTE DE UM RETORNOOOOOOOOOOOOOO

tocar surdo é uma B****

Arimoxinga
Veterano
# jun/12 · Editado por: Arimoxinga
· votar


Lelo Mig

Comecei com uma Giannini Supersonic

Interessante.... essa também foi minha primeira guitarra troquei ela em uma bicicleta ou melhor camêlo hehehe. Ainda a tenho com a parte eletrica desmontada e as madeiras todas lixadas ainda tenho esperança de remontar com peças melhores gosto do modelo estilo fender Jaguar hehehe... em fim ótimo tópico obrigado por compartilhas as experiências \o/

Peace!

Lelo Mig
Membro
# jun/12
· votar


RuanbestXx

kkkkk..O cara parace a Shakira mano...se eu tiver de fogo perigas comer...kkkkkkk

ALF is back

Retorno, bem lembrado,...nosso velho inimigo.....nosso e do Tim Maia!!...kkk

Arimoxinga

A minha era muito boa Ari, fabricada nos anos 60. A ponte e tarraxas eram toscas, mas de resto era perfeita....eu vendi porque era garoto ainda, não era capaz de perceber que eu tinha uma Mercedez não mão com símbolo de Fusca...preconceito é uma merda!

Viciado em Guarana
Veterano
# jun/12
· votar


Lelo Mig
Muito boa essas dicas. E a sexta dica do tocando é a mais importante!

O mais foda de tocar em público é o próprio público, não importa se ganha ou perde, se a galera ir ao delírio com a tua música tu está em casa!

Tocando em condições que vocês nem imaginam, desde um Ginásio do Ibirapuera lotado, até em puteiro, aprendi alguns macetes.
Hum... Deve ser interessante tocar em um puteiro.

Lelo Mig
Membro
# jun/12
· votar


Viciado em Guarana

No final dos anos 70 conheci um gordinho simpático fanático pelo Elvis. Ele queria uma banda para acompanha-lo numa turne (ele mesmo ia bancar..era sonho dele "ser Elvis"). Ninguém o levava a sério, mas fiquei com dó e fui num ensaio, já tinha um batera. Não é que o gordinho mandava bem prá caraleo? Era gente boa, ofereceu uma paga legal, arrumamos um baixista e simbora. Primeiro Show, ele entrou de peruca, óculos e roupa "Elvis", quase me mijei de rir....mas depois acostumei. Rodamos o interior de São Paulo inteiro....churrascaria/boates/muquifos/puteiros/salão de clubes...tudo que vc imaginar, lugares bons e ruins.
Me diverti prá caramba, tomei vários porres, ganhei uma graninha, peguei algumas garotas........ao final da turne, eu me senti o próprio Scotty Moore (guitarrista do Elvis "original")

kadjastrato
Veterano
# jun/12
· votar


cara tbm acho que pertenço a essa "pior raça" ae bem que tentei ate seguir umas vídeo aulas mas put a keep are you fazer escala é um pé no saco kkk então prefiro rodar o som e descobrir os acordes no ouvido kkkk dizem que é mais difícil e talvez seja mesmo, mas é melhor do que as vídeo aulas ha isso é! abraço... e obrigado por responder no meu tópico la

Marthin87
Veterano
# jun/12
· votar


Deve ser analisado o interesse dos membros da banda: Tocar na Radio ou ser o terror da vizinhança tem cara com vontade pra cada situação. Já me chamaram pra banda que antes da demo queriam fazer um book, maior preocupação com a capa do que com o conteudo do trabalho.
Pra não ficar muito tenso em festival é melhorjá ter tocado em eventos bem menores tipo aniversarios e festinhas com isso ganha experiencia e juntar uma galera pra acompanhar a banda.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Festival, vai tocar num? - Dicas para iniciantes