Base para Guitar Themes

    Autor Mensagem
    Lelo Mig
    Membro
    # jun/12


    Recebo muitos takes de guitarristas amigos, conhecidos e mesmo algumas
    bandas, pedindo opinião, idéias para arranjos ou produção.

    Gente boa, com pegada, criatividade, técnica, timbre e etc.

    Só que muitas vezes, uma bela guitarra, colocada sobre um fundo pobre,
    por vezes até tosco, com um beatzinho de batera na cabeça do tempo e
    no máximo um baixo dando as tônicas. Já ví disso por aqui também nos
    takes da galera. Guita boa sobre uma base ralé.

    Quando a idéia é só mostrar um determinado solo, riff ou técnica, tudo
    bem. Mas muitas vezes, esta base pobre, mata o trabalho.

    Aconselho, quando forem gravar um tema, capricharem nos arranjos, construam uma base bem trabalhada e o mais próximo do que vocês imaginam tocar com uma banda.

    Isso não irá encobrir sua guita e seus solos ou riffs, pelo contrário, irá valorizar prá caramba.

    Segue, de amostra, a base de um tema que estou desenvolvendo, sem as guitarras, apenas para avaliarem a construção. (obs, não esta equalizado, nem masterizado, somente o arranjo, porque estou trabalhando nela ainda).

    http://soundcloud.com/lelo-mig/base-for-guitar-theme

    Ouçam, critiquem, elogiam, desçam o pau!!

    Abraço!

    overlappingcircles
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Lelo Mig
    o arranjo e muito bom, apesar de nao ter gostado dos timbres. Fala um pouco do teu metodo de producao.

    Arimoxinga
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: Arimoxinga
    · votar


    Lelo Mig

    tu é o tipo de cara que eu gostaria de ver comentando um som meu hehehe, sobre o tema concordo com o overlappingcircles faço dele minhas palavras.

    Bom como seria esse trabalho terminado?! tipo... é um rock, instrumental ou um techno cheio de êxtase? hehehe

    Peace!!

    ALF is back
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Lelo Mig
    achei os pratos de condução um pouco magrinhos demais..."meio sumidos"
    até q gostei dos timbres sintetizados...nao é muito o meu estilo...mas mesmo sendo um rascunho assim, já ta passando um feeling legal! me interessei pelo trabalho...quando terminar, nao deixe de por aqui pra gente ver!

    Lelo Mig
    Membro
    # jun/12
    · votar


    overlappingcircles

    Os timbres tão uma merda mesmo, porque não foi timbrado ainda...eu deixo isso para o fim, apenas antes de equalizar, porque se eu me dedicar demais a achar o som que quero, perco "a música", então sempre me preocupo em registra-la o mais rápido....e só depois deste esboço me agradar, começo a escolher as "vozes/timbres e efeitos".

    "Fala um pouco do teu metodo de producao."

    Sou um guitarrista medíocre e um arranjador fanfarrão....meu método é intuitivo, amador e pessoal...um caos..kkk, mas é mais menos assim:

    Quando surge uma idéia de guita, trato de registrar rápido, usando cifragem, tablatura + partitura (método que inventei, meia boca entre ambos, porque sou mal com a escrita musical) e costumo gravar audio vocal da guita (faço isso pq seu eu for direto prá guita, fico viajando e perco o "embrião" inicial, e aprendi com o tempo que sempre que fiz isso, caguei a ideia original).

    Neste caso específico, minha ideia inicial a linha de baixo, fui para o FL Studio e fiz a linha baixo batera.....conforme fui ajeitando, algumas idéias básicas de strings surgiram e tratei de registrar com qualquer synth...(nunca me preocupo com os instrumentos corretos nesta fase, sou dispersivo, preciso sempre correr no registro para o tema não escapar da cabeça).

    Neste exemplo, é um trecho pequeno, foi quase tudo na base do piano roll, rapidamente.

    Só meti um reverb no geral, meia boca, (que abafou toda bateria...rs) para gravar e postar.....

    Agora..sim, virá o processo de lapidação.
    Instrumento por instrumento, timbro, coloco os efeitos, mudo as vozes, etc.

    Finalmente, equalização e masterização.

    A idéia deste post, porque fiz este arranjo ontem a noite em umas 2 ou 3 hs, foi apenas demonstrar que eu sempre penso em bases mais complexas para minhas guitas.....Pessoalmente, quando crio minhas guitarras, a instrumentação vem toda em minha cabeça e se integram na linha de guitarra que pretendo usar........se não registro, perco todas as cores que tinha na cabeça.

    Depois de colocar as guitas, equalizar e masterizar, posto o resultado final!!

    Valeu!!

    Obs: Não sei se respondi o que queria, se quiser dados técnicos, só perguntar!

    Lelo Mig
    Membro
    # jun/12
    · votar


    ALF is back

    Obrigado!!

    O resto, meu texto acima já respondeu, vale prá vc também!!

    Abraço!

    Lelo Mig
    Membro
    # jun/12
    · votar


    Arimoxinga

    Camarada, nos meus 50 anos, já toquei de tudo...tudo mal, mas já toquei.

    Gosto de tudo, mas minha praia pessoal favorita é o Progressivão dos anos 70, linha Gentle Giant, King Crimson, Premiatta Forneria e etc......

    De resto, as explicações estão no "textão" que respondi acima.

    Valeu!!

    Obs: Este é um trecho de uma música que estou compondo....as bases para umas guitas que estão "arquivadas" doidinhas prá cair aí dentro...rs

    sandroguiraldo
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Lelo Mig

    Estou no aguardo do resultado final! Abraços!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Base para Guitar Themes