N.C. - Partitura (duvida)

    Autor Mensagem
    gabrielgarcal
    Veterano
    # mai/12


    Pessoal, tava acompanhando aqui um solo por partitura e apareceu essa sigla (N.C.) bem a cima do pentagrama e abaixo dele vem um acorde.
    ex:

    N.C.
    (Am)

    o que seria isso ? nao é em todos os acordes que aparece o N.C. em cima, só em alguns.

    valeu, abraços

    gabrielgarcal
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Ninguém ?

    makumbator
    Moderador
    # mai/12
    · votar


    gabrielgarcal

    N.C. significa "no chord", ou seja, o trecho em questão não tem uma harmonia explícita.

    O fato de ter o acorde de lá menor entre parênteses juntamente com o N.C. é para informar que apesar do trecho não ter uma harmonia explícita, pode-se atribuir de maneira implícita o lá menor.

    gabrielgarcal
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: gabrielgarcal
    · votar


    makumbator

    Muito obrigado!!
    Alias, aproveitando a sua resposta: poderia me explicar o que seria mais ou menos isso de harmonia explicita e implicita ? Dedutivamente entendi que onde existe N.C quer dizer que não há acorde algum, apenas melodia, isso ? Se a resposta for sim, poderia colocar ali o relativo do acorde ou acrescentar alguma dissonancia ao acorde sugerido ?

    obrigado mais uma vez. abraços

    makumbator
    Moderador
    # mai/12 · Editado por: makumbator
    · votar


    gabrielgarcal
    Dedutivamente entendi que onde existe N.C quer dizer que não há acorde algum, apenas melodia, isso ?

    Não necessariamente, mas também pode servir para o que vc pensou.

    O termo é mais usado para indicar um trecho em que é um pouco mais difícil estabelecer um acorde. Lembre-se que uma trama de melodias tonais pode perfeitamente criar a idéia de um acorde, sem no entanto ter um instrumento harmônico expondo-o claramente (é o que faz um naipe de instrumentos melódicos tocando em conjunto).

    O N.C. pode ser um trecho com intervalos em clusters (procure o termo no google), ou mesmo alguma base que não deixe clara a intenção harmônica, trechos muito cromáticos, momentos com apenas rítmos de percussão(um solo de bateria sem nenhuma base harmônica, por exemplo), trechos apenas com vozes faladas(sem canto), etc... há várias situações.

    Mas quando os acordes aparecem em parênteses é para indicar que as melodias(principal e as de apoio), melodia do baixo, e quaisquer outras vozes deixam de maneira implícita aquele determinado acorde no trecho, mesmo que ele não esteja exposto de maneira clara no arranjo por algum instrumento harmônico(ou grupo de instrumentos).

    Resumindo, nesse caso vc poderia "colocar" tal acorde naquele lugar que ele "funcionaria" dentro da idéia do restante da base.

    Mas nem sempre é possível definir um acorde para um trecho de N.C., pois pode haver muita indefinição e ambiguidade no caráter harmônico (o que muitas vezes é justamente a intenção do compositor ou arranjador).

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a N.C. - Partitura (duvida)