Ajuda com varitone

    Autor Mensagem
    mperetto
    Veterano
    # jun/12


    Bom, pessoal.. eu estou começando (tentando) a fazer um circuito varitone na semi-acustica Benson que comprei umas semanas atrás.
    Já peguei o diagrama da Gibson, que não é muito claro..
    O primeiro problema foi a chave (rotativa, 6 posições, beeem chata de encontrar), mas consegui achar uma de 5, e vai ter que ser essa mesmo...

    No diagrama da Gibson (colei o link la embaixo) os capacitores estão sem unidade. Isso foi facil resolver, já que os caps dos pots de tone eu sei que são .02 micro, então acho que os da chave estão em uF tambem.
    Agora o que tá pegando é o indutor (1.5H), que não encontro em lugar algum, e no esquema não tem nenhuma especificação dele (material do nucleo, resistencia, etc). Será que um indutor nesse circuito é essencial mesmo? Imagino que o varitone faça a mesma coisa que os potenciometros de tone, e eles não usam indutor.
    Alguem que entenda de eletronica poderia me ajudar?
    Obrigado

    http://music-electronics-forum.com/attachments/10712d1281854094-varito ne-dig-mono-see-stereo-saner-vol-.jpg

    mperetto
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    up..

    Ramaciotti
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Boa noite.

    Eu tenho um varitone. Talvez possa ajudar.

    Vc é de SP?

    Abs.

    aldo_ramaciotti@yahoo.com.br

    mperetto
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    boa noite cara!
    não, sou do interior. agora que vi no meu perfil, preciso arrumar a cidade.
    mas imagino que vc já comprou a guitarra com varitone, certo?
    acho que não ia adiantar nada vc tirar fotos e me mandar, ou algo do tipo. Já vi umas fotos no google, e geralmente os componentes são soldados direto na chave, é impossível identificar olhando...

    master_splinter
    Membro Novato
    # mar/19
    · votar


    fala, galera. tenho uma tagima tw61 woodstock modelo jazzmaster. ela tem um varitone com 5 posições, das quais eu só uso a posicao 1 e a posicao 5 (1: mais magra, menos volume. 5: mais gorda, mais grave, mais ganho). vcs sabem me dizem se consigo substituir esse potenciometro original (com 5 posições "travadas") por um tipo de switch com duas posicoes que me de o timbre da das posicoes 1 e 5?
    meio complicado ne... mais é isso.

    killeryoda
    Membro
    # mar/19
    · votar


    voce pode usar uma chavinha igual aquelas de killswich, mas vai descaracterizar o visual dela, as chaves que eu conheço nesse estilo (rotatorias) são de 3,4 e 6 posiçoes, voce poderia por uma de 3 e deixar uma posição em aberto

    master_splinter
    Membro Novato
    # mar/19
    · votar


    killeryoda
    boa ideia, mano. vlw.
    pensei tbm naquelas chavinhas pretas de "deslizar", tipo das jaguar. mas nao faço ideia de como iria instalar. acho q sua ideia é melhor mesmo...

    sougeek
    Membro Novato
    # out/19
    · votar


    fala, galera. tenho uma tagima tw61 woodstock modelo jazzmaster. ela tem um varitone com 5 posições, das quais eu só uso a posicao 1 e a posicao 5 (1: mais magra, menos volume. 5: mais gorda, mais grave, mais ganho). vcs sabem me dizem se consigo substituir esse potenciometro original (com 5 posições "travadas") por um tipo de switch com duas posicoes que me de o timbre da das posicoes 1 e 5?

    Opa, Master, eu tbm tenho uma Tw 61 e uso nessas mesmas posições, você conseguiu fazer seu projeto?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda com varitone