Duvida com BT e Guitar Battle

    Autor Mensagem
    PguitarMaxx
    Veterano
    # jun/12


    boa tarde galera do FCC, tenho uma duvida quanto ao guitar battle, é necessarios "criar uma Backing Track"? tipo eu não posso usar uma BT publica? como por exemplo essas de Blues, Ballad, que são criadas com a unica finalidade do guitarrista solar em cima? veja bem não estou dizendo BT de musicas ja existentes, de bandas, musicos ja existentes

    Digo isso, pois tenho vontade de participar um dia, mais acho complicado de mais compor uma musica inteira, como bateria, baixo, etc.. principalmente por eu só saber tocar violão, guitarra e ter mto pouca noção de baixo(tipo os principios) e eu ja vi combates do Guitar Battle onde os combatentes utilizaram esse tipo de BT que eu mencionei a cima

    daí, minha duvida, posso usar essas BT publicas?

    Obg desde já

    ALF is back
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    PguitarMaxx
    cara eu participo la e até onde sei, nenhuma BT baixada, por exemplo de blues, pode ser usada!
    se vc viu alguem usando algo ja pronto, tem q denunciar...mas pra isso, precisará provar q ele de fato retirou aquilo de algum site ou autor...
    mas é muito possivel criar uma BT de blues "ao estilo BT publica" mas q seja vc mesmo q fez...alias...isso é comum!
    e te digo q nao é dificil compor cara...pega ai 3 acordes de blue...joga uma batera simples 4/4, um baixo marcando a harmonia e pronto! compôs! com o tempo vc vai aprimorando...mas no começo é assim, simples!

    PguitarMaxx
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    ALF is back

    Então cara mais é que tipo, compor a melodia não é bem o problema, eu ja tenho algumas que eu criei, rifs e tals, o problema é exclusivamente como eu faço pra gravar a batera, se eu n sei tocar batera, e tbm n sei criar por VST

    o baixo eu até consigo meio que improvisar um, mais a batera eu n sei nem por onde começar


    Existe um programa, ou um método pra criação de uma faixa de batera?

    ALF is back
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    PguitarMaxx
    cara eu faço por um metodo meio trabalhoso mas bem interessante usando o guitar pro...faz o seguinte...pega uma tab de guitar pro de uma musica q vc curta...mas q seja simples...vai na trilha da bateria e veja como ela é...vai ter uns numeros la...cada numero é uma peça da bateria...veja q em cada comepasso repete muito os pratos, num tempo em semínimas, ou colcheias (normalmente)
    cria um compasso novo (editar > inserir compasso) e tenta repetir aquele compasso q vc ta vendo a partir de um compasso em branco...
    ai vc abre um outro guitar pro em branco mas deixa aquele aberto...
    no primeiro compasso ele ja vai estar 4/4...cria um instrumento novo (pista > instrumento) e marque a opção "percussão" na janela q vai aparecer...vai abrir uma janela q serve de legenda pra consultar os numeros de cada peça da bateria....normalmente usa-se mais o 36 (pedal), 46 (prato de condução), 40 (caixa), e 49 (crash cymbal)...só com isso vc ja cria uma batera daora!
    ai vc vai no compasso novo e coloca:
    46 (prato), aperta pra direita no teclado, 46, direita, 46, direita, 46
    vai ficar 4 tempos de pratos (46)
    ai, no primeiro e terceiro tempo, junto com o 46,na linha de baixo, coloca o 36 (pedal)
    e no segundo e quarto tempo vc coloca o 40 (caixa)...da play e ja note alguma coisa batendo em um certo tempo...da pra recortar e colar o compasso varias vezes...ai vc coloca os 49 nos primeiros tempos de alguns compassos (vc tem q ver a onde) pra tirar o roboticismo da bateria...seria uma viradinha bem fulera...kkk
    com o tempo vc vai aprendendo a mexer e a adicionar notas na bateria, baseando-se em baterias de outras musicas, pra deixa-la mais completa...mas pra começar a brincar ja da!
    vc pode adicionar um novo instrumento e chamar um baixo tbm...e ai vc faz a tab dele...quando tudo tiver pronto, vai em arquivo, exportar, MIDI...da um nome e salva ele no desktop, por exemplo...ja vai ter la um arquivo q roda com os intrumentos q vc fez...ai pra ficar melhor a coisa dps vc pode jogar soundfonts em cima desse arquivo MIDI pra dar mais vida e realidade pros instrumentos usando outro programa como o fruit loops...é assim q faço minhas musicas...mas to vendo ai um jeito melhor de fazer isso pq mesmo no fruit loops, ainda da pra notar q os instrumentos nao sao reais!

    PguitarMaxx
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Cara curti esse metodo, eu ja tenho o FL studio, o unico problema é depois transferir o MIDI pra pra MP3, mais isso é simples

    Vou tentar fazer um bluesinho aki, se der certo posto o resultado XD

    Vlew cara

    ALF is back
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    PguitarMaxx
    o mp3 entra na historia a partir do Fruit loops
    la, vc importa a MIDI, adiciona os soundfonts, e exporta pra mp3...bem facil!

    PguitarMaxx
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    ALF is back

    Cara criei a trilha, só não consegui fazer a virada, eu seguir seu exemplo mais usei umas peças diferentes, o que ferra e que eu n sei fazer naaada no GP kkkk mais com oque vc me ensinou consegui fazer essa trilha olha

    http://soundcloud.com/pedro-santos-33/blues-batera-by-pedro

    fico mais ou menos?

    PguitarMaxx
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    cara, agora eu ouvindo aki tem mtooo prato, ta parecendo loop kkk

    ALF is back
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    PguitarMaxx
    kkkk
    isso ai cara! os crashs tao exagerados! quanto mais limpa a bateria no começo é melhor...mas é esse o caminho! eu comecei assim sem saber nada de guitar pro caraQ é fuçando q se aprende!
    alias, tem uma musica nova minha q upei essa semana...ela foi feita nesse esquema ai! a bateria tem bastante informação...mas eu comecei desse jeito q ai vc fez!
    devagar vc vai pegando o jeito!
    abç

    PguitarMaxx
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    kkkk vlew cara, eu agora entendo mais ou menos como funciona, vlew mesmo! só uma duvida pra criar uma pista de baixo eu só uso numeros também? e como faço pra alterar o tempo entre entre as peças da batera?

    ALF is back
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    PguitarMaxx
    vc pode fazer o baixo escrevendo a partitura...ou escrevendo a tablatura, ou simplesmente vai clicando nas notas do braço..
    O q representa o tempo (duraçao das notas) na partitura sao as figuras musicais (breve, semibreve, minima, seminima, colcheia, semicolcheia, fusa, etc).
    A seminima e a nota mandante do compasso 4/4, mas vc nao precisa usar apenas ela...to no cel agora, mas dps procuro um link de um site didatico pra t mandar...vc vai precisar de uma pequena noçao de partitura. Por enquanto, vc pode se aventurar sozinho ai, sabendo q cada figura musical vale metade do tempo da figura anterior (ex. 1 seminima = 2 colcheias = 4 semicolcheias)

    PguitarMaxx
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: PguitarMaxx
    · votar


    tendi, mais eu me refiro ao tempo das peças da batera, tipo pra fazer umas variações, o baixo eu faço com a guitarra, fecho o tone da ponte aumento no maximo o medio e os graves e abaixo todo o agudo não fica tão bom neh mais da pro gasto kkkkk

    Arimoxinga
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    ALF is back

    manda o link ai para eu ver tuas batalhas \o/

    Peace!!

    PguitarMaxx
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    ALF is back

    ó cara, eu fiz uma baladinha agora poko, é só um esboço, mais vou ver se uso a ideia pra solar em cima, fico legal?




    http://soundcloud.com/pedro-santos-33/baladinha-by-pedro

    Jube
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: Jube
    · votar


    PguitarMaxx
    Da para viajar legal nessa sua baladinha, gostei dela. Disponibiliza para download ai! Meus dedos pedem um improviso encima dela.

    ALF is back
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Arimoxinga
    ushiSAhiusa...atualmente eu to meio parado lá...parei de batalhar e agora o GB mudou e nem sabia como tava! como fiz musica nova, resolvi colocar la! ta com varios bugs o negocio! mas quem sabe eu volte a batalhar...eu só levava ferro! kkkk

    http://www.guitarbattle.com.br/usuario/511418/

    PguitarMaxx
    cara ficou legal! isso ai mesmo! pegou o esquema hein? rs...procure fazer viradas usando a caixa e os pedais tbm! e os crashs...rs
    a baladinha ficou bem legal cara! mas o baixo vc ta fazendo com a guitarra? se sim, saiba q é muito simples fazer o baixo no guitar pro...o mais dificil, q é a batera, vc ja fez! vale a pena fazer tudo! ^^
    mas esse é o caminho! agora é aprimorar isso!

    PguitarMaxx
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Jube
    Vlew cara, é que tipo, eu estou cogitando usar ela no GB mais pra frente quando eu der uma elaborada a mais, se não eu postava ela pra download

    ALF is back
    Vlew mesmo cara, eu usei a guita mesmo pra fazer o baixo, eu abaixei o maximo os agudos, e aumentei no maximo os medios e graves, puis no cap da ponte, e fechei todinho o tone, é que tipo eu não sei nada sobre o Guitar Pro shauhsuhsa, a unica coisa que eu sei mais ou menos com funciona agora é a bateria e mais nada... eu até queria colocar um piano mais nem sabia por onde começar..

    e sobre as sond fonts, recomenda algum lugar pra baixar elas?

    ALF is back
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    PguitarMaxx
    iHSAISA
    cara mas é bem simples fazer o baixo no GP! fica mais profissa! é bem mais facil q a batera, pra nos guitarristas q nao sabemos direito a partitura de percussão!
    quanto aos soundfonts, eu uso o google mesmo! nao tenho nenhum site do qual sou "fiel"...mas tenho alguns legais aqui pra começar...posso te mandar se vc quiser!só me fala o email

    PguitarMaxx
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Legal cara, se puder me manda meu email é pedro08viana@gmail.com


    Se eu faço uma BT de blues por Ex como eu faria pra por outros instrumentos? tipo eu faço o arranjo com uma pista de guita no GP ai depois ponho uma sondfont de um Órgão por exemplo?

    ALF is back
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    PguitarMaxx
    mandei o email com alguns SFs!
    quanto ao GP:
    vc precisará adicionar os intrumentos q vc usar...vc adicionou a batera (percussão)...e ja tem um q tava la quando abriu o documento...pode usa-lo como baixo, por exemplo...pode inclusive renomea-lo de "Pista 1" pra "Baixo"
    como vc vai usar SFs, vc pode deixar o instrumento do jeito q ta ali mesmo padrão do GP (Acoustic Guitar Steel)...o SF vai ser jogado por cima dele e mudar o timbre, independente do instrumento q ta ali no GP!
    eu costumo fazer todos os intrumentos (menos a bater) em "Acoustic Grand Piano"...pra ouvir "n" vezes aquilo quando to compondo, acho o piano do GP o mais agradavel de se ouvir....faço o baixo, strings e qualquer outro instrumento nesse piano...
    alguns SFs de baixo (o Fingered Bass One, por exemplo) ficam extremamente graves quando vc joga numa MIDI onde o baixo, feito no piano, foi escrito como deveria ser...simplificando...pra alguns SFs, vc precisara escrever o baixo uma oitava acima...deixar a linha toda bem mais aguda pra, quando jogar os SFs, tem um timbre legal!
    entao vamos supor q vc tenha uma SF de citara espanhola (sim, inventei...rs) mas nao tenha esse instrumento no guitar pro...naoi tem problema...simplesmente escreva o q esse instrumento vai tocar num piano do GP (ou qualquer outra coisa de sua preferencia) e, quando colocar o SFs da citara espanhola, o Fruit vai tocar citara espanhola e pronto! super simples ^^
    da uma olhada no email lá...veja se vc entende essa zona! rs
    abç

    led123_del321
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    PguitarMaxx

    Só comentando as tracks....

    A primeira ficou tipo a intro de Cry For you (Andy Timmons), mas menos demorada... heheh

    Na segunda, imaginei o James Hetfield cantando em cima heheh... ficou bem na pegada do Metallica.

    Enfim gostei muito da última...

    Aproveitando o tópico, vocês acham mais fácil escrever num editor de partituras e, então, passar pra DAW, ou seria mais fácil usar o próprio editor Midi da DAW (Reaper por exemplo)?

    Jube
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    led123_del321
    acho mais facil escrever a partitura e depois jogar o midi no daw e jogar efeito a vontade, faço isso para bateria. Depois no reaper só jogo um humanize.

    led123_del321
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Jube

    Então... eu também costumo sempre fazer tudo no guitar pro (inclusive o velocity).

    Perguntei isso pois, no editor midi do reaper, principalmente no quesito dinâmica (velocity), você pode variar bem mais... e consequentemente deve ficar mais "humanizado", sei lá. O problema é que eu já to acostumado com partitura... mas se valer a pena mudar, não só pela dinâmica, mas pelo tempo gasto pra escrever, eu tava pensando em abandonar a partitura e ir direto pro editor... sei lá.

    ALF is back
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    led123_del321
    eu acho mto mais facil na partitura tbm cara! aqueles piano rolls la...nossa...eu nao me entendo com aquilo...rs

    led123_del321
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    ALF is back

    Também não me dou muito com aquilo... é que, em vídeo de gente profissional, você vé o cara escrevendo direto no editor; aí eu pensei que seria mais negócio fazer direto pelo editor midi.

    De qualquer forma, qualquer hora vou tentar aprender a mexer naquilo....

    Valeu!

    abraços

    PguitarMaxx
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    ALF is back
    Vlew pelas SF cara, curti mto. mais pra frente, quando estiver mexendo melhor nesses programas, eu vou fazer um arranjo legal com instrumentos diferentes e tals, por inquanto vou aprendendo xD quanto ao baixo, tipo sempre que eu for usar SF nele, eu tenho que escrever ele no GP umm oitava a cima? ou é em alguns casos?


    led123_del321

    Vlew mesmo cara xD ainda é um esboço, conforme eu vou aprendendo a usar esses programas vou dando uma melhorada nela

    ALF is back
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    PguitarMaxx
    sempre q vc for usar essa Finger Bass One...é um baixo legal mas ele fica bom só uma oitava acima! rs
    se tiver alguma duvida pode mandar email viu cara...tem mta coisa pra vc brincar ai agora! rs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvida com BT e Guitar Battle