Mark Knopfler - PQP! Que técnica de dedilhado mais difícil! <o>

    Autor Mensagem
    Eric Clapton
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: Eric Clapton


    Fui tentar treinar usando a técnica de dedilhado dele :



    http://www.youtube.com/watch?v=gjJzlIedCuo


    Assim, ele usa apenas o dedo polegar, indicador e médio para dedilhar e apoia o anelar e o mínimo no corpo da guitarra. Mas o detalhe, ele ataca as cordas agudas com o polegar e as graves com o dedo indicador e médio, é totalmente o contrário do que estou acostumado a tentar fazer. Estou há 20 minutos tentando fazer isso com acordes simples e quando vou ver estou usando o dedilhado clássico mesmo. Acho que sou retardado ou tenho algum problema de coordenação motora, pq não é possível.

    Eu fico besta de ver no vídeo acima como ele faz isso nas frases rápidas com um timbre tão limpo e cristalino sem errar uma nota.

    Tentar fazer essas coisas é o que me faz pegar a palheta e pensar : "bom, não sei dedilhar mesmo... vou usar a palheta"

    Eric Clapton
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Alguém ai também tem dificuldades em dedilhar ou só eu que sou mané?


    =/

    MMI
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Eric Clapton

    Esse cara é muito bom mesmo. Já fui em show dele e é de impressionar.

    Mas não desiste de dedilhar não. Antes de ser grande mestre tem que ralar e pegar coisas mais simples. Isso aí é para quem toca bem dedilhado se enroscar...

    Eric Clapton
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    MMI

    Velho esse dedilhado dele parece coisa de quem toca banjo ou algo parecido.

    Sério. Eu me perco todinho tentando fazer da forma disciplinada dele. Mesmo fazendo devagar eu sinto muita dificuldade e desconforto. Dai eu largo a mão e me frustro...

    elciosouza
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    exatamente...eu li em algum lugar que ele aprendeu primeiro banjo...se não me engano é o instrumento que o pai dele tocava...algo parecido com isso. é muito complicada a técnica dele. acho que o mais importante que vc pegar o que ele faz com a mão direita, é pegar a mão esquerda dele...aí vc faz do seu jeito com a esquerda. essa é a minha opinião...pois pra mim é a mesma coisa que ficar pirando em como o guitarrista que vc curte palheta cada nota. eu adoro Clapton, é a minha referência, mas se eu for tentar pegar como ele palheta cada nota em um solo...vou ficar maluco...pois no próximo ele já mudou...ele não tem um padrão,pois ele não "estudou".

    inExperienced
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Ele é um dos guitarristas que maaaaaais admiro!
    Um deus da guitarra!

    Eric Clapton
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    elciosouza

    Pô, sem contar um detalhe, Mark Knopfler é canhoto e toca guitarra como destro, sem inverter corda nem nada, apenas toca a guitarra na posição de destro sendo canhoto, o que se eu quiser apenas para brincar de tentar imitar, vai ser mais difícil ainda.

    O que mais me impressiona nesse tipo de dedilhado é a forma rápida que pode se solar sem perder a qualidade do timbre, pois o dedilhado tem um timbre característico, já o dele tem uma pegada que não abafa o sustain das notas mesmo sendo na ponta do dedo, sem usar as unhas.

    MauricioBahia
    Moderador
    # mai/12 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Eric Clapton

    Como sempre, é questão de treino. É preciso estalar a corda com dois dedos. Tem uma questão percussiva muito grande aí.

    :)

    Eric Clapton
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: Eric Clapton
    · votar


    MauricioBahia

    Mas o som fica tão feio e abafado... e lento...

    Será que existe algum exercício especifico para esse dedilhado. tipo, apenas para começar a pegar leve mas sem perder a disciplina?

    elciosouza
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: elciosouza
    · votar


    isso que o Mauricio falou é mais uma das características dele que vem do banjo...que é muito percussivo. e muita gente não se liga mas o legato dele,como no solo final de sultains of swing, não é simplesmente vc bater e soltar soltar a corda. vc tem que puxar o dedo pra baixo, que vai dar uma "estalada" na corda...esse cara é MUITO percussivo...eu gosto muito dele. não curto tudo o que ele faz,mas ele tem uma técnica absurda.

    Eric Clapton
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    elciosouza

    Deixa eu ver se entendi. É como se ao invés de dedilhar, eu apenas tentava dar "umas puxadinhas" nas cordas?

    Falei besteira?

    herikguitar
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Eric Clapton

    Amigo, sou um grande fã do Mark Knopfler. Inclusive, "larguei" o Rock, Hard Rock e o Heavy Metal pra tocar o Country Bluseado do Knopfler.

    Já tirei Sultans Of Swing, Down To The Walterline, Money for Nothing e tô tirando Walk Of Life, tudo com o dedilhado, sem palheta.

    Em uma das partes rápidas do segundo solo de Sultans Of Swing eu acabei pegando o jeito do dedilhado dele, claro, com uma pequena adaptada pra mim, mais ficou bem parecido.

    Em Down To The Waterline tem um bem parecido no primeiro solo, só que vai mais pras cordas graves, e eu suei um pouquinho pra pegar hehe.

    Isso de conseguir fazer os solos com a qualidade do timbre bem limpo é muito treino mesmo.

    Mas o cara é magnífico mesmo, um dos grandes mestres da Guitarra. É aquele que "toca na raça". É dedo nas cordas, e ele toca bem próximo a ponte, onde as cordas são bem duras (custei a acostumar com isso, comecei com Palhetada Híbrida, até eliminar a palheta de vez), é bem original o modo de tocar.

    O que eu ainda tô lutando pra fazer é o Chicken Picking com os dedos. Consigo fazer com Palhetada Híbrida, mas com os dedos ainda tá bem complicado.

    Abç!

    elciosouza
    Veterano
    # mai/12
    · votar





    herikguitar
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Eric Clapton

    É como se ao invés de dedilhar, eu apenas tentava dar "umas puxadinhas" nas cordas?

    Olha, não sei se te ajuda. Mas eu só realmente dedilho com o polegar, ou seja, empurro a corda para baixo ou contra o corpo da Guitarra, como se estivesse palhetando. Com os outros dedos, eu puxo a corda pra cima ou pra fora do corpo da Guitarra, fazendo o inverso do polegar.

    São dois timbres diferentes de cada forma de tocar, e quando a corda vai pra baixo com o polegar, o som fica mais estalado, sei lá, não dá pra explicar assim.

    Abç!

    MauricioBahia
    Moderador
    # mai/12 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Eric Clapton: Mas o som fica tão feio e abafado... e lento...

    É pq vc não pegou o jeito. Vinte minutos de treino é muuuuuito pouco.

    Deixa eu ver se entendi. É como se ao invés de dedilhar, eu apenas tentava dar "umas puxadinhas" nas cordas?

    Também! É algo bem dinâmico, usando o dedão e os outros dedos juntos pra tocar. Você sabe fazer palhatda hibrida? Acho que seria um bom começo.

    Abs

    Eric Clapton
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    herikguitar

    Nossa brother! Que massa! Você ja escutou o solo de "Sultans Of Swing" ao vivo?


    elciosouza


    Velho. Obrigado.

    Seu segundo vídeo matou qualquer duvida que eu tinha em relação.

    Obrigado mesmo.

    herikguitar
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Eric Clapton

    Nossa brother! Que massa! Você ja escutou o solo de "Sultans Of Swing" ao vivo?

    Sim já ouvi. Acho ele bem legal, é bem longo também. Eu peguei o da gravação de estúdio, o primeiro mesmo.

    Se você tá com muita dificuldade, faz o que o MauricioBahia falou. Começa com uma palhetada híbrida, e depois que você já estiver com uma palhetada híbrida legal passa pros dedos e abandona a palheta. Mas se você tiver raça e otimismo, vai de dedo direto!

    Abç!

    Eric Clapton
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: Eric Clapton
    · votar


    herikguitar
    Olha, não sei se te ajuda. Mas eu só realmente dedilho com o polegar, ou seja, empurro a corda para baixo ou contra o corpo da Guitarra, como se estivesse palhetando. Com os outros dedos, eu puxo a corda pra cima ou pra fora do corpo da Guitarra, fazendo o inverso do polegar.

    São dois timbres diferentes de cada forma de tocar, e quando a corda vai pra baixo com o polegar, o som fica mais estalado, sei lá, não dá pra explicar assim.

    Abç!


    Você consegue manter o dedilhado constante sem se embananar em um solo por exemplo?

    Tipo, eu estou tão acostumado a treinar com palhetada alternada que qualquer coisa fora disso me deixa perdido.

    Foda. Nunca tive aula de guitarra com professor, o pouco que sei aprendi sozinho, aqui no FCC, na internet... E nas primeiras aulas que eu achei sobre guitarra, logo que eu estava iniciando, a apostila me "obrigava" a tocar de palhetada alternada.

    A apostila devia ser de algum guitarrista metido a shereder que só a palhetada alternada salva. Esse é um dos erros em tentar ser autodidata. Você pega informações pela metade e quando vai ver você já adquiriu o habito em fazer aquilo "só daquela" forma e ai vira um vicio.

    Eric Clapton
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    MauricioBahia
    É pq vc não pegou o jeito. Vinte minutos de treino é muuuuuito pouco.

    Ahh sim. É pq eu sempre tento. mas 20 minutos é o máximo que eu consigo sem perder a paciência ahueheauae



    Também! É algo bem dinâmico, usando o dedão e os outros dedos juntos pra tocar. Você sabe fazer palhatda hibrida? Acho que seria um bom começo.

    Abs



    Tipo, estilo flamenco?

    elciosouza
    Veterano
    # mai/12
    · votar




    nesse dá pra pegar bem o que ele faz...tenho esse show completo...eu prefiro ele nessa época.

    Eric Clapton
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    herikguitar
    MauricioBahia
    elciosouza


    Ae galera.

    Olha o mestre mostrando como fazer um dos maiores riffs da história do rock com seu dedilhado (PQP que timbre lindo de Gibson Les Paul)



    http://www.youtube.com/watch?v=pH-1iExLXKI&feature=related

    elciosouza
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    rsrsrsrs...já vi esse...tenho em DVD. ele é foda...mas prefiro ele no Dire até o começo dos anos 80....depois, só depois dos 90...

    herikguitar
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Eric Clapton

    Você consegue manter o dedilhado constante sem se embananar em um solo por exemplo?

    Pra chegar a isso eu ainda preciso estudar e melhorar minha técnica muito. Mas dá pra levar. Aos poucos, eu vou adaptando, pondo um dedo diferente em tal parte do solo, que gera um timbre mais próximo ao do Mark, e assim tô conseguindo.

    Tipo, eu estou tão acostumado a treinar com palhetada alternada que qualquer cosia fora disso me deixa perdido.

    Comigo foi quase do mesmo jeito. Eu tava lá todo metaleiro, tentando tocar a 100 mil notas por segundo, treinando palhetada alternada como um louco. Ai me apareceu o Country e eu comecei a tocar com palhetada híbrida, por influência do mathwylde (Matheus Canteri) aqui do fórum principalmente. Foi então que descobri o Dire Straits, o Mark, e daí abandonei a palheta de vez e até hoje só toco com os dedos.

    Mas é treino mesmo, tem que começar mais lento do que uma tartaruga, pra você poder memorizar tudo, pra daí começar a aumentar a velocidade pondo em prática tudo que foi memorizado nas posições com os dedos.

    Eu também sou autodidata (sem dinheiro pra pagar aulas) desde que comecei a tocar (uns 7 meses atrás). É duro, é ruim também, pois apesar de ter tanta informação na Internet, a metade delas te confunde mais do que ajuda, principalmente pela falta de um professor.

    Abç!

    herikguitar
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Eric Clapton

    Eu aprendi esse Riff de Money For Nothing pela aula aqui do Cifra Club TV. Pra falar a verdade, ainda não peguei todas as cordenações de dedos pra tocar igualzinho, mas o que consigo tirar já tá de bom tamanho pra mim, hehe.

    Abç!

    Practus
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: Practus
    · votar


    Eric Clapton

    Realmente, galera... o cara é F***.... Dizer que ele é mestre, que toca pra caramba, blá blá blá, é chover no molhado... A importância que ele tem para a música é a mesma que outros gênios têm (Clapton, SRV, Hendrix - cada qual ao seu estilo).

    A técnica de dedilhado dele é bem complicadinha mesmo. E tem que levar em conta o setup das guitas dele para que ele consiga esse som cristalino... Tá... 90% disso vem da técnica, mas tem aí uns 10% que se referem à altura das cordas, tipos de captadores, etc, que deixam o timbre mais claro para quem toca com os dedos, já que o ataque nas cordas com os dedos tende a ser mais suave que com palhetas, com algumas exceções, claro!

    MauricioBahia
    É pq vc não pegou o jeito. Vinte minutos de treino é muuuuuito pouco.

    Treino é tudo! Mesmo para ele, tenham certeza que ele ralou de treinar no começo quando estava aprendendo guitarra... Mesmo para quem "cria" essas maravilhas de estilo, precisa de técnica para conseguir chegar lá, e anos de prática...

    Até onde eu consegui entender e em alguns casos imitar, é que ele ataca as cordas em ambos os sentidos (para cima e para baixo, alternadamente) com os 3 dedos (dedão, indicador e médio) - e ainda faz algumas variações disso (e aí que complica para mim).

    Eric Clapton
    a apostila me "obrigava" a tocar de palhetada alternada.
    A apostila devia ser de algum guitarrista metido a shereder que só a palhetada alternada salva.

    Complicado isso... é f*** mesmo... A maioria das informações online são voltadas para shredders que veneram Eduardo Ardanuy ou Kiko Loureiro (não me entendam mal, eles tocam pra caramba), e se esquecem do resto (harmonia, cadência, etc). Lembro uma vez que fui em uma afiliada ao IG&T para me informar sobre aulas de guitarra. O cara que me atendeu disse que ter aula com eles alí era para quem estava interessado em heavy metal, com foco na velocidade... Virei as costas e fui embora.

    Enfim, tem que garimpar um pouco para encontrar bons materiais para non-shredders como eu (e talvez outros aqui)

    Olha o mestre mostrando como fazer um dos maiores riffs da história do rock com seu dedilhado (PQP que timbre lindo de Gibson Les Paul)

    O mais irritante é a simplicidade com que ele demonstra a mão esquerda... "Ah... são só 2 dedos aqui..." - PQP!!!!! kkkkkkkkkkkkk
    Lembro de ter visto em algum lugar que esse timbre específico da MFN ele encontrou meio que acidentalmente usando o Wah (que ficava parado em uma posição específica a música toda).

    Também tento essa técnica há algum tempo já... e ainda estou suando aqui para chegar perto... Se estou meio sem paciência, uso a palheta normal mesmo e toco as músicas que gosto (MFN, Sultans, Brothers - e agora estou tirando a You and you´re friend (versão ao vivo - que solo!!!))...

    Vamo que vamo que a estrada é longa!!

    Nota: Curioso é a forma que ele canta... na maioria das vezes (com algumas exceções nos trabalhos mais recentes), parece que ele está lendo uma lista de compras de supermercado... Sou só eu ou vocês perceberam isso também?

    Nota 2: Vi um vídeo dele com o Clapton, e ambos tocavam Sultans... no solo final (beeem longo), ambos intercalavam seus solos matadores nas guitarras, e ao mesmo tempo, conversavam sobre o tempo (provavelmente) e riam - PQP...!!!!

    herikguitar
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Practus

    Curioso é a forma que ele canta... na maioria das vezes (com algumas exceções nos trabalhos mais recentes), parece que ele está lendo uma lista de compras de supermercado... Sou só eu ou vocês perceberam isso também?

    Eu percebo isso bem em Money For Nothing. Na Primeira parte dos versos e na última ele apenas fala a música. Eu gosto disso, tá me ajudando a aprender melhor a cantar e tocar a música junto, haha.

    Vi um vídeo dele com o Clapton, e ambos tocavam Sultans... no solo final (beeem longo), ambos intercalavam seus solos matadores nas guitarras, e ao mesmo tempo, conversavam sobre o tempo (provavelmente) e riam - PQP...!!!!

    Eles fazem aqueles belos solos com tanta naturalidade. Se eu ficasse uma semana de olhos colados na escala com todos os shapes de escalas possíveis, talvez eu conseguisse algo parecido. Mas conversar enquanto toca, e ainda solar tão bem sem nem olhar pra Guitarra já é brincadeira. Prefiro deixar essses privilégios para o Mark e o Clapton mesmo.

    Ah, e já que todos tão postando um vídeo aqui, lá vai os dois que eu acho bem massa.

    Vejam que timbre matador de telecaster! E pra quem não sabe, essa tele dele foi feita em um Luthier que ele era próximo. De todo modo, Mark + Tele = Timbre arrasador!



    Agora, Tunnel Of Love, uma das músicas bonitas do Dire Straits, na minha opinião. Aquele solinho final é muito lindo, fico babando pra pegar ele, mas até hoje o máximo que saiu sã as quatro notas iniciais, kkk. Ah, e observem, o Mark Knopfler também toca teclado (na verdade, é um órgão ali, não é?)



    Abç!

    Rafa-Ban
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    pohan Mumu, o cara toca assim a vida inteira e voce espera dominar o estilo dele em vinte minutos? Maldito kakaroto, mal consigo ver seus movimentos!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Mark Knopfler - PQP! Que técnica de dedilhado mais difícil! <o>