Questionário para Projeto de uma nova Guitarra

Autor Mensagem
juninholiveira
Veterano
# abr/12
· votar


andrexc
respondido!

Alex guitar man
Veterano
# abr/12
· votar


Respondido

KennyA7X
Veterano
# abr/12
· votar


Respondido, e boa sorte ^^

felipelfln
Veterano
# abr/12
· votar


Respondido. Fale um pouco sobre seu projeto cara

felipelfln
Veterano
# abr/12
· votar


Respondido. Fale um pouco sobre seu projeto cara

andrexc
Veterano
# abr/12
· votar


Iago_guitar2
Interessante juntar braço e ponte desligando o single do meio, vou pensar. Muito embora, não sei se muita gente gosta de usar o single do meio. Eu pelo menos quase não uso na minha strato.
Não sei mesmo se as Jennifer podiam fazer isso.

Wandeck
Quando eu fechar o questionário pode deixar que eu divulgo os resultados. Até agora já passou de 100 respondidos, vou ver se chega em mais de 300 pra ter uma boa amostragem.
Quanto a "The Handle" eu achei bem legal o desenho dela, mas em termos de timbre não me parece ser do meu gosto. Eu gosto de guitarras como Les Paul, Strato, SG, em que a madeira faz diferença encorpando ou dando brilho ao som. E pelas respostas que estou vendo até agora, parece que a maioria é conservadora nesse sentido.

Iago_guitar2
Veterano
# abr/12
· votar


andrexc

Interessante juntar braço e ponte desligando o single do meio, vou pensar. Muito embora, não sei se muita gente gosta de usar o single do meio. Eu pelo menos quase não uso na minha strato.
Não sei mesmo se as Jennifer podiam fazer isso.


haha, eu passei essa ideia pro meu professor/luthier hj, e a guita que ele fez e usa nas aulas tem isso.

ele usa uma chave de 3 posições e um push-pull no botao mais de baixo do tone pra ligar e desligar o cap do meio, ele ainda usa 2 humbuker splitado.(ponte e braço)

muito versatil o/

guizimm
Veterano
# abr/12
· votar


andrexc
Interessante juntar braço e ponte desligando o single do meio, vou pensar
a minha guitarra faz isso, mas liga os caps em fase, como humbuckers, acho que fora de fase ia ficar estranho

guizimm
Veterano
# abr/12
· votar


andrexc
Interessante juntar braço e ponte desligando o single do meio, vou pensar
a minha guitarra faz isso, mas liga os caps em fase, como humbuckers, acho que fora de fase ia ficar estranho

guizimm
Veterano
# abr/12
· votar


andrexc
Interessante juntar braço e ponte desligando o single do meio, vou pensar
a minha guitarra faz isso, mas liga os caps em fase, como humbuckers, acho que fora de fase ia ficar estranho

andrexc
Veterano
# abr/12
· votar


felipelfln

O Projeto está em fase inicial ainda, estou colhendo informações que com certeza estão sendo muito úteis.
Já tenho uma ideia com relação a deixar a guitarra mais versátil, mas vou esperar pra ver se confirma no questionário o que estou querendo e se consigo implementar. Mas só vou começar a desenvolver modelos mesmo acredito que lá por julho. Talvez em outubro já tenha um protótipo pra validação. Daí posto aqui fotos, detalhes e testes pra vocês comentarem.

Mr. Window
Veterano
# abr/12
· votar


Respondido, amigo.

guizimm
Veterano
# abr/12
· votar


andrexc
acho que no quesito guitarra dos sonhos vc poderia por duas opções, pq eu teria duas, strato e les paul, eusaria as duas igual

andrexc
Veterano
# abr/12
· votar


guizimm
acho que no quesito guitarra dos sonhos vc poderia por duas opções, pq eu teria duas, strato e les paul, eusaria as duas igual
Sim entendo, eu também tenho Les Paul e Strato e adoro as duas. Porém eu queria justamente tentar que fosse pensado na que mais satisfaz ou mais teria desejo por ela, mesmo que fosse difícil a escolha.
Ex. 1: Se tivesse as duas guitas se afogando e tu só pudesse salvar uma, qual tu salvaria?
Ex. 2: Se tu não tem a guitarra dos sonhos, e tu ganhasse um concurso e pudesse escolher qualquer guitarra no mundo, mas uma só, qual escolheria?
Defini assim também o questionário junto com meu professor orientador porque fica mais objetivo e melhor pra quantificar os resultados.

andrexc
Veterano
# abr/12
· votar


Practus
Respondido!! Gostei da seleção das perguntas, e me chamou a atenção que você preguntou sobre materiais da guitarra (madeira ou outros)... Alguma ideia em usar outros materiais que não sejam madeira?
Hoje temos algumas em acrílico (nunca toquei em uma para saber como é), e seria legal ver inovações nesse sentido, e a relação dessas inovações com o timbre final da guitarra... Você pretende explorar isso no seu projeto?


Que bom que gostou da seleção de perguntas.
A princípio penso trabalhar com madeira mesmo, até porque no questionário a preferência está em mais de 80% pra madeira. Eu até acho interessante uma guitarra com materiais alternativos, mas vejo como uma guitarra pra quem quer ter uma a mais na coleção e não pro cara que vai tocar e levar só ela apenas, que a princípio é o público-alvo do meu trabalho.

vintagentleman
Veterano
# abr/12
· votar


Respondido

luizpauxis
Veterano
# abr/12
· votar


muita gente respondendo

Tbm respondi.

kiki
Moderador
# abr/12 · Editado por: kiki
· votar


andrexc
Quebrar paradigmas Kiki? Em que sentido?
Porque os guitarristas em geral (isso inclui eu) pelo que vejo são muito conservadores à tradição das guitarras clássicas.

exato!

por exemplo, ter que ser de madeira. ou de madeira maciça.
quanto mais avançam os captadores, mais dá pra abrir mão da madeira em si. cada vez mais avançam os materiais e tambem os efeitos.
por que nao de materiais sinteticos? ou mdf? ou plastico? ou metal?

só lembrar que nos primórdios da guitarra sólida muita gente achou que a ideia era exdruxula.

nosso amigo Wandeck já deu uma boa indicação.
eu nao conhecia essa the handle, muito legal. e bonita tambem!

mesmo toda questao timbristica é baseada nas referencias existentes.
um professor meu disse: se fossem todas guitarras feitas de pedra, todo mundo ia dizer que guitarra de madeira nao presta.

enfim, são coisas que eu fico matutando...

no aguardo de mais informações!

kiki
Moderador
# abr/12
· votar


Wandeck
andrexc
mano, essa the handle custa €2449 no site oficial!!!!

se algum dia chegar a ser compravel talvez possa se tornar parte do imaginario musical das pessoas. até lá, é só uma guitarra interessante.

lembrando que a telecaster e a strato foram inventadas para serem guitarras de baixo custo.

Andreziculaxxx
Veterano
# abr/12
· votar


andrexc
Apesar de madeira ser indispensável para a maioria, seria legal pensar em projeto que agregasse design arrojado e materiais novos.

Nada de guitarra de acrílico ou elemento vazado (apesar dessa "the handle" ser muito bonita). A ideia de mistura de materiais baratos e eficientes pode ser a resposta que você precisa.

Uma boa guitarra "popular" com certeza seria um bom investimento, basta ver a quantidade de pessoas aqui no fórum que desejam comprar algo entre R$ 300 e R$ 500.

Seguindo a ideia do kiki com o MDF, seria possível economizar fazendo uma peça única (corpo e braço), só aplicando a escala em madeira tradicional, ferragens e elétrica medianas (entenda: preço médio e não qualidade inferior)

kiki
Moderador
# abr/12
· votar


Andreziculaxxx
tem guitarras cujo corpo é feito de um mdf mais potente. acho que as ibanez tem um negocio assim.

mas o braço nao sei nao, teria que bolar algum reforço estrutural bom, só mdf nao segura a onda.

no mais, é mais ou menos isso que eu penso mesmo.

Otaniel
Veterano
# abr/12
· votar


kiki
Dexa te fala. Minha guitar resultou no que vc havia dito, o sustain foi prejudicado. Accredito q esse seria o CONTRA dela, ja a pegada,, captadores, peso, posicionamento ficou muito bom. Fiquei surpreso em conseguir construir uma pela 1 vez....

Kero fazer uma tele igual a sua kiki. So tenho duvida d como fazer a furacao das cordas que devem atravessar o corpo dee modo q fikem alinhaado os furos....

Abraco..

guizimm
Veterano
# abr/12
· votar


andrexc
entendi
sobre esse negocio de escolher qualquer guitarra, eu escolheira uma mais versátil, que tivesse uma gama de timbres maior, mas com qualidade, não ia escolher uma com um timbre específico

andrexc
Veterano
# abr/12
· votar


Kiki
mesmo toda questao timbristica é baseada nas referencias existentes.
um professor meu disse: se fossem todas guitarras feitas de pedra, todo mundo ia dizer que guitarra de madeira nao presta.

Sim tem essa questão cultural é claro, a nossa geração nasceu ouvindo esse timbre de guitarra da madeira mesmo e se tornou referência.
Mas é difícil abrir mão daquele som encorpado, com aquele brilho, que até agora pelo menos, só a madeira conseguiu. Pelo que tenho visto de outros materiais até sai sons interessantes, mas é diferente! Talvez explorando esses sons com criatividade possa produzir um material legal. Mas não dá pra querer tocar "cover" de bandas de rock and roll com esse tipo de guitarra, com materiais alternativos, que na minha opinião não vai ficar legal.

Andreziculaxxx
Seguindo a ideia do kiki com o MDF, seria possível economizar fazendo uma peça única (corpo e braço), só aplicando a escala em madeira tradicional, ferragens e elétrica medianas (entenda: preço médio e não qualidade inferior)
Eu estava pensando fazer modelos em MDF pra teste, mas não tenho ideia de como ficará o som. De repente seja uma ideia interessante pra quem não quer investir muito num instrumento. Vou estudar, de repente pra outro projeto no futuro. A princípio estou pensando em fazer uma guitarra de alta qualidade e versátil pra músicos que tocam profissionalmente.

Otaniel
Veterano
# abr/12
· votar


andrexc
Eu tambem ... estou com esta mesma linha de raciocinio quanto a construcao de guitar.

andrexc
Veterano
# abr/12
· votar


Otaniel
andrexc
Eu tambem ... estou com esta mesma linha de raciocinio quanto a construcao de guitar.

Legal cara, estava vendo seu projeto de guitarra... bem bacana... Você tem algum som gravado pra ouvir como ficou o som?
Cara.. onde conseguiu aquela régua com os espaçamentos certinho dos trastes?(FOTO 04)

Otaniel
Veterano
# abr/12
· votar


andrexc
pois eh mano ,,... esse final de semana estou em Maringa.. resolvendo umas coisas... mas volto pra minha cidade na segunda a noite... vou ver se gravo algo com a guitar o quanto antes.. tenho que entrega-la !!! essa vai pra Bragantina !!! .... mas gravo algo antes disso !!! .. postarei no meu post assim q tiver pronto o audio.

Quantoa régua .. peguei da Stewmac ... eh muito utill !!! sem ela nao tem como instalar os trastes no lugar certo .. rsrs...
uso ela pra varias coisas tambem !!!
Site da Loja nos EUA
Esse link ae da loja pra compra de tudo que vc kiser para Luthieria

andrexc
Veterano
# mai/12
· votar


RESULTADOS DO QUESTIONÁRIO
-----------------------------------------------------
Agradeço todos que puderam responder o questionário, estou divulgando, como prometido, os resultados.
154 pessoas responderam.
Coloquei no meu facebookfacebook os gráficos obtidos. Se quiserem me adicionar ou trocar ideias fiquem a vontade, só avisem com uma mensagem, pra mim saber de onde são. Valeu!

http://www.facebook.com/media/set/?set=a.382868035084367.76183.1000008 35215749&type=3

Buja
Veterano
# mai/12
· votar


andrexc
Cara...valeu a pena participar...que massa os resultados hein
Nem imaginava que a grande maioria era do RS e que a grande maioria tinha stratocasters.
Deu pra ver tambem que a maioria sonha com uma fender strato ou gibson les paul. Ehhhh isso eu ja sabia.
A grande maioria tem epiphocas e ibanez, mais tambem uma boa quantidade ja tem suas fenders e gibsons.

A maioria escolhe a guitarra pelo "timbre perfeito". Será? Quantos aqui tem suas guitarras de timbres perfeitos e reclama que nao conseguem o timbre esperado. Este grafico ai pra mim foi revelador (de algumas inveracidades ditas), porque a maioria dos iniciantes (inclusive eu fui assim) escolhem pelo preço e pela beleza do instrumento e nao tanto pelo timbre assim. Agora 24% escolhem porque o idolo usa. Tanta gente assim compra signatures ou "cópia" das signatures? Sei nao rsrsrs.

"Voce compraria uma guitarra que fosse versatil e que permitisse explorar varios timbres em uma unica guitarra?"
1 resposta negativa so? Acho que foi minha kkkkkkk.

A maioria esmagadora gosta de pontes fixas. Eu tambem rsrs.

Bem legal o resultado e surpreende em algumas coisas. Legal cara. Quanto tiver outras analises pra fazer é so postar aqui.

Will Bejar
Veterano
# mai/12
· votar


mmmm... marcando pra ver em casa... hehehehe

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Questionário para Projeto de uma nova Guitarra