É assim que funcionam os solos?

    Autor Mensagem
    Lucas RX20
    Veterano
    # mai/12


    Nao sei solar ainda mas estive raciocinando e pensei ter entendido como funciona.
    Por exemplo, a musica é com os acordes "G" "F" "C" e repetindo
    Quando estiverem tocando o acorde "G" eu solo em uma escala tipo Penta de "G" maior?
    Quando estiverem tocando o acorde "A" eu solo em uma escala tipo Penta de "A" maior?
    É assim ou não? Não encontrei nada que diga se está errado ou certo este meu pensamento, agradeço as respostas!



    _________________________________

    [EDITADO PELA MODERAÇÃO]

    Por favor, leia as regras do Fórum http://forum.cifraclub.com.br/?action=regras

    1. Criação de tópicos

    "1.3. Antes de criar um tópico, use a busca e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Caso não encontre a resposta exata, UTILIZE UM DOS TÓPICOS EXISTENTES. Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário."

    Ken Himura
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Solar é como compor, é dar forma/padrão/organização àlguma idéia. Aí você tem várias ferramentas a explorar (como se fosse um escultor), mas é outro papo.

    Você não precisa se ater tanto aos acordes, isso pode acabar mecanizando muito. Melhor você prestar atenção no movimento harmônico e usar algo que faça sentido no contexto inteiro, ao invés de construir pequenos blocos desconexos. No início, acho mais fácil abordar assim, porque transição geralmente é um ponto delicado da composição.

    juninholiveira
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    não, vc faz o solo numa escala que esteja no tom da música, não de cada acorde. Por exemplo, a música tem tonalidade em Em por exemplo, aí vc faz os solos nessas escalas.

    Lucas RX20
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: Lucas RX20
    · votar


    Ken Himura
    juninholiveira
    Seria então tocar a escala do tom da musica porém em varias partes do braço? Mas o modo que falei funciona mas nao eh o certo então?
    até pq ele nao chega ser blocos "desconexos", por exempo o kra ta tocando acorde G, eu fico solando na escala de sol maior, e quando ele troca para o acorde A, eu simplismente vo na nota A da escala de G e faço a escala de A ali mesmo!
    Confusão mode=on

    De Ros
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Lucas RX20

    Na maneira mais pop/rock de se tocar, tu junta vários acordes (ou todos) em uma unica tonalidade (casos eles pertençam ao mesmo campo harmonico, claro) e utiliza apenas uma escala (podendo incluir desde notas de passagens, cromatismos, arpejo e mil outras ferramentas).

    Na maneiras mais "jazz", por assim dizer, tu vai usar uma (ou mais) linhas de pensamento para cada acorde. E muitas ferramentas de improvisação também!!

    Tem muitos tópicos sobre harmonia. Começa por intervalos e vai seguindo adiante. Se pintou duvida, pergunte no tópico correspondente!

    Abraço!

    Lucas RX20
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: Lucas RX20
    · votar


    Na maneira mais pop/rock de se tocar, tu junta vários acordes (ou todos) em uma unica tonalidade (casos eles pertençam ao mesmo campo harmonico, claro) e utiliza apenas uma escala (podendo incluir desde notas de passagens, cromatismos, arpejo e mil outras ferramentas).

    AH então esse é o modo padrão basico? tipo esse que os guitarristas em geral usam tipo: slash, randy rhoads, synister gates?

    Na maneiras mais "jazz", por assim dizer, tu vai usar uma (ou mais) linhas de pensamento para cada acorde. E muitas ferramentas de improvisação também!!

    Essa maneira jazz, é um pouco semelhante a que falei! só que mais completa e complexa! e portanto nao tenho que estudar ela, por que sou iniciante! e sim estudar a anterior! Correto?

    juninholiveira
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    De Ros

    Um pergunta cara, eu tb não sei muito, então lá vai: No exemplo que eu citei, uma música na tonalidade de Em, eu quero improvisar em cima de uma pentatônica menor mas lá no fim do braço, bem agudinho msm. uq eu faço? eu pego o acorde Em e vou arraastando ele até chegar lá na casa 12 e faça o desenho da penta de Em nakele lugar. Isso está certo, até aí tudo bem.
    Mas, se eu prestei bem atenção as minhas ultimas aula de guitarra, eu posso pegar qualquer acorde menor e ir arrastando ele pelo braço da guitarra até chegar numa parte que tenha a tônica de E, aí eu faço o desenho da pentatônica menor dakele acorde no lugar que eu chegei, to certo?

    Isso é mais pra eu ter certeza de que estou certo do que uma dúvida, meu raciocínio esta certo?

    Alan_Domingues
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Lucas RX20

    Já que está começando arrume um bom professor. Informação de mais neste caso é prejudicial. Você vai querer dar um passo bem maior que a sua perna pode ir.

    Vá com calma, conheça sua guitarra, sinta-se a vontade com escalas, arpejos, acordes, etc. depois vá para a improvisação.

    Sendo que o universo da improvisação é MUITO grande.

    Abraços e bons estudos

    Lucas RX20
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Alan_Domingues
    OK muito obrigado, eu estou tendo aulas, mas era só uma coisa que eu queria saber mesmo, muito obrigado!

    ALF is back
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Lucas RX20
    essa sua pergunta é do tipo q da um "desanimo" de explicar! kkkk
    a improvisação é literalmente um universo, infinito! como o Alan_Domingues falou...
    mas a nivel de curiosidade...a coisa funciona basicamente como o De Ros explicou!
    agora volta a fazer os exercicios q seu prof te passou pq ainda tem mto o q aprender!

    Daniel.fmc15
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    no caso, quando uma musica é no tom de sol maior, por exemplo, todas as notas que forem ser tocadas ( pelo menos na maioria ) é no campo harmônico de sol maior por exemplo...

    é importante vc saber o campo harmônico, pois as notas que o compoem, certamente vai dar legal quando for usar a escala de sol maior por exemplo...

    pelo menos eu acho q é assim , se nao for me corrigam, pois tbm estou aprendendo..
    abs!!!

    De Ros
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    juninholiveira

    Velho, eu sou um mala mesmo. Mas é o seguinte - Não vou te responder aqui porque acho esse tópico vai ser fechado em breve. E mesmo que não seja, uma explicação de harmonia num tópico com esse titulo irá se perder para sempre!

    Agora, se tu fizer essa pergunta num tópico legal sobre harmonia, pode ser que no futuro, um cara que está começando a estudar aproveite algo da minha resposta (ou de quem responder).

    Então, apesar de ser uma coisa chata de se dizer, use a busca e questione nos tópicos corretos, assim o fórum fica mais organizado e com mais informações bacanas!

    Abraço!!

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a É assim que funcionam os solos?