escalas relativas

Autor Mensagem
Greggio
Veterano
# nov/10
· votar


De Ros

valeu velho, ja me deu uma luz

abraço

Greggio
Veterano
# nov/10
· votar


Sioux

cara até editei meus posts pq quem leva tudo a sério demais é f*
só estou fazendo uma pergunta, talvez idiota nao sei. Ta no topico do assunto, nao criei outro, e ja me ajudaram

rhoadsvsvai
Veterano
# nov/10
· votar


repetindo a pergunta

ai ,galera de boa ?

eu tava lendo o topico . e surgiu uma duvida?

por exemplo se eu tenho uma musica em la menor , logo posso usar as mesmas notas da escala de do certo?

mais como eu faço pra caracterizar que estou numa escala menor durante um solo , que intervalos procurar pra dar essa ideia de tristeza,pra mostrar que não eh do maior entendem,ou melhor pra diferenciar?

Pé de chinelo
Veterano
# nov/10
· votar


rhoadsvsvai

são os acordes do campo harmônico que vão deixar tua música "triste" ou "alegre"

por exemplo, considerando a escala de C, que a relativa é Am.

Essa sequencia provavelmente ficará mais alegre, pra cima, por só ter acordes maiores:

C - G - F - G

Agora essa outra sequencia provavelmente ficará mais triste, por ter acordes menores:

Am - Dm - Em - Dm

Então o que vai dar a idéia principal da música é a base, a ordem dos acordes, depois o solo se encaixa nisso.

abs

rhoadsvsvai
Veterano
# nov/10
· votar


Pé de chinelo

então o pensamento pra quem vai improvisar em Am eh o mesmo de quem vai improvisar em Cmaior?

Pé de chinelo
Veterano
# nov/10
· votar


rhoadsvsvai

falando de notas da escala e sua respectiva digitação sim

C - D - E - F - G - A - B -> C maior

A - B - C - D - E - F - G -> A menor

porém a tônica (1º grau) é diferente, normalmente as músicas tendem a terminar na tônica (ulitmo acorde ou nota a soar)

então se vc tiver usando C, termina em C....usando Am termina em Am, mas isso não é uma regra

abs

De Ros
Veterano
# nov/10
· votar


rhoadsvsvai

"então o pensamento pra quem vai improvisar em Am eh o mesmo de quem vai improvisar em Cmaior?"

O pensamento é impossivel de definir. Vai do senso estético, gosto musical e ouvido de cada um.

O que dá para dizer que é que, em ambos os casos, temos as mesmas notas disponíveis.

Mas como vamos usar, e se vamos usar, e se usaremos as outras ferramentas (outras escalas, arpeggios, cromatismos, aproximações e o escambau), aí depende de cada músico e seu conhecimento.

rhoadsvsvai
Veterano
# nov/10
· votar


Pé de chinelo
então resumindo. como a musica esta em la menor , eu vou tratar os intervalos como se fosse la menor.

por exemplo se eu quero um intervalo de oitava eu toco o la ,não o do e se eu quero uma nona eu toco o si .

entendi certo?

rhoadsvsvai
Veterano
# nov/10
· votar


De Ros
fala mestre,

eu tou me referindo , mais aos intervalos e a parte teorica e talz, não a pratica e interpretaçao de cada guitarra entende?

De Ros
Veterano
# nov/10
· votar


rhoadsvsvai

Entendi. E respondi exatamente o que tu perguntou:

"O que dá para dizer que é que, em ambos os casos, temos as mesmas notas disponíveis. "

Pé de chinelo
Veterano
# nov/10
· votar


rhoadsvsvai

é isso cara, como o De Ros disse, como vc vai usar as notas depende de vc, mas é isso msm, vc se orienta pela tônica

rhoadsvsvai
Veterano
# nov/10
· votar


De Ros
blz

rhoadsvsvai
Veterano
# nov/10
· votar


Pé de chinelo
De Ros
obrigado pela ajuda

banda de dois
Veterano
# jan/11
· votar


ae galera sou novo por aqui , to vendo uma conversa interessante e e gostaria de dar uma dica, se alguem tem duvidas sobre acordes e escalas , adquiram o dicionario de acordes do almir chedyak que voces tira todas as duvidas , sobre , escalas, acordes tetrades e triades , e harmonização, abs.

leo.intensemusic
Veterano
# nov/11
· votar


Segue as Escalas Relativas mais usadas

Dó maior e Lá menor

Dó# maior e Lá# menor

Réb maior e Sib menor

Ré maior e Si menor

Mib maior e Dó menor

Mi maior e Dó# menor

Fá maior e Ré menor

Fá# maior e Ré# menor

Solb maior e Mib menor

Sol maior e Mi menor

Láb maior e Fá menor

Lá maior e Fá# menor

Sib maior e Sol menor

Si maior e Sol# menor

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a escalas relativas