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Mensagem |
VinniGnR Veterano |
# mai/12
Eai galera, minha dúvida sobre campo harm. é a seguinte: Vou pegar como exemplo a música For Whom The Bell Tolls do Metallica, que está no tom de C Pelo que imagino o campo de dó em triades é: C, Dm, Em, F, G, Am, Bº E ja no segundo riff principal que acompanha o baixo, aparece a nota F# (progressão E, G, F#, F.. todos em power chord) E essa é minha dúvida, se a nota F# não faz parte do c.h de C, como ele foi parar ali? alguma explicação teórica? relaçao com a escala usada? enfim, gostaria muito de saber, pois observei esse tipo de caso em vários riffs de várias bandas.. Obg desde já!!!
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742617000027 Veterano |
# mai/12
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pq tem outros caminhos de harmonizar uma música sem ser campos harmonicos! intervalos e outras coisas que se pode usar pra ñ ficar só nessa regra entende?
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diegostick Veterano |
# mai/12
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VinniGnR Cara, não sei te ajudar, mas talvez esse tópico possa.
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pianista1minuto Veterano |
# mai/12
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Oi VinniGnR, vms lá!!
O F# é um ''Espréstimo Modal''... geralmente é usado em caso de passagem de semi tom, na progressão E, G , F#(Esprestimo modal), F...
Emprestimo modal são acordes que nao pertence a harmonia da tonalidade escolida: nas escalas de C (maior,menor...) não existe Fá sustenido maior(F#), mas se ele esta sendo usando é chamado Empréstimo modal.
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VinniGnR Veterano |
# mai/12
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Entendi cara, acho que eu tava meio que homogenizando campo harmonico e o tom.. vou dar uma boa estudada sobre emprestimos modais e afins, por enquanto é só, abraçao e valeu!!
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