Autor |
Mensagem |
Greggio Veterano |
# nov/10
· votar
De Ros
valeu velho, ja me deu uma luz
abraço
|
Greggio Veterano |
# nov/10
· votar
Sioux
cara até editei meus posts pq quem leva tudo a sério demais é f* só estou fazendo uma pergunta, talvez idiota nao sei. Ta no topico do assunto, nao criei outro, e ja me ajudaram
|
rhoadsvsvai Veterano |
# nov/10
· votar
repetindo a pergunta
ai ,galera de boa ?
eu tava lendo o topico . e surgiu uma duvida?
por exemplo se eu tenho uma musica em la menor , logo posso usar as mesmas notas da escala de do certo?
mais como eu faço pra caracterizar que estou numa escala menor durante um solo , que intervalos procurar pra dar essa ideia de tristeza,pra mostrar que não eh do maior entendem,ou melhor pra diferenciar?
|
Pé de chinelo Veterano
|
# nov/10
· votar
rhoadsvsvai
são os acordes do campo harmônico que vão deixar tua música "triste" ou "alegre"
por exemplo, considerando a escala de C, que a relativa é Am.
Essa sequencia provavelmente ficará mais alegre, pra cima, por só ter acordes maiores:
C - G - F - G
Agora essa outra sequencia provavelmente ficará mais triste, por ter acordes menores:
Am - Dm - Em - Dm
Então o que vai dar a idéia principal da música é a base, a ordem dos acordes, depois o solo se encaixa nisso.
abs
|
rhoadsvsvai Veterano |
# nov/10
· votar
Pé de chinelo
então o pensamento pra quem vai improvisar em Am eh o mesmo de quem vai improvisar em Cmaior?
|
Pé de chinelo Veterano
|
# nov/10
· votar
rhoadsvsvai
falando de notas da escala e sua respectiva digitação sim
C - D - E - F - G - A - B -> C maior
A - B - C - D - E - F - G -> A menor
porém a tônica (1º grau) é diferente, normalmente as músicas tendem a terminar na tônica (ulitmo acorde ou nota a soar)
então se vc tiver usando C, termina em C....usando Am termina em Am, mas isso não é uma regra
abs
|
De Ros Veterano
|
# nov/10
· votar
rhoadsvsvai
"então o pensamento pra quem vai improvisar em Am eh o mesmo de quem vai improvisar em Cmaior?"
O pensamento é impossivel de definir. Vai do senso estético, gosto musical e ouvido de cada um.
O que dá para dizer que é que, em ambos os casos, temos as mesmas notas disponíveis.
Mas como vamos usar, e se vamos usar, e se usaremos as outras ferramentas (outras escalas, arpeggios, cromatismos, aproximações e o escambau), aí depende de cada músico e seu conhecimento.
|
rhoadsvsvai Veterano |
# nov/10
· votar
Pé de chinelo então resumindo. como a musica esta em la menor , eu vou tratar os intervalos como se fosse la menor.
por exemplo se eu quero um intervalo de oitava eu toco o la ,não o do e se eu quero uma nona eu toco o si .
entendi certo?
|
rhoadsvsvai Veterano |
# nov/10
· votar
De Ros fala mestre,
eu tou me referindo , mais aos intervalos e a parte teorica e talz, não a pratica e interpretaçao de cada guitarra entende?
|
De Ros Veterano
|
# nov/10
· votar
rhoadsvsvai
Entendi. E respondi exatamente o que tu perguntou:
"O que dá para dizer que é que, em ambos os casos, temos as mesmas notas disponíveis. "
|
Pé de chinelo Veterano
|
# nov/10
· votar
rhoadsvsvai
é isso cara, como o De Ros disse, como vc vai usar as notas depende de vc, mas é isso msm, vc se orienta pela tônica
|
rhoadsvsvai Veterano |
# nov/10
· votar
De Ros blz
|
rhoadsvsvai Veterano |
# nov/10
· votar
Pé de chinelo De Ros obrigado pela ajuda
|
banda de dois Veterano |
# jan/11
· votar
ae galera sou novo por aqui , to vendo uma conversa interessante e e gostaria de dar uma dica, se alguem tem duvidas sobre acordes e escalas , adquiram o dicionario de acordes do almir chedyak que voces tira todas as duvidas , sobre , escalas, acordes tetrades e triades , e harmonização, abs.
|
leo.intensemusic Veterano |
# nov/11
· votar
Segue as Escalas Relativas mais usadas
Dó maior e Lá menor
Dó# maior e Lá# menor
Réb maior e Sib menor
Ré maior e Si menor
Mib maior e Dó menor
Mi maior e Dó# menor
Fá maior e Ré menor