Duvida sobre campo harmonico

    Autor Mensagem
    VinniGnR
    Veterano
    # mai/12


    Eai galera, minha dúvida sobre campo harm. é a seguinte: Vou pegar como exemplo a música For Whom The Bell Tolls do Metallica, que está no tom de C
    Pelo que imagino o campo de dó em triades é: C, Dm, Em, F, G, Am, Bº
    E ja no segundo riff principal que acompanha o baixo, aparece a nota F# (progressão E, G, F#, F.. todos em power chord)
    E essa é minha dúvida, se a nota F# não faz parte do c.h de C, como ele foi parar ali? alguma explicação teórica? relaçao com a escala usada? enfim, gostaria muito de saber, pois observei esse tipo de caso em vários riffs de várias bandas.. Obg desde já!!!

    _________________________________

    [EDITADO PELA MODERAÇÃO]

    Por favor, leia as regras do Fórum http://forum.cifraclub.com.br/?action=regras

    1. Criação de tópicos

    "1.3. Antes de criar um tópico, use a busca e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Caso não encontre a resposta exata, UTILIZE UM DOS TÓPICOS EXISTENTES. Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário."


    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/286599/relacionados.html

    742617000027
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    pq tem outros caminhos de harmonizar uma música sem ser campos harmonicos! intervalos e outras coisas que se pode usar pra ñ ficar só nessa regra entende?

    diegostick
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    VinniGnR
    Cara, não sei te ajudar, mas talvez esse tópico possa.

    pianista1minuto
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Oi VinniGnR, vms lá!!

    O F# é um ''Espréstimo Modal''... geralmente é usado em caso de passagem de semi tom, na progressão E, G , F#(Esprestimo modal), F...

    Emprestimo modal são acordes que nao pertence a harmonia da tonalidade escolida: nas escalas de C (maior,menor...) não existe Fá sustenido maior(F#), mas se ele esta sendo usando é chamado Empréstimo modal.

    VinniGnR
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Entendi cara, acho que eu tava meio que homogenizando campo harmonico e o tom.. vou dar uma boa estudada sobre emprestimos modais e afins, por enquanto é só, abraçao e valeu!!

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Duvida sobre campo harmonico