Guitarras para canhotos: Será que estamos saindo um pouco do esquecimento?

Autor Mensagem
renatocaster
Moderador
# jun/12 · Editado por: renatocaster


E aí, pípou?

Bom, acho que a maioria que me conhece aqui no forum, ou fora dele, sabe que eu sou canhoto, e que toco como canhoto de fato. E como todos também sabem, é bem dificil conseguir guitarras bacanas para canhotos, e aquele blá blá blá de sempre que já ouvimos a respeito disso.

Talvez os que eram (ou são) um pouco mais afortunados tenham tido acesso a guitarras canhotas e consideradas boas há algum tempo, por ter algum conhecido no ramo, ou algum conhecido que pudesse trazer de fora, etc, etc, etc...Eu só sei que quando eu comprei a minha primeira guitarra, em 2000, meu mundinho era bem fechado, eu não tinha e não encontrava qualquer opção bacana para uma guitarra de canhoto.

Acabei comprando uma guitarra de destro mesmo, uma Golden Strato. Eu tocava com a guitarra "de cabeça pra baixo", como o Hendrix. Só que o Hendrix era o Hendrix, e eu sou eu, hehehe. Tocar desse jeito logo se tornou bastante incômodo pra mim, não consegui me adaptar com os knobs, chave, alavanca na "parte de cima" da guitarra. Eu esbarrava toda na hora ou na chave, ou nos knobs, e aquilo me irritava bastante, hehehe.

Só sei que de lá pra cá, tenho notado uma sensível melhora nesse sentido. Algumas empresas mais famosas e conceituadas no mercado tem destacado em seus sites um link exclusivo para guitarras left handed, o que há um tempo atrás era coisa bem difícil de se ver. Pelo menos eu, não costumava encontrar isso nos sites. Vejam algumas delas que adotaram esse espaço:

Left Handed - Gibson
Left Handed - Epiphone
Left Handed - Fender
Left Handed - Ibanez
Left Handed - Schecter
Left Handed - Walczak

Claro, ainda está longe do ideal, pois os modelos disponíveis ainda são poucos. Aliás, esse "ideal" nunca vai existir, pois a demanda é baixa. De qualquer forma, isso já representa um pouco mais de reconhecimento para com os canhotos, hehehe. \o

renatocaster
Moderador
# jun/12 · Editado por: renatocaster
· votar


Só para lembrar, algumas outras marcas que não citei aqui possuem versão LH, mas nos sites vc tem que entrar no link de cada modelo para ver se tem disponibilidade para canhoto, não há um link exclusivo para Left Handed como as que eu citei acima. E, obviamente, não há disponibilidade para todos os modelos.

Das marcas nacionais, a única que encontrei coisa do tipo foi a Walczak, inclusive um lance bem legal, vale a pena conferir. Algumas outras que pesquisei sequer fazem alguma menção a versões canhotas dos seus modelos de guitarra.

Mas eu sei que algumas tem, como a Condor, Gianinni, Eagle e Tagima. No site da Condor não diz nada, no da Eagle e da Gianinni tem os modelos disponíveis para visualização. Já o site da Tagima nem abre, hehehe.

ALF is back
Veterano
# jun/12
· votar


renatocaster
tocar de ponta cabeça é ruim de mais! sei q é a alternativa em alguns casos, mas alem dos problemas q vc citou, ainda tem o encaixe do corpo q nao bate, o cutway super limitado, a falta de opção (pegar uma les paul, por exemplo, seria o Ó! nao teria cutway!) o nut invertido...enfim...vc deve sofrer mto!
acho louvavel uma marca se preocupar com isso...digo isso pq, como vc falou, a demanda é super baixa e, dentro dos canhotos, ainda tem o q tocam como destros! claro q isso é decorrente do fato da atenção pra esse grupo ser pequena desde q a terra passou a ser redonda...entao de fato, o mercado é muito restrito...sinceramente...mesmo sendo destro, isso é algo q me chama muita atenção e me tiraria de cima do muro na hora de comprar, mesmo sendo destro!
ao meu ver uma grande vantagem das guitarras pra canhoto (vc, como canhoto, deve me corrigir se estiver falando besteira) é q elas nao devem entrar numa linha de produção a la chinesa, ne?
são guitarras q receberam um minimo de atenção especial...nao?
de qualquer forma, a galera da esquerda q eu conheço costuma apelar pra luthiers mesmo, pra conseguir um instrumento de alta qualidade...se eu fosse luthier, aprenderia a fazer as guitarras de ponta cabeça antes! pq a procura por isso é grande! tenho um amigo q ja fez 2 guitarras canhotas com o Celso Freire, luthier aqui de Campinas!

ALF is back
Veterano
# jun/12
· votar


renatocaster
dei uma olhada nos sites...achei engraçado a Walczak nao disponibilizar stratos para canhoto...só as les pauls, telecasters e violões, ne?
o braço parafusado, ao meu ver, deixa mais facil de fazer o instrumento pra cacnhoto...
outra curiosidade...as telecasters só podem ser feitas pra cacnhotos se for com hambucker na ponte...essa de fato me pegou...nao vejo pq...alguem tem alguma ideia?

renatocaster
Moderador
# jun/12 · Editado por: renatocaster
· votar


ALF is back

Fala!

Então, como falei, esse cenário nunca vai chegar ao um nível de 100% de satisfação (para os canhotos). Sobre a fabricação, isso que vc disse pode até fazer sentido, pois nas fábricas automatizadas deve ser modificadas pelo menos três coisas que fazem parte do processo:

- Gabarito
- Ferramenta
- Setup de máquina e/ou programa CNC

Eu nem sei mensurar quantas guitarras canhotas a Gibson, Fender e outras fabricam por dia, por exemplo. Eu imagino que elas devem fabricar e deixar um estoque mínimo principalmente de corpos para atender essa demanda baixa.

Imagina vc, fabricarem em sequência uns 300 corpos destros, e depois parar e depois preparar a linha toda para fabricar uns 50 de canhoto? Se fizer isso todo dia, dá prejuízo. A parte de montagem e acabamento deve receber tratamento igual as de destro.

Guitarras de luthier são uma ótima opção, mas tem que ser uma coisa bem planejada para que não haja arrependimento. Geralmente são instrumentos fantásticos, eu tenho uma. Eu particularmente não quis arriscar uma coisa muito ousada, optei praticamente por uma réplica de um modelo famoso.

E outra coisa, é instrumento para te acompanhar para todo e sempre, pois o valor de revenda é baixo. Às vezes a guitarra é bem superior aos modelos e marcas famosas, mas não tem peso no mercado, aí vc tem que vender por merreca, por mais que seja uma guitarra classe A.

renatocaster
Moderador
# jun/12
· votar


ALF is back

dei uma olhada nos sites...achei engraçado a Walczak nao disponibilizar stratos para canhoto...só as les pauls, telecasters e violões, ne?

Os modelos que não estão disponíveis ali podem ser feitos na Custom Shop deles. Recentemente eu cheguei até a fazer uma cotação de um modelo que não estava disponível no site.

outra curiosidade...as telecasters só podem ser feitas pra cacnhotos se for com hambucker na ponte...essa de fato me pegou...nao vejo pq...alguem tem alguma ideia?

Não sei porque, isso é na Walczak? Eu sei que existe Telecaster para canhoto com ponte tradicional, ou seja, com um captador single na ponte. Fender, G&L, LTD, ESP...todas essas tem Tele tradicional para canhotos.

ALF is back
Veterano
# jun/12 · Editado por: ALF is back
· votar


renatocaster
Imagina vc, fabricarem em sequência uns 300 corpos destros, e depois parar e depois preparar a linha toda para fabricar uns 50 de canhoto? Se fizer isso todo dia, dá prejuízo. A parte de montagem e acabamento deve receber tratamento igual as de destro.

pois é cara! por isso é dificil trabalhar com modelos canhotos! nao da lucro...nao da pra soca mil unidades numa esteira cheia de parafusadeiras por dia! tem q ser mais trabalhado, mais custoso, mais raro!

Os modelos que não estão disponíveis ali podem ser feitos na Custom Shop deles. Recentemente eu cheguei até a fazer uma cotação de um modelo que não estava disponível no site.

ah ta...é q na pagina "vida de canhoto" só tem 4 modelos (2 les pauls)...achei q eram só os 4...a Walczak, aparentemente ta passando por umas mudanças (pra melhor) e acho q a tendencia é eles passarem a fazer qualquer coisa mesmo!
mas clica ali no link q vc deixou da walczak...em baixo do "Busque uma loja ou Encomende um Modelo Custom Shop" tem um pequeno asterisco falando sobre o hambucker! curioso!

sebber
Veterano
# jun/12
· votar


A contribuição que vou dar não chega exatamente a enriquecer o tópico, mas pra não perder a oportunidade aí vai:

Comprei uma Squier Affinity canhota por R$ 900, sendo que o valor normal dela pra destro é R$ 600, se não me engano. A Squier Standard tava quase R$ 1.200, aí fui de Affinity mesmo.

Eu tenho também outra guitarra pra destro, e achei que iria ficar radicalmente mais confortável tocar na guitarra nova, mas não foi tão diferente assim.

Enfim, é bom mesmo que estejam saindo guitarras pra canhotos, realmente para mim foi um diferencial na hora de escolher.

ALF is back
Veterano
# jun/12
· votar


sebber
é cara tem isso tambem...tem gente q poe a guitarra canhota pra vende e diz q é um modelo customizado inclusive...com headstock invertido! kkkk
vc vai ver, é uma destro cheia de "gambiarras BR"

tt_tecnology
Veterano
# jun/12
· votar


Guitarra para canhoto é bem importante. Acho importante as empresas fabricarem guitarras LH mesmo eu sendo destro. Mas é possível o canhoto aprender a tocar guitarra como destro, assim como o destro tocar guitarra como canhoto. Isso é somente uma questão de costume.

sebber
Veterano
# jun/12
· votar


ALF is back, mas foi em loja mesmo que comprei, então acho que é canhota de vera... Mas eu pensei que tipo por causa da posição da cava que tem no corpo, ergonomia, etc. ia ficar bem mais fácil de tocar, mas o impacto não foi tão grande.

Abixibarraba
Veterano
# jun/12
· votar


Eu me impressiono como o Kurt do NIrvana conseguia tocar dos dois jeitos.....

ALF is back
Veterano
# jun/12
· votar


Abixibarraba
bom...convenhamos q nao tocava aquelas coisas de jeito nenhum ne! rs
eu inverti as cordas de um violão velho q tenho aqui...cobaia!
eu escalopei ele inteirinho pra aprender e quem sabe fazer na minha guitarra...no fim, nao gostei do resultado...kkk
mas inverti com o proposito de "ver melhor as dificuldades" dos meus alunos...no final das contas...até q toco alguma coisa canhoto...dou um caldo! kkkk

sebber
sim eu entendi cara! estranho mesmo isso...deveria melhorar bastante!

Grimc
Veterano
# jun/12
· votar


renatocaster
Minha Strato eu uso invertida até hoje,hahaha, mas recentemente adquiri minha Ibanez RG canhota, e estou muito satisfeito com ela. Hoje em dia, a maioria das lojas aqui em Floripa tem guitarras canhotas, pelo menos por encomenda.

renatocaster
Moderador
# jun/12
· votar


ALF is back

clica ali no link q vc deixou da walczak...em baixo do "Busque uma loja ou Encomende um Modelo Custom Shop" tem um pequeno asterisco falando sobre o hambucker! curioso!

Cara, é curioso mesmo. Eu vi, e realmente não entendi o porquê disso, hehehe.

sebber

Comprei uma Squier Affinity canhota por R$ 900, sendo que o valor normal dela pra destro é R$ 600, se não me engano. A Squier Standard tava quase R$ 1.200, aí fui de Affinity mesmo.

Tem isso também, geralmente alguns modelos para canhotos são um pouco mais caro que os de destros. Quando comprei a minha LP Tribute 60's, a de destro custava 849 dólares e a de canhoto 1049 dólares.

Eu tenho também outra guitarra pra destro, e achei que iria ficar radicalmente mais confortável tocar na guitarra nova, mas não foi tão diferente assim.

É uma questão de adaptação, eu não me adaptei de jeito nenhum, hehehe. E quando eu comecei a ver que estava perdendo tempo em tentar me adaptar para tocar de cabeça pra baixo, eu parei e fui atrás de uma guitarra de canhoto propriamente dita.

ALF is back

tem gente q poe a guitarra canhota pra vende e diz q é um modelo customizado inclusive...com headstock invertido! kkkk

Hehehe, sério? Acho que isso eu nunca vi, e olha que eu pesquiso bastante!

tt_tecnology

Mas é possível o canhoto aprender a tocar guitarra como destro, assim como o destro tocar guitarra como canhoto. Isso é somente uma questão de costume.

Vc disse algo interessante, eu conheço alguns amigos que são canhotos e tocam como destros. Eu nem cheguei a tentar, confesso que me acomodei nessa parte e nem quis saber de tentar tocar como destro.

Eu achava que meu desempenho seria prejudicado por isso, eu demoraria mais para aprender, até mesmo pela questão motora da coisa. O lado direito do meu corpo é basicamente para apoio, hehehe. Eu sou canhoto-canhoto, em tudo!

sim eu entendi cara! estranho mesmo isso...deveria melhorar bastante!

(2)

Grimc

Hoje em dia, a maioria das lojas aqui em Floripa tem guitarras canhotas, pelo menos por encomenda.

É cara, eu realmente sinto uma sensível melhora, dos fabricantes até chegar nas lojas. Por mais que seja por encomenda, mas já é uma luz no fim do túnel.

Roy.Mustang
Veterano
# jun/12
· votar


É por essa dificuldade de achar instrumentos que eu aprendi como destro mesmo sendo canhoto.

LeandroP
Moderador
# jun/12
· votar


Imagina vc, fabricarem em sequência uns 300 corpos destros, e depois parar e depois preparar a linha toda para fabricar uns 50 de canhoto? Se fizer isso todo dia, dá prejuízo. A parte de montagem e acabamento deve receber tratamento igual as de destro.

Eu acho que dá lucro sim, e muito, se fizer bem feito. O problema é que os caras se cagam de medo e seguem um modelo de produção e simplesmente não tentam outro. Tá mais preocupado com o concorrente do que com os músicos.

O número de canhotos que compram guitarras de destro é enorme por não ter um modelo de canhoto à disposição, e as empresas consideram esses números como sendo de pessoas destras. Esse número está errado. Aí está o erro.

Pelo tempo que eu toco eu poderia ter no mínimo umas 5 ou 6 guitarras, mas não tenho porque as empresas simplesmente não tem pra vender. Então eu me contento com a que tenho, mas não sustento esta estimativa errada do número de canhotos.

E as empresas que dizem respeitar o músico, pensar no músico (como marketing), deveria economizar no bla blá blá, e assumir logo que só pensa nos míseros centavos de diferença do custo de produção.

Tenho sorte de tocar apenas guitarra. Tentei gaita, mas não encontro pra canhoto (mentira, não consigo aprender mesmo).

LeandroP
Moderador
# jun/12
· votar


renatocaster

Você é canhoto?
(hihihihi)

redstratocaster
Veterano
# jun/12
· votar


renatocaster

Realmente, é dificil. Qndo comprei a minha, as unicas de canhoto q tinham na loja era Tagima Memphis MG-32, uma laranja e uma "cor de madeira", o jeito foi levar a menos feia.

LeandroP
Moderador
# jun/12
· votar


... E aí eles fabricam centenas de guitarras pra canhoto e ficam encalhadas na loja. É claro, canhoto não quer porcaria feita com pau de cama. Queremos guitarra também.

ALF is back
Veterano
# jun/12
· votar


LeandroP
puts verdade...a guitarra é um instrumento super acessivel...fico pensando nos outros instrumentos menos acessiveis, como fica a vida de um canhoto...
piano por exemplo, carissimo...os cacnhotos aprendem como destros mesmo...na realidade, nao ha limitação nenhuma...apenas aprendem invertido...
a harpa mesma coisa...nao precisa inverter pq as 2 maos fazem a mesma coisa...
po nao consigo achar um exemplo...=p
mas devem ter outros instrumentos de dificil acesso em q os canhotos nao tem alternativa, tem q aprender como destro mesmo

LeandroP
Moderador
# jun/12
· votar


ALF is back

Esse por exemplo, não é só uma questão de inverter as cordas.

Até violão tipo folk não basta inverter as cordas também (rastilho inclinado).

ALF is back
Veterano
# jun/12
· votar


LeandroP
aíí a lá...
alem do rastilho inclinado q zoa tudo as oitavas, tbm tem o nut q tem q inverter...esse até da pra mexer, mas no rastilho é complicado!
Citara tbm é um instrumento cheio de frescura...com certeza tem limitações pros canhotos...
mas assim, esses instrumentos pouco acessíveis até da pra entender (nao aceitar) a falta de atenção com esse pequeno grande grupo...agora, guitarra? em pleno seculo 21? era do blutufi, uai fai, 4g, mp20, motores hibridos e etc, um problema conhecido desde quando a roda era quadrada, nao ter solução? isso é inaceitavel mesmo

LeandroP
Moderador
# jun/12 · Editado por: LeandroP
· votar


ALF is back
até da pra entender a falta de atenção com esse pequeno grande grupo...agora, guitarra?

Pois é, por isso eu acho que esse negócio de "custo de produção" é conversa pra boi dormir... Boi canhoto, diga-se de passagem.

Claudio Walczak
Veterano
# jun/12 · Editado por: Claudio Walczak
· votar


ALF is back
redstratocaster

Olá amigos, a questão das guitarras canhotas é sempre polemica.

Nós damos valor aos canhotos, tanto que fizemos uma página de dedicada ao assunto, mas vou confessar a vocês, é complicado produzir guitarras para os canhotos.

Infelizmente para encontrarmos peças nos meios comuns, é sempre muito mais complicado além de mais caro. Vejam só, fizemos uma encomenda, e tentamos incluir no pedido pontes canhotas, mas não conseguimos. Quando temos um projeto para canhoto temos que ir ao ebay etc para comprar pontes, o que muda muito os valores finais e prazos.

No mais, na questão de projeto temos quase todos os modelos Walczak são preparados para canhoto, mas só mediante a encomenda de peças, o que nos faz vender quase que exclusivamente por Custom Shop.

Nossa página "Vida de Canhoto" estava focada na venda para lojas, mas vamos atualiza-la, com as possibilidades de Custom Shop.

Em fim, como falamos aqui: "É Canhoto? Tranquilo, vamos fazer uma correria para você ficar feliz"

Abraço galera!

guizimm
Veterano
# jun/12
· votar


Eu como canhoto acho que o negócio é aprender como destro, ou inverter a guitarra sem inverter as cordas

MMI
Veterano
# jun/12
· votar


renatocaster

Eu imagino que elas devem fabricar e deixar um estoque mínimo principalmente de corpos para atender essa demanda baixa.

A Gibson não tem estoque de corpos, braços ou guitarras. O que existe é uma linha de produção, na fábrica o máximo que você vai encontrar são algumas que foram produzidas e ainda não foram recolhidas. Isso pelo que sei da fábrica de Memphis e por amigos que visitaram todas as fábricas a convite da Royal Music. Tudo que é produzido é utilizado e vendido imediatamente, não vai para estoque nenhum. O máximo que eles tem são stands enormes da linha de produção, pode ver em 6:00 (acho que naquele stand tem só uma canhota).



Minha impressão é que para tocar guitarra ou violão o sujeito depende de um aprendizado tanto da mão direita como da esquerda. Mesmo para mim, que sou destro, a mão esquerda precisa de uma variabilidade e coordenação até maior que a direita, escolher (22 casas x 6 cordas=) 132 notas ao longo do braço todo, enquanto a direita ataca seis cordas. Por isso muita gente fala que no momento do aprendizado um canhoto pode pegar a guitarra de destro e desenvolver a técnica, por isso que guitarras canhotas são mais raras que pessoas canhotas. Eu conheço vários canhotos que tocam qualquer guitarra, canhota ou destra, assim como conheço um destro que toca baixo destro, mas fazendo cover do Paul McCartney toca baixo canhoto. hehehehe

(diga-se de passagem, é estranho pacarái ver um canhoto tocar guitarra destra sem inverter as cordas. Coisa de louco, eu olho e me pergunto que acorde é aquele...)

redstratocaster
Veterano
# jun/12
· votar


Canhotos que tocam como destros não são bem vindos aqui

guizimm
Veterano
# jun/12
· votar


redstratocaster
foi mal cara, não sabia

LeandroP
Moderador
# jun/12
· votar


guizimm

Vai trair o movimento, véio?!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarras para canhotos: Será que estamos saindo um pouco do esquecimento?