Você também toca violão além de guitarra?

Autor Mensagem
123nove
Veterano
# mai/12
· votar

Olha eu creio e mantenho esperança que quem toca guitarra (um booooooom guitarristaa mesmo), toca baixo e violão tbm, no minimo.

Buja
Veterano
# mai/12
· votar

Olha eu creio e mantenho esperança que quem toca guitarra (um booooooom guitarristaa mesmo), toca baixo e violão tbm, no minimo.
Que um boooom guitarrista toca violao tambem eu até concordo, nao há grande dificuldade nisso, como disse o amigo MMI, sao todas "guitars".
Mas que um boooom guitarrista toque baixo tambem, nao defendo essa ideia. Contra-Baixo não é uma guitarra de 4 cordas apesar de parecer ser e um de 6 cordas é ainda mais distante de uma guitarra de 6 cordas. As tecnicas sao tao diferentes que nao se pode falar que um booooom guitarrista toque baixo bem. As vezes um guitarrista incrivel pode ser um pessimo baixista.

123nove
Veterano
# mai/12
· votar

Buja
quem é bom na guitarra, tem base teorica limpa na cabeça pra tocar bem no baixo, concorda?

g.wilhelms
Veterano
# mai/12
· votar

123nove

O cara que toca guitarra também consegue tocar violão e vice-e-versa, mas creio que o cara ser um "guitarrista", não o torna necessariamente um 'violonista" ou vice-e-versa. Quando a saber tocar baixo, eu discordo totalmente. O cara pode ser um puta guitarrista ou um puta violonista, e ainda sim não saber tocar baixo. Normalmente o pessoal que toca guitarra e diz que sabe tocar baixo, quando pega o baixo só fica fazendo marcação de tônica, e não acho que isso seja o suficiente pro cara dizer que sabe tocar baixo.

g.wilhelms
Veterano
# mai/12 · Editado por: g.wilhelms
· votar

Buja
As tecnicas sao tao diferentes que nao se pode falar que um booooom guitarrista toque baixo bem. As vezes um guitarrista incrivel pode ser um pessimo baixista.

Concordo. Eu não me arriscaria no baixo por exemplo.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mai/12 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar

MMI
Grava isso e mostra para gente! rs

Aguarde! \o\

Buja
Que um boooom guitarrista toca violao tambem eu até concordo, nao há grande dificuldade nisso, como disse o amigo MMI, sao todas "guitars".

Note bem o que ele falou depois:

"Por isso que eu não acho que quem toca violão toca guitarra, cada um tem sua abordagem e sua técnica"

Concordo com ele e acho que o oposto também se aplica.

MMI
Veterano
# mai/12
· votar

Buja

Tocar até toca, mas tocar direito é outro papo. Eu mesmo já vi o Edu Ardanuy dizendo que não sabe tocar violão, ele sabe tocar violão como se fosse guitarra. Ou seja, não domina a técnica. Quer dizer que ele não é um boooom guitarrista?

renatocaster
Moderador
# mai/12 · Editado por: renatocaster
· votar

Como falei lá no início do tópico, são abordagens diferentes. Os caras do Charlie Brown Jr. gravaram um "acústico" fazendo power-chords com palm-mute nas músicas o tempo inteiro no violão, me desculpe quem gosta, mas isso pra mim não é tocar violão. É simplesmente tocar violão como se fosse na guitarra.

Agora vejam Zezo Ribeiro ou Filó Machado tocando violão, aí sim. Eu pelo menos nunca vi nenhum guitarrista fazer na guitarra o que esses dois fazem no violão.

Claro que algumas coisas podem ser aplicadas a ambos, principalmente algumas técnicas aplicadas mais na parte rítmica.

Buja
Veterano
# mai/12
· votar

MMI
Tocar até toca, mas tocar direito é outro papo. Eu mesmo já vi o Edu Ardanuy dizendo que não sabe tocar violão, ele sabe tocar violão como se fosse guitarra. Ou seja, não domina a técnica. Quer dizer que ele não é um boooom guitarrista?
Na verdade ele é um otimo guitarrista, nem se fala. Voce falou certo, mesmo que tudo sejam "guitars", inclusive o baixo nao passa de uma "guitarra grave"(bass guitar) todos sao tocados de forma diferente. Pra mim tocar violao é o que o Igor Presnyakov e o Preston Reed faz: um toca musicas conhecidas de todos os estilos no violao, usando tecnicas de violao, e outro ainda compoe musicas proprias usando tecnicas até bem percursivas no violao. Ai sim, nao sao grandes guitarristas e sim, incriveis violonistas (vulgo violeiros!)

renatocaster
Como falei lá no início do tópico, são abordagens diferentes. Os caras do Charlie Brown Jr. gravaram um "acústico" fazendo power-chords com palm-mute nas músicas o tempo inteiro no violão, me desculpe quem gosta, mas isso pra mim não é tocar violão. É simplesmente fazer o que faz na guitarra.
Nisso eu concordo, mas a proposta deles era essa, assim como de varios outros que fizeram acusticos. O metallica fez um acustico tambem. Juro pra voce que nunca consegui terminar de ouvir o CD. Até o Moda de Viola toca acustico deles melhor. Mas a ideia nao era tocar o instrumento violao
e sim fazer uma versao do metal unplugged.

Agora vejam Zezo Ribeiro ou Filó Machado tocando violão, aí sim.
Vou procurar agora mesmo. Obrigado por citar nomes de gente boa no negocio. Sou louco com videos de musicos que realmente sabem tocar o instrumento que empunham.

MMI
Veterano
# mai/12
· votar

Buja

Você quer nomes? Então vou falar de um cara do Brasil, porque falar de Al di Meola é fácil, os que o renatocaster falou também são muito bons e daqui.

Um dos grandes nomes da bossa nova, Roberto Menescal, compositor de "O Barquinho", é um dos poucos que nunca se separou da guitarra, mas manda bem no violão. Aliás, essa música ele fez num dia que foi passear de barquinho na Baía da Guanabara, o motor quebrou, foi batendo o desespero ali no meio do mar, o barquinho indo com a maré, a tarde caindo... Virou um clássico, mas é hilário ele contando como fez essa música.

(diga-se de passagem, nessa última ele está tocando guitarra como se estivesse tocando violão de nylon em grande parte do video)

Buja
Veterano
# mai/12
· votar

MMI
É disso que eu gosto rapaz, ou alias, é disso que to aprendendo a gostar! Valeu por me aplicar o som deles. Fico te devendo essa.

g.wilhelms
Veterano
# mai/12
· votar

MMI
Um dos grandes nomes da bossa nova, Roberto Menescal, compositor de "O Barquinho", é um dos poucos que nunca se separou da guitarra, mas manda bem no violão

Uma MPB nessa linha, casa muito bem com uma semi-acústica. Estou ouvindo Roberto Menescal e Andy Summers agora. Desconhecia esse lado improvisador do Menescal.

MauricioBahia
Moderador
# mai/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar

Tem alguém aqui que toca guitarra mas não sabe tocar violão? Isso existe? hehe

g.wilhelms
Veterano
# mai/12
· votar

MauricioBahia
Tem alguém aqui que toca guitarra mas não sabe tocar violão? Isso existe? hehe

Acho que não existe não, hsuha. Mas me referi a ter o hábito de tocar violão cotidianamente, além de guitarra. Abraço

Caffeine Addicted
Veterano
# mai/12
· votar

Violão não existe, é invenção de português: acontece que os portugueses acharam que as guitarras dos espanhois (quando as viram pela primeira vez) eram violas grandonas. Dai chamaram de violão...

Mas eu acho que são intercambiaveis...falam a mesma língua, mas não tem a mesma voz. Não da para comparar um com o outro.

Quanto a mim, fui doida de querer estudar os dois. Até agora, nenhuma grande diferença, mas imagino que elas surjam lá na frente. Me desejem sorte :-)

g.wilhelms
Veterano
# mai/12
· votar

Caffeine Addicted
Me desejem sorte :-)

Boa sorte

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mai/12
· votar

Caffeine Addicted
fui doida de querer estudar os dois. Até agora, nenhuma grande diferença

Está estudando o chamado "violão popular", né?

MauricioBahia
Moderador
# mai/12
· votar

Die Kunst der Fuge: Está estudando o chamado "violão popular", né?

Depende do país que ela está....

hehe

Caffeine Addicted
Veterano
# mai/12 · Editado por: Caffeine Addicted
· votar

Die Kunst der Fuge
Ainda tentando ler uma partitura sem ter dor de cabeça depois (ou durante).

Die Kunst der Fuge
Veterano
· votar

MauricioBahia
Depende do país que ela está....

Não entendi o.o'

Caffeine Addicted

Perguntei, porque se fosse o clássico, as diferenças seriam bem evidentes.

Por exemplo, algumas diferenças: Quantos guitarristas você já viu preocupados com o formato das unhas? Tocando com banquinho de apoio pra perna esquerda? Tocando sem o dedão da mão esquerda aparecer por trás do braço do instrumento?

ROo
Veterano
# mai/12
· votar

Die Kunst der Fuge
Uma das coisas que eu mais ouvi "pra que esse dedão aí? Pra espiar os outros?" e "e o dedinho? Porque usou o dedo anelar?"
Preocupados com postura, com estudar os movimentos de ligado, vibrato, estudar ornamentos... partitura então...

TheGuitarGuru
Veterano
# mai/12
· votar

Olá caros senhores e senhoras, eu comecei no violão há uns 5 anos atrás, na verdade eu sempre quis tocar guitarra (desde meus 6 anos de idade), porém a guitarra + equipamentos custavam acima de minha realidade financeira, então com 14 anos comprei um violão (tagima vegas) fiz aula por um mês e o resto comecei a aprender por conta, a uns 4 meses atrás comprei minha primeira guitarra, e o pouco conhecimento que adquiri no violão vem me ajudado bastante na guitarra.

g.wilhelms
Veterano
# mai/12
· votar

TheGuitarGuru

Boa sorte nos estudos e não desista.

g.wilhelms
Veterano
# mai/12
· votar

Die Kunst der Fuge
Por exemplo, algumas diferenças: Quantos guitarristas você já viu preocupados com o formato das unhas? Tocando com banquinho de apoio pra perna esquerda? Tocando sem o dedão da mão esquerda aparecer por trás do braço do instrumento?

Sempre quis saber, aquela postura que os violonistas eruditos mantém, de deixa o violão um pouco inclinado, porque eles fazem isso? Tem alguma diferença prática ou é mais tradicionalismo mesmo?

Buja
Veterano
# mai/12
· votar

g.wilhelms
Tem alguma diferença prática ou é mais tradicionalismo mesmo?
Veja esse video que explica tudo

http://www.youtube.com/watch?v=k9n6CzbxDgI

Die Kunst der Fuge
Veterano
· votar

ROo
Uma das coisas que eu mais ouvi "pra que esse dedão aí? Pra espiar os outros?" e "e o dedinho? Porque usou o dedo anelar?"

Ah é, o mindinho pe outra coisa auhauha

Por falar nisso, tu tá fazendo aulas de violão clássico?

Preocupados com postura, com estudar os movimentos de ligado, vibrato, estudar ornamentos... partitura então...

Sim! Mais diferenciais.

g.wilhelms
Sempre quis saber, aquela postura que os violonistas eruditos mantém, de deixa o violão um pouco inclinado, porque eles fazem isso? Tem alguma diferença prática ou é mais tradicionalismo mesmo?

Tem muita diferença! Recomendo até que você experimente pra ver.
Pra começar, esta postura (pé esquerdo em banquinho e instrumento na perna esquerda) deixa o braço esquerdo livre pra percorrer sem esforço toda a escala do instrumento, até nos últimos trastes.

O esforço feito pela mão esquerda para pressionar as cordas fica bem menor, pois esta postura permite manter o polegar da mão esquerda aproximadamente no centro do braço, o que distribui melhor a força. Também permite maior abertura para acordes e segurança para escalas, além de facilitar pra não abafar involuntariamente as outras cordas ao tocar, por conta da angulação dos dedos em relação à escala.

O braço direito fica extremamente confortável e relaxado, sem nenhuma tensão, experimente tocar sentado com o violão na posição "comum" e veja como o braço direito fica curvado e tenso. Na posição clássica os dois ombros podem ficar relaxados.

Outras vantagens que citam é que, pelo violão ser um instrumento acústico e, portanto, depender diretamente do instrumento para a projeção do som, esta posição evita que você fique "agarrado" ao instrumento e impedindo a vibração do mesmo e prejudicando a projeção do som. O instrumento fica livre, mas ainda assim fixo e estável para você tocar.

Quando experimentei esta posição, gostei tanto que passei a tocar assim até na guitarra.

Ps: O banquinho é fundamental, não basta só apoiar o instrumento na perna esquerda, senão não funciona.

ROo
Veterano
# mai/12
· votar

Die Kunst der Fuge
Eu também to assim, me acostuemei tanto com esta postura inclinada do instrumento que agora só toco guitarra dessa maneira.
Sim, na faculdade :)

Tomaz.
Veterano
# mai/12
· votar

Eu diria que toco guitarra além do violão...

g.wilhelms
Veterano
# mai/12
· votar

Buja

Legal o vídeo. Eu como a grande maioria dos guitarristas também apoio a guitarra na perna direita e quando vou tocar em pé, eu costumo inclinar a guitarra e isso é algo tão automático que ás vezes eu nem percebo. Eu acho muito importante o cara treinar tanto sentado quanto em pé, para se adaptar as duas situações. Quando toco em pé, minha guitarra fica normalmente na altura do umbigo, mas tem que se considerar que meus braços são bem compridos, hsu.

Die Kunst der Fuge

Agora entendi. Valeu pela explicação.

Ken Himura
Veterano
# mai/12
· votar

MMI
Pessoal, historicamente o violão veio de luthiers de violinos e cellos que fizeram um meio termo, que não dava para tocar "no pescoço" como violino e nem "de pé" como os cellos.
AHN? Não é bem assim não, hein...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Você também toca violão além de guitarra?