Varias duvidas sobre ganho e sustain

    Autor Mensagem
    renatoff
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: renatoff


    pra começar..

    qual seria a diferença entre os dois?
    ganho seria tipo um aumento do volume e/ou uma distorçao? e sustain o tanto de tempo q a nota fica soando?

    a questao é a seguinte...
    ligo minha guitarra (Epiphone LP Special 2) no PC uso o amplitube como pedal...
    do amplitube jogo pra um ampli e do ampli pra 2 caixas de 8"
    o timbre que consigo é examente oq quero... porem algumas vezes as notas parecem que saem com pouca força e duram no maximo 3 segundos.. e param de soar com 4...
    estou achando que isso é pouco tempo... é pouco tempo msm ou é normal?

    no meu amplitube coloco o ganho do ampli (do amplitube) em 10, e os pedais estao assim:

    Equalizador apenas pra aumentar o ganho pra +15
    Distortion: level = 7, Dist = 8.5, Tone = 4 ou 7 (ponho o tone em 7 quando preciso de harmonicos artificiais)
    Compressor: Comp = 40, Level = -6dB

    e por causa de tanto ganho e distorçao tenho q usar o cancelamento de ruidos... acontece q ele ta bugado...
    em -100dB é como se n tivesse cancelamento..
    com -99dB ele ja cancela todo o ruido... e do -99 pra frente é td msm coisa... talvez ele esteja cortando o som antes dele acabar...
    esse "bug" so começou a acontecer quando passei a usar o windows7
    no windows XP ele funcionava normalmente..

    toco muito avenged sevenfold e (eu pelo menos acho) tenho um timbre ate que parecido com o deles..

    agora estava pensando em aumentar meu ganho/sustain...
    nao sei se é meu ampli e caixas, as configs dos pedais do amplitube ou minha guitarra...
    se forem das configuraçoes dos pedais oq eu deveria fazer? pq tudo q eu podia fazer pra aumentar o ganho eu ja fiz (creio eu)

    por isso tava pensando em pegar um Malagoli Intruder ou um Seymour Duncan SH8 (muito caro)... meu pai me disse que malagoli é tao ruim que ele msm enrola um captador desses pra mim kkk..
    ele diz isso pq ja teve um malagoli mas foi na decada de 80 por ai.. continua sendo marca ruim?

    mas a questao nao é essa... a questao é oq faço pra ter mais ganho/sustain..
    trocar o cap resolveria? mudar os pedais do amplitube? comprar equipamentos de qualidade (isso eu n poderia fazer)? ou é o guitarrista q ta com defeito? ou oq?
    se quiserem posso gravar o som...

    o q eu tava pensando msm em fazer era colocar os malagoli intruder, mas isso iria msm melhorar? ou ia fazer uma diferença minima?

    vlw pessoal! :)

    silasamilcar
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Ola! Bom, Sustain é mesmo o tempo de duração da nota, o quanto ela vai soar. Já o ganho é a intensidade da duração dessa nota.
    Você pode ter uma melhor noção desse ganho quando você liga uma guitarra com um captador single padrão e liga uma outra guitarra com humbucking, em um mesmo amplificador com as mesmas configuração. O som da segunda é uma patada.
    Quanto ao uso do sinal passando pelo Amplitube vc vai mesmo ter alguns problemas pois há uma diversidade muito grande de hardwares e softwares e é impossível garantir que todos trabalharam da mesma forma. Seria mais ou menos como querer que todos os Aplificadores, pedais, guitarras e guitarristas soassem da mesma forma entende?
    A questão da duração do som no Amplitube deve ser por causa do Noise Gate, ou o cancelamento de ruidos. Quando está no máximo ele acaba cancelando não só o ruído como também o próprio som. Isso também acontece com pedais tradicionais. Você mesmo comentou que existe um bug. Pode ser essa a fonte do problema.
    Bom, espero ter ajudado!

    Keep rocking!

    Felipe.-.
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    voce ja tentou colocar um pedal de sustain?

    renatoff
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: renatoff
    · votar


    Felipe.-.
    ja pensei nisso mas n axei pedal de sustain no amplitube 3...
    se alguem souber onde ele fica eu ia adorar saber pq ja vasculhei todos os pedais mas n tem nada q ajude no sustain... fora as dists etc...

    Edit: Tem um pedal de dist aqui (Big Pig) q tem a opçao de sustain..
    ate que deu uma melhoradinha...
    vlw! se vc n tivesse falado eu n tinha reprocurado :D (essa palavra existe?)

    Lelo Mig
    Membro
    # jun/12
    · votar


    Renato....

    Primeiro é importante você entender que o "sustain" de um instrumento é dado por ele, ou seja, a duração do som depende de uma série de fatores que vão desde ponte, passando por captação, encordoamento e até mesmo o corpo do instrumento e no caso de instrumentos elétricos o ampli influi também.

    Um pedal de sustain, é na verdade uma "gambiarra" eletrônica. Ele parametriza o início do som, mais forte, e vai compensando conforme ele vai caindo. Seria "mais ou menos o mesmo" que você tocar uma nota com o volume no meio da guita e ir aumentando o volume no botão conforme ele vai dando fade.

    Pedais de sustain, apesar de teoricamente simples, são uma das coisas mais complexas em pedais desde os anos 70. A maioria é ruim, e para você ter uma idéia, um pedal de sustain "fodástico" como o Pigtronix Philosofer King, custa em média 300 doletas.

    http://www.youtube.com/watch?v=4HWfFah2h6s

    De certa forma, tudo o que você falou influi no sustain, qualquer mudança pode resultar positivo ou negativo...a idéia seria você começar pela mudança de menor custo e ir progressivamente observando os resultados.

    Desculpa aí mano, agora que reparei, falei, falei e não ajudei em nada.... :(

    vintagentleman
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Renatoff,

    Primeiro quanto à


    "por isso tava pensando em pegar um Malagoli Intruder ou um Seymour Duncan SH8 (muito caro)... meu pai me disse que malagoli é tao ruim que ele msm enrola um captador desses pra mim kkk..
    ele diz isso pq ja teve um malagoli mas foi na decada de 80 por ai.. continua sendo marca ruim?"



    Tenho sets completos de Malagoli Custom Shop em duas guitarras e são ótimos, muita qualidade mesmo, enrolados à mão com os melhores materiais, ímãs etc;

    Com essas mesmas guitarras consigo um sustain que passa fácil de 10 segundos com qualquer notinha e mais ainda num acorde rasgadão e sem qualquer aparato digital, somente ligando as guitarras no valvuladão...

    renatoff
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    se eu colocar os intruders vcs acham q vai melhorar bastante, piorar, ou trocar 6 por meia duzia?

    sem dist o sustain dura uns 10 segundos..sendo q começa a dar um fade-out consideravel aos 4 seg.
    com dist sem noise gate uns 14 segundos se a nota for meio grave... se for bem aguda dura 3...
    com noise gate 8 segundos se a nota for meio grave... se for bem aguda dura 3...
    levando em consideraçao q o cap ta a 4mm ou 5mm da corda compensa eu trocar por um intruder ou outro cap de saida bem alta? ou nem vai mudar nada?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Varias duvidas sobre ganho e sustain