Cordas 0.9mm e 10mm (duvida)

    Autor Mensagem
    Rulio
    Veterano
    # fev/12


    Olá à todos,

    Minha dúvida é a seguinte...

    Eu to usando cordas 0.9 porém por eu ter feito muitos bends a mizinha arrebentou..... Então eu pensei: " é... a mizinha arrebentou por ser a corda mais fina.... será que eu poderia comprar uma mizinha de 10 milimetros e usar na minha guitarra com o restante das cordas de 9 milimetros? Ou ficaria estranho pelo som e pela altura ser diferente das outras cordas?"

    Agradeço a todos desde já

    zakkrhoadshalen
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    vai depender do seu tipo de corda, se voce usar o encordoamente elixir 0.09 i a mizinha colocar um dadario 0.10 o som ficara mais baixo, se voce usar o mesmo encordoamento nao tem problema.

    2Humbucker
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Como quebra galho serve, mas trate de trocar o jogo todo em breve. Quanto a mizinha ter arrebentado por ser a mais fina não é necessariamente assim, cansei de arrebentar corda si e uma vez até a ré durante um show. No primeiro caso era pq a corda tava velha, e no segundo eu depois descobri que ela tinha se deslocado e acabou sofrendo um desgaste maior onde ela se dobrava sobre o saddle de apoio. E quanto a nomenclatura é 0,09mm e 0,10mm

    diegomarinho_o
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: diegomarinho_o
    · votar


    Quando estava aprendendo a tocar minhas cordas estoravam sempre
    Agora elas só estoram se deixo minha guita com meu primo ¬¬

    2Humbucker

    0.009 e 0.010 é polegada
    fica assim:
    - 0.009"
    -0.010"

    pikxu
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Cara, tem vários guitarristas que usam cordas de diferentes grupos de expessura, por exemplo o Rafael Bittencourt e o Zakk wylde...

    A "mizinha" arrebentar é normal, mas se isso for muito frequênte tente levar sua guitarra a uma assistência e veja se os trastes estão bem polidos ou se estão asperos...

    Você pode colocar cordas de jogos diferentes, mas é interessante que sejam da mesma marca e que todas as cordas sejam novas. O timbre de uma corda antiga muda e fica mais complicado afinar... Não acredito que mudando a mizinha para 10mm vá adiantar pq vc terá que colocar mais força pra fazer seu bend.

    isso é normal! muito normal!
    Cordas arrebentam e devemos troca-las antes de arrebentar!

    GuDaGuita
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    então cara, ja levo a guita em um luthier para revisão?
    mais se for pra escolher opte por um jogo de cordas 0.10, o timbre da guita fica mais animal, em algumas guitas minhas eu uso 0.11, e tenho uma de 0.12....

    Curto cordas de medidas maiores, da mais peso e mais pegada.... (opinião minha né)

    ALF is back
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: ALF is back
    · votar


    A mizinha nao e a mais fina...a mais fina e a D...a base dela e mais fina...ela fica grossa pq e encapada...so q vc estora mais a mizinha pq alem de mais fina...ela oxida mais q as encapadas e ainda por cima ela sofre mais com os bends...rs...
    Eu faria isso q vc fez se fosse uma urgencia...mas nao faria com frequencia nao...vc tem sim uma grande diferença no timbre e volume do som...mesmo q seja mesma marca...e pra isso q serve as diferenças de calibre...pra diferencias o timbre...corda magra timbre magro...fora q vc desequilibra a tensao sobre o braço e pode causar danos nele a longo prazo...de 09 pra 010 nao tem mto problema...mas 010 pra 011 ja poderia preocupar mais

    edit: no violao a corda mais fragil e a G...q e encapada! E tbm vc tende a dar menos bends na mizinha...ai ela dura mais

    tavinho.darr
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Não acredito que a corda esteja estourando pela espessura, geralmente as cordas mais finas 0.09 são até ajudam na hora do bend, pode ser que você esteja fazendo bend de maneira errada, ou algo esteja errado na sua guitarra, sugiro levar a um luthier e dependendo do som que você tira, tente usar 0.10...

    Vinícius Iron
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: Vinícius Iron
    · votar


    Rulio

    será que eu poderia comprar uma mizinha de 10 milimetros e usar na minha guitarra com o restante das cordas de 9 milimetros?

    Velho, quando tu fala de tensão 0.009 ou 0.010, tu está falando só da primeira corda. E não existe corda de 10 milímetros. São 0.010 polegadas. As outras cinco cordas têm tensões completamente diferentes (é óbvio, são mais grossas). Procura um encordoamento híbrido, que pode ser melhor pra ti.

    Eu gosto de 0.010 (Mi), 0.013 (Si), 0.017 (Sol), 0.030 (Ré), 0.042 (Lá), 0.052 (Mi).

    Eu acho legal ter a sexta corda bem grossona para algumas aplicações. Se ficar muito pesada, põe o jogo que tem a Mizona com tensão de 0.046.

    2Humbucker
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    diegomarinho_o
    0.009 e 0.010 é polegada
    fica assim:
    - 0.009"
    -0.010"


    Corretíssimo, vacilei ai! XD

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cordas 0.9mm e 10mm (duvida)