Dicas para quem vai trocar as cordas e afinação

    Autor Mensagem
    Head 2
    Veterano
    # jun/12


    Galera, observei que aqui no fórum têm um monte de post sobre como trocar as cordas e afinar, que há vários métodos que dão certo e também muita superstição. A troca das cordas é um ponto muito importante para manter a afinação da guitarra, mesmo depois de bends e alavancadas. Na procura de formas alternativas encontrei o canal do youtube de um luthier americano que mostra como colocar as cordas e afinar de maneira muito simples e ( como pode-se perceber nos vídeos) muito eficiente também. Vou postá-los logo abaixo.
    Lembrando que esse não é um tópico sobre como fazer isso definitivamente, apenas uma maneira que eu achei bacana. Espero sanar dúvidas do pessoal que fica pulando de post em post, juntando informações e nem sempre conseguem. Em outros posts há várias outras.

    Porém gostaria de ressaltar alguns pontos que acho importantíssimos: -Não enrole a corda muito no poste. apenas 1 volta e meia, 2.
    -Não use a técnica de enrolar a corda no post manualmente, n fica legal e é mais difícil.
    -Não corte a corda muito próxima do poste, pois ela pode soltar.

    Quanto a outras questões envolvidas como troca da espessura das cordas e ajuste do tensor não irei tocar no assunto.

    Desculpem-me qualquer coisa ai. Logo abaixo, os vídeos.

    Head 2
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    PONTE FIXA

    Troca de cordas:


    Afinação:

    MauricioBahia
    Moderador
    # jun/12 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Head 2

    Pra mim, a dica numero 1 é certificar que as cordas estão sem qualquer folga nas tarraxas. Vejo muita gente que não sabe "amarrar" as cordas decentemente, o que causa perda de afinação direto o tocar pois elas acabam cedendo e, normalmente, culpam as tarraxas e aí logo querem trocar o que acarreta em jogar dinheiro fora! Pra forçar um ajuste sem folgas a dica é puxar a corda contra as tarraxas, com cuidado pra não "estourar". Desta forma: http://imageshack.us/a/img28/1835/l2f7.jpg

    Falou.

    Head 2
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Pontes Semi-Fixas (Como as Stratocaster)

    A forma de trocar as cordas é a mesma da ponte fixa, exceto a como prender a corda ao corpo da guitarra. Mas isso é mais simples, diria evidente, só passar pelos buraquinhos corretos de cada instrumento, hehe.

    Afinação:


    Para ficar melhor ainda no canal há vários vídeos de regulagem das molas da ponte e outros ajustes básicos. Dêem uma conferida lá, n vou postar os vídeos pois o material é extenso:
    http://www.youtube.com/user/FruduaTv

    Head 2
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: Head 2
    · votar


    Calma ae galera que eu to postando aos poucos, rs

    MauricioBahia
    Moderador
    # jun/12
    · votar






    Head 2
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Ponte Flutuantes



    No canal também há dicas de regulagem geral desse tipo de guitarra. Confiram lá, novamente: http://www.youtube.com/user/FruduaTv

    Head 2
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    No mais é isso mesmo. Foi mal qualquer coisa ai, espero ter ajudado, qualquer comentário, crítica e contribuição é muito bem vinda. VALEU!

    Head 2
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    MauicioBahia

    Ótima dica. Essas imagens são boas pra galera entender o jeito certo. hehe. Abraço.

    Head 2
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    A, e já ia me esquecendo: não passe uma volta da corda por cima da outra no poste. ;)

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Legal o vídeo,o jeito que ele fez pra colocar a corda E parece aqueles nó de escoteiro.Eu quando comecei enrolava o máximo de corda possível para poder ter sobra pra remendar porque não tinha $ pra comprar cordas sempre que arrebentavam uhahuaauhuah PUNKROCK!

    P.S. alguém sabe onde se compra essa manivela que ele ta usando pra girar as tarraxas? como eu queria uma dessas!

    mudo.tagarela
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Luiz_RibeiroSP
    Qualquer loja de instrumentos tem essa manivela, custa baratinho.

    Nao se esqueçam de ajustar as oitavas quando se troca de cordas

    Andreziculaxxx
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Para as Rose achei legal cara!

    LeandroP
    Moderador
    # jun/12
    · votar


    Head 2

    Ótimo tópico! Valeu pela contribuição!


    MauricioBahia

    Também faço isso.

    Dudurlz
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Rapaz esse jeito de regular guitarra de microafinação presta mesmo?
    Nunca vi alguém trocar as cordas desse jeito.

    Head 2
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    LeandroP
    Obrigado! depois de tanto tempo incomodando todo mundo aqui com as dúvidas já tava na hora de começar a contribuir, rs abç

    Dudurlz
    Pode confiar, vi todos os vídeos co cara, testei algumas coisas, parece que ele manda mó bem, testa ai e fala pra gente de o método é bacana mesmo, mas tudo indica que é! abç

    Dudurlz
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Head 2
    Pode deixar que quando eu for trocar minhas cordas eu posto aqui se ocorreu tudo dentro dos conformes mesmo :)

    vintagentleman
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Galera,

    Já testei o método da troca em ponte fixa num violão folk Takamine que eu tenho,com cordas de aço obviamente. Ficou 100%. A amarração é ótima.
    Até por ser ainda novato eu não conhecia a técnica e agradeço o "dono" do tópico.

    vintagentleman
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    mudo.tagarela,

    Se for para ajustar as oitavas acho legal deixar os carrinhos no meio antes de amarrar as cordas, para ter margem de ajuste tanto para um lado quanto para outro...

    Head 2
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    vintagentleman

    Tamo ai pra isso cara ;) que bom que curtiu, Abraço!

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    -Não corte a corda muito próxima do poste, pois ela pode soltar.

    Eu não corto as pontas não.
    Eu pego essas pontas que sobram e faço um pseudo-trança com elas. Fica feio pacarai mas eu curto.

    Rednef2
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Esse video aqui é bem interessante também, me ajudou bastante



    CaioRobertoBR
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Marcando pra ver os videos dps.

    Luiz Almeida
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Marcando pra ver os videos dps.

    Estou precisando trocar as minhas. Já assistindo o vídeo.

    Otaniel
    Veterano
    Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
    O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.
    Ismah
    Veterano
    # jun/19
    · votar


    Por mim podem banir ele... Flood é pra acabar com a paciência de qualquer um...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dicas para quem vai trocar as cordas e afinação