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renilson Veterano |
# jan/03
como é que aqueles caras fazem para fazer de uma simples progressão, tipo I IV V, um som bacana? Tipo assim: o cara tá tocando um la maior e para ele chegar até o ré faz-se um colorido ou sei lá o que. E o som, de simples, passa a ficar genial e sofisticado. Qual é o segredo. Qual a manhã? será que alguém tá me entendendo?
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Doido Esponja Veterano |
# jan/03
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eu naum entendi
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renilson Veterano |
# jan/03
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eu quis dizer que: estamos tocando uma progressão Lá - re- mi. So que o cara fica no lá. Em cima desta tonalidade, sem sair dela, ele faz vários acordes e consegue se manter em lá. Sem muda o tom. Por exemplo: imagine a música "se" Djavan. A D F#m; Quando ele cai no F#m ele faz outras coisas mantendo este acorde. A sua mão desliza pelo braço da guitarra ou violão e a sustentação continua sendo o F#m. Se não tô conseguindo ser claro, deixa prá lá.
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Digao Veterano |
# jan/03
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Cadencias Harmonicas... O mais comum e o II V I Ex.:
A D E
A Em7 A7 D Fm7 B7 E
Basicamente isso, mas depois vem substiuicoes, V estendida e etc... dai vc pira...
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renilson Veterano |
# jan/03
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eu pensei que eram as inversões.
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joao balao Veterano |
# jan/03
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na verdade pelo o que eu entendi ele quer licks que complementam o acorde... como em um blues que apesar de ficar vários compassos no mesmo acorde, não fica chato por causa desses licks...
o que vc pode fazer renilson é em vez de ficar só palhetando os acorde, fazer um dedilhado, um arpegio, ou usar notas da escala correspondente aos acordes para fazer umas frases
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Overdoser Veterano |
# jan/03
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por exemplo, ao inves dele tocar um A assim:
---0-------- -------------5------
---2------ --2----------5--
---2----- ele toca --2----6-----6----
---2--------- - --2----7-------
---0------- -------7------
---------- ------------
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Digao Veterano |
# jan/03
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Tem inversoes tb... Tem milhares de possibilidades...
indo de A pra E
A F#m7 B7 E
A F#m7 B7sus4 E
Lembrando q ai da pra omitir o IIm
A Ebº E sendo q esse Ebº em alguma inversao vai dar um acorde dominante com 7 e 9...
A C#m7 F#m7 B7 E
tem milhares de possibilidades e so achar o q soa melhor com a melodia
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Digao Veterano |
# jan/03
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Tente analizar algumas musicas do Caetano q vc aprende bastante...
"Voce e Linda" e bem legal pra analizar, tem varias mudancas, II V I, iversoes substituicoes, etc...
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Digao Veterano |
# jan/03
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Isso e bom pra tirar musicas mais facilmente...
Qd vc tem q acompanhar alguem cantando e vc nao sabe qual musica q é, so precisa pegar o tom e ir fazendo isso, o I IV V sempre funciona e pra ficar mais bonito coloca uns II V I no meio com mais uns frufru... o duro e fazer tudo isso de improviso, tem q treinar bastante pra fazer no automatico...
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renilson Veterano |
# jan/03
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clareou bastante. mas se tiver mais dicas, postem por favor
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Digao Veterano |
# jan/03
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O ideal e vc tentar achar algum livro de harmonia pra estudar ou pegar um professor...
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Doido Esponja Veterano |
# jan/03
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agora entendi...hehe
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Digao Veterano |
# jan/03
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Renilson: Pegue alguma musica (no cifraclub mesmo) q vc gosta ai pra gente analisar ela...
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renilson Veterano |
# jan/03
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Modestamente, até que eu manjo de harmonia. Estudei bastante tempo o livro harmonia e improvisação de Almir Chediak. Entendo tudo isto q vcs falam. Campo harmonico, acordes substitutos, inversões, progressões, cadências, modulações, escalas, cadência plagal, resoluções deceptivas, acordes de passagens, diminutos, preparações e tudo mais sobre harmonia. Tudo isso acompanhado do violão ou guitarra. Mas na hora de fazer um sonzinho, ai o bicho pega. Não tenho criatividade. O que fazer com tudo isto? As vezes tento bolar uma música e coloco todos esses conteúdos ai em cima. É aí que a coisa complica. Fica tudo um bololô danado. Fica sem sentido musical. Cara isso é terrível. É como se eu fosse apenas um tocados de músicas alheias. tento simplificar tudo. Por isso pedi aquelas dicas iniciais no tópico. Para ver seu faço de alguma coisa simples, algo sofisticado, que não soe monótono. Desculpe a minha ignorância, valeu pelas dicas. Foram importantes. Abriu uma nova possibilidade. Mas a pergunta ainda é: como fazer música? como criar melodias em cima da harmonia? eu sei o q vcs irão dizer: "isso é algo pessoal." Mas eu ainda descubro a fórmula.
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renilson Veterano |
# jan/03
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ps.: Digão, tenho notado q vc é um grande contribuidor de dicas desse fórum. Valeu rapaz.
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joao balao Veterano |
# jan/03 · Editado por: joao balao
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se vc conhece escalas, usa a escala do tom da harmonia que vc tá fazendo...
a pentatonica é mais fácil por causa do desenho e geralmente soa melhor pq tem menos notas dissonantes que a diatonica (2ª e 6ª)
aí tem que pegar o ritmo da música e fazer o solo
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Digao Veterano |
# jan/03
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O q eu faco e tentar criar primeiro a melodia, dai e so colocar a harmonia em cima dela, aproveitando pra colocar de vez em quando as notas da melodia em tensoes dos acordes pq pelo q eu sei fica mais legal...
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Digao Veterano |
# jan/03
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Mas e mais facil fazer por instinto, a unica coisa ruim e q a gente sempre cai nos mesmos cliches, aquelas 4sus no acorde etc... Talvez fazendo mais planejado vc consiga um resultado mais original...
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Digao Veterano |
# jan/03
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Ah... outra coisa pra vc pode compor melhor e pegar a musica de alguem q vc acha legal e ver como ele chega naquele resultado dai a partir disso vc faz as tuas coisas... Uma coisa q eu gosto e fazer analise harmonica, pego as musicas e transformo elas...
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renilson Veterano |
# jan/03
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vc quer dizer que vc recria as músicas a partir de uma célula já determinada ou feita?
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Digao Veterano |
# jan/03
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E outra coisa, o Djavan q tem harmonias bem legais nao sabia muito de harmonia (formalmente) ate um tempo atras... Ele fazia tudo por instinto pq essa era a formacao dele, de tanto escutar esse tipo de musica acabou influindo na hora dele compor...
PS.: Pq q quando eu posto aparece Quote Editar e qd vcs postam aparece so Quote???
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Leandro Veterano |
# jan/03
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Digao
Isso é pq só vc pode editar sua mensagem. =)
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Digao Veterano |
# jan/03 · Editado por: Digao
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Nao vi o teu ultimo post...
E e isso mesmo, esses dias tava com o vocalista da banda tocando violao e ele comecou a cantarolar "no rancho fundo" do chitaozinho e xororo, dai a gente tirou a musica na hora e eu coloquei mais uns frufru, ficou tipo um sambinha...
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Digao Veterano |
# jan/03
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Legal esse negocio de editar, nem tinha me tocado...
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TROVAO Veterano |
# jan/03
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O Renilson, leia esse tópico:
http://cifraclub.globo.com/forum/index.php?action=vthread&forum=3& amp;topic=2201
Tem algo ver, só que eu sou o contrário.
Valeu. :)
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renilson Veterano |
# jan/03
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galera, se vcs puderem ouvir a música "trem azul" de Lô Borges, vcs vão entender o que eu queria dizer. Aquela introdução com os acordes movimentando-se. Era isso que eu gostaria q alguém me explicasse.
Valeu
T+
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Digao Veterano |
# jan/03
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Pode ser so uma voz (tensao) se movimentando tipo 6 5 5-...
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renilson Veterano |
# jan/03
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desculpa Digão, não entendi!
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Digao Veterano |
# jan/03
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O acorde fica parado mas tem uma nota q vai modificando... isso acontece muito em samba... um exemplo +- seria Leaozinho do caetano naquela parte q é "um filhote de leao, raio da manha..."
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