Para um bom timbre funk

    Autor Mensagem
    Kleber Blacklock
    Veterano
    # jun/12


    Boa tarde, amigos.

    Seguindo minha fase "experimental" na guitarra (meu forte é hard/heavy, porém, há algum tempo ando tentando aprender outros ritmos), ando ouvindo bastante funk - não, não é o "bonde do tigrão" e nem nada carioca, são bandas como "Earth, Wind and Fire", "Ohio Players", "Parliament", etc, e até alguns nacionais com batidas funk como Tim Maia, por exemplo.

    Gostaria de saber que guitarra atenderia melhor ao timbre desse estilo de música. Seria uma telecaster? Se sim, outra dúvida: ouvi dizer que para conseguir um belo timbre "estalado" a telecaster tem que possuir a ponte cujas cordas atravessem o corpo da guitarra, isso é verdade?

    Agradeço desde já!


    Kleber Blacklock

    742617000027
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    como já disseram aqui no forum: Ñ existe guitarra especifica pra cada estilo! vc pode tocar funk com strato,les paul,explorer,etc!

    Kleber Blacklock
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    742617000027
    Sem problemas, isso eu já sabia, porém, há de convir que para country funciona muito melhor uma telecaster do que uma Les Paul, não?

    É essa a minha dúvida.

    Abraços!


    Kleber Blacklock

    El_DoradoUK
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    742617000027
    Maior clichê do FCC. Obrigado por colaborar com o óbvio.

    Kleber Blacklock
    Cara, o funk tem todo aquele lance do baixo destacado, fazendo um fraseado bem trabalhado, toda uma "malandragem". O funk original tem aquele timbre mais estalado, o swing de mão direita muito presente e tem um som meio twang.
    Eu já tentei fazer mesma regulagem de Guitar Rig que um cara no Youtube fez pra ter um timbre funk e minha guitarra (SG) soou com mais ganho, mais fechada e sem tanto brilho. Depois de uns 3 ou 4 equalizadores paramétricos melhorou, mas ficou artificial. Dava pra sacar que o som tava todo digital. Ou seja, as vezes é bom você ter aquela 2 guitarra coringa pra ser alternativa.
    Se tu tem teu equipamento pra tocar metal, hard e tudo mais, não vejo objeção pra tu comprar sua teleca ou strato. Ambas tem som twang, originalmente tem brilho no timbre.

    Agora, comprar outra guitarra ou não, fica a seu critério e ao seu bolso. Se quiser sugestões, é membro veterano. Conhece o tópico pra pedir conselhos pra comprar uma guita.

    Abç

    Led Zé
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Kleber Blacklock
    Cara, uma Tele vai bem . Um compressor também, nada exagerado, pra deixar o som redondinho.

    Kleber Blacklock
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    El_DoradoUK
    Então, na verdade eu me desfiz ainda ontem de uma SG que eu tinha, tenho outras duas guitarras, uma super strato e uma strato com dois humbuckers e um single no meio, sendo os humbuckers com defasagem, caso uma telecaster tivesse um som muito diferente da strato (já tive uma telecaster, porém, não com cordas que atravessassem o corpo, ou seja, o som não mudou muita coisa para mim) eu até pensaria em adquirir outra guitarra.

    Valeu pela ajuda e pelas dicas!


    Kleber Blacklock

    guizimm
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    El_DoradoUK
    Maior clichê do FCC. Obrigado por colaborar com o óbvio
    nossa, o cara só queria ajudar
    Kleber Blacklock
    acho que com strato fica bem legal, sempre que eu vejo alguem tocando funk no youtube é com strato

    Arimoxinga
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: Arimoxinga
    · votar


    acho que para tocar tocar funky só precisa de um bom captador single e um amp com um bom som limpo, tipo o Fender Black face.


    Eu particularmente acho meio estranho o som do humbucker para esse estilo a não ser que ele seja de baixa saida não sei....

    Peace!!

    Lelo Mig
    Membro
    # jun/12
    · votar


    Amigo..toquei bastante Funk anos 70 em minha vida.

    Minha Strato, com Limiter, Wha Wha e algum Delay, se portava ótima para tal.

    Não sei qual é sua guita, mas com certeza você chega bem próximo do agradável, com qualquer boa guita e a regulagem e os pedais certos.

    Phelps Catfish Collins, é uma lenda na guitarra funk...me baseava em seu som, para fazer minhas regulagens.

    http://www.youtube.com/watch?v=2tVFPM1HsBY

    Kleber Blacklock
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Led Zé
    Valeu pela dica, amigo!

    guizimm
    Então, não sei se é regulagem errada, porém, o pessoal dá uns graves que parece que estalam, e não consegui isso com a minha guitarra.

    Arimoxinga
    Então, irei usar apenas a pedaleira (RP1000) com simulador, acredito que consiga chegar bem próximo ao sugerido por você, depois eu conto.

    Lelo Mig
    Velho, legal uma opinião de quem manja da coisa. O vídeo que você indicou, coincidentemente é do ano em que eu nasci, 1978. Excelente!
    Deixe eu perguntar uma coisa para você: essa guitarra do link abaixo seria considerado "funk"?
    http://www.youtube.com/watch?v=GG6XTTZ0Gi0

    Valeu!


    Kleber Blacklock

    Lelo Mig
    Membro
    # jun/12
    · votar


    Kleber Blacklock

    Minha praia, como a da maioria, é o Rock, mas toquei de tudo nesta vida e aprendi não só tecnicamente, como em termos de vida mesmo, perder o preconceito e identificar coisas boas, mesmo onde eu não gostava.

    O link que vc enviou, não só é funk, como das boas. Este guitarrista neste álbum do Tim Maia (Carlos Alberto Campelo Cajueiro (Betinho)) é um baita guitarra funk brazuca..."feelizento" dos bons!! Aqui só tem músico, podemos falar FUNK sem medo...músico sabe o que é FUNK e o que é Merda "Funk Carioca".

    Falando em Funk, aproveita e vê este arranjo que tô fazendo para um Funk Moderno....(não tá equalizado), mas dá para ter uma idéia.

    http://soundcloud.com/lelo-mig/base-theme-funk-guitar

    Pode "meter o pau"...rs

    brunoepronto
    Melhor participante de jam
    Prêmio FCC violão 2008
    # jun/12
    · votar


    Kleber Blacklock
    Strato e Tele, use qq uma das duas e seja feliz.

    Kleber Blacklock
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Lelo Mig
    Minha praia, como a da maioria, é o Rock, mas toquei de tudo nesta vida e aprendi não só tecnicamente, como em termos de vida mesmo, perder o preconceito e identificar coisas boas, mesmo onde eu não gostava.

    Cara, é mais ou menos o que venho tentando fazer, perder o preconceito. Não sei, parece que é "coisa de velho", o que automaticamente me leva a pensar em "experiência de vida". Adoro hard/heavy, porém, ando "descansando os ouvidos", o que me fez querer descobrir novas sonoridades. Se há seis meses alguém me perguntasse de funk, torceria o nariz, porém, sem nem ter parado para ouvir. Hoje, ouvindo esse tipo de música, fico abestalhado com o trabalho que o pessoal consegue fazer numa base que, aparentemente, seria simples.

    O link que vc enviou, não só é funk, como das boas. Este guitarrista neste álbum do Tim Maia (Carlos Alberto Campelo Cajueiro (Betinho)) é um baita guitarra funk brazuca..."feelizento" dos bons!! Aqui só tem músico, podemos falar FUNK sem medo...músico sabe o que é FUNK e o que é Merda "Funk Carioca".

    Beleza! Sinal que estou no caminho! Pensei estar confundindo as coisas, quando ouvi essa do Tim Maia fiquei maluco! Valeu pela informação sobre o guitarrista, vou procurar o álbum completo, já que o que eu tenho é um "greatest hits" do Tim Maia.

    Falando em Funk, aproveita e vê este arranjo que tô fazendo para um Funk Moderno....(não tá equalizado), mas dá para ter uma idéia.

    Velho, maravilha!!! Sem palavras!!! É exatamente o mesmo esquema do som do Tim Maia do link, baita trabalho de guitarra! E vou dizer mais: é meio que uma falta de consideração com o guitarrista. Vou explicar: quando você ouve apenas a guitarra, dá para perceber o quanto a guitarra é trabalhada, quando entram teclado, baixo, metais, etc, só músico mesmo para identificar a guitarra, acredito que quem não seja músico não perceba a guitarra, apesar de ela existir. Acho legal demais esse estilo de tocar, parece que é o teclado quem faz a guitarra, hehe. Me conta, está usando palheta, porque parece que está puxando as cordas de tão "estacado" que o som está?

    Diz aí, amigo (se quiser), qual sua idade? Sinceridade, achei magnífico seu trabalho, deve ter uma longa estrada percorrida. Parabéns mesmo, tudo bem que não manjo muito de funk, estou conhecendo agora, mas qualificaria seu trabalho como profissional, com certeza.

    Valeu mesmo por compartilhar seu som!


    Kleber Blacklock

    Arimoxinga
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Kleber Blacklock

    cara aconcelho tu a ouvir os discos Racional v01 e v02. As letras são bem loucas sobre aquele livro lá e tal mas, o que importa é que as músicas são todas muito boas!

    Minhas preferidas:

    Ela partiu
    No caminho do bem
    Racional

    ------------

    A respeito do que falei antes ouve ai:



    não da para ver mas, confio que seja a guitarra direto no amp usando apenas um reverb do proprio amp...... se mexer bem na pedaleira com um compressor chega perto

    Peace!!

    Kleber Blacklock
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: Kleber Blacklock
    · votar


    Arimoxinga
    Velho, se eu te contar que fora a coletânea do Tim Maia, os que ouvi foram os três volumes do "Racional" você acredita? A "Rational Culture" também é excelente. Ainda ontem estava mostrando para minha esposa como o Tim Maia foi "mala" nesses discos, em todas as músicas ele manda ler o livro, parece aquelas músicas evangélicas mandando ler a Bíblia, hehe.

    Darei uma olhada no vídeo e depois comento.

    OBS - editando para falar do vídeo: rapaz, tá de brincadeira, esse "gravão" é que eu tô sentindo falta! Tenho que mexer bastante na pedaleira para conseguir timbrar assim, irei tentar, depois eu crio um tópico para a avaliação. Em relação ao som do amplificador do link, maravilhoso, ainda assim o que faz a diferença maior é a "mão" do cara, eu com um ampli desses não tiraria 10% do timbre desse cara, hehe.

    Valeu!


    Kleber Blacklock

    Arimoxinga
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Kleber Blacklock


    hahahaha inclusive eu nem sabia do volume 3 vou dar uma ouvida depois! Mas olha o que ele falou quando jogou toda essa fase para o alto

    http://www.youtube.com/watch?v=V6uf--caOeE&feature=related

    2:27 desse video ai ele se mostrou está PUTO DA VIDA kkkkk

    Peace!!

    Kleber Blacklock
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Arimoxinga
    Cara, assisti o vídeo do Tim Maia dizendo que "qualquer experiência religiosa é prejudicial ao ser humano". Vou te contar, acredito que ele devia ter uma raiva dos discos da linha "racional" que ele gravou, hehe.

    Abraços!


    Kleber Blacklock

    742617000027
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    guizimm

    Valeu!

    El_DoradoUK
    obrigado por colaborar com o obvio

    de nada!

    mesmo sendo obvio oq eu disse está certo

    ALF is back
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Kleber Blacklock
    cara...a tele vai bem sim pra esse estilo! pq tradicionalmente ela tem single coils! uma strato tbm vai bem! agora...se vc tem uma guita HH, por exemplo, vc pode ver a possibilidade de splitar os caps dela! fica perfeito cara! ela vai estalar como qualquer telecaster, mesmo sendo o corpo em mogno!
    quanto as thru-body strings, esse sistema proporciona mais sustain e maior interação com a madeira do corpo, caso a guitarra tenha um top...ela costuma deixar o som mais estalado, e talvez por isso alguns dizem ser mais interessante pra tocar funky! mas acho q isso é pra galera hardcore mesmo do funky cara! pra vc q ta nesse esquema experimental, entendo q vc apenas está conhecendo os estilos e q, desde q nao saia caro, adapte seu equipamento pra tocar funky!
    entao nao sei se vale a pena comprar uma guitarra nova só por causa desses detalhes!
    eu tenho uma les paul thru-body com sd JB/ 59, corpo em mogno...quando splito os caps e timbro o set pra isso, tenho um timbre magnifico pra funky! mas isso graças ao cap splitado, nao ao sistema thru-body, certamente!
    vejo o timbre do funky como algo bem estalado, single coil, e com bastante sustain! as telecasters, até q se prove o contrario (isso depende das marcas a serem comparadas, claro), entrega um pouco mais sustain q a strato...por isso ela é tao usada pra funky e country!

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Kleber Blacklock
    Eu consegui um som bem legal com uma strato com os captadores do braço e do meio, junto com bem pouco reverb e distorção.

    filipe.barcelos
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Kleber Blacklock

    A melhor opção para tocar funk talvez seria a tele mas eu compraria uma strato pois eh uma guitarra mais versátil e tambem tem aquele estalado bacana.

    tt_tecnology
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Cara, a mais apropriada e mais versátil seria a stratocaster, tem um estalado bacana, timbre para o ritmo, timbre para o solo, seria a opção perfeita!!!! Mas qualquer guitarra pode tocar qualquer ritmo(eu toco metal no meu violão!! UEUEUEUE!!), mas existem guitarras mais apropriadas.

    TatoPetry
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Fala meu caro,
    A Tele é uma boa pedida, tenho uma em ash a corda passa pelo corpo e o som dos dois caps juntos(da ponte defasado) ou só o da ponte(defasado tambe) fica exelente pra tocar funk.
    Mas acredito que com as guitarras que vc tenha de pra tirar um timbre bacana, meu caso comprei a tele pq a epiphone zakk wylde com EMG 81/85 é um guitarra pra som porrada apenas, qualquer outro tipo de som ela não soa legal.

    akira_gmg
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Opa, tudo bem aí?
    Então, eu acho que a strato tem um som bem legal pra funk, o captador da ponte então, misturado com aquele swingado da mão direita, fica uma delícia. Mas a tele tem aquele som característico né, bem agudo e estalado. Noosa, verdade, eu já toquei uma teleca com as cordas "through body", e tem um som diferente sim, não sei caracterizar ele (meus ouvidos ainda não são TÃO treinados hehe), mas é diferente sim. Acho que qualquer uma das duas num amp tipo os Fenders antigos fica ótimo. Só uma dúvida, qual é(são) o(s) seu(s) amp(s)??
    Falou!

    Kleber Blacklock
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    ALF is back
    Então, eu tenho uma stratinho Shelter toda modificada, com dois Humbuckers e um single, porém, com defasagem. Irei tentar timbrar melhor, já que a opinião geral é de que funcionaria. Valeu pelas dicas!

    Luiz_RibeiroSP
    filipe.barcelos
    tt_tecnology
    TatoPetry
    Após a opinião geral decidi não investir numa telecaster por enquanto, visto que não é o meu "forte" tocar funk, é um lance meio que experimental, apenas para estudo. Já que praticamente todos disseram que uma stratinho serviria, tentarei timbrar melhor com a strato que eu tenho, depois eu conto como ficou. Muito obrigado a todos vocês por terem dado um parecer!

    akira_gmg
    Eu tava na fissura de adquirir uma telecaster, nem que fosse uma Tagima MG, apenas para testar a diferença, porém, não sei se a MG seria uma boa pedida, ela custa em torno de R$380,00, mas não sei da qualidade dela. Vai que eu compre e perceba que o som não é lá aquelas coisas, aí, jogo dinheiro fora. Então, eu tenho um Peavey Vypyr 75W, mas, na verdade, a intenção não é usá-lo, já que não estou tocando com banda, usarei apenas a RP1000 com um simulador de ampli direto no PC. Valeu pela opinião!

    Valeu mesmo, pessoal!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Para um bom timbre funk