Voltando usar tarraxa tulipa, atual blindada de 10mm

    Autor Mensagem
    Fábio Santiago
    Veterano
    # jun/12


    Olá comprei uma epiphone les paul standard que veio com as tarraxas trocadas pelo antigo dono, que trocou as tulipas verdes "aquelas vintage' por tarraxas blindadas de pessima qualidade, não segura afinação nem a pau, so que o cara furou pra 10mm o buraco das tarraxas que eram em 9mm,

    particularmente eu acho o visual das tarraxas vintage mais dahora, do que blindada pra les paul standard

    já vi uma bucha adaptadora no ML pra esse caso mais achei muito caro R$60, queria encontar uma solução caseira pra poder colocar as tarraxas vintage devolta nos grandes buracos, o que vcs sugerem?

    Head 2
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Bom, como ninguém respondeu, hehe, bom , deixa eu te dar uma dica, to vendo que tu é veterano no tópico, mas até veteranos comentem erros! hehe, ou seja, n estou dizendo que seja seu caso, mas n colocar as cordas da forma certa e n afinar como se deve e guitarra desregulada fazem qualquer guitarra desafinar, ou seja, pode n ser a tarracha, Eu tenho tarrachas grover ( são foda), mesmo com anos de guitarra eu n colocava as cordas direito e elas viviam me dando trabalho. Depois que aprendi parou. Dá um olhada se n é isso. Agora, se elas realmente são uma merda e se vc quer a outra de qualquer jeito, nem que seja por estática, n tem solução melhorm que essa: leva no luthier, pq aparentemente ninguém por aqui sabe OU posta no tópico de perguntas pro Bertola, ele te ajuda, abç

    sidguitar1
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Fábio Santiago
    algumas epi ja vem com as grover q foi falado no topico e eu achei q nao fica feio, um aluno meu tem uma sg com elas, e seguram bem a afinaçao, sao de otima qualidade, mas se vc for voltar pras vintage eu acho q vai complicar aquele acabamento em cima da tarracha q nao vai prender mais e q nas blindadas e rosqueado, acho q vc vai ter q fazer um embuxamento(se e q e esse o nome) , vai ter q corta madeira, colar , e depois refurar na medida certa e ainda tem o acabamento, acho q a soluçao q vc tinha achado no fim das contas e bem mais barata,abraço

    Fábio Santiago
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Head 2
    sidguitar1
    cars vcs não intenderam minha pergunta, deduzo que não leram direito. vou ser mais especifico:


    Minha guitarra originalmente de fabrica veio com tarraxas vintage

    http://www.elderly.com/new_instruments/items/images/30N/LPSEPI-HCSB_he adstock-front.jpg

    mas comprei usada, e o dono tirou estas tarraxas, por tarraxas blindadas baratas, de pessima qualidade, pq achou feio as originais,

    e ficou traz do headstock marcado na madeira o formato das tarraxas originais, que são maiores que as atuais, e os furos dos parafusos das mesmas sem contar q as tarraxas que ele colocou não segura afinação,

    do geito que tá seu levar uma loja pra vender os caras nem vão pegar pq tá muito feio atraz.



    a gotoh possue um jogo de tarraxa igual a original da guitarra sd90, e a wilkinson tb.

    pq colocar tarraxas vintage novamente? pra cobrir o formato que as mesmas deixaram atraz do headstock, ficando com visual de guitarra original de fabrica.

    mas o antigo dono fez os 6 furos maiores pra caber as blindadas, de 8mm que era foi pra 10mm,

    ou seja as buchas das tarraxas vintage ficariam soltas, e o eixo da tarraxa tb sem apoio

    a duvida é como posso fazer pra que a bucha não fique solta, sem ter que recorrer a luthier pra fechar os buracos e tornar a furar pra 8mm?

    Jinkxs
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Fábio Santiago

    Você mesmo já deu a resposta: Bucha adaptadora!!!

    Veja em casas de marcenaria se existem modelos de bucha adaptadora mais baratas e que possam servir para a finalidade requerida.

    Senão, pague 60 contos e fim de papo.

    Ou então, procure tarrachas tulipa vintage com padrão de furação de 10mm.

    Por último, apesar de você querer evitar essa possibilidade, é a que eu recomendo: Leve sua guitarra num luthier de sua confiança.

    Espero ter ajudado.

    LeandroP
    Moderador
    # jun/12 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Fábio Santiago

    Acho meio difícil encontrar uma bucha de 10mm pra 9mm.

    A diferença é de 1mm, mas como é um furo, a espessura da parede dessa bucha será de apenas 0,5mm.

    Se você conseguir uma lâmina de alumínio de pelo menos 0,5mm de espessura e conseguir arredondar ela perfeitamente, pode servir como uma bucha. Você pode tentar arredondar com um pequeno bastão de madeira com 9mm de diâmetro.

    Fábio Santiago
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Jinkxs
    Senão, pague 60 contos e fim de papo.

    bom a finalidade do forum é esclarecer pois outras pessoas podem ter este mesmo problema e procurar na busca, e ideias e soluçoes podem irriquecer ser bem produtivo

    Ou então, procure tarrachas tulipa vintage com padrão de furação de 10mm.

    as unicas que achei foi a gibson deluxe R$320,00 bem mais o dobro que eu pagaria numa gotoh, se lá é um puta investimento.



    LeandroP
    lata de refrigerante será que tem essa espessura? isso serviria de calço pra bucha original?

    Jinkxs
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Fábio Santiago

    bom a finalidade do forum é esclarecer pois outras pessoas podem ter este mesmo problema e procurar na busca, e ideias e soluçoes podem irriquecer ser bem produtivo

    Exatamente... por isso lhe indiquei 4 possibilidades de resolver seu problema. Depois o LeandroP ainda sugeriu outra.... isso é ou não é tornar o tópico produtivo???

    LeandroP
    Moderador
    # jun/12
    · votar


    Fábio Santiago

    Lata de refrigerante tem menos, não dá.

    Precisa de um paquímetro pra medir 0,5mm, e também pra traçar a lâmina com o perímetro certo.

    Fábio Santiago
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Ae galera descobri um geito, sabe aquelas canetas de retorporjetor pra marcar em CD, então medi ela e a mesma tem 10mm por fora e 8mm por dentro, uma bucha perfeita.

    então cortei 6 caninhos delas do tamanho dos burados pra preenchelos todos então bati com um martelo de trastes pros mesmo entrarem

    então coloquei as tarraxas e as buchas das tarraxas e ficou 10, vou postar as fotos, nem aparece

    peguei isso da ideia do Leandro P, so que substitui, o aluminio pelo plastico da caneta.

    é uma ideia caseira que não precisa levar em luthier pra fechar os buracos e conomizar uma grana $$ abraço.

    LeandroP
    Moderador
    # jul/12
    · votar


    Fábio Santiago

    Não acredito que você estragou uma caneta (heuahuheuahe)

    Que bom que conseguiu. Posta umas fotos depois pra gente poder ver.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Voltando usar tarraxa tulipa, atual blindada de 10mm