Guitarra semi-acústica funciona 0.10?

Autor Mensagem
thms555
Veterano
# mai/12


Galera fui levar no luthier uma guitarra semi-acústica epiphone dot, e um jogo 0.10 da ernie ball, ele me disse q nem funciona essa espessura pq vai ficar alto e é muito fina pra semi-acustica que o aconselhavel é no mínimo uma 0.11. É msmo que em semi-acústica tem q ser mais grossa tipo 0.11 pra cima? E sera q nao vai fica muito dificil de da bend e vou ter q dar muita força na mao, afinal nao tenho as mais fortes das mãos e ja até tive problema com isso, por outro lado acho q melhoria muito a minha pegada.
Afinal como q funciona a parada?
abraço

MMI
Veterano
# mai/12
· votar


thms555

Impressionante o que falam por aí... Quer dizer que o maior mito vivo do blues atualmente toca com uma guitarra que não funciona? Avisa o cara porque há muitos anos ele usa 0.10 e deve ser por isso que o mundo todo reconhece o som da guitarra dele.
Eu se fosse você nem discutia, trocava de luthier.

tomatelol
Veterano
# mai/12
· votar


Meu deus... santa ignorância desse luthier.

MauricioBahia
Moderador
# mai/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Pega o mito, puxa o rabo dele rápido antes que se prolifere! hehe

Que luthier é esse!!!???

clebergf
Veterano
# mai/12 · Editado por: clebergf
· votar


Putz...muda de Luthier cara, nem perde seu tempo...

MauricioBahia
Moderador
# mai/12
· votar


Pega, pega, pega!!!

Forneria
Veterano
# mai/12
· votar


MauricioBahia

Massa o GIF! rsrsrsrrsrsrsrs

thms555

Caba, muda de luthier, mas não deixe de falar para ele que isso não existe.

guizimm
Veterano
# mai/12
· votar


com certeza o cara deve ter falado no sentido figurado, querendo dizer que o som não ia ficar bom
eu aconselho 0.11 mesmo, o som fica mais cheio, o BB King deve usar 0.10 por serem mais leves e ele poder tocar mais fácil, lembrando que ele ja é bem velhinho

nichendrix
Veterano
# mai/12 · Editado por: nichendrix
· votar


thms555
Afinal como q funciona a parada?

Não tem muito mistério, semi-acústicas e archtops de verdade precisam de pressão no top pra poder gerar som e como em geral tem escalas mais curtas, tendem a ficar bem com cordas grossas, já que geram maior pressão da ponte no corpo e a escala menor deixa a pegada dessas cordas menos tensa e mais macia. Um jogo 012 em uma archtop tem a pegada tão "macia" quanto uma 010 numa strato, ou super-strato.

Só que existe um furo na conversa do seu luthier, já que as 335 e afins não são guitarras semi-acústicas e nem archtops, são guitarras semi-sólidas, pois tem o miolo (braço e bloco central) de uma guitarra sólida, com as câmaras acústicas semelhantes a de uma semi-acústica, porem menos atuantes, já que a função não é dar som e sim mais sustain e harmonicos.

Por isso ela tem o conjunto cordal/ponte da Les Paul, já que as cordas não fazem pressão no tampo, não faz nenhum sentido a idéia de que as cordas tem que ser grossas.

Eu prefiro cordas de 011 em diante nessas guitarras porque a escala mais curta usada pela Gibson em suas guitarras deixa a pegada das 011 e 012 bem macias, mas dá pra usar 010 numa boa sem nenhum problema adicional.

MMI
Impressionante o que falam por aí... Quer dizer que o maior mito vivo do blues atualmente toca com uma guitarra que não funciona? Avisa o cara porque há muitos anos ele usa 0.10 e deve ser por isso que o mundo todo reconhece o som da guitarra dele.

Bom aí tem 2 poréns, se tu ver a espessura das cordas do B.B. King, não é o 010 padrão e sim um 010 hibrido que pega as duas cordas mais finas dum jogo 010, as do meio de um jogo 011 e os dois bordões mais graves de um jogo 012. o bom e velho 010-054. Esse no geral é meu jogo de cordas preferido pra quase toda guitarra, mas eu toco com 012 há tanto tempo que nem noto.

Agora grandes usuários de 335 como o Larry Carlton, Alvin Lee e Eric Clapton, entre outros usam elas com jogos 010, no caso do Clapton até com jogos 009 para músicas que exigem solos muito rápidos.

MauricioBahia

Me rachei de rir do gif... hehehehehhehehe

MMI
Veterano
# mai/12
· votar


nichendrix

Sim, eu sei. Mas não deixa de ser um jogo 010 e não serve de desculpa para a bobagem que o luthier falou, né? ;)

Obs.: esse encordamento é muito legal!

MauricioBahia
Moderador
# mai/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


nichendrix
Forneria

Se deixar, o bicho vai longe! Pega, pega!!!

;)

segundo melo
Veterano
# mai/12
· votar


cara o instrumento extando regulado o tençor vc coloca a tenção que quiser colocar mais se vc tem uma semi acustica pra que colocar cordas finas se fose eu usaria 011 ou hibrida com as primas 010 e os bordoes da 011 fica muito massa

Forneria
Veterano
# mai/12
· votar


nichendrix

Niche, respeito sua opinião, mas o meu irmão tem uma Archtop com Gibson 57 feita por um luthier aqui de Natal com ponte de madeira (esqueci qual) e a tensão eh a mesma que sinto em uma Les Paul.

Nela já foram colocadas 0.13 lisas e 0.10 encapadas. Na primeira eh Jazz total, maravilhosa, na segunda fica mais cara de Blues. Maravilhosa também. Agora, dar bend em uma 0.13...deixa pra la!

nichendrix
Veterano
# mai/12
· votar


MMI
Sim, eu sei. Mas não deixa de ser um jogo 010 e não serve de desculpa para a bobagem que o luthier falou, né? ;)

Sim, não seja de ser 010, mas o som é 010x mais tesão... ehehehhehehe

nichendrix
Veterano
# mai/12 · Editado por: nichendrix
· votar


Forneria
Niche, respeito sua opinião, mas o meu irmão tem uma Archtop com Gibson 57 feita por um luthier aqui de Natal com ponte de madeira (esqueci qual) e a tensão eh a mesma que sinto em uma Les Paul.

Com certeza não é, eu nem preciso chegar numa archtop mesmo. Minha ES-135 que tem cordal e ponte tune-o-matic, com 011 tem consideravelmente menos tensão do que a minha Les Paul Studio com cordal stop bar e ponte tune-o-matic. Isso se dá porque o angulo do cordal pra ponte da ES é uns 15 graus, na lespa é 60 graus. É uma diferença e tanto na tensão que isso causa.

Agora em ambos os casos estamos falando de guitarras que tem escala de 24,75", existem archtops com escala de 25" (todas as Benedetto) e 25'5" (como as Gibson Tal Farlow, Epiphone Emperror Regent, ou GIbson L7). Logo nessas guitarras com escala maior, a tensão obviamente será maior.

nichendrix
Veterano
# mai/12 · Editado por: nichendrix
· votar


segundo melo
cara o instrumento extando regulado o tençor vc coloca a tenção que quiser colocar mais se vc tem uma semi acustica pra que colocar cordas finas se fose eu usaria 011 ou hibrida com as primas 010 e os bordoes da 011 fica muito massa

Isso é verdade e mas também não é. O tensor único atuam 100% em jogos de corda padrão.

Jogos hibridos apresentam uma diferença muito grande entre a tensão de graves e agudos e dá um trabalho danado achar o ponto ideal, mas é possível achar o ponto legal, mas nunca fica 100%, um lado sempre vai ter um peteleco a mais ou a menos de alivio do que o "ideal".

Tanto que muitas marcas que são famosas por usar jogos hibridos como padrão nos instrumentos, como as Rickenbackers, vem com 2 tensores pra facilitar esse processo.

ALF is back
Veterano
# mai/12
· votar


thms555
cara esse luthier vive de jargões populares...

a semi acustica tem o braço menor q o usual, como uma les paul...
isso gera problemas com encordamentos .09 pq, além das cordas ficarem mais frouxas (colaborando com trastejamentos, tendo q deixar a ação mais alta), ainda inviabiliza uma afinação de oitavas precisa...

relacionar esse problema com encordamento 0.10 é, no mínimo, falta de experiencia com, pelo menos, essa categoria de instrumentos....pode ser q ele manje menos de semi acusticas....rs
de qualquer forma, nao inspira confiança

claro q se vc somar e dividir por 2, a maioria dos guitarristas q usam semi acustica preferem 011...mas ai ja é gosto mesmo!

nichendrix
Veterano
# mai/12
· votar


ALF is back
a semi acustica tem o braço menor q o usual, como uma les paul...
isso gera problemas com encordamentos .09 pq, além das cordas ficarem mais frouxas (colaborando com trastejamentos, tendo q deixar a ação mais alta), ainda inviabiliza uma afinação de oitavas precisa...


Sei não as Les Paul até outro dia vinham de fábrica com cordas 009, mas eu nunca usei elas com essas cordas pra pensar se vale a pena.

ALF is back
Veterano
# mai/12
· votar


nichendrix
assim como existem superstrats, embora nunca tenha ouvido esse termo, tbm tem as super les pauls....kkkk
dependendo do modelo pode vir sim com a escala maior...mas isso tira um pouco a identidade do modelo...podemos esperar q uma les paul equipada com os mesmos caps de uma superstrat soe diferente (considerando as mesmas madeiras tbm) justamento pela escala ser pouco menor...deixa as cordas mais frouxas...se nao me engano a medida padrão do braço de uma les paul é 24,7 pol (n tenho ctza) contra 25,5 de uma strato tradicional (tenho ctza)

nichendrix
Veterano
# mai/12 · Editado por: nichendrix
· votar


ALF is back

Mas eu estou falando das Gibson Les Paul, as primeiras que comprei nos anos 90 e inicio dos 2000, vinham de fábrica com cordas 009.

clebergf
Veterano
# mai/12
· votar


MauricioBahia

Que gif...huahuhuahauhauha...

ALF is back
Veterano
# mai/12 · Editado por: ALF is back
· votar


nichendrix
bom...talvez mesmo nas gibsons essa medida possa mudar!

Achei uma referencia confiável
o Bertola diz q essa é a medida do braço da les paul geralmente
entao de fato, pode ter mesmo umas lespas 09...e talvez nao necessariamente as dos anos 90! deve fabricar ainda!
PS: errei por 0,05...rs...a les paul tem o braço 24,75 polegadas!

Renan Gonçalves Flores
Veterano
# mai/12
· votar


Eu tenho uma Condor JC 501, que é uma cópia da Epiphone Dot, que é uma cópia da ES 335.
Eu gosto de usar 0.9, e ultimamente estou até cogitando experimentar 0.8.
O único grande problema que eu enfrento é desafinação, devido à finura da corda. Mas de resto me sinto muito à vontade com essa bitola.

ALF is back
Veterano
# mai/12
· votar


Renan Gonçalves Flores
pois e cara...isso e um problema q nao da pra solucionar nem com a melhor regulagem...pra violao tem gente q usa e nao tem tanto problema pq usa menos as casas agudas e a afinaçao de oitavas nao chega a ser perceptivel...teoricamente precisaria de mais espaço nos carrinhos pra compensar o problema...mas na pratica isso e impossivel...rs

segundo melo
Veterano
# mai/12
· votar


ai ´´nichendrix ,, eu sou do rio grande do norte a guitarra que vc mensionou e uma d essas ???? http://www.deoliveirabass.com/catalogo/guitarras-e-violoes/

segundo melo
Veterano
# mai/12
· votar


bem as cordas da guitarra e uma questão pesoal e de nesesidade eu por exenplo gosto do tinpre bem forte e encorpado mais como presiso tocar muito tenpo então tenho que usar cordas menos tenças na guitarra

thms555
Veterano
# mai/12
· votar


putz cara acho q é falta de experiencia com semi-acústicas msmo, eu so vejo ele com guitarra tipo jackson, ibanez, tipo mais metal sabe. Pior q agora ja troquei o encordoamento e fiquei de levar pra ele segunda feira. Meu medo é ficar muito pesada a corda, no sentido de dificultar bends longos e ter q forçar muito a mao, tem muita diferença msmo?

J.a.frusciante
Veterano
# mai/12 · Editado por: J.a.frusciante
· votar


ALF is back
gibson les paul é 25.6 pol

nichendrix
Veterano
# mai/12
· votar


ALF is back
o Bertola diz q essa é a medida do braço da les paul geralmente
entao de fato, pode ter mesmo umas lespas 09...e talvez nao necessariamente as dos anos 90! deve fabricar ainda!


Tu não está fazendo muito sentido uma hora tu fala do tamanho da escala, outra da grossura do braço e outras a espessura das cordas. Eu só disse que as Gibson Les Paul, nos anos 90, vinham com cordas 009 como padrão de fábrica.

Renan Gonçalves Flores
Eu gosto de usar 0.9, e ultimamente estou até cogitando experimentar 0.8.
O único grande problema que eu enfrento é desafinação, devido à finura da corda. Mas de resto me sinto muito à vontade com essa bitola.


009 e 008 tem pouca tensão tendem a não estabilizar bem em braços mais grossos, então a regulagem perfeita fica bem difícil, então a maioria não regula elas perfeitinho, como a regulagem não fica 100% por isso desafinam.

segundo melo
ai ´´nichendrix ,, eu sou do rio grande do norte a guitarra que vc mensionou e uma d essas ????

Quem mencionou guitarra de luthier do RN foi o Forneria, não faço nem idéia de qual luthier ele falou.

thms555
putz cara acho q é falta de experiencia com semi-acústicas msmo, eu so vejo ele com guitarra tipo jackson, ibanez, tipo mais metal sabe. Pior q agora ja troquei o encordoamento e fiquei de levar pra ele segunda feira. Meu medo é ficar muito pesada a corda, no sentido de dificultar bends longos e ter q forçar muito a mao, tem muita diferença msmo?

011 na 335 vai ser como 010 numa Strato.

thms555
Veterano
# mai/12
· votar


entao 011 na 335 é como 010 na strato, comparando com ibanez gio q eu to acostumado em 0.10 híbrido, fica equivalente tbm?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarra semi-acústica funciona 0.10?